Relação professor e aluno na faculdade: você sabe o que muda?

A relação professor e aluno vem sofrendo mudanças significativas. Hoje, muitos estudantes enxergam no profissional da educação uma figura inspiradora e de confiança, e não apenas alguém com missão limitada a transmitir conhecimento.

Essa diferença na interação entre turmas e docentes fica mais perceptível na faculdade, quando as aulas passam a ter objetivos específicos e foco no preparo de futuros profissionais. Mas afinal, você sabe o que realmente muda nesse período?

Continue a leitura do post e descubra!

Cobranças menos intensas

Por maior que seja seu interesse nas aulas, é normal que o estudante do Ensino Médio tenha resistência a algumas disciplinas. Nessa fase, que geralmente compreende o final da adolescência, a rotina escolar tende a ser encarada como uma obrigação.

É buscando formas de contornar o desinteresse da turma que muitos professores se mostram exigentes. Para isso, chamam a atenção com frequência e acompanham cada passo do aluno para se certificar de que as atividades propostas foram executadas.

Na graduação o cenário muda. Afinal, se alguém procurou a faculdade, é porque tem vontade de aprender e se preparar para seguir uma carreira — isso tira a necessidade das cobranças e prova que o esforço do estudante é a principal chave para o sucesso.

Maior troca de conhecimento e experiências

Uma turma de graduação pode ser composta por perfis variados e pessoas de diferentes faixas etárias. Independentemente disso, todos serão considerados adultos, capazes de fazer escolhas e, portanto, cientes do que querem durante e após a faculdade.

Leia também:  9 motivos para escolher a faculdade de Nutrição

Esse é um aspecto que contribui para a mudança na relação professor e aluno. Afinal, as pessoas que frequentam a sala de aula na faculdade têm propósitos definidos e um caminho específico a seguir — mesmo que ainda não saibam como fazê-lo.

Isso abre espaço para novas discussões que vão além do ensino de determinada disciplina. Ou seja, a cada encontro, estudantes e professores conseguem trocar conhecimentos e experiências relacionados à área de estudo e, inclusive, discutir aspectos da vida profissional e mercado de trabalho.

Acesso a novas oportunidades

Ensinar, instigar a curiosidade e encorajar pessoas são apenas alguns dos papéis dos professores na faculdade. Portanto, não é exagero recomendar que os alunos tirem proveito máximo da companhia dos docentes ao longo da vida acadêmica.

Manter contato constante e propor diálogos extraclasse é essencial para se aproximar dos mestres e criar uma relação saudável. Esta tem grande impacto no futuro profissional do estudante, já que pode ser o caminho para uma bolsa ou estágio.

É importante que o aluno valorize a trajetória do corpo docente e identifique os perfis que poderão contribuir com sua vida dentro e fora da faculdade. A ajuda tende a começar na orientação de TCC, por exemplo, mas pode terminar com a indicação para um ótimo emprego.

Claro que é preciso uma boa dose de iniciativa para desfrutar de todos esses benefícios. Pensando nisso, separamos algumas dicas para manter um bom relacionamento:

  • ser sincero: agir com transparência é essencial para mostrar quem você é. Não tenha medo de expor seus defeitos e qualidades, afinal, todo mundo tem pontos positivos e negativos que podem ser trabalhados;
  • mostrar interesse: não há nada melhor que uma turma engajada e participativa. Portanto, pergunte sempre que tiver dúvidas e não hesite em contribuir com ideias que agreguem conhecimento às aulas;
  • ter bom comportamento: tratar pessoas de seu convívio com respeito ajuda a manter o ambiente de estudo sempre agradável. Isso vale para colegas e professores, independentemente do nível de amizade que possa existir.
Leia também:  Como trabalhar em uma startup: 4 dicas de sucesso!

Viu como é interessante a relação professor e aluno na faculdade? Se for bem aproveitada, pode resultar em melhor desempenho acadêmico e garantir acesso a oportunidades determinantes para a conquista da carreira dos sonhos.

Você já está se preparando para viver essa nova experiência na graduação? Entre em contato conosco e aproveite para se informar sobre os cursos oferecidos pelo UniFoa!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas