UniFOA recebe presidente das comissões da Verdade da Escravidão Negra e de Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros

escravidão negra

O Presidente da FOA, Dr. Eduardo Prado, e a Reitora do UniFOA, Úrsula Amorim, receberam, na última terça-feira (10), o presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OAB/RJ, Dr. Humberto Adami, que também preside a Comissão de Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros (CIR IAB).

O encontro aconteceu na sala da Presidência, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, onde também estiveram Dra. Edmee da Conceição Ribeiro Cardoso, diretora secretária de Diversidade e Representação Racial e membro da Comissão de Igualdade Racial do IAB; Dr. Luiz Henrique de Oliveira Júnior, conselheiro e presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil da OAB/Niterói; e a coordenadora do Sul Fluminense das Comissões da Verdade, Margot Ramalhete, que também é aluna do 5º período de Direito do UniFOA.

Reparação histórica

escravidão negra
Dra. Edmee, à direita, é a primeira mulher negra eleita como diretora secretária do IAB.

Na oportunidade, foi entregue à Instituição um Parecer Jurídico sobre os “Aspectos Jurídicos da Reparação da Escravidão”, tema histórico que Dr. Humberto considera ainda não ter o destaque necessário nos debates. Diante disso, ele acredita que o Centro Universitário seja um espaço ideal para fomentar a discussão.

“São 380 anos de escravidão negra e ninguém fala em reparação, que é a pauta mais importante da República. A gente deseja que esse parecer seja objeto de estudo nessa universidade e em todo lugar”, salientou o presidente da Cevenb OAB/RJ e CIR IAB.