Reitora do UniFOA e professores da Medicina prestam homenagem póstuma a Rubens Basile

rubens basile

Professor do curso de Medicina do UniFOA, Rubens Basile faleceu na última sexta-feira, dia 30 de junho. Desde 2012, ele dedicou seu tempo e conhecimento ao Centro Universitário de Volta Redonda, compartilhando sua paixão pela medicina e sua sabedoria acumulada ao longo dos anos.

Seu compromisso inabalável com a educação e o bem-estar de seus alunos foi notável, inspirando uma geração de futuros médicos a seguirem seus passos e a enxergarem a medicina como uma vocação nobre e transformadora. Por isso, quatro professores da instituição se dedicaram a registrar mensagens em homenagem póstuma a Rubens Basile.

Professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA

“É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do professor Rubens Basile, renomado gastroenterologista, que deixou uma marcante contribuição desde 2012 no curso de Medicina do UniFOA. Além de sua dedicação à prática clínica e ao ensino nessa especialidade, o professor Basile também assumiu importantes cargos, sendo ex-presidente da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro e ex-diretor financeiro da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Neste momento de luto, gostaríamos de expressar nossas mais sinceras condolências e pêsames aos familiares e amigos do Professor Rubens Basile. Sua partida deixa uma lacuna irreparável na comunidade médica e acadêmica, mas seu legado permanecerá vivo através daqueles que tiveram a oportunidade de aprender com sua vasta experiência e conhecimento.

Que seu exemplo de dedicação, ética e compromisso inspire as futuras gerações de médicos, e que seu nome seja sempre lembrado como uma referência na área da gastroenterologia.

Em nome de toda a comunidade acadêmica e da instituição UniFOA, prestamos esta homenagem póstuma ao Professor Rubens Basile, em reconhecimento à sua inestimável contribuição ao ensino da Medicina. Que descanse em paz”.

Professor Walter Luiz Moraes Sampaio da Fonseca:

“Rubens Basile. Tarefa fácil e difícil falar de você. Difícil, porque nesses 10 anos você nos cativou e partiu muito rápido, deixando saudades. Fácil, porque você sempre demonstrou competência, bom ânimo e carinho com colegas, alunos e funcionários. Fica uma saudade boa de um amigo do saber”.

Professora Érica de Camargo Ferreira E Vasconcellos:

“O professor Rubens Basile, por onde passou lecionando, o fez com dedicação e afinco. Era um colega exemplar e pronto a ajudar seus colegas e alunos. Convivemos poucos anos às quintas-feiras, na faculdade de Medicina do UniFOA. Também fomos colegas na Faculdade de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Mas esse tempo foi suficiente para que ele deixasse seu exemplo de mestre. Meus sinceros sentimentos à sua viúva, Patrícia, e seus filhos, e também aos colegas que hoje lamentam sua inesperada partida”.

Professora Sabrina Guimarães Silva:

“Ao Rubens nosso eterno carinho! Pela amizade, parceria e gentileza. Um amigo para todas as horas e sempre muito solicito, além disso extremamente divertido, nunca estava de mal humor. Sentiremos muita falta desse amigo que sempre fazia o diferencial no nosso dia de trabalho, além de sempre nos ajudar fora do trabalho com suas orientações médicas. Enfim… vamos sentir muitas saudades de você Rubens! Mas o astral ganhou mais um médico para auxiliar nas curas da humanidade sofredora”.