Com o objetivo de unir forças e propor soluções integradas para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o deputado estadual Munir Neto promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Volta Redonda. Com o tema “A Garantia de Direitos no SUAS: Desafios e Propostas para Fortalecer a Assistência Social no Médio Paraíba”, o encontro reuniu gestores da área social de diversos municípios da região, profissionais da área e representantes de entidades.
Durante a abertura, Munir Neto destacou que o momento exige mais que diagnósticos, é hora de articulação. “Essa audiência pública é uma convocação para que possamos pensar a Assistência Social como investimento, e não como gasto. Estamos falando de políticas públicas que garantem cidadania, dignidade e melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou o deputado.
A programação contou com palestras de especialistas com sólida trajetória na área. Thaís de Oliveira Alexandre, assistente social, mestre em Serviço Social e controladora da Secretaria de Assistência Social de Barra do Piraí, apresentou dados e reflexões sobre os gargalos do financiamento da política de assistência. A professora Daniele do Val, do curso de Serviço Social do UniFOA, reforçou a importância da formação crítica e do diálogo entre academia e território para qualificar a atuação dos profissionais. Também participaram Flávia da Silva Santos, assistente social e mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela UFRJ, e Fabiana Rosa, coordenadora do Fórum Estadual dos Usuários do SUAS-RJ e do Fórum Estadual dos Conselheiros e Ex-Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente (FECMDCA-RJ), trazendo a perspectiva dos usuários e do controle social.
Ao fim do evento, Munir Neto ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Volta Redonda. “Temos um prefeito sensível ao tema. Atualmente, o município conta com 35 CRAS – o maior número por habitante do Brasil – e já está prevista a inauguração de mais uma unidade na Ponte Alta. São espaços fundamentais para o acesso a direitos, serviços e proteção social para milhares de famílias.”
A audiência pública marca um passo importante na construção de uma agenda regional mais forte e articulada para a Assistência Social, reconhecendo o papel estratégico do SUAS na superação das desigualdades e na promoção da cidadania.
Conferência Municipal de Assistência Social de Volta Redonda
A Conferência Municipal de Assistência Social de Volta Redonda será realizada nos dias 26 e 27 de junho de 2025, no UGB/Aterrado é aberta à participação da população para que todos os cidadãos possam participar e contribuir nas discussões sobre políticas públicas de assistência social e coletar propostas para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).