UniFOA recebe alunos do IFRJ-Pinheiral para aulas práticas em laboratórios de anatomia

anatomia

Estudantes do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus de Pinheiral, participaram nessa quarta-feira (3), de aulas práticas no Laboratório de Anatomia e no Núcleo de Atividade Virtual de Ensino (Nave) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), localizados no campus Olezio Galotti, em Três Poços. A visita acadêmica foi solicitada por professoras do IFRJ, através da Supervisão de Eventos, para atividade extracurricular.

Durante a visita, os 20 alunos do 3º e 4º períodos, e três professoras do IFRJ tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a infraestrutura da instituição, em especial os dois laboratórios de anatomia humana, como forma de complementar o conhecimento adquirido na graduação. A farmacêutica e professora da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, Camila Siqueira, falou sobre a experiência:

“Nesta aula prática, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o corpo humano, uma vez que não temos um anatômico em nosso campus de Pinheiral, e o UniFOA sempre nos recebeu muito bem, tanto que este é o terceiro ano consecutivo que fazemos esta visita e os alunos gostam bastante, pois faz a diferença. Conhecer a infraestrutura do UniFOA é muito importante, uma vez que aqui tem várias oportunidades para eles, como os diversos cursos de pós-graduação”, explicou, acrescentando que eles esperavam ansiosos por este dia.

Leia também:  Estude no UniFOA 2023.1: Edital aberto oferece até 50% de desconto nas mensalidades

Para a promotora da Supervisão de Eventos, Lara Prado, a atividade foi solicitada através de um programa de visitas da instituição, que pode ser acessado através do site, onde poderá optar por uma visita guiada e/ou aula prática.

“Essas visitas são importantes não apenas para a Supervisão de Eventos, mas para o UniFOA de forma geral, pois sabemos a diferença que esses estudantes terão após essas aulas, como parte do preparo para o mercado de trabalho, que a cada dia requer um profissional mais qualificado. Os nossos professores são preparados para dotar os acadêmicos com conhecimento de excelência e a nossa infraestrutura é inovadora, moderna e tecnológica”.

O uso da tecnologia nas aulas de anatomia e fisiologia

A aula prática no Nave foi a mais aguardada pelos estudantes, que tiveram contado direto com a realidade virtual a favor da aprendizagem. É o caso de Sara de Souza Oliveira, 22 anos, uma das alunas do IFRJ presentes:

“Essa experiência é diferente de tudo que já vi, pois ajuda a visualizar de maneira fácil o corpo humano e entender como ele funciona. Fez toda a diferença! Com as ferramentas oferecidas, conseguimos aproximar as imagens e enxergar por dentro e por fora do órgão, como por exemplo a maneira como o sangue passa no coração, de forma bem clara, sem gerar dúvidas. Valeu muito à pena vir aqui e quando estiver lecionando vou batalhar para trazer minhas turmas para o UniFOA. É muito interativo, não só para quem é da graduação, mas para os níveis técnico e até o Fundamental, pelo fácil acesso”, afirmou, entusiasmada.