Relação professor e aluno na faculdade: você sabe o que muda?

A relação professor e aluno vem sofrendo mudanças significativas. Hoje, muitos estudantes enxergam no profissional da educação uma figura inspiradora e de confiança, e não apenas alguém com missão limitada a transmitir conhecimento.

Essa diferença na interação entre turmas e docentes fica mais perceptível na faculdade, quando as aulas passam a ter objetivos específicos e foco no preparo de futuros profissionais. Mas afinal, você sabe o que realmente muda nesse período?

Continue a leitura do post e descubra!

Cobranças menos intensas

Por maior que seja seu interesse nas aulas, é normal que o estudante do Ensino Médio tenha resistência a algumas disciplinas. Nessa fase, que geralmente compreende o final da adolescência, a rotina escolar tende a ser encarada como uma obrigação.

É buscando formas de contornar o desinteresse da turma que muitos professores se mostram exigentes. Para isso, chamam a atenção com frequência e acompanham cada passo do aluno para se certificar de que as atividades propostas foram executadas.

Na graduação o cenário muda. Afinal, se alguém procurou a faculdade, é porque tem vontade de aprender e se preparar para seguir uma carreira — isso tira a necessidade das cobranças e prova que o esforço do estudante é a principal chave para o sucesso.

Maior troca de conhecimento e experiências

Uma turma de graduação pode ser composta por perfis variados e pessoas de diferentes faixas etárias. Independentemente disso, todos serão considerados adultos, capazes de fazer escolhas e, portanto, cientes do que querem durante e após a faculdade.

Leia também:  Vale a pena ser jornalista? Entenda como está o mercado para essa área

Esse é um aspecto que contribui para a mudança na relação professor e aluno. Afinal, as pessoas que frequentam a sala de aula na faculdade têm propósitos definidos e um caminho específico a seguir — mesmo que ainda não saibam como fazê-lo.

Isso abre espaço para novas discussões que vão além do ensino de determinada disciplina. Ou seja, a cada encontro, estudantes e professores conseguem trocar conhecimentos e experiências relacionados à área de estudo e, inclusive, discutir aspectos da vida profissional e mercado de trabalho.

Acesso a novas oportunidades

Ensinar, instigar a curiosidade e encorajar pessoas são apenas alguns dos papéis dos professores na faculdade. Portanto, não é exagero recomendar que os alunos tirem proveito máximo da companhia dos docentes ao longo da vida acadêmica.

Manter contato constante e propor diálogos extraclasse é essencial para se aproximar dos mestres e criar uma relação saudável. Esta tem grande impacto no futuro profissional do estudante, já que pode ser o caminho para uma bolsa ou estágio.

É importante que o aluno valorize a trajetória do corpo docente e identifique os perfis que poderão contribuir com sua vida dentro e fora da faculdade. A ajuda tende a começar na orientação de TCC, por exemplo, mas pode terminar com a indicação para um ótimo emprego.

Claro que é preciso uma boa dose de iniciativa para desfrutar de todos esses benefícios. Pensando nisso, separamos algumas dicas para manter um bom relacionamento:

• ser sincero: agir com transparência é essencial para mostrar quem você é. Não tenha medo de expor seus defeitos e qualidades, afinal, todo mundo tem pontos positivos e negativos que podem ser trabalhados;
  • mostrar interesse: não há nada melhor que uma turma engajada e participativa. Portanto, pergunte sempre que tiver dúvidas e não hesite em contribuir com ideias que agreguem conhecimento às aulas;
  • ter bom comportamento: tratar pessoas de seu convívio com respeito ajuda a manter o ambiente de estudo sempre agradável. Isso vale para colegas e professores, independentemente do nível de amizade que possa existir.
Leia também:  Em busca do seu ‘norte’: dicas para quem não se identifica com a graduação atual

Viu como é interessante a relação professor e aluno na faculdade? Se for bem aproveitada, pode resultar em melhor desempenho acadêmico e garantir acesso a oportunidades determinantes para a conquista da carreira dos sonhos.

Você já está se preparando para viver essa nova experiência na graduação? Entre em contato conosco e aproveite para se informar sobre os cursos oferecidos pelo UniFoa!