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Little H.O.P.E.: jogo criado por estudante do UniFOA vence Hackathon do Cinema Nosso 

Little H.O.P.E.: jogo criado por estudante do UniFOA vence Hackathon do Cinema Nosso 

Little H.O.P.E.

Em um mundo onde os humanos já não existem, a pequena robô H.O.P.E. desperta de um longo sono para cumprir uma missão essencial: convencer seus amigos mecânicos a viverem em harmonia com a natureza. Essa é a proposta de Little H.O.P.E., jogo desenvolvido pela equipe Forja Umbra Studios durante o Hackathon LAB CN 2025 que agora alcança um novo marco: o lançamento da sua página oficial na Steam, a principal plataforma de games independentes do mundo. 

O ponto de partida foi o tema do Hackathon — “Por um futuro sustentável”. Para Pedro Amando, estudante do último período de Sistemas de Informação do UniFOA e integrante da equipe, a ideia nasceu da vontade de criar um jogo que unisse diversão e mensagem, provando que entretenimento e conscientização podem caminhar juntos: 

“Queríamos fugir da lógica dos jogos educativos que focam só no conteúdo e acabam deixando a experiência de lado. Nossa meta era criar algo envolvente, com atmosfera lúdica, puzzles criativos e um design carismático para a H.O.P.E., de modo que a mensagem fosse transmitida de forma natural, enquanto o jogador se diverte”, explica Pedro. 

No game, o jogador assume o papel da protagonista Little H.O.P.E., que precisa aprender uma linguagem de símbolos para se comunicar com robôs e com a fauna de um mundo abandonado pelos humanos. A partir dessa interação, ela tenta restaurar o equilíbrio e trazer esperança ao planeta. 

O desafio do Hackathon 

O desenvolvimento não foi fácil. O Hackathon deu apenas três dias para a criação do protótipo, exigindo dos participantes jornadas intensas de trabalho. Depois, os projetos selecionados tiveram três meses para transformar a ideia em um jogo completo. 

“O maior desafio foi o tempo. Tivemos só três dias para entregar o protótipo e, depois, três meses para finalizar tudo. Foi corrido, mas aprendemos demais nesse processo. Apesar de termos que cortar parte do planejamento original, conseguimos um resultado muito bom”, conta o estudante. 

Essa foi a primeira experiência definitiva da Forja Umbra Studios com o desenvolvimento de um jogo, o que tornou o desafio ainda maior. Mesmo assim, o esforço coletivo resultou em uma entrega sólida, reconhecida e premiada. 

Além da parte técnica, a experiência trouxe aprendizados em organização, logística e comunicação de equipe: 

“Atuar como game designer e narrative designer me ensinou a transmitir ideias e feedback de forma eficiente. Isso é algo que vou levar para toda a minha trajetória”, destaca Pedro. 

Um marco na formação 

A conquista também tem um significado especial para a formação acadêmica do estudante. Segundo ele, a prática complementou de forma decisiva a teoria aprendida em sala de aula: 

“O curso de SI me deu a base em programação, mas principalmente a vivência com o projeto integrado de Game Jam, no primeiro ano, ao lado da professora Luciane Jasmin. Sem essa experiência inicial, eu não teria conseguido avançar tanto”, afirma. 

Com o projeto finalizado e já disponível na Steam, a equipe começa a pensar nos próximos passos: 

“O jogo está pronto, apenas com ajustes de manutenção e correção de erros. Mas já estamos nos movendo para um novo projeto, aplicando tudo o que aprendemos no desenvolvimento do Little H.O.P.E. para criar algo ainda mais impactante”, revela Pedro. 

Mais do que um game, Little H.O.P.E. reflete o potencial criativo dos jovens desenvolvedores brasileiros. Ele une tecnologia, narrativa envolvente e conscientização ambiental mostrando que boas ideias podem sair do papel e ganhar o mundo. 

Confira a página oficial do jogo na Steam: Little H.O.P.E. 

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Informações da publicação
Atualizado em 17/09/2025
Publicado em 27/08/2025
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