Conheça os 5 assuntos de português que mais caem no Enem

Você sabia que Português é uma das matérias mais importantes do Enem? Afinal, ela representa mais ou menos 63% das questões do exame e ainda aparece na prova de redação. Do mesmo modo que existem várias perguntas, também há muito conteúdo para estudar e pouco tempo para realizar a prova.

Por isso, nós separamos os 5 assuntos de Português que mais caem no Enem. Confira quais são eles, veja exemplos e garanta uma nota excelente!

1. Interpretação de texto

Interpretação de texto é o tema mais frequente na grande maioria das questões, não apenas em Português. Afinal, compreender bem o enunciado faz toda a diferença na hora de descobrir qual é a resposta correta. Por esse motivo, é essencial trabalhar bastante essa habilidade. Uma boa dica é ler pausadamente e identificar os conceitos básicos. Confira o exemplo abaixo!

A pergunta “o que é música” tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar: um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.

Disponível em: <https://www.descomplicandoamusica.com/o-que-e-musica/>. Acesso em 23 jul. 2021.

O fragmento define o que é a música de forma simplificada. Como estratégia de construção do texto, o autor faz uso recorrente de:

a)     enumerações para sustentar o ponto de vista apresentado.

b)     exemplificações para ilustrar a distinção entre a música e outros sons cotidianos.

Leia também:  Odontologia Estética: quais possibilidades de atuação nessa área?

c)     generalizações para sintetizar as diversas percepções sobre o que é a música.

d)     adjetivações para descrever os tipos de música.

e)     sinonímias para retomar as características das obras musicais.

Resposta: B

ENEM: Lista de exercícios sobre leitura e interpretação de textos. Disponível em: < https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/enem-lista-de-exercicios-sobre-leitura-e-interpretacao-de-textos.htm>. Acesso em: 31 de out. de 2022.

2. Figuras de linguagem

As figuras de linguagem também entram como um dos assuntos de Português que mais caem no Enem. Metáfora, metonímia, elipse, paradoxo, sinestesia, polissíndeto, entre outras tantas podem confundir o participante. Sendo assim, durante seus estudos para a prova, preste bastante atenção em cada uma delas e realize diversos exercícios para fixar o conteúdo. A seguir, veja um exemplo de questão sobre o assunto.

Cidade grande

Que beleza, Montes Claros.

Como cresceu Montes Claros.

Quanta indústria em Montes Claros.

Montes Claros cresceu tanto,

ficou urbe tão notória,

prima-rica do Rio de Janeiro,

que já tem cinco favelas

por enquanto, e mais promete.

(Carlos Drummond de Andrade)

Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a:

a)     metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.

b)     intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.

c)     ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.

d)     denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.

e)     prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

Resposta: C

PEREZ, Luana Castro Alves. Exercícios sobre figuras de linguagem. Disponível em: <https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-figuras-linguagem-2.htm>. Acesso em: 31 de out. de 2022.

3. Interpretação de texto não verbal

Questões com tabelas, gráficos, quadrinhos e imagens estão sempre presentes na prova do Enem. Algumas vezes, as perguntas cobram apenas a interpretação de imagens, enquanto outras pedem análise de textos, como é o caso das tirinhas. A melhor dica é prestar atenção aos detalhes e se habituar a acompanhar esse tipo de texto não verbal em seu dia a dia.