UniFOA abre inscrições para cursos destinados à 3ª idade

cursos

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA abriu as inscrições para os cursos destinados aos idosos do município. A Universidade Aberta à Transformação Intergeracional – UNATI, coordenada pela pró-reitoria de extensão, cuja responsável é a professora Ana Carolina Callegario, organizaram uma programação especial de quatro atividades interativas ao longo da semana, às segundas e quartas-feiras, com previsão de início no próximo dia 11. 

O projeto foi idealizado pela reitora do Centro Universitário, professora Ivanete Oliveira, e o professor do curso de Educação Física, Otávio Mithidieri. Os cursos terão suporte integral dos discentes do UniFOA, que foram recrutados por professores da instituição responsáveis por ministrar as aulas das atividades. 

Confira a lista completa de alunos e docentes que fazem parte do projeto. 

A reitora expressou sua satisfação pela aplicação das atividades, que visa transformar a relação entre a terceira idade e os jovens estudantes: 

“A UNATI pode ser compreendida como uma ação que irá proporcionar oportunidades para a troca de conhecimentos. Os idosos, com sua experiência de vida e sabedoria acumulada, podem compartilhar histórias, ensinamentos e práticas culturais que enriquecem o repertório dos estudantes mais jovens”, disse Ivanete. 

Outro fator que Ivanete destacou, na condição de gerontóloga, é a contribuição para a redução do preconceito e da discriminação etária. 

“Os cursos reúnem práticas físicas e teóricas. O intuito é de impactar positivamente, não só a saúde física do idoso, como em seus conhecimentos acerca de seus direitos e de educação financeira”, finalizou. 

Leia também:  Engenharia do UniFOA desenvolve projeto de reforma da Sede de Inspetoria do CREA

A programação será realizada na parte da tarde, com os seguintes temas: 

  • 2ª Feira – Lian Gong, Ginástica Terapêutica Chinesa (14:00 às 15:30 horas); 

                             Ginga da Vida, Capoeira para a Longevidade (15:30 às 17:00 horas); 

  • 4ª Feira – Direitos da Pessoa Idosa (14:00 às 15:30 horas); 

                             Educação Financeira para a Terceira Idade (15:30 às 17:00 horas) 

 

Conheça um pouco mais sobre os cursos: 

Os exercícios físicos, programados para a segunda-feira, visam promover a correção postural para incentivar o fortalecimento muscular e a sensação de bem-estar. Além disso, pretende envolver os participantes em eventos culturais e projetos sociais, conectando a prática das atividades a uma experiência holística que transcende o físico. A execução será leve e fácil, a fim de que não haja qualquer dificuldade quanto às práticas, que ocorrerão na sala de dança do curso de Educação Física. 

Enquanto as aulas sobre o conhecimento de direitos e educação financeira, às quartas-feiras, abordam fundamentos e planejamentos financeiros pessoais, além da apresentação de aspectos da lei que protegem e beneficiam os idosos, como o Estatuto da Pessoa Idosa. Os encontros acontecerão no Audismart de forma descontraída, simulando casos reais que refletem na vida da terceira idade. 

Leia também:  Presidente da FOA se reúne com CSN para firmar novas parcerias com foco em oportunidades de estágio para estudantes do UniFOA

Segundo Marcos Mendes, funcionário administrativo da UNATI, a oportunidade é excelente, não só para os idosos que podem participar, como também para os discentes que terão contato direto com esse grupo: 

“É uma grande chance para cada aluno participar ativamente de mais uma iniciativa do Centro Universitário que potencializa a integração de diversos grupos sociais à comunidade. O UniFOA sempre busca o progresso da sociedade de modo amplo, como parte da dedicação da instituição na transformação social”. 

As atividades serão realizadas no Campus Olezio Galotti, em Três Poços e os interessados podem se inscrever em uma ou mais atividades pagando R$30 de mensalidade. 

Para se matricular, os interessados devem apresentar Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. 

 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas