O tradicional Encontro de Docentes do UniFOA saiu do lugar-comum e surpreendeu os professores já na chegada. Acostumados a assistir palestras em auditórios, os docentes foram recepcionados no ginásio do curso de Educação Física, onde vivenciaram uma noite repleta de dinâmicas, integração e metodologias ativas. A iniciativa foi idealizada pela Reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, com o propósito de alinhar teoria e prática e proporcionar uma experiência transformadora aos educadores da instituição.
“A gente fala tanto em metodologias ativas, em avaliação diversificada e em fazer diferente… Então por que não demonstrar isso na prática? Neste ano, quisemos trazer novidades aos nossos professores. A ideia foi mostrar como a ludicidade e a avaliação podem caminhar juntas e como isso impacta diretamente no processo de ensino-aprendizagem”, explicou a reitora.
Ela destacou ainda que a proposta da noite foi uma gincana com a temática da avaliação, uma abordagem dinâmica que pode ser adaptada a qualquer disciplina. “Quando associamos ludicidade à avaliação, o estudante também aprende. Isso é o que queremos ver acontecendo nas salas de aula”, reforçou.
A programação levou os professores a resolver enigmas, participar de desafios sobre o ENADE e elaborar estratégias pedagógicas alternativas à prova escrita tradicional. Tudo isso em clima de descontração, com direito a gritos de guerra, coreografias, canto e trabalho em equipe. “Começaram tímidos, mas saíram empolgados. É muito gratificante ver a entrega de cada grupo, a criatividade, a desenvoltura. Isso tudo estava no regulamento da gincana e valeu pontos, claro, mas, mais do que isso, mostrou o quanto nossos professores estão abertos a inovar”, disse Ivanete.
A atividade também incluiu um quiz final, exigindo não só conhecimento dos temas abordados, mas também agilidade, raciocínio rápido e espírito de equipe.
O professor Edilberto Ventureli, do curso de Comunicação, foi um dos mais entusiasmados com a proposta. “Foi muito prazeroso participar. Saímos daquela situação de apenas ouvir alguém falar e fomos desafiados de forma divertida e engajadora. Foi tudo muito bem elaborado. A gente se sentiu motivado e acolhido. O carinho e o respeito que os professores demonstraram pela professora Ivanete também foram muito bonitos. Ela é uma líder essencial para essa instituição. O evento foi inesquecível”, elogiou.
Para Davison Pereira, professor do curso de Enfermagem, o encontro foi uma oportunidade de fortalecer o trabalho coletivo. “É uma iniciativa muito importante porque nos faz pensar em conjunto, discutir práticas e formas de ensino. A saída do auditório e a quebra do formato tradicional da palestra foram fundamentais. Isso fortalece o nosso vínculo como equipe e, principalmente, a nossa missão como educadores.”
O 8º Encontro de Docentes mostra a maneira como a instituição pensa ensino, a formação continuada e a valorização do professor, apostando na criatividade, no afeto e na prática ativa como elementos centrais para transformar a educação.













