Workshop “Design de Conexões” é promovido ao Núcleo Docente Estruturante do UniFOA

Design de Conexões

Na última quarta-feira, dia 15, professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do UniFOA participaram do “Design de Conexões: Tempos Digitais, Jornadas Humanizadas” – programa desenvolvido pelo professor Alessandro Orofino, assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Realizada em formato de workshop, a proposta criada especialmente para os membros do NDE – responsáveis pelo Planejamento e Inovação – contou com apoio dos professores Marcos Kazuiti e Alexis Aragão, que compõem o time de inovação e também fazem parte do projeto, além do professor Max Damas, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento.

Humanização

Design Conexoes 2

Com reflexões e dinâmicas, o objetivo do encontro foi estimular a humanização no ensino. Isso porque, devido à pandemia, a tecnologia foi protagonista nesses últimos anos. A exemplo da necessidade que os professores tiveram de utilizar plataformas e ferramentas para melhor interação e aprendizagem com os alunos, como destacou Orofino, que trabalhou aspectos fundamentais para o desenvolvimento.

“Algumas questões ficaram em segundo plano, quando deveriam ser primeiro plano. Houve uma evolução tecnológica muito grande, porém, percebe-se uma necessidade maior de humanização. Através de aspectos como comunicação não-violenta, escutas ativas, gerenciamento do afeto, inteligência emocional, assim como os estudos da neurociência aplicadas na aprendizagem. Por isso, o nome Design de Conexões: conectar as pessoas de uma forma mais profunda, consciente da potencialidade e fragilidade de cada um, melhorando, assim, as relações humanas na sala de aula e no ambiente universitário”, explicou o professor.

Leia também:  CIPA encerra com sucesso ciclo de palestras do Abril Verde

Workshop

Design Conexoes 6

O workshop foi dividido em etapas e em cada momento foram trabalhados aspectos fundamentais para o desenvolvimento, com abordagens teóricas sobre: Inteligência do Coração/Meditação; Comunicação Não-Violenta e Escuta Ativa; Emoções e Gestão do Afeto em Sala de Aula; além da aplicação prática da situação contextualizada e debate.

Além de proporcionar uma experiência inédita aos professores vinculados ao programa, o “Design de Conexões: Tempos Digitais, Jornadas Humanizadas” reforça a preocupação da instituição na preparação, adequação e transformação dos professores. Entre os benefícios dessa oportunidade, destacam-se:

– Melhoria de autoconhecimento do docente e de práticas de saúde mental, antes, durante e depois dos processos de aprendizagem;

– Reforço do conceito de Pedagogia da Cooperação, através de estudos que envolvem neurociência e educação, focadas ao ensino superior;

– Melhoria da criação de aulas com experiências significativas ao discente, incluindo ludicidade e teatralidade, através dos estudos e das práticas refletidas e ensinadas.

Design Conexoes 10

Portanto, essa proposta se mostra fundamental para adaptação aos novos tempos, que se faz necessário um novo panorama de soft skills relacionado ao docente. A fim de que independente da técnica utilizada em sala e das metodologias trabalhadas, o fator humano se sobressaia e as conexões e as motivações sejam cada vez mais presentes.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas