A 2ª Semana Acadêmica da Escola de Gestão e Negócios (EGN) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está se consolidando como um evento crucial para estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Com o tema "Estratégias Digitais para Empreendedores: Conexão e Comunicação", o evento oferece uma abordagem inovadora, focada em preparar os participantes para as mais recentes tendências, tecnologias e metodologias que estão moldando o futuro dos negócios. 

A programação da Semana Acadêmica inclui uma série de oficinas práticas que visam capacitar os estudantes a navegarem com sucesso no ambiente digital. Entre os temas abordados estão o uso do LinkedIn para networking e geração de negócios, a produção de vídeos para promoção de produtos e serviços online, e o WhatsApp Business como ferramenta essencial para otimizar o atendimento ao cliente e as vendas. "Os temas abordados na 2ª Semana Acadêmica da EGN refletem o resultado da Pesquisa de Satisfação Organizacional (PSO) conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), alinhados às exigências do mercado de trabalho", afirmou Patricia Nunes, coordenadora do curso. 

Além das oficinas voltadas para o ambiente digital, a Semana Acadêmica também tratará da importância do registro de marcas, essencial para a proteção dos ativos intelectuais das empresas, e do uso da calculadora financeira HP 12C, ferramenta indispensável para análises financeiras precisas, ajudando empreendedores a tomarem decisões informadas e baseadas em dados concretos. 

Para a professora Débora Martins, a Semana Acadêmica é uma oportunidade única para conectar teoria e prática, preparando os futuros profissionais para as demandas do mercado de trabalho. "É muito importante essa integração, porque o mundo do trabalho apresenta situações/problema que exigem dos futuros profissionais criatividade, agilidade e adaptação das ferramentas que aprendem, na teoria, à realidade das organizações. E essa é a essência da Escola de Gestão e Negócios", destacou. 

O evento também oferece uma excelente oportunidade para o networking, estimulando a troca de conhecimentos e a construção de redes de contatos valiosas para o futuro dos participantes. Para os professores da EGN, a Semana Acadêmica representa uma chance de se atualizar sobre as novas tendências do mercado, contribuindo para a construção de um currículo mais alinhado com as necessidades atuais e preparando melhor os estudantes para o mercado. 

"A escolha do tema 'Estratégias Digitais para Empreendedores' reflete a urgência de preparar os futuros profissionais para um mercado cada vez mais digital e competitivo", explicou Patricia Nunes. "O objetivo é estabelecer uma conexão direta entre o processo educativo e a prática profissional, fomentando um ciclo de aprendizagem mais integrado e eficaz por meio dessas capacitações", acrescentou. 

A 2ª Semana Acadêmica da EGN, portanto, não é apenas um evento educativo, mas uma experiência transformadora. Com a proposta de capacitar os participantes com conhecimentos e habilidades essenciais, a iniciativa promete ser um diferencial na formação de futuros profissionais, prontos para alcançar o sucesso em suas carreiras e empreendimentos. 

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A participação voluntária de profissionais em ambientes de maximização do aprendizado, como em congressos, seja como espectador ou na apresentação de projetos, é uma das diversas maneiras de expandir e compartilhar conhecimentos. Ao entrar em contato com projetos e trabalhos aprofundados sobre assuntos específicos, todos têm uma oportunidade única de potencializar as capacidades técnicas e estratégicas em suas respectivas áreas.

Motivado por essa perspectiva, o professor Rafael Lima, da Escola de Gestão e Negócios do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), participou do "Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD)", realizado em São Paulo-SP. No intuito de compartilhar seus estudos e experiências como docente em projetos sociais destinados aos estudantes da instituição, Rafael apresentou o trabalho intitulado “Protagonismo na trajetória profissional utilizando o modelo OEA”, na qual simplificou passos transformadores para serem aplicados na carreira de qualquer profissional.

Organizado de 19 a 21 de junho, o CTBD reuniu profissionais de Recursos Humanos de todo o Brasil, especialmente os envolvidos em processos de desenvolvimento de pessoas dentro de cada organização. Em sua 39ª edição, o encontro trouxe à tona a realidade que os profissionais do desenvolvimento e de outras áreas vivenciam em relação à abundância de possibilidades, recursos e ferramentas disponíveis para alcançar os objetivos das empresas onde trabalham.

O trabalho submetido e aprovado para apresentação no congresso foi o modelo que Rafael desenvolveu como professor, a partir de 15 anos de projetos sociais direcionados aos alunos da Escola de Gestão e Negócios, especialmente o curso de Administração. Os projetos promoviam a aprendizagem dos temas abordados em sala de maneira prática sobre as teorias, conceitos e modelos que envolvem a gestão de negócios.

Esse aprendizado otimizado oferecido aos discentes permitia que eles aflorassem suas habilidades naturais, exercessem um intenso processo de autoconhecimento e compreendessem o motivo das escolhas pessoais, permitindo uma visão mais ampla das possibilidades da vida e, especialmente, o impacto do protagonismo para construção da sua própria jornada.

Com base nessas iniciativas feitas em sala e na pesquisa sobre o tema do trabalho, ele estruturou em três passos o apoio ao desenvolvimento profissional. O modelo foi apelidado de OEA - O de Observar; E de Entender e A de Agir. Desta forma, o professor buscou incentivar profissionais para que estruturem programas internos – em suas empresas -, com foco neste trabalho para apoiar seus colaboradores no crescimento de suas carreiras.

O professor explica que o OEA pode ser aplicado de diferentes maneiras, como nesse tipo de proposta que foi feita com os estudantes do UniFOA, mas também em outras orientações direcionadas ao público alvo de cada situação em que é utilizado. Em específico, neste tipo de projeto com os alunos, foi possível destacar o incentivo para que sejam capazes de observar o mundo pelos próprios olhos:

“Ao longo das atividades, os alunos se sentem mais confiantes para explorar e dialogar sobre suas perspectivas pessoais de carreira; permitem maior capacidade de apoio nas reflexões sobre o que está acontecendo com o ambiente atual, atentando também para a relevância da disciplina para colocar em prática as ações em direção aos seus sonhos”, pontuou Rafael.

O propósito da apresentação no congresso foi tornar esse percurso claro para dezenas de pessoas, ao potencializar as oportunidades de maneira assertiva e o uso de ferramentas e recursos tecnológicos maximizados para aprimorar a eficiência. Dessa forma, aumenta-se a competitividade da empresa no mercado, sem esquecer do olhar humano para os profissionais, imersos em rotinas cada vez mais dinâmicas e complexas:

“O desejo de causar impacto positivo é enorme, motivo pelo qual a sensação é de satisfação por poder aprender com essa experiência e as trocas decorrentes do compartilhamento desse tipo de atividade. Oportunizar que os participantes sejam capazes de olhar para a própria trajetória com mais protagonismo e que profissionais de RH também possam levar tais práticas para suas empresas, para que os sonhos das pessoas sejam seus guias das escolhas cotidianas”, completou.

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Com a intenção de seguir a tendência atual de comunicação, num momento em que as pessoas não têm tido muito tempo para ler, sejam posts, ebooks ou até mesmo assistir a vídeos, o formato de divulgação de conteúdo em áudio vem tendo cada vez mais adeptos, pois é prático, pode ser ouvido a qualquer hora do dia, inclusive quando se está esperando algo, como uma consulta ou mesmo durante o trajeto no trânsito. Estamos falando do podcast, uma ferramenta que vem acompanhando a evolução do marketing de conteúdo.  

Na prática, escolhe-se um tema e cria-se um programa ou episódio para compartilhar o que se sabe sobre um assunto específico. E foi pensando em ampliar o conhecimento de estudantes e professores nesse assunto, que foi realizada a oficina “Podcast como ferramenta de divulgação para as áreas de Administração e Ciências Contábeis”. O evento foi realizado no último dia 14, no laboratório de informática, no campus Olezio Galotti, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). 

Com a participação de 15 alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Design, Medicina, EGN, Administração e Ciências Contábeis, além do Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (MECSMA), a oficina foi dividida em duas partes, com aplicação da teoria e a gravação de textos previamente elaborados. Os conteúdos produzidos foram avaliados e, conforme a análise de desempenho, os podcasts serão publicados na conta do UniFOA na plataforma digital, Spotify. 

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis e responsável pelo curso de extensão, Patrícia Nunes, a oficina excedeu as expectativas, pois atraiu participantes de diversos cursos, evidenciando o interesse significativo e a receptividade da comunidade acadêmica em se engajar com esta forma de mídia dinâmica. 

“Como coordenadora e docente, percebo que a Oficina de Podcasts, idealizada pelo Eixo de Extensão e Atividades Complementares da Escola de Gestão e Negócios (EGN), representada pela competente professora Débora Martins e homologada por mim, teve o objetivo imediato de encorajar os professores a adotarem essa nova metodologia ativa - o podcast -, para tornar suas aulas mais dinâmicas e interativas. Esse recurso visa a promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências, além de estimular a aprendizagem criativa, a oralidade e o trabalho colaborativo entre os estudantes”, explicou.  

A modernidade do podcast a favor da educação  

O workshop foi ministrado pelo jornalista, professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves que num primeiro momento fez uma base mais teórica sobre o contexto do podcast, no Laboratório de Informática, e depois seguiu o roteiro prévio para a gravação de um texto, o que foi realizada nos Estúdios FOA.  

“A Oficina de Podcast foi muito bacana e teve ótima adesão. Foi mostrado aos participantes a importância do roteiro, de ter uma referência no assunto para falar, de elaborar as perguntas, além de salientar como a própria instituição tem os profissionais capacitados para o agendamento e para a produção do Podcast, que são os Estúdios FOA. Depois do material pronto e editado, ficou claro que o aproveitamento foi muito bom: mostrou como a produção pode ser feita e como esse produto pode ser usado pelo Mestrado e professores, que terão oportunidade de aproveitar o material para as suas aulas”, resumiu.  

Para o segundo semestre está previsto um novo curso de podcast, voltado aos alunos da Escola de Gestão e Negócios, mas que também estará aberto a estudantes de outras áreas.  

“Essa mídia pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar o conhecimento dos estudantes, permitindo a exploração de temas relevantes de forma acessível e dinâmica, além de desenvolver habilidades importantes para a vida profissional, como comunicação eficaz, capacidade de pesquisa, criatividade e trabalho em equipe. Ao produzirem seus próprios podcasts, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar essas competências, preparando-se melhor para os desafios do mercado de trabalho”, finalizou. 

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Uma iniciativa de grande impacto social está sendo realizada pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Escola de Gestão e Negócios do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA): a arrecadação de brinquedos destinados à doação. A campanha, que vai até o dia 30 de setembro deste ano, tem seu ponto de coleta no 4º andar do prédio 18 do campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. 

O principal objetivo da ação é contribuir para o processo de conscientização de práticas de Environmental, Social and Governance – ESG, como destacou Débora Martins, uma das idealizadoras da iniciativa: “Ao adotar uma abordagem holística que vai além da entrega de brinquedos, uma iniciativa pode ter um impacto mais significativo e duradouro na vida das crianças, promovendo seu desenvolvimento integral e contribuindo para a construção de comunidades mais saudáveis e resilientes. Nossa expectativa é de tornar, também, as crianças cidadãs responsáveis, acolhedoras e que possam praticar o bem, proporcionando o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas que ajudem o próximo”. 

A campanha se justifica ao incluir a adoção de práticas de gestão social, meio ambiente e governança corporativa, assim como a promoção de ações sociais vinculadas à ética, cidadania e direitos humanos. A meta final estabelecida é arrecadar um mínimo de 150 unidades de brinquedos visando atender às crianças assistidas pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária do Município de Volta Redonda (SMAC-VR). 

“Os estudantes dos cursos podem ampliar suas perspectivas de gestão social de várias maneiras, tanto como na consciência ambiental e social, responsabilidade corporativa, que são fatores impactantes na prática de projetos inovadores de Empreendedorismo Social, promovendo o engajamento com a comunidade”, explicou Débora. 

