Com o tema “Cuidar de Si, Cuidar do Outro: Segurança, Ética e Bem-Estar no Trabalho”, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes + Assédio (SIPAT) de 2025 foi organizada pela CIPA+A da FOA e trouxe uma programação voltada à valorização da vida, da ética nas relações e da promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, humano e seguro.
A programação foi cuidadosamente planejada pela equipe da CIPA+A – Gestão 2025, contemplando atividades dinâmicas e participativas, como rodas de conversa, oficinas, podcasts e palestras. A iniciativa buscou sensibilizar e orientar colaboradores, além de reforçar a corresponsabilidade de cada um na construção de uma cultura organizacional positiva.
Para Elias Soares, presidente da CIPA+A, a SIPAT vai muito além de uma exigência normativa:
“Mais do que cumprir uma norma, a SIPAT é um espaço de encontro, aprendizado e construção coletiva. É um momento em que todos nós refletimos sobre como o autocuidado e o respeito mútuo impactam diretamente na nossa rotina de trabalho e na vida em comunidade.”
Entre os destaques da programação, estiveram a palestra sobre Comunicação Não Violenta (CNV), os debates realizados em podcasts, que trataram de temas atuais ligados à saúde física e mental no trabalho e prevenção de ISTs e o cuidado com a saúde global.
Para Maria Clara Alves, analista de Treinamento e Desenvolvimento, a iniciativa trouxe aprendizados valiosos:
“Achei a iniciativa muito relevante e me chamou atenção o nível dos conteúdos, que agregam muito valor, tanto nas palestras quanto nos podcasts. O episódio sobre saúde física e mental no trabalho foi muito rico, com uma discussão leve, mas extremamente atual e fundamentada. A palestra de Comunicação Não Violenta também me marcou muito, tanto pela oportunidade de colaborar com o professor Edilberto quanto pelo aprendizado como ouvinte.”
Além das reflexões, a SIPAT proporcionou experiências práticas de cuidado, como a auriculoterapia realizada pela professora Rhanica Coutinho, que trouxe uma vivência importante de bem-estar para os participantes.
As rodadas de experiências no Centro Histórico-Cultural também foram bem recebidas, com destaque para as orientações nutricionais de Nutricionista e responsável pelo Clube FOA, Patrícia Cortêz, que apresentou dicas úteis para o dia a dia, e para as práticas de mobilidade corporal conduzidas por estudantes e professores de Educação Física.
Ao reunir diferentes saberes e práticas, a SIPAT 2025 reforçou o compromisso do H.FOA em cultivar um ambiente de trabalho pautado no respeito, na ética e no cuidado coletivo. Mais do que uma semana de atividades, o evento se consolidou como um espaço de transformação, diálogo e fortalecimento de vínculos entre colaboradores.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha