Conheça 5 tipos de trabalhos acadêmicos e suas principais diferenças

Ao entrar na faculdade, é preciso fazer diferentes tipos de atividades, essenciais para a formação profissional. Assim, os trabalhos acadêmicos ajudam na formação do estudante, garantem a ampliação dos conhecimentos e disseminam as descobertas feitas nas instituições de ensino.

Os trabalhos entregues seguem um padrão mais formal de redação, que respeita as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso garante que pessoas de qualquer lugar do país compreendam as informações apresentadas e identifiquem as fontes pesquisadas.

Na maioria dos casos, os trabalhos podem ser usados para publicação em periódicos, obtenção de nota nas disciplinas ou mesmo para os seus estudos pessoais. Para ter um bom desempenho na graduação, é importante conhecer os formatos de trabalhos acadêmicos mais frequentes.

Confira nas próximas linhas os 5 tipos de trabalhos acadêmicos e suas particularidades.

1. Resumo

O resumo é um tipo de trabalho acadêmico muito frequente. Nele, você apresenta as principais ideias de um texto ou obra de maneira bastante objetiva. A recomendação é que o resumo tenha aproximadamente 30% do tamanho do material original. Assim, se o texto tiver 10 páginas, o resumo terá 3.

Ele pode ter diferentes enfoques, como os conceitos da obra e a metodologia utilizada, ou ser mais geral. Também é possível fazer o resumo crítico, em que se apresenta a opinião a partir da leitura. No entanto, deve-se optar por essa abordagem apenas quando ela é solicitada no trabalho, pois o resumo normalmente deve ter uma visão objetiva.