XV Colóquio Técnico-Científico premia estudantes e professores

Inscritos no XV Colóquio Técnico-Científico do UniFOA, estudantes do ensino médio, profissionais e pesquisadores de todo o país apresentaram projetos inovadores de pesquisa técnico-científica. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 e contou com palestras, minicursos e oficinas em diversas áreas de conhecimento.

Cinco trabalhos foram premiados, sendo estes: Assédio sexual no esporte – uma realidade para muitos atletas de alta performance; Desenvolvimento do sistema automatizado utilizando o processo de soldagem MIG para realização de brasagem; Interceptação de anomalias dentárias em crianças com síndrome de down: relato de caso; Embriogame: sistema cardiovascular e serius games no processo de ensino aprendizagem e o quinto trabalho, Entrevista familiar assertiva para captação de órgãos e tecidos: site como lócus de formação profissional.

A abertura da palestra foi com o professor Dr. Sérgio A. S. Camargo Jr. (COPPE/UFRJ). Este ano o tema foi Ciência, tecnologia e inovação no Brasil: situação atual e perspectivas, que abordou a transdisciplinaridade entre a ciência, a tecnologia e a inovação.

Os trabalhos foram submetidos seguindo as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora do evento e avaliados pelo Comitê Científico, que indicou o modelo de apresentação do trabalho. As apresentações, realizadas por meio da plataforma Microsoft Teams, abrangeram as áreas de Ciências Biológicas; da Saúde e de Exatas; Engenharias e Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Educação, Ensino e Aprendizagem; Medicina e Produtos e Inovação.

No segundo dia, o acervo virtual da carreira acadêmica brasileira foi a discussão inicial.

Leia também:  Inscrições abertas para monitoria acadêmica até 24 de fevereiro

O Colóquio é um encontro científico realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFOA, que visa promover uma troca de ideias e conhecimentos entre os participantes e discursadores, além de estimular e divulgar a pesquisa científica da instituição e da região Sul-fluminense e compartilhar ideias e conhecimento entre os participantes do evento.

“Neste ano recebemos o trabalho do aluno Matheus Torres, do ensino médio. O Colóquio é uma oportunidade muito interessante para que os estudantes tenham os primeiros contatos com a atividade científica, os laboratórios e com o ambiente universitário, colocando em prática tudo o que aprendem no colégio”, contou o professor de Engenharias e orientador de pesquisa do UniFOA, Emanuel Santos, idealizador de um protótipo de robô-submarino para aplicações oceanográficas junto ao estudante. Matheus é um dos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) pelo UniFOA, que, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), distribui bolsas de pesquisa a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino.

Por Yngrid Marcate – Estagiária da Comunicação 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas