HomeNotícias
Projeto de aluno do UniFOA é incorporado a programa estadual e amplia alcance no RJ 

Projeto de aluno do UniFOA é incorporado a programa estadual e amplia alcance no RJ 

programa

Um projeto desenvolvido por um estudante do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) saiu do ambiente acadêmico e ganhou escala estadual. A proposta, criada por Wesley Cesar, do 10º período, foi incorporada ao programa Rio Mais Agricultura após se destacar no Participa RJ.

A iniciativa faz parte de um programa voltado à formação da juventude para atuação política e cidadã, com etapas teóricas e práticas em políticas públicas. Ao final, os participantes são desafiados a desenvolver propostas reais, com estimativa orçamentária, voltadas às demandas de suas regiões.

Durante o programa, Wesley apresentou o projeto “Saberes para o Campo”, direcionado aos distritos de Barra Mansa. A proposta tem como foco a capacitação de agricultores e o uso de tecnologias, como drones, para impulsionar a produção e fortalecer a economia local. O trabalho conquistou o terceiro lugar na iniciativa e, posteriormente, passou a integrar ações do programa estadual, ampliando seu alcance para todo o Rio de Janeiro. 

Segundo o estudante, a motivação para participar surgiu do interesse em compreender, na prática, como funcionam as políticas públicas e de que forma a juventude pode ocupar espaços de decisão. 

“A experiência foi essencial para transformar esse interesse em ação concreta. Pude desenvolver liderança, assumir responsabilidades e entender melhor como construir propostas que realmente impactem a sociedade”, destacou. 

Wesley também ressalta que a formação no curso de Direito contribuiu diretamente para sua atuação no programa. 

“O curso me deu base para compreender a estrutura do Estado, os direitos e a lógica das políticas públicas. Isso fez diferença na construção do projeto e na forma de pensar soluções mais consistentes”, afirmou. 

A vivência no programa também trouxe impactos na formação pessoal e profissional do estudante, com o desenvolvimento de competências como comunicação, trabalho em equipe e senso crítico, além de fortalecer o compromisso com questões sociais. 

Para o coordenador do curso de Direito do UniFOA, Alan Pançardes, experiências como essa ampliam o aprendizado e aproximam o estudante da realidade. 

“A participação em iniciativas como o Participa RJ permite que o aluno vá além da teoria e atue diretamente na construção de soluções para problemas concretos. O Direito exige não apenas domínio técnico, mas também visão crítica e capacidade de intervenção”, explicou. 

Segundo o coordenador, o curso incentiva o protagonismo dos estudantes por meio de atividades que conectam a formação acadêmica às demandas da sociedade, como projetos de extensão, atendimentos jurídicos e ações voltadas à promoção da cidadania. 

A trajetória de Wesley mostra como a participação em iniciativas acadêmicas e extracurriculares pode gerar resultados concretos, ampliando a atuação do estudante para além da sala de aula e contribuindo diretamente para a sociedade. 

Informações da publicação
Publicado em 31/03/2026
Atualizado em 31/03/2026
Compartilhar em

As últimas notícias

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?