A 2ª edição do Simpósio das Exatas, promovida pelos cursos de Engenharias, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação do UniFOA, reforçou o compromisso da instituição com uma formação completa, que alia conhecimento técnico, habilidades interpessoais e inserção no mercado de trabalho. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras com profissionais da área, mesas-redondas com egressos, oficinas e a submissão de trabalhos nos formatos de relato de experiência e resumo.
De acordo com o professor Italo Pinto, um dos organizadores do evento, todas as atividades foram planejadas para contribuir diretamente com a formação dos estudantes.
“Tivemos ações mais técnicas, voltadas para temas como inteligência artificial, Indústria 4.0 e programação, mas também incluímos oficinas focadas em soft skills, como comunicação não violenta e gestão de tempo. Além disso, promovemos atividades voltadas para o marketing pessoal, como o uso estratégico do LinkedIn e a postura em entrevistas de emprego. Ou seja, buscamos alinhar as competências técnicas e comportamentais com estratégias de empregabilidade”, destacou.
Outro ponto alto do simpósio foi a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes. Segundo Ítalo, o momento foi importante para incentivar a troca de experiências e valorizar o que vem sendo produzido dentro da graduação.
“Acredito que o impacto do evento pode ser muito grande, principalmente se os alunos aproveitarem o espaço para networking e engajamento”, completou.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Carlos Eduardo, também celebrou os resultados do evento. Ele destacou a evolução da iniciativa, que no ano anterior havia sido realizada como “Semana das Exatas” e, nesta edição, ganhou mais robustez com a estrutura de simpósio, incluindo a publicação e defesa de trabalhos acadêmicos.
“Foi uma experiência muito interessante. Tivemos participação ativa de alunos, egressos, professores e palestrantes externos. Alunos do terceiro período ministraram oficinas, egressos também contribuíram com atividades, e tivemos ainda premiações para os melhores trabalhos. Dois trabalhos do curso de Sistemas de Informação foram premiados na categoria resumo, e um da Engenharia Elétrica venceu na categoria relato de experiência. Foi um momento muito rico e de troca verdadeira entre todos os envolvidos”, avaliou.
Para a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Samanta Grisol, o Simpósio das Exatas foi um evento que promoveu a integração entre teoria e prática, estimulando a pesquisa, a inovação e o protagonismo discente por meio da apresentação de projetos, palestras e mesas-redondas.
“Para nós, da coordenação, é uma grande satisfação ver nossos estudantes compartilhando seus conhecimentos, dialogando com profissionais da área e fortalecendo sua trajetória como futuros engenheiros comprometidos com a ética, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional”, afirmou.
Com foco na interdisciplinaridade e na vivência prática, o Simpósio das Exatas reafirma a proposta do UniFOA de preparar profissionais completos, capazes de enfrentar os desafios do mercado com conhecimento, atitude e visão de futuro.
As semanas acadêmicas de Engenharia no UniFOA têm uma história de mais de 40 anos. O Simpósio das Exatas consolida esta experiência, buscando a integração e possibilidade de colaboração entre os cursos. O 2º Simpósio das Exatas foi realizado envolvendo os cursos presenciais: Engenharia Ambiental, Civil, de Produção, Elétrica, Mecânica e Sistemas de Informação; digitais: Engenharia Civil, da Computação, de Produção e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Tema: Ligação de um Motor Trifásico de 12 terminais: um relato de experiência utilizando laboratórios virtuais do UniFOA
Participantes: Pedro Mateus Lopes de Resende Dias; Gian Luca Silva Soares; Edimilson Emanuel Fonseca Alves; Luciano Augusto Moura da Silva; Matheus Flores de Almeida Candido e Italo Pinto Rodrigues.
Tema: VolunCheer: Plataforma de Inovação Social através da conexão entre voluntários e ONGs
Participantes: Samara Leal; Bianca Sanches; Elisa Dacol; Lilian Lima; Mariana Santos; Thaíssa Ferreira e Luciane Carvalho.
Tema: CowLabs: Uma Plataforma Digital para Trabalho Colaborativo e Integração de Projetos no Ensino Superior
Participantes: Wesley Pinheiro Balbino; Pedro Vieira Carvalho; Marcelo Ferreira Reis; Yuri Rocha March de Souza; Lucas Nogueira Andrade e Luciane Carvalho Jasmin de Deus.
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A egressa do curso de Engenharia de Produção e do Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) do UniFOA, Julia Cardoso Landim, conquistou uma das vagas no doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerada uma das seleções mais concorridas do Brasil. Além disso, também foi aprovada no Instituto Militar de Engenharia (IME), consolidando seu destaque acadêmico.
