UniFOA marca presença em 28º Congresso Internacional de Educação a Distância

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA – está participando do 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O evento, que começou na tarde de ontem (16),  acontece no Rio Centro, no Rio de Janeiro. A iniciativa é organizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), e reúne instituições, empresas, universidades e pessoas interessadas em debater e expandir conhecimentos na área. O objetivo é incentivar a prática e a criação de projetos de ensino remoto com todas as possibilidades, no intuito de apoiar a “indústria do conhecimento” ao tentar diminuir as desigualdades provocadas pela distância de milhões de pessoas dos centros urbanos.

Os principais tópicos abordados na edição desse ano são o trabalho com projetos, desenvolvimento de habilidades e competências dos professores para o EaD e o cuidado com apoio aos estudantes, pois, em muitos casos, eles não estão acostumados com aulas fora de uma sala de aula presencial. Além disso, os palestrantes também atentam as instituições presentes quanto às metodologias a serem inseridas no ensino remoto, para que os alunos se sintam mais confortáveis no aprendizado.

Mônica Norris, a professora do UniFOA e mestre em Tecnologia Educacional, apresenta, nesta tarde (17), um projeto relacionado à linha de atuação em cenários híbridos da aprendizagem. A apresentação é sobre a construção de uma sistemática de contribuição de núcleos docentes estruturantes na gestão do ensino superior, em prol de uma melhoria na organização do EaD. Sobre o projeto e a participação no CIAED, Mônica afirmou que a missão do Centro Universitário é se integrar à comunidade de educação à distância com essa iniciativa, considerada forte e inovadora pelos representantes da instituição: