HomeNotícias
8º Encontro de Docentes fortalece práticas pedagógicas com criatividade e integração

8º Encontro de Docentes fortalece práticas pedagógicas com criatividade e integração

docentes

O tradicional Encontro de Docentes do UniFOA saiu do lugar-comum e surpreendeu os professores já na chegada. Acostumados a assistir palestras em auditórios, os docentes foram recepcionados no ginásio do curso de Educação Física, onde vivenciaram uma noite repleta de dinâmicas, integração e metodologias ativas. A iniciativa foi idealizada pela Reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, com o propósito de alinhar teoria e prática e proporcionar uma experiência transformadora aos educadores da instituição. 

"A gente fala tanto em metodologias ativas, em avaliação diversificada e em fazer diferente... Então por que não demonstrar isso na prática? Neste ano, quisemos trazer novidades aos nossos professores. A ideia foi mostrar como a ludicidade e a avaliação podem caminhar juntas e como isso impacta diretamente no processo de ensino-aprendizagem", explicou a reitora. 

Ela destacou ainda que a proposta da noite foi uma gincana com a temática da avaliação, uma abordagem dinâmica que pode ser adaptada a qualquer disciplina. "Quando associamos ludicidade à avaliação, o estudante também aprende. Isso é o que queremos ver acontecendo nas salas de aula", reforçou. 

A programação levou os professores a resolver enigmas, participar de desafios sobre o ENADE e elaborar estratégias pedagógicas alternativas à prova escrita tradicional. Tudo isso em clima de descontração, com direito a gritos de guerra, coreografias, canto e trabalho em equipe. “Começaram tímidos, mas saíram empolgados. É muito gratificante ver a entrega de cada grupo, a criatividade, a desenvoltura. Isso tudo estava no regulamento da gincana e valeu pontos, claro, mas, mais do que isso, mostrou o quanto nossos professores estão abertos a inovar”, disse Ivanete. 

A atividade também incluiu um quiz final, exigindo não só conhecimento dos temas abordados, mas também agilidade, raciocínio rápido e espírito de equipe. 

O professor Edilberto Ventureli, do curso de Comunicação, foi um dos mais entusiasmados com a proposta. “Foi muito prazeroso participar. Saímos daquela situação de apenas ouvir alguém falar e fomos desafiados de forma divertida e engajadora. Foi tudo muito bem elaborado. A gente se sentiu motivado e acolhido. O carinho e o respeito que os professores demonstraram pela professora Ivanete também foram muito bonitos. Ela é uma líder essencial para essa instituição. O evento foi inesquecível”, elogiou. 

Para Davison Pereira, professor do curso de Enfermagem, o encontro foi uma oportunidade de fortalecer o trabalho coletivo. “É uma iniciativa muito importante porque nos faz pensar em conjunto, discutir práticas e formas de ensino. A saída do auditório e a quebra do formato tradicional da palestra foram fundamentais. Isso fortalece o nosso vínculo como equipe e, principalmente, a nossa missão como educadores.” 

O 8º Encontro de Docentes mostra a maneira como a instituição pensa ensino, a formação continuada e a valorização do professor, apostando na criatividade, no afeto e na prática ativa como elementos centrais para transformar a educação. 

[elementor-template id="11211"]

Informações da publicação
Publicado em 01/08/2025
Atualizado em 17/09/2025
Compartilhar em

As últimas notícias

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?