O engajamento dos estudantes é fundamental para o sucesso da campanha. Além de contribuir para uma causa nobre, os participantes têm a oportunidade de vivenciar na prática os valores da ESG, tão importantes no cenário atual. 

Segundo Rodrigo Alves, professor envolvido no projeto, “a incorporação dos valores da ESG desenvolvida pelos estudantes dos cursos pode ampliar suas perspectivas de gestão social de várias maneiras, tanto como na consciência ambiental e social, responsabilidade corporativa, que são fatores impactantes na prática de projetos inovadores de Empreendedorismo Social, promovendo o engajamento com a comunidade”. 

Além disso, o projeto busca integrar todos os estudantes à prática dessa ação social, conscientizando-os sobre a importância do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Dentro de um ambiente inclusivo e participativo, os estudantes são motivados e capacitados para se envolverem em projetos que coadunam com esse tipo de temática, por meio de uma participação ativa e indispensável no programa. 

Débora ainda ressalta que “ao incorporar os valores da ESG, os discentes podem desenvolver uma compreensão mais profunda dos objetivos da gestão social e estar mais preparados para enfrentar os desafios do mundo real com uma perspectiva mais ampla e inclusiva”. 

A divulgação das ações é essencial para o sucesso da campanha. Além das redes sociais dos cursos, a Agência de Comunicação Integrada da Fundação Oswaldo Aranha está colaborando na criação de uma identidade visual para a campanha, garantindo uma comunicação eficaz e atrativa. 

O apoio institucional também é fundamental. A realização de coberturas jornalísticas e fotográficas do andamento das atividades ajuda a manter os participantes e a comunidade informados sobre o progresso da iniciativa, além de estimular o engajamento de novos colaboradores e doadores. 

A campanha de arrecadação de brinquedos promovida pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Escola de Gestão e Negócios do UniFOA vai além da simples doação de brinquedos. Ela representa uma oportunidade de conscientização sobre práticas de gestão social, meio ambiente e governança corporativa, além de promover valores como ética, cidadania e direitos humanos. 

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Com a chegada do inverno, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está promovendo uma iniciativa solidária intitulada "Agasalhe um Sorriso: Aquecendo Corações com Ética e Cidadania". A campanha tem como objetivo arrecadar agasalhos para auxiliar aqueles que enfrentam o frio nas ruas da cidade.

Idealizada pelos professores Débora Martins e Rodrigo Alves, juntamente com os alunos da Escola de Gestão e Negócios, a campanha vai além da simples doação de roupas. Ela busca promover valores de solidariedade e responsabilidade social entre os membros da comunidade acadêmica. Segundo Débora Martins, uma das idealizadoras da ação, "Sempre buscamos estimular a participação ativa em ações sociais, com objetivo de desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e organização. Nesses casos, é importante destacar o impacto do voluntariado e do engajamento comunitário na construção de uma sociedade mais justa e humana."

Além de contribuir para o bem-estar daqueles que mais precisam, a campanha representa uma oportunidade de reforçar o compromisso da instituição com a comunidade e sua missão de formar cidadãos conscientes e engajados. Rodrigo Alves, outro idealizador da ação, destacou a importância do engajamento dos alunos: “Trata-se de um projeto ímpar e de liderança compartilhada. Os líderes são os alunos e professores comprometidos com a necessidade de melhorias no bem-estar coletivo de uma comunidade que precisa do apoio do próximo."

A campanha "Agasalhe um Sorriso" não se limita apenas à arrecadação de agasalhos. Ela busca sensibilizar os participantes sobre a importância da solidariedade e do cuidado com o próximo. Por meio dessa ação, os alunos têm a oportunidade de vivenciar valores como empatia, colaboração e generosidade, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

A escolha do tema da campanha não poderia ser mais oportuna. Com a chegada do inverno, as pessoas em situação de rua enfrentam desafios ainda maiores para se proteger do frio. No Brasil, onde há mais de 220 mil indivíduos nessa situação, a exposição às baixas temperaturas pode provocar desde doenças respiratórias até casos mais graves de hipotermia, podendo levar até mesmo à morte.

Diante desse cenário, a campanha "Agasalhe um Sorriso" assume um papel fundamental na promoção do bem-estar e da dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Através da doação de agasalhos, ela busca proporcionar um pouco de conforto e calor humano para aqueles que mais precisam.

A participação na campanha não se restringe apenas aos membros da comunidade acadêmica do UniFOA. Todos aqueles que desejarem contribuir com a iniciativa são bem-vindos a fazer suas doações, no prédio 18 do campus Olezio Galotti. Afinal, a solidariedade não conhece fronteiras e cada gesto de generosidade pode fazer a diferença na vida de alguém.

As vestimentas recebidas serão doadas à Secretaria de Ação Comunitária do Município de Volta Redonda (SMAC/VR), que presta assistência e serviço de apoio a indivíduos em situação de rua da cidade.

Ao unir esforços em prol de uma causa nobre, o UniFOA reafirma seu compromisso com a transformação social e o desenvolvimento humano. A campanha "Agasalhe um Sorriso" é mais do que uma simples ação solidária. Ela é um exemplo concreto do poder que temos de fazer a diferença quando nos unimos em prol de um bem maior.

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A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é uma ferramenta do Governo Federal para acompanhar a evolução do patrimônio dos brasileiros e verificar se os contribuintes estão pagando mais ou menos tributos do que deveriam, tendo um controle maior em relação à renda da população e seus gastos. Este ano, o prazo de entrega vai até o dia 31 de maio e são obrigados a declarar quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 até R$ 40.000,00.  

Em 2015, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) criou, através do Escritório da Cidadania, o “Projeto de Ensino: Plantão Imposto de Renda”, que atualmente é gerenciado pela Escola de Gestão e Negócios em parceria com o Núcleo de Práticas Contábeis, oferecendo gratuitamente o serviço de preenchimento do formulário de declaração do IR. O plantão funciona às quartas-feiras, das 15h30 às 17h30, no prédio 14, laboratório 14, do Campus Olezio Galot, em Três Poços e é aberto aos colaboradores da instituição e à comunidade em geral.

De acordo com a coordenadora do curso de Administração, Patrícia Nunes, a proposta é permitir que os discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Escola de Gestão e Negócios possam colocar em prática o ensino aprendizagem teórico realizado em sala de aula, no que tange à legislação tributária vigente referente ao IRPF. Os interessados têm até o dia 29 de maio para procurar o serviço gratuito, sendo que, no ano passado, 110 contribuintes foram beneficiados. Quem se encaixa nas exigências e não enviar a declaração dentro do prazo, irá pagar multa pelo atraso. 

Como é feita a declaração do IRPF 

Os estudantes que participam do projeto utilizam uma ferramenta gerida pelo Governo Federal para promover a inserção de dados e informes dos contribuintes, assim como analisar os resultados do processamento dessas informações e/ou eventuais pendências que necessitem de regularizações perante o Fisco, tudo com a supervisão dos professores Rodrigo da Costa Alves e Luciana Porto de Matos. 

A prática de preencher o formulário do IRPF profissionaliza os alunos em vários aspectos, como: educação financeira e fiscal; habilidades práticas; consciência financeira; preparação para o futuro; cultura da legalidade; desenvolvimento de competências de resolução de problemas, além de estarem envolvidos em uma disciplina que faz a prestação de serviço à comunidade. 

“Ter essa prática no currículo, contribui para o desenvolvimento de competências amplas e importantes para os estudantes”, explicou Patrícia.  

Aprender a preencher o formulário de declaração do IRPF ajuda os estudantes a compreender melhor o sistema tributário do país e as obrigações fiscais, além de ser uma excelente base para a formação de cidadãos conscientes sobre seus direitos e deveres. 

“O serviço gratuito do IRPF é um projeto bem-sucedido da instituição, idealizado pelo saudoso professor Hyder Marcelo Araújo Lima junto ao Escritório da Cidadania, há 9 anos. De lá para cá, centenas de pessoas receberam essa ajuda de forma gratuita e, sem dúvida, é um ótimo estágio, pois fornece ao aluno o entendimento necessário sobre o sistema de tributação do Brasil, além de promover o ensino humanizado, e o UniFOA incentiva isso”, salientou o coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão Neto.   

Como funciona o sistema tributário  

Muita gente atribui a declaração do Imposto de Renda ao pagamento do tributo, mas nem sempre é dessa forma. Ela serve, basicamente, para informar os rendimentos que foram recebidos, sejam eles, tributáveis ou não tributáveis. Ao longo do ano, recebemos os rendimentos, sejam através de salário, investimentos, dividendos e demais ganhos e, mesmo que não tenha que pagar nada, é essencial declará-los.    

Em muitos casos, a Receita Federal já retém parte desses ganhos por meio do Imposto de Renda e o contribuinte pode receber parte do dinheiro de volta, que é chamada de restituição. A declaração serve também para realizar o acompanhamento da evolução do patrimônio dos brasileiros, uma vez que são informados os bens adquiridos no último ano como carros, casas, títulos, entre outros. 

Como o imposto de renda é um tributo obrigatório, o valor é destinado ao governo federal, que usa para quitar despesas administrativas do Estado e investe em áreas como educação, segurança, transporte, saúde, entre outras. O não cumprimento pode ocasionar diversas multas e até mesmo punições legais.

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A Escola de Gestão e Negócios do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA promoveu o acolhimento dos estudantes do curso no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, no campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. A integração contou com uma mesa redonda, que reuniu especialistas de ramos do empreendedorismo, que também são egressos do UniFOA. O debate foi interativo com participação ativa dos alunos, que tiraram dúvidas e apresentaram questionamentos pertinentes para a conversa.

Ao longo do encontro, organizado pelas professoras Débora Martins e Luciana Porto, validado pela coordenadora Patrícia Reis, e apresentado pelo professor Rafael Paiva, os convidados buscaram realizar uma conversa descontraída para tranquilizar e inspirar todos os discentes presentes. Primeiramente, todos contaram suas histórias dentro do empreendedorismo, como forma de aconselhar os discentes da melhor maneira possível:

“A jornada no UniFOA foi fundamental para eu me tornar a empreendedora que sou hoje. Assim como que, para ser um médico é preciso cursar medicina, nós empresários precisamos nos aprimorar, por meio de um curso superior, para termos sucesso na área. Antes de entrar para o Centro Universitário eu já era empreendedora, mas os conteúdos que eu aprendi aqui foram vitais para me tornar a grande profissional que sou hoje”, destacou Amanda Rodrigues, sócio da empresa "Peso Certo" há 14 anos.

Na sequência, a mesa redonda abordou tendências atuais do mercado. Os especialistas deram dicas de como tornar seu trabalho relevante e lucrativo tendo autenticidade dentro do seu próprio nicho. Eles também destacaram sobre a necessidade de possuir poder de liderança dentro da sua própria empresa, como forma de ser a figura central dentro do seu próprio negócio:

“Não só no aspecto de ter o comando e gerenciamento do seu time, mas também quanto possuir atributos de versatilidade e flexibilidade, que são necessários para atuar em diferentes contextos muito presentes dentro de cada área do empreendedorismo”, declarou Wesley Alves, CEO da Elo Contabilidade, sobre a necessidade de possuir atributos atrelados à liderança.

O público presente (calouros, veteranos e até mesmo outros egressos do curso) se sentiram confortáveis em participar da conversa, até mesmo para agradecer os conselhos concedidos ao longo do encontro. Arnaldo Júnior, ingressante do 1º período, se mostrou muito satisfeito quanto aos conteúdos apresentados durante a mesa redonda, principalmente pela forma como foram abordados:

“Me chamou muito atenção a maneira como foram conduzidas as palestras, que não foi algo convencional, e sim como uma mesa redonda, onde todos participantes, seja egresso, calouro, palestrante ou professor, tiveram uma conexão. A Escola de Gestão e Negócios me chamou a atenção para me aprofundar um pouco mais e me desenvolver nessa área financeira, além claro de pegar um pouco de cada área”.

