UniFOA sedia formatura do Proerd de escolas municipais de Pinheiral

Proerd

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA recebeu na manhã de quarta-feira, dia 30, seis escolas municipais de Pinheiral para a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento sediado no UniFOA aconteceu no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, no Auditório William Monachesi, e contou com cerca de 250 alunos, além dos responsáveis, educadores e os oficiais da polícia.

O Proerd é uma ação conjunta da Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. É mais um fator de proteção desenvolvido pela PM para valorização da vida. O programa tem uma duração de seis meses e é ministrado por polícias militares voluntários, capacitados pedagogicamente, que é o caso da sargento Flávia Heringer, que foi instrutora das escolas municipais de Pinheiral.

Segundo a sargento, a entrega dos certificados acontecer em um centro universitário é importante para as crianças. “O UniFOA está sempre de portas abertas e eu quis oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer esse ambiente de faculdade, para proporcionar a eles um caminho de futuro. Porque essa é a ideia principal do Proerd: mostrar para essas crianças que elas têm um futuro, que elas podem ter profissões, alcançar os sonhos deles”, ressaltou.

Leia também:  Egressa de jornalismo é destaque na produção de matérias para jornal da Flórida, nos Estados Unidos

A cerimônia de formatura contou com a presença da vice-prefeita de Pinheiral, Sediene Maia, do secretário de Educação, Fernando Antônio, da diretora da escola Professora Domingas Alves Ferreira, Márcia Viga. Também participaram o sargento Eduardo Espíndola, o sargento Marcelo Ruella, o major Flávio Alves Cardoso e do subtenente Amâncio, relações públicas, que participaram de todo o evento e compuseram a mesa do auditório.

A celebração começou a execução dos hinos Nacional e de Pinheiral, e ainda teve uma apresentação do coral das crianças com músicas alusivas ao natal. Dando início, o major Flávio comentou que no final do curso, as crianças tiveram que escrever uma redação, para demostrarem o que aprenderam durante as aulas e as três melhores de cada escola foram premiadas, além de duas escolhidas como representantes de todas e lidas para todo o público. Os honrados foram:

Vitor Miguel, da Escola Municipal de Três Poços;

Isadora Beatriz, da Escola Municipal Alzira Vargas do Amaral Peixoto;

Rafaela Santos, da Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira.

A aluna Rafaela falou sobre a importância do programa, os ensinamentos que ela irá levar para a vida e como foi um misto de sentimentos quando soube que sua redação foi contemplada.

Ao final da cerimônia, as presenças ilustres tiveram a palavra e a diretora Márcia começou falando de como a educação é desafiadora. “Os sargentos assumiram esse desafio, e com as suas orientações fizeram muita diferença, enriquecendo muito. Eu, inclusive, aprendi muito e, podem ter certeza que vocês acrescentaram na minha vida e na vida dos nossos alunos também”.

Leia também:  Alunos de Design criam embalagens para releitura de produtos saudáveis em evento parceiro com Nutrição

Além desse depoimento, o major Flávio e o sargento Espíndola, falaram da importância da família na formação dessas crianças. A celebração terminou com os alunos e os instrutores cantando a música do Proerd, com interpretação também em Libras, devido a um aluno de inclusão.

As escolas que participaram:

E.M. Três Poços

E.M. Professora Domingas Alves Ferreira

E.M. Rosa Conceição Guedes

Escola Municipalizada Manoel Teixeira Campos Jr.

E.M. Maria do Carmo Fadul Ferreira

E.M. Alzira Vargas do Amaral Peixoto

 

Por Bárbara Vidal (estagiária)
Supervisão de Libânia Nogueira (jornalista)

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas