Vida de universitário: como conciliar responsabilidades e diversão?

Já falamos aqui no blog sobre como equilibrar lazer e estudo na fase pré-vestibular. Neste post, vamos trazer dicas que se aplicam melhor ao momento seguinte da sua formação acadêmica. Afinal, não só de cadernos e livros é feita a vida de universitário.

É importante falar sobre esses momentos separadamente, porque a vivência na faculdade é muito diferente da vivência da escola ou do cursinho. Além do aprendizado técnico e profissional que um curso superior permite, está a possibilidade de conhecer pessoas muito diferentes de você e de se enriquecer culturalmente.

Vem com a gente e fique por dentro de 8 dicas infalíveis para ajudar você a conciliar melhor os dois mundos: o estudo e a diversão!

1. Planeje o seu estudo

O planejamento de estudo sempre será o primeiro passo, a dica primordial para dar conta dos compromissos da vida de universitário de forma eficiente. Você precisa criar um cronograma realista, ou seja, que abra espaço para outras atividades e que reflita o seu hábito de estudo.

Não adianta fazer um planejamento de 30 horas de estudo semanais se você só tem o costume de estudar a metade desse tempo. Assim, você não corre o risco de se frustrar com metas inalcançáveis.

Privilegie também os seus horários mais produtivos do dia, respeitando, assim, seu relógio biológico. Se você sente que compreende melhor suas leituras à tarde, por exemplo, deixe suas outras atividades para o horário da manhã e esse período livre para estudar.

2. Não abra mão do lazer

Quando elaborar sua programação semanal, leve em consideração que é fundamental relaxar também. Incorpore na sua rotina atividades físicas, de lazer e culturais para gastar energia e arejar a sua mente.

É importante que esses momentos também sejam planejados, pois caso se choquem com seu horário de estudo, você pode realocá-los para outra hora, e isso não comprometerá suas metas. Lembre-se também de que eventos de última hora devem ser evitados ao máximo!

Leia também:  Mindset empreendedor: 3 dicas para desenvolver

3. Divida suas tarefas em tarefas menores

Essa é uma ótima forma de manter o controle das suas metas. Em vez de planejar, por exemplo, terminar de ler um livro até o fim do mês, divida os capítulos por semana e atribua datas-limite para cada capítulo ao longo do mês.

Tarefas pequenas são a melhor arma contra a procrastinação, que é nosso hábito de deixar para amanhã o que precisa ser feito hoje. Você não precisa esperar os últimos cinco dias do mês para lembrar que não leu nada do livro ainda, o que vai trazer estresse e prejudicar seu rendimento.

Com a divisão em tarefas menores, no fim de cada semana, você consegue acompanhar o seu progresso e descobrir se está dando conta ou não das suas atividades da vida de universitário.

4. Não acumule as matérias

Lembra que falamos há pouco da procrastinação? Pois é, esse é um hábito prejudicial, visto que tem como resultado o acúmulo de matérias e trabalhos da faculdade. Dessa forma, se antes você tinha a oportunidade de estudar cada tópico com tranquilidade, buscar referências e até tirar dúvidas com o professor, quando as disciplinas se acumulam, o tempo fica curto para dar conta de tudo.

Tenha em mente a importância de usar uma agenda (em papel ou digital), o que vai ajudar na gestão do tempo, no estabelecimento das prioridades e na organização dos estudos. Isso porque você determina qual matéria vai estudar em cada dia da semana, evita que elas se acumulem e se prepara para as provas sem estresse.

5. Prepare-se também para as aulas

Muitos estudantes não fazem bom uso do tempo em sala de aula e depois se apertam nos estudos. Não esqueça que o tempo da aula também é um tempo de estudo, por isso exige foco e, principalmente, preparação.