A Pós-graduação Lato Sensu do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) celebra, neste mês de outubro, 30 anos de consolidação, reafirmando sua trajetória de excelência acadêmica, inovação e compromisso com o desenvolvimento regional.
Ao longo dessas três décadas, o setor foi conduzido por profissionais que contribuíram significativamente para o fortalecimento da pós-graduação, entre eles Luiz Guilherme Barbosa, Eduardo, Marcelo Genestra, Ilda Cecília Moreira da Silva, Ursula Adriane Fraga Amorim, Yvina Spínola Jordão, Vera Lúcia Pires Nunes, Daniele Archanjo e, desde 2021, sob a coordenação de Rhanica Evelise Toledo Coutinho, com coordenação adjunta de Daniele Amaral.
Mais de 10 mil profissionais já foram formados pela Pós-graduação Lato Sensu do UniFOA, com atuação de destaque nas áreas da Saúde e Biológicas, Tecnológica e Humanas, com forte ênfase em Gestão. O programa é hoje referência em toda a Região Sul Fluminense e no Vale do Paraíba, reconhecido pela qualidade e relevância de seus cursos.
“Estar à frente da coordenação do programa de pós-graduação Lato Sensu há quase quatro anos é uma experiência que carrego com muito orgulho e responsabilidade. Tenho uma conexão profunda com a instituição e com a missão de promover uma educação de qualidade”, afirma Rhanica Coutinho.
A coordenadora destaca ainda que o sucesso da pós-graduação é resultado de um trabalho coletivo, sustentado pelo envolvimento de diversos setores da FOA e do UniFOA:
“A pós-graduação do UniFOA se faz presente como uma verdadeira orquestra, onde cada setor da FOA e do UniFOA me apoia nessa regência. Celebrar os 30 anos da pós é reconhecer uma trajetória de transformação, que já formou milhares de profissionais e hoje oferece dezenas de cursos ativos em diversas áreas”, complementa.
Desde os primeiros anos, o comprometimento de profissionais dedicados garantiu uma gestão eficiente e acolhedora. Entre eles, destaca-se Agnaldo Novaes, que atua há 30 anos no setor:
“A Pós-graduação Lato Sensu representa, para mim, um dos pilares mais sólidos da educação continuada no UniFOA. É um espaço de transformação, onde profissionais encontram oportunidades reais de crescimento e especialização”, afirma Agnaldo.
Segundo Agnaldo, o sucesso da pós é fruto de um trabalho coletivo, sustentado pelo apoio da instituição de modo geral.
“Temos um apoio inabalável da Presidência, Reitoria, Pró-Reitorias e de todos os setores da FOA/UniFOA. A eles, expresso meu profundo reconhecimento por fortalecerem, ao longo dessas três décadas, esse setor que é essencial para o desenvolvimento regional e para a valorização da formação profissional.”
Com uma base sólida, visão estratégica e foco na qualidade, a Pós-graduação Lato Sensu UniFOA segue formando profissionais preparados para os desafios do presente e do futuro.
“Que venham os desafios que nos impulsionam a apoiar a lapidação profissional dos nossos egressos, e também dos egressos de outras instituições, com o mesmo compromisso, respeito e dedicação que nos trouxeram até aqui”, finaliza Rhanica.
Ao longo dos anos, a Pós-graduação Lato Sensu do UniFOA construiu uma rede sólida de parcerias com instituições de referência nacional. Essas colaborações ampliaram a diversidade de cursos, fortaleceram a credibilidade acadêmica e abriram portas para experiências enriquecedoras dentro e fora da sala de aula.
A qualidade do corpo docente é um dos pilares do programa. Com professores altamente qualificados e atuantes no mercado, os cursos oferecem uma formação atualizada e conectada às demandas contemporâneas. Um exemplo de destaque é a Pós em Odontologia, reconhecida pela sua excelência sob a supervisão do professor Sérgio Lobo Manes.

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha