Saúde mental é tema de roda de conversa com estudantes de Medicina

topo

Uma roda de conversa sobre saúde mental, promovida pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI) e o curso de Medicina do UniFOA, foi oferecida a estudantes nesta segunda-feira (10), Dia Mundial da Saúde Mental.  O evento ocorreu no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, localizado no campus Olezio Galotti, em Três Poços. Este ano, o tema da campanha internacional é “Tornar a saúde mental para todos uma prioridade global “, segundo a Federação Mundial de Saúde Mental.

O encontro foi conduzido por duas psicólogas: Soraya Ferreira, do SPI, e Sônia Garcia, da Medicina. Soraya conta que a transição para a vida acadêmica requer muitas habilidades socioemocionais, que às vezes ainda não foram adquiridas pelos estudantes mais jovens. “Esse ambiente novo, acrescido de uma rotina mais exigente pode desencadear neles um transtorno mental”, evidenciou.

Segundo ela, as pesquisas apontam que durante a formação, o aluno vive enfrentamentos variados, que também podem produzir doenças emocionais. “Por isso, precisamos falar sobre o assunto, ajudá-los a encontrar caminhos para superar as dificuldades e oferecer o apoio da IES [Instituição de Ensino Superior] para que seu processo de formação possa ser concluído de forma saudável”, concluiu.

Carolina Almeida de Moraes, aluna de Medicina, participou ativamente da roda de conversa e deu sua opinião sobre a iniciativa: “Acho muito importante a gente falar sobre saúde mental, principalmente para pessoas que fazem parte de um recorte, no meu caso, que sou LGBT, dentro de um curso que a maioria não é. Acaba que a saúde mental é um tema que me atravessa desde muito cedo. Ver que a faculdade se interessa por este tema e nos oferece é muito importante. Mas acho também que a gente precisa de maneiras desse assunto chegar em mais lugares, em pessoas que não pensam sobre isso. Porque, afinal, todo mundo precisa. Eu me sinto acolhida e acredito que sem saúde mental a gente não consegue manter o resto de nossa saúde física”, avaliou a aluna.