Cont in Rio: UniFOA marca presença em evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade

DSC8893

Estudantes das graduações presencial e digital e professores do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA marcaram presença na sétima edição do Cont in Rio. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, teve abertura na quinta-feira (20) e seguiu com extensa programação nesta sexta-feira (21), no Teatro Franklin Carvalho Júnior (anexo ao Colégio Getúlio Vargas), no bairro Laranjal.

O presidente da FOA, Eduardo Prado, e o assessor de Conformidade Regulatória, Leonardo Prado, também estiveram presentes na abertura, ao lado do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do deputado estadual, Munir Neto, e do vereador Luciano Mineirinho.

Além de painéis e palestras com profissionais renomados, o Conti in Rio, que aconteceu pela primeira vez em Volta Redonda, contou com uma ampla feira de negócios, entretenimento e proporcionou aos profissionais, estudantes e jovens lideranças a experiência de participar de uma convenção em suas respectivas regiões.

Na abertura do Cont in Rio, o prefeito Neto assinou um Termo de Cooperação Técnica com representantes do CRCRJ. O mesmo também foi assinado pelo presidente da FOA, Eduardo Prado, no início de julho, com o objetivo de beneficiar os estudantes da instituição.

Oportunidades para estudantes

Para garantir a oportunidade de participação nesse evento tão importante, a FOA adquiriu 50 ingressos para serem distribuídos a alunos do UniFOA. E a estudante Gilsa Veras, do 6º período de Ciências Contábeis, foi uma das que aproveitou essa chance.

Segundo ela, o evento agregou muito para sua formação acadêmica e profissional. “Principalmente porque tem uma palestra muito boa sobre e-Social, que é o que mais me interessou, pois já trabalho na área contábil”.

Gilsa ainda aproveitou para destacar outra oportunidade que conquistou com o Centro Universitário de Volta Redonda. “O aprendizado é muito bom e abre portas mesmo. O primeiro estágio eu consegui por indicação de professores, e me abriu várias portas. Eu já estou trabalhando hoje com carteira assinada, na área contábil”, destacou.

Aproximação com a área

De acordo com a professora Lana Oliveira, que acompanhou os estudantes, ações como essa complementam o processo de ensino e aprendizado. “Os alunos têm a oportunidade de estar em contato com profissionais que já atuam no mercado, que têm experiência vasta na contabilidade. É uma forma também deles se aproximarem mais da área, de terem aí diversas aplicações práticas a partir  da programação do evento”, observou.

Lana também frisou que os temas abordados e a presença das empresas aproximam esse contato e abrem novos caminhos e agradeceu a instituição pelo apoio que garantiu a participação de docentes e dos futuros profissionais. “Onde eles podem vir a trabalhar, utilizar os serviços também que essas empresas oferecem. Então, além de se confraternizar também, de conhecer pessoas, porque também tem uma programação cultural. Então, é um momento de aprendizado, mas também é um momento de confraternização entre profissionais da área”, analisou. “Com certeza a gente vai colher frutos aí de tudo que aprendemos nesses dois dias”, completou.

Os dois dias de evento lotaram o teatro e para a coordenadora da Escola de Gestão e Negócios, Patrícia Reis, o Cont in Rio foi uma experiência gratificante, pelo fato de “contribuir na materialização da gestão contábil estratégica e plural, essencial à contabilidade na seara da Indústria 4.0”. Assim como Lana, ela comemorou e agradeceu a parceria firmada entre a FOA/UniFOA com o Conselho Regional de Contabilidade, pois acredita que “tal estratégia integra os nossos alunos da Escola de Gestão e Negócios, que foram beneficiados com os stands montados no espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda”.

Patrícia evidenciou a participação dos alunos em painéis de alto nível técnico, com palestrantes de todo o Brasil, além da oportunidade do networking. “Pude rever egressos, trocar informações com empresários, e empresários egressos. Resumindo: a classe contábil agradece esse momento”, comemorou.