"Ambos os processos seletivos foram extremamente desafiadores, pois são as instituições mais concorridas do país. Tive muito receio de não ser aprovada, mas contei com o apoio incondicional do meu marido, dos meus pais e da minha orientadora, Prof. Cirlene Bandeira, que acreditaram em mim mais do que eu mesma", compartilhou Julia.
A trajetória acadêmica da egressa começou no Centro Universitário de Volta Redonda, onde concluiu a graduação em Engenharia de Produção no final de 2022 e o Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) no final de 2024. Seu interesse pela pesquisa surgiu logo no início da graduação, o que a levou a se envolver em projetos acadêmicos e a desenvolver um perfil voltado à investigação científica.
"Desde o primeiro semestre da graduação, me envolvi em projetos de pesquisa e descobri minha paixão pela área. O doutorado sempre foi meu maior objetivo, e foi por meio da pesquisa que encontrei o caminho para realizá-lo", afirmou Julia.
A conquista de Julia reforça a excelência da formação oferecida pelo UniFOA. Para a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora Samantha Grisol, essa aprovação é um marco significativo.
"Essa conquista não é apenas um reconhecimento do talento da Julia, mas também evidencia a qualidade da formação oferecida pelo UniFOA. Nossa instituição prepara profissionais altamente qualificados, prontos para enfrentar desafios acadêmicos e do mercado de trabalho. Além disso, a trajetória dela serve de inspiração para outros alunos, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e base sólida de ensino", destacou a coordenadora.
A estrutura acadêmica do UniFOA desempenhou um papel essencial nesse processo, incentivando Julia e outros estudantes a explorarem seu potencial por meio de projetos de pesquisa, eventos e atividades extracurriculares.
"O corpo docente do UniFOA sempre me incentivou muito, com alguns professores desempenhando um papel ainda mais ativo. Destaco a professora Cirlene Bandeira, minha orientadora no mestrado, as professoras Sirlei Bubnoffe e Janaina Oliveira, minhas orientadoras no TCC, e o professor Sérgio Montoro. Eles me ofereceram suporte acadêmico e orientação estratégica para aprimorar meu currículo e me preparar para desafios acadêmicos maiores", explicou Julia.
Sua orientadora no mestrado, a professora Cirlene Bandeira, destacou o talento e a dedicação da estudante. "Desde a graduação, Julia demonstrava um grande interesse por pesquisa e uma capacidade excepcional. Quando ela ingressou no mestrado e me escolheu como orientadora, foi uma grata surpresa. Sua habilidade na escrita e na investigação acadêmica resultou em um trabalho de alta qualidade, que, inclusive, estamos solicitando patente. Sua aprovação em duas das instituições mais renomadas do país é fruto do seu esforço e do seu comprometimento", ressaltou.
A coordenadora do curso reforça a importância desse suporte acadêmico. "O UniFOA teve um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da Julia, oferecendo uma estrutura de ensino que estimula a pesquisa, o pensamento crítico e a inovação. A instituição proporciona oportunidades por meio de projetos de iniciação científica, eventos acadêmicos e o incentivo ao envolvimento em atividades extracurriculares. O apoio dos professores e a qualidade do ensino foram essenciais para que ela se sentisse preparada para enfrentar os desafios de um doutorado em uma das melhores instituições do país", enfatizou Samantha.
Agora, Julia iniciará seu doutorado no ITA no programa de Ciências e Tecnologias Espaciais, com foco em materiais para aplicação espacial. Sua história de sucesso reforça a missão do UniFOA de formar profissionais qualificados, aptos a ocupar espaços de relevância nacional e internacional. Seu exemplo é uma inspiração para aqueles que sonham em seguir a carreira acadêmica e acreditam que a educação é o caminho para grandes conquistas.
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O estágio é uma fase essencial na formação acadêmica, permitindo que os estudantes transformem teoria em prática e ampliem suas perspectivas profissionais. Esse foi o caso de Giovanna, aluna do 7º período de Engenharia de Produção do UniFOA, que acaba de conquistar uma vaga de estágio na Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, com presença global em diversos continentes.
Para alcançar essa oportunidade, Giovanna enfrentou um processo seletivo rigoroso, com diversas etapas, incluindo testes online, dinâmicas de grupo e entrevistas com gestores. “Foi um desafio grande, mas muito bem estruturado. Durante todo o processo, aprendi bastante sobre a cultura da Embraer e tive a chance de me conectar com outros candidatos talentosos”, conta a estudante.
Ao receber a notícia da aprovação, em 1º lugar, Giovanna descreve o momento como uma mistura de felicidade, orgulho e alívio. “Saber que fui selecionada para uma empresa tão renomada me trouxe uma grande sensação de realização e motivação para dar o meu melhor nesse novo desafio.”
A aluna destaca que estagiar na Embraer representa uma oportunidade única de aprendizado e crescimento profissional, permitindo que ela esteja imersa em um ambiente de inovação e excelência na engenharia. “É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, um privilégio. Sei que essa experiência será fundamental para minha carreira.”
Sobre o papel do UniFOA em sua trajetória, Giovanna reconhece a importância da instituição em sua conquista. “O UniFOA foi essencial, tanto pela base teórica quanto pelas oportunidades de desenvolvimento prático. Os professores e a estrutura da instituição me ajudaram a desenvolver habilidades técnicas e comportamentais que foram determinantes para me destacar no processo seletivo.”
A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Samantha Grisol, destaca a relevância do estágio na formação dos alunos. “O estágio é uma fase essencial na formação acadêmica, permitindo que os estudantes transformem teoria em prática e ampliem suas perspectivas profissionais. Giovanna é um exemplo claro de como o UniFOA prepara seus alunos para enfrentar desafios reais e conquistar espaço em grandes empresas”, enfatiza.
Samantha também reforçou que a metodologia inovadora aplicada nos cursos de Engenharia é um diferencial na trajetória dos estudantes, oferecendo um aprendizado dinâmico e aplicado à realidade do mercado.
“Com foco em práticas interativas, projetos multidisciplinares e desenvolvimento de habilidades essenciais para desafios reais, o curso incentiva a autonomia e o pensamento crítico”, disse.
A história de Giovanna reforça o compromisso do UniFOA em preparar seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho, e inspirando outros estudantes a se dedicarem com paixão e determinação.
O reconhecimento do esforço acadêmico marcou a cerimônia do 12º Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, realizada no dia 3 de dezembro, no Clube de Engenharia. A premiação reuniu estudantes, professores e orientadores de diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro, valorizando pesquisas de destaque nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências.
O UniFOA brilhou na edição ao conquistar seis premiações em trabalhos dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, de Materiais e Produção. A coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Ambiental do UniFOA, Samantha Grisol, destacou a relevância dessa conquista: "Essa premiação reflete o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, a inovação e a formação de profissionais altamente qualificados para o mercado."
A edição teve como tema "O Desafio da Mudança Climática para o Futuro da Engenharia", contemplando 81 trabalhos acadêmicos, entre monografias, dissertações e teses, apresentados em cursos de graduação, mestrado e doutorado referentes a 2023. Para o ano de 2024, pela primeira vez, o tema foi definido por meio de uma votação realizada pelas instituições de ensino que integram o Colegiado das Instituições de Ensino Superior do Crea-RJ (CDIES).
O evento também se destacou pela participação feminina na mesa solene. Além de Samantha Grisol, estiveram presentes a coordenadora e coordenadora adjunta da Comissão de Educação do Crea-RJ, Gisele Teixeira Saleiro e Débora Candeias; a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado; o presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández; e o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian.
Samantha Grisol ressaltou a importância desse momento para a inclusão feminina nas engenharias: "Este momento simboliza não apenas a valorização do ensino de qualidade, mas também a participação feminina nos cursos de engenharia no Brasil, promovendo um ambiente inclusivo e equitativo."
O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, reforçou a importância da continuidade da premiação: "Que o Prêmio Crea-RJ chegue ao vigésimo, ao trigésimo, que passe por gestões! Porque as gestões passam, mas as instituições ficam e aquilo que é bom deve permanecer, sendo apenas aperfeiçoado cada vez mais."
Desde sua primeira edição, em 2011, o Prêmio Crea-RJ já contemplou mais de 900 trabalhos, de 1.406 autores, representando 110 instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro.
A conquista dos cursos de Engenharia reforça o papel do Centro Universitário como referência na formação de engenheiros capacitados para enfrentar desafios globais com inovação e conhecimento científico.
O curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está comemorando mais uma conquista. A egressa Júlia Oliveira, formada em Engenharia de Produção, conseguiu ser aprovada para ingressar no curso “Organizational Science” da University of North Carolina at Charlotte (UNCC), onde iniciará seus estudos de Doutorado na área de Administração, um grande marco na sua jornada acadêmica e profissional.
Ela partiu no último sábado (10) para a cidade de Charlotte, localizada no leste do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde irá se estabelecer para iniciar uma nova fase repleta de novas experiências e aprendizados:
“Tenho certeza que vou me desenvolver muito. Profissionalmente, este doutorado vai me dar a perspectiva da instituição sob os olhos internacionais e vou estar conectada com professores excelentes nos seus campos de atuação. O networking vai ser incrível, acredito muito nisso. E pessoalmente, vou desenvolver o inglês, conseguir usufruir de uma nova cultura, fazer novas amizades, além de ter a possibilidade de me estabilizar financeiramente”, declarou Júlia, ansiosa para iniciar sua nova caminhada.
Os principais interesses de estudos da discente estão relacionados à diversidade e inclusão ligadas à área administrativa de empresas, com aprofundamentos centrados em aspectos da psicologia, gestão, comunicação e sociologia. O curso de PhD da universidade oferece estudos e pesquisas justamente nas áreas desejadas pela egressa, que cultivava o sonho de aprimorar seus conhecimentos nos Estados Unidos desde o final de 2022:
“Minha vontade de embarcar nesse desafio foi motivada, sem dúvida, pelo incentivo à pesquisa em termos financeiros, a variedade de linhas de pesquisa e a avaliação holística que as universidades têm com relação aos alunos. O processo até minha aprovação também me surpreendeu, pela maneira como as entrevistas foram conduzidas pelos professores, que tentaram entender o que cada um dos candidatos poderia oferecer ao curso e à universidade”, explicou.
A UNCC é uma instituição pública de ensino superior com uma sólida estrutura acadêmica, que inclui diversas instalações destinadas ao conforto e bem-estar dos alunos. Além disso, a universidade oferece suporte de carreira como workshops de currículo, apoio acadêmico para os estudantes de pós-graduação, como também assistência para alunos internacionais por meio de um escritório que ajuda com questões legais, burocráticas e todo o processo de adaptação:
“Por toda essa estrutura, acredito que vou ter uma experiência única, que vai me permitir ter oportunidades tanto na academia, como fora dela. Estou muito contente mesmo com tudo o que está acontecendo. Meus pais estão muito felizes, me apoiando em todas as decisões e mudanças, orgulhosos e marcando até data para me visitarem”, completou Júlia.
O caminho trilhado por Júlia até conseguir ingressar na universidade estadunidense não foi fácil. Uma das exigências da maioria das instituições de ensino do país para o aceite em cursos de Doutorado é uma experiência acadêmica mais encorpada dentro e fora da sala de aula, sobretudo com atuações na área de pesquisa e ensino, além do conhecimento de novas tendências acadêmicas.
Dessa forma, a egressa entrou em contato com professores do curso de Engenharia do UniFOA para se voluntariar como professora, no intuito de melhorar o seu currículo. Ela conseguiu sua oportunidade como docente em março de 2023, e desde então vinha lecionando no curso a fim de entender como funciona o relacionamento entre as diferentes gerações dentro da sala de aula, como o período pandêmico transformou o ensino e o aprendizado e de que forma uma instituição de ensino superior funciona de maneira geral.
Durante esse período como professora, a doutoranda começou a enviar e-mails para professores americanos que tinham interesse de pesquisas semelhantes aos dela, para despertar o interesse em suas pesquisas e aumentar suas chances de ingressar em um curso de Doutorado. Além disso, ela se inscreveu em vários processos seletivos para PhDs de universidades dos EUA, que exigiam uma carta de motivação, redigida pela própria universitária, assim como cartas de recomendações de profissionais que acompanhavam de perto sua dedicação diária.
Dois dos escolhidos pela estudante para escreverem as cartas de recomendações foram os professores Sérgio Mello e Janaína Torres. Muito felizes com sua conquista, ambos rasgaram elogios à egressa ao contar um pouco de seu talento e potencial:
“Quando a Júlia entrou em contato comigo, outros professores tinham uma ótima referência sobre ela. Como professora voluntária ela foi excelente, sempre se mostrou muito interessada com as atividades de pesquisa, era organizada, cumpria prazos, tinha um bom relacionamento com os alunos e era muito cirúrgica nas suas pontuações. Foi a combinação disso tudo que a fez ter sucesso no seu processo fora do país. Estou muito feliz e orgulhosa com essa conquista, pois ela se dedicou e merece isso tudo que está vivendo”, relatou Janaína, satisfeita com a conquista da acadêmica.
O professor Sérgio foi um dos orientadores do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Júlia, quando ela ainda concluía sua graduação no UniFOA, em meados de 2018. Ele afirmou que foi um privilégio tê-la como estudante, dando os parabéns pela realização desse grande sonho ao desejar sucesso em sua nova jornada:
“Não tenho dúvidas de que ela representará muito bem nosso curso e nossa instituição. Ela enfrentará grandes desafios, mas será capaz de superar cada um deles, pois se preparou e é determinada em alcançar seus objetivos. Me resta dar os parabéns, desejar sucesso e nos colocarmos à disposição para apoiá-la em todos os momentos de sua jornada. Muito obrigado Júlia, por escolher o UniFOA para sua formação e nos dar a oportunidade do convívio que ultrapassou os cinco anos de seu curso de Engenharia de Produção”, enalteceu Sérgio.
A egressa agradeceu todo o apoio dos docentes, além de expressar suas expectativas para a nova fase de sua vida:
“Vai ser uma mudança e tanto! Porém, estou muito animada de estar prestes a viver numa cultura nova. Tenho certeza que vou me desenvolver muito ao longo desse Doutorado. Serei eternamente grata aos professores Sérgio e Janaína, que confiaram em mim o papel de professora voluntária e deram todo o suporte durante esse processo, com orientações e muitos conselhos valiosos”, finalizou.
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O curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) teve 10 artigos de estudantes aceitos em dois congressos nacionais. Ao todo, dois deles foram aprovados no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), e oito receberam aprovação do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE).
Todos os alunos que tiveram seus trabalhos selecionados apresentarão temas diversos acerca de tecnologias que podem ser exploradas em áreas específicas, como a aplicação de redes neurais artificiais, tal qual a inteligência artificial na siderurgia; o estudo de desenvolvimento de extrusoras, entre outras diversas pesquisas inovadoras. Os discentes discorrerão sobre suas aplicações, métodos, principais vantagens sobre cada recurso analisado, assim como vários impactos pertinentes para a diversificação e melhoria do trabalho na Engenharia brasileira:
“A sensação de ser selecionado é indescritível. É um misto de alegria, alívio e realização. Apesar de todos os desafios enfrentados, conseguimos colher o fruto dos esforços somados, e saber que teremos a oportunidade de apresentá-lo em um dos congressos mais importantes da engenharia mecânica no Brasil é extremamente gratificante”, declarou Gabriel Rodrigues, do 4º período da Engenharia ABI do UniFOA, muito feliz pela oportunidade de ser escolhido para o CONEM.
O CONEM é um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O congresso, que acontecerá entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, em Natal (RN), traz o tema “Ciência e Engenharia Para o Futuro” e recebe acadêmicos com ideias brilhantes para a área no país:
“Ser selecionado para o Congresso é uma sensação extraordinária. É o reconhecimento de todo o esforço e dedicação investidos ao longo da minha jornada acadêmica. Participar de um evento de tamanha importância me enche de orgulho e satisfação, além de ser uma grande oportunidade para compartilhar conhecimento e aprender com profissionais renomados”, contou Bruno Lima, do 4º período, muito feliz por poder participar do Congresso.
Já o COBENGE, em sua 52º edição, reúne gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes motivados em promover a melhoria da formação e o desenvolvimento da engenharia nacional. O curso de Engenharia do UniFOA também participou da última edição, na qual teve destaque na apresentação de um estudo com abordagem de aprendizagem. O evento, que será organizado entre os dias 16 e 19 de setembro em Vitória (ES), promete trazer insights esclarecedores para cada participante, além de uma experiência memorável para vida pessoal e profissional de todos:
“Estou muito feliz pela nossa seleção para o congresso. Buscamos o máximo de informações e atividades possíveis para que o artigo ficasse cada vez mais completo. É sempre gratificante o reconhecimento pelo esforço que temos ao elaborar esses trabalhos, além da grande experiência que o evento ainda vai nos conceder” enfatizou Larissa Torres, do 4º período, muito ansiosa para participar do COBENGE.
A realização e aprovação desses artigos mostra o potencial dos estudantes do UniFOA, maximizado pela estrutura e a excelência de ensino da instituição. A partir de uma metodologia que integra a teoria à prática acadêmica, os professores do Centro Universitário incentivam a pesquisa e a elaboração de trabalhos inovadores, visando sempre ao aprendizado em primeiro lugar:
“Os impactos para os estudantes são múltiplos e transformadores. De modo geral, o uso de tecnologias disruptivas e o desenvolvimento do pensamento holístico para lidar com projetos complexos expande horizontes e potencializa o aprendizado, sendo crucial para a formação profissional”, declarou Italo Pinto Rodrigues, co-autor dos trabalhos aprovados e professor do curso de Engenharia, orgulhoso pelos trabalhos elaborados e aprovados.
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Promover iniciativas que estimulem a busca por conhecimento são ações que podem transformar a vida de inúmeros estudantes, inclusive aqueles que estão evoluindo em sua trajetória acadêmica no ensino fundamental. Ao oportunizar que alunos de uma graduação tenham a experiência de ensinar conceitos básicos sobre determinada área para esses jovens, o aprendizado é mútuo, pelo contato das crianças e adolescentes com novos assuntos, além da chance dos graduandos colocarem em prática o que estudam em sala de aula.
Apoiados por esse ponto de vista, os discentes do curso da Engenharia ABI do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) elaboraram o “Projeto Missão Eletrônica", programa educacional que visa despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio pelas ciências exatas, especialmente a eletrônica. A primeira fase do programa foi construída ao longo do primeiro semestre, com a confecção do material que será utilizado como instrumento de ensino a diversos estudantes de escolas de Volta Redonda por meio de oficinas.
A implementação do "Missão Eletrônica" encontra fundamento na importância de alinhar a educação básica com competências essenciais em engenharia, como definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), e também orientado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Sua aplicação também contribui para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados a preservação do meio ambiente e educação, aumentando ainda mais os impactos da proposta:
“Esta experiência prática é altamente valorizada pelo mercado de trabalho, pois os alunos utilizam as mesmas ferramentas e técnicas que os profissionais que já atuam no mercado de trabalho empregam em suas atividades. Adicionalmente, essa iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades comportamentais essenciais, como trabalho em equipe”, enfatizou Italo Pinto Rodrigues, um dos professores do curso de Engenharia proponentes da ação.
A etapa inicial foi focada na criação de protótipos, como um circuito eletrônico, que serão utilizados como exemplos para os projetos dos protótipos foram descritos em cartilhas, de modo a apoiar os discentes do UniFOA, que auxiliarão os jovens do ensino fundamental e médio nas futuras atividades. Além disso, ela conterá informações sobre o funcionamento dos protótipos, fundamentos básicos de suas aplicações e cuidados básicos necessários em projetos envolvendo eletrônica e eletricidade.
A segunda fase acontecerá no segundo semestre com a condução de oficinas dedicadas à reprodução dos protótipos descritos nas cartilhas. Durante essas ações, os estudantes das escolas de Volta Redonda serão introduzidos, integrados e instruídos em conceitos de eletricidade e eletrônica.
Os estudantes do Centro Universitário serão os facilitadores dessa introdução, acompanhados pelo professor Italo. Eles serão incentivados a pensar criticamente e aplicar teorias, aprendidas em sala de aula, por meio de desafios práticos direcionados aos jovens.
Um dos objetivos da iniciativa é criar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde estudantes universitários compartilham suas experiências e conhecimentos com os alunos no início de sua trajetória acadêmica, o que incentiva a troca de aprendizado e enriquece o processo educacional ao desenvolver habilidades interpessoais e pedagógicas nos participantes.
A metodologia de aplicação do projeto reflete a ênfase das diretrizes na aplicação prática do conhecimento. Isso não só fortalece a compreensão teórica dos alunos do UniFOA, mas também desenvolve habilidades, como o pensamento crítico, e enriquece a experiência de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio:
“A integração entre ensino e extensão torna o processo de ensino-aprendizagem mais humano. Para mim, é uma realização profissional participar desses projetos junto com os estudantes de Engenharia e, mais do que isso, criar e desenvolver propostas que têm o potencial de mudar o mundo”, finalizou Italo.
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Os alunos dos cincos cursos de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) – Mecânica, Elétrica, Produção, Civil e Ambiental -, encerraram o semestre com as apresentações de projetos inéditos e revolucionários, dentro do Sistema Área Básica de Ingresso (ABI), que é baseado em aulas práticas favorecendo a compreensão, argumentação, o pensamento lógico e as ideias. As apresentações finais foram realizadas no AudiSmart, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, ao longo da semana passada.
O sistema ABI foi implantado em 2022 e, de lá área cá, tem conquistado importante espaço na área acadêmica das engenharias. Durante todo o ciclo básico dos cursos, ao invés de somente receber aulas teóricas e fazer provas, o aluno apresenta e defende seus projetos, preparando-o para o mercado de trabalho, além de construir uma visão holística em projetos. Os estudantes formaram equipes, com liberdade para escolher os temas, além de receberam mentoria e orientação dos professores.
O professor Italo Pinto Rodrigues é um dos mais empolgados com os trabalhos desenvolvidos, explicando que essa habilidade é muito cara aos profissionais que irão atuar no mercado, pois as empresas buscam cada vez mais competitividade e, com isso, perseguem de toda maneira a redução de custos. Dessa forma, o futuro(a) engenheiro(a) deve ter uma visão sistêmica de tudo o que está acontecendo no projeto e mapear todas as inconsistências para que o projeto dê certo.
“Desde os módulos comuns do curso da Engenharia ABI, os estudantes têm a oportunidade de colocar a mão na massa e atuar em projetos que mimetizam sua atuação no mercado de trabalho e isso desde o primeiro módulo. Esse é um baita diferencial. Além das técnicas que são empregadas, com o suporte dos conteúdos de engenharia (cálculo, programação, física, modelagem e simulação, entre outras), os estudantes desenvolvem as habilidades de lidar com as questões pessoais, interpessoais e gerenciais”, pontuou.
Ainda de acordo com ele, “uma das maneiras que vejo de medir o sucesso da metodologia empregada na Engenharia ABI é verificar a qualidade e complexidade dos projetos que vêm sendo apresentados pelos estudantes. Projetos estes que vêm gerando repercussão, seja na participação em congressos voltados à Engenharia, seja na participação no ExpoFavela (2023), por exemplo”, acrescentando que até o final do 10º módulo, eles terão atuado em pelo menos 10 projetos diferentes, acumulando experiências”.
Para a professora do curso de Engenharia Ambiental, Ana Claudia Silva de Almeida, "as apresentações permitem que os alunos da Engenharia-ABI validem o conteúdo adquirido na sala de aula, colocando-o em prática. Isso os prepara para o mundo real e desenvolve as competências necessárias para o mercado de trabalho. Portanto, a apresentação dos alunos é fundamental para a transição de uma aula teórica para a prática, garantindo que o projeto seja bem compreendido, apoiado e executado de forma eficaz", enfatizou.
Do ponto de vista dos alunos, a Engenharia ABI é considerada como um ótimo sistema, pois os tiram da zona de conforto, que é ficar apenas assistindo às aulas e testando os conhecimentos através de provas, colocando-os para racionar, montar e desenvolvendo diversas habilidades necessárias e cobradas pelo mercado de trabalho.
De acordo com Iago de Souza, que encerrou o 4º período, “a Engenharia ABI, embora tenha me assustado no início, após um tempo pude perceber que é essencial para um engenheiro. Precisamos saber lidar com mudanças e esse sistema consegue simular o cenário de diferentes maneiras, o que já nos deixa mais preparados para o mercado de trabalho”, salientou.
A sua equipe, formada por cinco alunos, apresentou um trabalho que consiste em iluminação inteligente para postes de iluminação pública, colaborando com o conceito de cidades inteligentes, com um importante diferencial que é justamente a redução obtida ao conseguir a queda considerável no desperdício de energia, podendo gerar uma economia de até 80% no melhor dos cenários.
“Definitivamente é perceptível a eficácia das aulas práticas aliadas às aulas teóricas, pois conseguir aplicar na nossa frente o que foi visto no quadro ajuda muito na fixação da matéria, aliando esse modelo à determinação e ao foco, facilmente você se apaixona pela área, o que acredito que não aconteceria com aulas somente teóricas”, frisou Iago.
Ainda de acordo com ele, “passamos meses pensando em viabilizar ideias, possíveis problemas, prováveis soluções, testes, mas no final é verdadeiramente gratificante ver que em tão "pouco" tempo somos capazes de superar as expectativas, tanto dos professores quanto de nós mesmos, o que particularmente me deixa muito orgulhoso e mais seguro como futuro profissional”, finalizou.
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O campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, foi palco da 40ª Semana das Exatas, que uniu os cursos de Engenharia junto com Sistemas de Informação na organização e temática das atividades. A programação trouxe uma oportunidade única para os estudantes entrarem em contato com palestrantes de fora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), como também por uma troca mais intensa de conhecimentos entre cada aluno, professores e egressos da instituição, que também destrincharam temas atuais durante a iniciativa.
Além disso, os discentes vivenciaram uma gama de aprendizados de áreas de atuação dos dois cursos, despertando grande curiosidade e o engajamento na ocasião:
“O evento pode proporcionar aos alunos informações atualizadas, conhecimentos e capacitações que poderão despertar novas ideias ou aplicações em TCCs, Projeto de Iniciação Científica, de Extensão e formação continuada. Isso permite que o aluno se mantenha alinhado às demandas da sua área de atuação e preparado para um mercado cada vez mais competitivo", disse Érika Fraga, uma das organizadoras do evento.
Ao longo dos eventos, as atividades contaram com palestras ministradas por especialistas em cada tema escolhido para a semana das exatas, que aconteceram presencialmente, em Três Poços, e remotamente, pela plataforma Microsoft Teams. Eles expandiram os horizontes dos alunos a partir do compartilhamento de experiências em suas respectivas áreas de atuação, atraindo interesse dos estudantes dos dois cursos:
“Esse é um momento ímpar para nossos estudantes aprender com quem está no mercado e trocar ideias e experiências profissionais”, declarou o coordenador da Engenharia Civil, Sérgio Taranto, que ainda completou sobre os impactos da integração de conhecimentos e práticas dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação:
“Várias tecnologias digitais utilizadas pelos profissionais das Engenharias são desenvolvidas por profissionais de Sistemas de Informação. A troca de informações impactam na expansão dos conhecimentos e das oportunidades nas diversas áreas de atuação. A interdisciplinaridade é rica e o momento é ímpar em nossos cursos”.
Por meio dos aprendizados transmitidos pelos palestrantes, os alunos conseguiram compreender como as áreas da Engenharia e Sistemas de Informação se integram e de que forma ambas as partes tiram vantagens dessa colaboração. Programas utilizados pelos sistemas de informação, como Softwares da Autodesk e a Inteligência Artificial, são peças essenciais tanto na modelagem de projetos de construção, como também na modelagem estrutural de um edifício, por exemplo:
“Esses softwares e sistemas desenvolvidos por especialistas das áreas de computação podem ser aplicados em diversos campos das engenharias civil, mecânica e elétrica, entregando mais versatilidade nessas áreas. Outro exemplo são os próprios supervisores poderem usar desses artifícios para tomar a melhor decisão baseada em um apanhado de dados recolhidos por esses sistemas”, destacou o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Carlos Eduardo, sobre como essa colaboração mútua traz mais versatilidade e agilidade para as empresas, enfatizando uma das possibilidades geradas.
A semana das exatas ainda cumpriu o papel de abrir os olhos dos estudantes para a aplicação de seus conhecimentos pela prática em situações reais, fora do Centro Universitário. Todas as atividades ampliaram os leques de possibilidades conhecidos pelo público, demonstrando os exemplos de áreas de atuação e o que há de mais moderno no mercado de trabalho, assim como explica Ítalo Rodrigues, também um dos organizadores da semana, sobre as vivências proporcionadas aos participantes dos eventos:
“A proposta era de realmente trazer a experiência de muitos profissionais que já atuam no mercado, proporcionando ao estudante um momento de troca, networking e aprendizagem. A ideia era de que o estudante passasse pela semana acadêmica e desenvolvesse a consciência de que as áreas tecnológicas são amplas e que eles precisam estar sempre investindo em sua formação continuada”, pontuou Ítalo, professor dos cursos das Engenharias Elétrica, Produção e Área Básica de Ensino – ABI, que ainda agradeceu outros participantes ativos na realização do evento, como forma de reconhecimento de um trabalho unido e organizado de toda a instituição:
"Quero agradecer enormemente aos setores da Agência de Comunicação Integrada, Divisão de Informática, Prefeitura do Campus Universitário Olezio Galotti, Supervisão de
Eventos, Supervisão de Marketing e Jornalismo e todas as equipes de apoio da Fundação Oswaldo Aranha pelo apoio para realização desse evento, além claro da equipe da secretaria do curso de Engenharia, composta pela Dalva Maria, Maria José Delgado e Kaike Feijo, que ajudaram a tornar tudo isso possível".
A programação ainda contou com palestras de egressos do UniFOA, que apresentaram suas áreas de atuação, contaram suas vivências na profissão e prepararam ainda mais os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Rafael Mello, egresso de Engenharia Elétrica, que hoje trabalha com energia solar, afirmou que foi um grande prazer retornar à instituição para agregar ainda mais na formação de todos os estudantes:
“Poder contar a minha história aqui, nessa ocasião, sobre como o UniFOA foi vital para a minha formação e o profissional que sou hoje, é um prazer enorme para mim, porque sei da importância dessa atividade. Acredito que consegui contribuir para o desenvolvimento acadêmico de todos, pois busquei inspirá-los a continuar com suas respectivas jornadas, que assim, se tornarão grandes profissionais”.
A semana das exatas é mais um grande sucesso do Centro Universitário de Volta Redonda no compromisso de entregar uma formação de qualidade aos seus estudantes. A premissa do UniFOA é formar agentes transformadores da sociedade no presente e futuro, graças à qualidade do ensino que é ofertado pela instituição:
“Todos os conhecimentos que estou adquirindo durante a iniciativa estão sendo fundamentais para a minha formação. O evento, com toda certeza, já esclareceu muitos questionamentos e curiosidades que tenho em diversas áreas. Sinto que estou no caminho certo da minha profissão”, contou Gabriel Carota, aluno do 9º período do curso de Engenharia Elétrica, acerca dos aprendizados enriquecedores obtidos por meio das atividades.
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Inicia hoje, dia 15, a Semana das Exatas dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), apresentando uma programação abrangente que se estenderá até quarta-feira, dia 17, com uma variedade de atividades realizadas em diversos laboratórios da instituição.
O evento terá início com duas aulas magnas: "40 anos da Semana Acadêmica do UniFOA" e "Soluções de IA Inovadoras para Problemas Complexos nas Engenharias e Computação". Estas palestras proporcionarão aos participantes insights valiosos sobre o desenvolvimento e avanço das áreas de Engenharia e Computação, além de discutir soluções inovadoras para desafios complexos enfrentados atualmente.
A Semana das Exatas é uma oportunidade única para os estudantes ampliarem seus conhecimentos e se prepararem para se tornarem profissionais do futuro, capacitados e atualizados com as mais recentes tendências e tecnologias em suas respectivas áreas de atuação.
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