UniFOA e CSN Colaboram em Projeto de Revestimentos Metálicos 

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) uniram forças em um projeto ambicioso com o intuito de explorar e aprimorar revestimentos metálicos operados com aço, a principal matéria-prima da indústria. O planejamento desse programa começou em setembro deste ano, e a previsão é de que ele seja concluído até dezembro do próximo ano, com a possibilidade de uma extensão de até seis meses, caso haja necessidade de etapas adicionais. 

O objetivo da instituição acadêmica é desenvolver um projeto voltado para a geração de conhecimento e a utilização de materiais modernos no âmbito do UniFOA, que seriam fornecidos pelas siderúrgicas brasileiras. Segundo Márcio Lins, pró-reitor de Planejamento do Centro Universitário, uma das metas é criar um centro de desenvolvimento de projetos de conteúdo científico-tecnológico em colaboração com a CSN e outras empresas de diversos segmentos. “Isso tem como propósito aproximar o Centro Universitário das reais necessidades do desenvolvimento econômico nacional. Nosso objetivo final é fortalecer a instituição educacional como provedora de soluções para o aprimoramento tecnológico da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país”, destacou. 

Essa iniciativa é benéfica tanto para o UniFOA, ao melhorar sua qualificação técnico-científica, quanto para a Companhia Siderúrgica Nacional, que busca aprimorar sua tomada de decisão em relação à implementação de programas de capacitação tecnológica. José Eduardo Ribeiro, professor mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais e responsável pela equipe técnica do programa, destaca que a CSN busca, por meio dessa parceria, soluções inovadoras para suas necessidades tecnológicas atuais, visando fazer diferente e melhor do que já foi realizado até o momento. 

Leia também:  Funcionários dos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde recebem capacitação

Além disso, a CSN pretende envolver estudantes do UniFOA no programa de parceria. “Sim, é um dos principais objetivos, o envolvimento de estudantes de praticamente todas as especialidades de engenharia. Os projetos também podem servir como fonte de temas de TCC ou até teses de mestrado,” destaca o professor José Eduardo Ribeiro. 

Além das Engenharias, o curso de Design participa do projeto com o objetivo de repensar materiais, formatos e outras ações que envolvem embalagens.

Essa colaboração promissora entre o UniFOA e a CSN representa um passo significativo na busca por soluções inovadoras e no desenvolvimento tecnológico, fortalecendo as relações entre a academia e a indústria, bem como contribuindo para o progresso da região e do país. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas