5 segredos que ninguém conta sobre como é fazer faculdade

Vários estudantes têm curiosidade em saber como é fazer faculdade. Para começar, tenha em mente que a experiência está longe daquilo apresentado nos filmes recheados de festas, baladas e muita diversão. Ao mesmo tempo, trata-se de uma fase interessante que abre diversos caminhos para a vida profissional.

Para sanar dúvidas comuns de quem ainda está em busca de uma graduação, trouxemos uma lista com 5 segredos sobre a faculdade. Acompanhe também e descubra o que ninguém contou a você até agora!

1. As responsabilidades aumentam

Que estudante do Ensino Médio nunca reclamou das cobranças excessivas dos professores? Nessa fase, é comum que o docente fique em cima do aluno para garantir o aprendizado e o cumprimento das tarefas passadas em aula.

Na faculdade, isso muda um pouco, afinal, o professor parte do pressuposto de que estará lidando com adultos (incluindo os mais jovens). Logo, parte da responsabilidade para realizar os trabalhos recai sobre cada integrante da turma.

Isso significa que você terá que se organizar mais, estabelecer um cronograma de estudos e definir seus próprios horários na semana — e ninguém estará de olho para se certificar de que tudo foi desempenhado com sucesso.

2. Os horários podem ser mais flexíveis

Quem não sabe como é fazer faculdade se surpreende ao descobrir que as aulas de uma graduação nem sempre ocupam um período inteiro. Afinal, dependendo do curso escolhido (integral ou não) e da rotina do estudante, é possível desfrutar de horários mais flexíveis para os estudos.

Leia também:  Veja como funciona uma dinâmica em grupo e confira dicas para se preparar!

Isso não quer dizer que os períodos livres poderão ser aproveitados como folga. Pelo contrário: serão úteis para você revisar matérias, finalizar trabalhos propostos em sala de aula e até para vivenciar experiências importantes para a vida profissional. Tudo isso exige organização para conciliar aulas com estágios, trabalho voluntário ou até mesmo com um emprego.

3. Nem todas as matérias serão de seu interesse

Se no Ensino Médio os alunos já são instigados a pensar, na faculdade essa prática é potencializada. Afinal, decorar fórmulas e textos não é suficiente para a formação de um bom profissional. Você terá que aprender a pesquisar, analisar diferentes informações, interpretar dados e exercitar o pensamento crítico.

Isso vale para qualquer disciplina da grade curricular. E prepare-se: nem todas as matérias serão de seu interesse. Haverá conteúdos pouco atrativos e até considerados chatos. Justamente por isso que, para enfrentá-los, você precisará se dedicar mais e superar algumas barreiras.

4. Você vai conhecer pessoas importantes

É normal que, após o Ensino Médio, os estudantes sigam caminhos distintos. Nesse processo algumas amizades se perdem, e o contato com os colegas se torna cada vez mais raro.

Na faculdade é diferente: muitas pessoas da sua turma serão importantes para sua vida profissional. O convívio com professores e colegas tende a ir além da sala de aula, visto que a participação em palestras e eventos acadêmicos aumenta.