8 dicas para você aliviar o estresse antes do vestibular

Você dedica várias horas do dia para os estudos, lendo e revisando as matérias para conseguir se dar bem no vestibular e conquistar sua vaga na faculdade. É uma preparação que envolve muita tensão, por isso é natural ficar ansioso e inseguro no momento da prova.

Contudo, não dá para deixar esse nervosismo tomar conta de você, não é mesmo? É importante buscar formas de aliviar o estresse para ficar calmo no momento do exame e, assim, conseguir resolver com mais facilidade as questões.

Quer conferir 9 dicas que vão deixar você mais tranquilo no vestibular? Vem com a gente e comece a se preparar para arrasar nas provas!

1. Faça atividades físicas

Fazer caminhada, nadar ou escolher qualquer outro esporte: uma super dica para quem quer aliviar o estresse é colocar o corpo em movimento. Durante a prática de exercícios físicos, o organismo libera endorfina, um hormônio que traz a sensação de bem-estar e melhora a disposição, e serotonina, o hormônio da felicidade, que ajudar a relaxar.

Porém, é bom saber que não adianta deixar que a prática esportiva seja esporádica. Os efeitos são positivos quando as atividades realmente fazem parte da sua rotina. Acredite que o esforço vai valer a pena!

2. Pratique a meditação

Se você precisa deixar as preocupações quanto ao vestibular de lado, a dica é praticar meditação, uma técnica que promove o conforto emocional e melhora nossa capacidade de concentração. O resultado é o relaxamento do corpo e da mente, além da redução da ansiedade.

Você pode meditar todos os dias: basta escolher um ambiente mais silencioso (pode até mesmo ser o seu local de estudos) em um horário em que tudo esteja tranquilo.

Leia também:  O guia descomplicado para fazer sua matrícula na faculdade

Sente-se no chão com as pernas cruzadas e coluna ereta. Fique imóvel, preste atenção na respiração e mentalize coisas positivas. A verdade é que não existe apenas um jeito certo ou melhor do que todos os outros. No começo talvez pareça muito difícil ficar concentrado, mas a prática vai favorecendo o progresso até que você perceba como fica mais relaxado.

3. Assista a novos filmes

Chame os amigos, pegue um balde de pipoca e assista a filmes ou séries. É essencial ter momentos de descontração para aliviar o estresse e a vantagem desse tipo de atividade é justamente distrair a mente.

Ir ao cinema e conferir aquele lançamento que você estava aguardando também vai ajudar a descontrair, deixando você mais calmo para o dia do vestibular. É claro que esses momentos acabam sendo uma exceção na rotina intensa de estudos, mas é importante se organizar para que eles não deixem de acontecer de vez em quando.

4. Dedique-se a um hobby

Se você tem alguma paixão, como desenhar, pintar quadros, fazer artesanato, tocar algum instrumento, jogar videogame ou até mesmo cantar e dançar, coloque-a em prática!

Essa é a melhor maneira de tirar um pouco sua atenção das cobranças em relação ao vestibular, mudando o foco para algo que você gosta de fazer. Fora o prazer de dedicar parte do seu tempo para um hobby, suas habilidades são desenvolvidas e isso é capaz até de gerar oportunidades de trabalho no futuro.

5. Durma bem

Uma das dicas mais valiosas para aliviar o estresse do vestibular é dormir bem. Quando temos um sono reparador, o corpo descansa, a nossa mente fica mais tranquila e você consegue, até mesmo, assimilar melhor tudo o que estudou.