Conheça os 5 assuntos de português que mais caem no Enem

Você sabia que Português é uma das matérias mais importantes do Enem? Afinal, ela representa mais ou menos 63% das questões do exame e ainda aparece na prova de redação. Do mesmo modo que existem várias perguntas, também há muito conteúdo para estudar e pouco tempo para realizar a prova.

Por isso, nós separamos os 5 assuntos de Português que mais caem no Enem. Confira quais são eles, veja exemplos e garanta uma nota excelente!

1. Interpretação de texto

Interpretação de texto é o tema mais frequente na grande maioria das questões, não apenas em Português. Afinal, compreender bem o enunciado faz toda a diferença na hora de descobrir qual é a resposta correta. Por esse motivo, é essencial trabalhar bastante essa habilidade. Uma boa dica é ler pausadamente e identificar os conceitos básicos. Confira o exemplo abaixo!

A pergunta “o que é música” tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar: um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.

Disponível em: <https://www.descomplicandoamusica.com/o-que-e-musica/>. Acesso em 23 jul. 2021.

O fragmento define o que é a música de forma simplificada. Como estratégia de construção do texto, o autor faz uso recorrente de:

a)     enumerações para sustentar o ponto de vista apresentado.

b)     exemplificações para ilustrar a distinção entre a música e outros sons cotidianos.

Leia também:  4 dicas de interpretação de texto para mandar bem no Enem

c)     generalizações para sintetizar as diversas percepções sobre o que é a música.

d)     adjetivações para descrever os tipos de música.

e)     sinonímias para retomar as características das obras musicais.

Resposta: B

ENEM: Lista de exercícios sobre leitura e interpretação de textos. Disponível em: < https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/enem-lista-de-exercicios-sobre-leitura-e-interpretacao-de-textos.htm>. Acesso em: 31 de out. de 2022.

2. Figuras de linguagem

As figuras de linguagem também entram como um dos assuntos de Português que mais caem no Enem. Metáfora, metonímia, elipse, paradoxo, sinestesia, polissíndeto, entre outras tantas podem confundir o participante. Sendo assim, durante seus estudos para a prova, preste bastante atenção em cada uma delas e realize diversos exercícios para fixar o conteúdo. A seguir, veja um exemplo de questão sobre o assunto.

Cidade grande

Que beleza, Montes Claros.

Como cresceu Montes Claros.

Quanta indústria em Montes Claros.

Montes Claros cresceu tanto,

ficou urbe tão notória,

prima-rica do Rio de Janeiro,

que já tem cinco favelas

por enquanto, e mais promete.

(Carlos Drummond de Andrade)

Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a:

a)     metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.

b)     intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.

c)     ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.

d)     denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.

e)     prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

Resposta: C

PEREZ, Luana Castro Alves. Exercícios sobre figuras de linguagem. Disponível em: <https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-figuras-linguagem-2.htm>. Acesso em: 31 de out. de 2022.

3. Interpretação de texto não verbal

Questões com tabelas, gráficos, quadrinhos e imagens estão sempre presentes na prova do Enem. Algumas vezes, as perguntas cobram apenas a interpretação de imagens, enquanto outras pedem análise de textos, como é o caso das tirinhas. A melhor dica é prestar atenção aos detalhes e se habituar a acompanhar esse tipo de texto não verbal em seu dia a dia.

Leia também:  Como se preparar para o primeiro ano de faculdade? Confira 5 dicas

No caso de tirinhas e charges, observe as expressões dos personagens e detalhes do cenário. Já para tabelas e gráficos, analise todas as informações que constam, como porcentagens, datas, períodos, crescimento ou decrescimento dos dados.

4. Gêneros textuais

Essa parte de Português se refere às características e estruturas de determinado texto. Vale lembrar que elas podem variar de acordo com a função social do texto, isto é, sua finalidade ou importância na sociedade.

Por exemplo, o texto dissertativo-argumentativo (tão comum nas redações) tem o objetivo de convencer o leitor sobre um posicionamento. Além desse, há outros tipos, como: texto narrativo, explicativo injuntivo, explicativo prescritivo e dissertativo expositivo. A seguir, confira como esse tema cai no Enem.

“A ciência mais imperativa e predominante sobre tudo é a ciência política, pois esta determina quais são as demais ciências que devem ser estudadas na pólis. Nessa medida, a ciência política inclui a finalidade das demais, e, então, essa finalidade deve ser o bem do homem.”

(Aristóteles. Adaptado)

O gênero textual utilizado pelo autor é

a)     propaganda

b)     enciclopédia

c)     texto didático

d)     texto de opinião

e)     texto prescritivo

Resposta: D

DIANA, Daniela. Exercícios sobre gêneros textuais. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/generos-textuais-exercicios/>. Acesso em: 31 de out. de 2022.

5. Variação linguística

O Português falado aqui no Brasil tem uma grande variedade linguística, relacionada às diferenças regionais, sociais e até mesmo ao contexto comunicativo. Nesse tema, entram: norma culta, morfologia, sintaxe e semântica. Então, é importante que você conheça as regras gramaticais e, para isso, nada melhor do que adquirir o hábito de ler bastante e observar como as frases são construídas. Veja como esse assunto de Português cai no Enem:

Leia também:  Estudantes do UniFOA podem participar de projeto voluntário com carga horária para Atividades Complementares

“eu gostava muito de passeá… saí com as minhas colegas… brincá na porta di casa di vôlei… andá de patins… bicicleta… quando eu levava um tombo ou outro… eu era a::… a palhaça da turma… ((risos))… eu acho que foi uma das fases mais… assim… gostosas da minha vida foi… essa fase de quinze… dos meus treze aos dezessete anos… “

A.P.S., sexo feminino, 38 anos, nível de ensino fundamental. Projeto Fala Goiana, UFG, 2010 (inédito).

Um aspecto da composição estrutural que caracteriza o relato pessoal de A.P.S. como modalidade falada da língua é:

a)     predomínio de linguagem informal entrecortada por pausas.

b)     vocabulário regional desconhecido em outras variedades do português.

c)     realização do plural conforme as regras da tradição gramatical.

d)     ausência de elementos promotores de coesão entre os eventos narrados.

e)     presença de frases incompreensíveis a um leitor iniciante.

Resposta: A

Enem 2012. Questão 99. Disponível em: <http://educacao.globo.com/provas/enem-2012/questoes/99.html>. Acesso em 31 de out. de 2022.

Agora que você já sabe quais são os 5 assuntos de Português que mais caem no Enem, não esqueça de dar mais atenção a esses temas. Além disso, realize exercícios, confira o gabarito e, se necessário, refaça várias vezes a mesma questão. Essa é chave para compreender bem o tema e memorizar todo o conteúdo.

Quer uma ajuda extra? Então, confira as melhores técnicas de leitura e otimize seus estudos!

assuntos de portugues

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas