Está pensando em fazer uma faculdade, mas a ideia de passar anos apenas assistindo aulas teóricas te desanima? Saiba que existem alternativas! Universidades com metodologias ativas oferecem uma abordagem inovadora e participativa, que transforma o estudante em protagonista da própria aprendizagem.
Essa abordagem também favorece o equilíbrio entre a vida pessoal e acadêmica, já que permite ao estudante organizar melhor seu tempo, se envolver mais nas decisões sobre seu aprendizado e desenvolver autonomia.
Segundo a pesquisa “Educação Superior em Transformação” da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 65% dos estudantes consideram que metodologias ativas tornam o aprendizado mais eficaz.
Ficou interessado? Acompanhe este post e entenda como funcionam as metodologias ativas e quais os benefícios para o estudante!
Também chamada de aprendizagem ativa, essa abordagem propõe que o aluno seja parte central do processo, experimentando, discutindo e aplicando o conteúdo aprendido. O professor atua como mediador, orientando reflexões e aprofundando o conhecimento, enquanto o aluno desenvolve autonomia, pensamento crítico e capacidade de resolver problemas reais.
A interação com o mundo digital, tão familiar para os estudantes, é levada para dentro da universidade com as metodologias ativas. Por isso, os alunos têm prazer e interesse em aprender, o que os incentiva a continuar no curso até a formatura.
Acompanhe abaixo outros benefícios desse método:
A adoção de metodologias ativas representa um passo à frente na preparação para os desafios do mundo contemporâneo. Ao optar por uma universidade que valoriza esse modelo, o estudante desenvolve habilidades técnicas e socioemocionais valorizadas no mercado, como proatividade, criatividade e trabalho em equipe.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha