Engenharia participa de Congresso Nacional

Alunos do curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) se destacaram durante o 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), campus Maracanã, entre os dias 18 e 20 de setembro. Com o tema “ABENGE 50 anos: desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia,” o evento celebrou uma trajetória de dedicação e inovação. 

O congresso, conhecido como um importante fórum de discussão sobre o ensino de engenharia no Brasil, reuniu diversas instituições de ensino e apresentou projetos e pesquisas. O estudo “Uma proposta para utilização de escória de aciaria LD em artefatos de concreto – uma experiência com a abordagem de aprendizagem baseada em projeto,” resultado da Metodologia Engenharia 360º do UniFOA, foi destaque por seu comprometimento em solucionar desafios locais, abordando a questão da escória em Volta Redonda. 

Bruno Lima, aluno do 3º período de Engenharia, expressou com orgulho sua participação no evento. “Apresentar nosso estudo no COBENGE é a celebração do esforço coletivo e da pertinência da nossa estratégia educativa,” afirmou, e completou: “A oportunidade de apresentar em um Congresso dessa magnitude também nos ajuda a desenvolver habilidades de comunicação em público e a sintetizar assuntos complexos.” 

Italo Pinto Rodrigues, professor responsável pelo projeto, destacou a importância de oportunizar aos alunos a participação em projetos, pesquisa e congressos como forma de engajá-los no processo educacional. “Destacamos o fazer engenharia através do projeto, o comunicar engenharia por meio do artigo e o como fazer engenharia, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais,” ressaltou. 

Leia também:  Doações são entregues a entidades carentes em VR

Em um painel sobre Tendências Emergentes, foi apresentado o artigo “Explorando sinergias: a iniciação científica que conecta pesquisa em inteligência artificial à indústria siderúrgica.” Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa que visa explorar o uso da inteligência artificial na indústria e treinar os estudantes para lidar com essas tecnologias no mercado. Essa investigação reflete como a formação dos estudantes se sintoniza com setores em ascensão, como a indústria 4.0, modelagem, simulação e o uso da inteligência artificial para aumentar a competitividade industrial. 

Samantha Grisol, coordenadora da Engenharia ABI, enfatizou a importância dos estudos dentro e fora da sala de aula. “Durante o evento, percebemos o quanto o UniFOA está alinhado com as melhores universidades do Brasil. A participação dos estudantes nas fases iniciais da Engenharia em eventos como esse também indica o potencial de engajamento das metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, que estamos aplicando na Engenharia 360º do UniFOA.” 

Sobre o CONBENGE

Desde 1973, o COBENGE tem sido um espaço onde tradição e inovação coexistem, refletindo a paixão e o compromisso com a excelência no ensino de engenharia no Brasil. O UniFOA, com seu foco em abordagens inovadoras e na formação de futuros engenheiros de destaque, continua a desempenhar um papel ativo nesse contexto. 

 

Os artigos do Congresso estão disponíveis em: http://www.abenge.org.br/sis_artigos.php

Ficha técnica:

UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIA DE ACIARIA LD EM ARTEFATOS DE CONCRETO – UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO

Leia também:  2ª edição do FOA Fest é sucesso absoluto 

Autores:

Execução do projeto: GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos Santos, Joao Gabriel Dos Santos Dias Moura Matos ANDRE LUCAS RODRIGUES, Mykaella Ramos Daniel da Silva

Responsável pelo Projeto:

Italo Pinto Rodrigues

Químicas:

Ana Claudia de Almeida Cardinot

Érika Fraga Rodrigues

Meio Ambiente

Samantha Grisol da Cruz Nobre

Joice Andrade de Araújo

——–

EXPLORANDO SINERGIAS: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE CONECTA PESQUISA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À INDÚSTRIA SIDERÚRGICA

Orientador:

Italo Pinto Rodirgues

Pesquisadores em treinamento:

GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas