8 dicas para você aliviar o estresse antes do vestibular

Você dedica várias horas do dia para os estudos, lendo e revisando as matérias para conseguir se dar bem no vestibular e conquistar sua vaga na faculdade. É uma preparação que envolve muita tensão, por isso é natural ficar ansioso e inseguro no momento da prova.

Contudo, não dá para deixar esse nervosismo tomar conta de você, não é mesmo? É importante buscar formas de aliviar o estresse para ficar calmo no momento do exame e, assim, conseguir resolver com mais facilidade as questões.

Quer conferir 9 dicas que vão deixar você mais tranquilo no vestibular? Vem com a gente e comece a se preparar para arrasar nas provas!

1. Faça atividades físicas

Fazer caminhada, nadar ou escolher qualquer outro esporte: uma super dica para quem quer aliviar o estresse é colocar o corpo em movimento. Durante a prática de exercícios físicos, o organismo libera endorfina, um hormônio que traz a sensação de bem-estar e melhora a disposição, e serotonina, o hormônio da felicidade, que ajudar a relaxar.

Porém, é bom saber que não adianta deixar que a prática esportiva seja esporádica. Os efeitos são positivos quando as atividades realmente fazem parte da sua rotina. Acredite que o esforço vai valer a pena!

2. Pratique a meditação

Se você precisa deixar as preocupações quanto ao vestibular de lado, a dica é praticar meditação, uma técnica que promove o conforto emocional e melhora nossa capacidade de concentração. O resultado é o relaxamento do corpo e da mente, além da redução da ansiedade.

Você pode meditar todos os dias: basta escolher um ambiente mais silencioso (pode até mesmo ser o seu local de estudos) em um horário em que tudo esteja tranquilo.

Leia também:  Como fazer Medicina com a nota do Enem? Descubra!

Sente-se no chão com as pernas cruzadas e coluna ereta. Fique imóvel, preste atenção na respiração e mentalize coisas positivas. A verdade é que não existe apenas um jeito certo ou melhor do que todos os outros. No começo talvez pareça muito difícil ficar concentrado, mas a prática vai favorecendo o progresso até que você perceba como fica mais relaxado.

3. Assista a novos filmes

Chame os amigos, pegue um balde de pipoca e assista a filmes ou séries. É essencial ter momentos de descontração para aliviar o estresse e a vantagem desse tipo de atividade é justamente distrair a mente.

Ir ao cinema e conferir aquele lançamento que você estava aguardando também vai ajudar a descontrair, deixando você mais calmo para o dia do vestibular. É claro que esses momentos acabam sendo uma exceção na rotina intensa de estudos, mas é importante se organizar para que eles não deixem de acontecer de vez em quando.

4. Dedique-se a um hobby

Se você tem alguma paixão, como desenhar, pintar quadros, fazer artesanato, tocar algum instrumento, jogar videogame ou até mesmo cantar e dançar, coloque-a em prática!

Essa é a melhor maneira de tirar um pouco sua atenção das cobranças em relação ao vestibular, mudando o foco para algo que você gosta de fazer. Fora o prazer de dedicar parte do seu tempo para um hobby, suas habilidades são desenvolvidas e isso é capaz até de gerar oportunidades de trabalho no futuro.

5. Durma bem

Uma das dicas mais valiosas para aliviar o estresse do vestibular é dormir bem. Quando temos um sono reparador, o corpo descansa, a nossa mente fica mais tranquila e você consegue, até mesmo, assimilar melhor tudo o que estudou.

Leia também:  Afinal, o que é plágio acadêmico? Entenda

Muita gente acha que perder as noites de sono é o método mais eficaz para ter bons resultados. Só que esse sacrifício compromete a sua saúde e não traz o rendimento esperado. O ideal é organizar o seu tempo de forma produtiva, sem esquecer que as horas de sono são essenciais para o corpo funcionar bem (incluindo o cérebro).

6. Cuide da alimentação

Outro erro comum de muitos estudantes é não cuidar da alimentação, escolhendo opções práticas e pouco nutritivas na hora de comer. Manter o organismo bem nutrido faz toda a diferença para ser mais produtivo, sem contar que a falta desse cuidado pode baixar a imunidade e dar espaço para doenças que vão comprometer sua energia para estudar.

Além disso, a hidratação não pode passar despercebida. Tomar água ao longo do dia ajuda em tantas funções do nosso corpo que influencia também a atividade intelectual, proporcionando um melhor aprendizado.

7. Programe intervalos para relaxar

Relaxar não é perder tempo se você tem um cronograma de estudos bem definido e rende bem nos momentos que precisa fazer isso. Pelo contrário, descansar um pouco entre uma tarefa e outra vai dar uma folga necessária para a sua mente.

Assim, você estará mais disposto para retomar os estudos. Um exemplo prático disso é comparar dois jovens estudantes, um que fica estudando com o celular o tempo todo por perto e outro que programa pequenas pausas para dar uma olhada nas notificações. A chance de se desconcentrar e perder o ânimo sem os intervalos é maior, e isso com certeza vai trazer prejuízos.

Leia também:  Conheça quais sãos os critérios de avaliação da redação Enem

Vale dizer que os intervalos não precisam ser apenas para mexer no celular. Movimentar o corpo, tomar um copo de água ou café, escutar uma música ou qualquer outra coisa são ideias de como aproveitar esse tempo para espairecer. O único cuidado é não estender demais essas pausas, ok?

8. Converse com as pessoas

Por último, vamos falar de algo que costuma colaborar para o aumento do estresse e da ansiedade nessa fase de preparação para o vestibular: a falta de convívio social. Com a pressão de estudar, é natural ficar com tempo limitado para sair, encontrar os amigos ou até mesmo conviver com os familiares.

Acontece que a troca com pessoas queridas faz muito bem e não deve ser deixada de lado. Inclusive, a comunicação é uma válvula de escape para tirar um pouco do peso da situação e deixar o dia a dia mais leve.

Viu só como você pode aliviar o estresse para o vestibular? Sabemos que o tempo é curto para estudar, mas separe alguns momentos do dia para descontrair e descansar. Com isso, você ficará mais preparado para fazer uma boa prova e realizar seu sonho de começar uma graduação.

E aí? Vai colocar as nossas dicas em prática? Se você é daqueles que gosta de tomar chás, aproveite para conferir agora nossas dicas de bebidas que ajudam a relaxar.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas