Qual a melhor hora do dia para estudar? Descubra aqui!

Isso depende de cada pessoa. O importante é que você tenha regras para seus estudos e saiba lidar com elas adequadamente. É o seu desempenho pessoal quem determinará qual a melhor hora para se dedicar.

Saiba quais são as vantagens de estudar de dia, assim como as de estudar de noite. Você pode testar essas possibilidades para encontrar a que mais lhe convém ou investir naquela que é mais compatível com sua agenda.

O ritmo biológico

A grande questão a ser analisada nesse tema é a do ritmo biológico. O ideal é que você concentre os seus estudos naquela faixa horária em que sua concentração está melhor. Isso varia de pessoa para pessoa.

Existem estudantes que conseguem se concentrar melhor durante a madrugada, outros, preferem o dia.

De fato, em casos em que o estudante vive numa casa muito movimentada, numa rua barulhenta, a tendência é que ele só encontre sossego para se dedicar aos estudos quando o movimento diminuir, o que justifica a preferência pelo período noturno.

Já quando não existe esse problema e o estudante pode se concentrar, é possível que ele prefira estudar de manhã.

Outros fatores como trabalhar ou não, ter aulas no período da manhã ou da noite, também interferem.

Vantagens de estudar durante o dia

Seguindo o fluxo normal da sociedade, estudando durante o dia você pode acompanhar o ritmo das outras pessoas, sendo assim, sempre que surgir a necessidade, você pode contar com elas porque estarão acordadas. Isso é útil para tirar dúvidas e marcar estudos em grupo.

Leia também:  Música para concentração: 3 estilos que são mais indicados

Outra vantagem é a luz natural. Um dos problemas de se estudar de noite é que a luz artificial pode trazer danos à saúde, inclusive afetando o ritmo de sono.

Além disso, ao começar seus estudos pela manhã, você aproveita o horário em que seu organismo está mais energizado (considerando que você dormiu ao menos 8 horas durante a noite), o que permite um maior grau de concentração.

Vantagens de estudar durante a noite

É o período ideal para quem procura por tranquilidade na hora dos estudos. Pela noite, a maioria das pessoas está dormindo e distrações como programas de TV também são menores, pois a programação é menos atrativa. Isso vale para as redes sociais, que ficam menos movimentadas no período da noite.

Pessoas que trabalham durante o dia podem usar parte do período noturno para dedicar-se aos estudos.

Se você estiver descansado no período da noite, pode aproveitar as horas em que o silêncio é maior para prolongar o tempo de absoluta concentração.

Descobrindo qual a melhor hora para estudar

É preciso que você analise dois aspectos: a concentração e a rotina. Como o estudo para o vestibular se dá a longo prazo, de nada adianta você estudar de noite na segunda-feira e depois disso voltar a estudar de dia. Com a confusão dos horários seu corpo não vai se adaptar e o cansaço será o maior inimigo da sua concentração.

Leia também:  7 incríveis dicas de organização financeira

Crie um plano de estudos considerando suas características pessoais, seu estilo de vida. Identifique o momento do dia em que sua disposição é maior e você estará mais propício para a atividade intelectual. Essa é a melhor maneira de encontrar o período certo para os estudos.

Agora que você já sabe definir qual a melhor hora para estudar, conheça novas dicas sobre o vestibular nas nossas redes sociais. Acesse o Facebook, o Twitter e o Instagram.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas