Membro institucional da FOA lança livro sobre o 1º Barão de Santa Isabel

Barão

Livro 03

Membro institucional da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Roberto Guião de Souza Lima lançou no último sábado, dia 6, o livro “Antonio Diniz da Costa Guimarães, 1° Barão de Santa Isabel”. O evento aconteceu no Centro Cultural Paulo Lamego do Hotel-Fazenda Florença, em Conservatória, distrito de Valença, e foi prestigiado pelo presidente da FOA, Eduardo Prado.

Em uma verdadeira tarde literária e histórica, o lançamento contou com uma programação completa, composta por homenagem ao barão, em sua pedra tumular, que foi sucedido por um sarau histórico comemorativo, em alusão aos 200 anos de Independência do Brasil, que encantou o público e pode ser conferido aqui.

Livro 01

Logo após, o autor apresentou sua mais nova obra e realizou uma sessão de autógrafos. O livro, histórico e genealógico, traz informações fundamentais e, sobretudo, inéditas, sobre a vida do 1º barão de Santa Isabel. A obra bibliográfica reúne suas realizações como fazendeiro de café, feitos como homem público, civil e militar, benemérito dos locais onde viveu.

A abordagem também detalha as honrarias recebidas, seus descendentes diretos, suas fazendas e patrimônios, como contextualiza logo na capa do livro. “Fragmentos da Vida: Um português, arredio e misterioso, que ficou rico com o café e que recebeu honrarias, comendas e título nobiliárquico do Império do Brasil.

Livro 02

Essa publicação compõe o conjunto de obras autorais de Roberto Guião, escritor responsável por eternizar diversas histórias do café pelo Vale do Rio Paraíba do Sul, assunto que pesquisa há 43 anos. A exemplo de “Fazenda Três Poços, do Café à Universidade”, da Editora FOA, em que dois capítulos foram escritos por Guião, além da organização, desenhos e notas da publicação.