A integração é a prova do sucesso do curso de Gestão e Negócios do Centro Universitário, sobretudo pela presença de egressos do curso que serviram de inspiração para transformar a jornada profissional de todos os estudantes:

“O encontro é muito relevante, sobretudo para os ingressantes, que podem absorver experiências de veteranos e egressos do curso para se inspirarem em seus futuros negócios.  Até mesmo para os egressos é de grande impacto, pois eles podem realizar um networking e demonstrar suas habilidades e atributos que desenvolveram quando ainda eram estudantes do UniFOA, para atingirem positivamente todos os alunos aqui presentes” destacou Patrícia Reis, coordenadora da Escola de Gestão e Negócios, sobre os grandes impactos da organização da mesa redonda para a início do semestre do curso.

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No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.

No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:

“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.

A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).

Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:

“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.

Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.

Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.

Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:

“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.

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Nesta quinta-feira, dia 1º, inicia o Start 2014.1, com as boas-vindas do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA aos ingressantes e veteranos para o novo período letivo, com palestras e atividades. O evento é 100% on-line, com acesso pela plataforma Teams, às 19h, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento profissional dos alunos para o mercado de trabalho e orientá-los quanto às plataformas e ferramentas utilizadas durante as aulas.

No dia 1º, às 19h, a palestra será sobre o tema “IA: Transformando o Aprendizado Universitário”, com o pesquisador, especialista em Inovação e professor do curso de Escola de Gestão & Negócios, Washington Lemos, e com a coordenadora dos cursos de Engenharia Digital e especialista em Inovação, Marília Rios.

Para o dia 2, também às 19h, ocorrem duas palestras simultâneas, podendo escolher o tema que mais agrada ao participante:
A palestra “Do Pensamento à Publicação: Navegando na Jornada Científica na Academia”, vai ser ministrada pela bióloga e professora do curso de Ciências Biológicas, Ana Carolina Dornelas Rodrigues, com o apoio de egressos do UniFOA.

Já o tema “Empregabilidade desde a Graduação: o Desafio de Empreender com Ideias na Cabeça”, será explorado pelo administrador e professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas de Administração, Negócios, Gestão, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial, Rafael Paiva, e também pelo economista e professor nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Bruno Visconti.

As palestras do Start abrangem temáticas atuais, mas os eventos contam ainda com a orientação acadêmica para os novos estudantes. Basta escolher o tema que mais tenha a ver com a sua carreira para aprender a desenvolver novas habilidades, que serão um grande diferencial no mercado de trabalho.
Sua vida acadêmica na palma da mão.

A programação completa do Start, com todas as informações você acessa aqui.

Na última segunda-feira (09), a Escola de Gestão e Negócios do UniFOA deu início à semana acadêmica do curso. O evento conta com palestras de professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, além de uma mesa redonda sobre planejamento tributário para profissionais liberais, que acontecerá hoje (10) e amanhã (11), às 19 horas, no prédio 18 do Campus Olezio Galotti, em Três Poços. A iniciativa é destinada para estudantes recém-chegados à Escola e aos remanescentes dos cursos de Administração a partir do 4º período, e de Ciências Contábeis, que estão no 6º período.

As apresentações abordam os principais assuntos em evidência no mercado de trabalho para que sejam debatidos pelas turmas e colocados em prática durante as aulas. O principal objetivo do evento foi trazer vivências que não serão experimentadas pelos discentes em sala de aula, como uma forma de inspiração e espelho para suas futuras carreiras.

Sobre o que foi passado aos alunos, o professor Bruno Visconti, com mestrado em Economia e Sócio fundador de uma empresa de investimentos, afirmou: “A mensagem que queríamos passar para os estudantes é de que existe todo ‘um mundo’ na profissão que eles escolheram, além do que estudam na faculdade, e que eles devem sempre se informar sobre isso para terem alternativas na sua área de atuação”.

Cathielen Martins, aluna do 2º período da Escola de Negócios, disse que os aprendizados adquiridos graças às palestras são múltiplos e que pretende aplicá-los: “Abriram minha mente sobre a importância do planejamento, e como uma boa estrutura pode facilitar e até diminuir gastos. Os ensinamentos que tive ali pretendo já aplicar. Sai da palestra querendo continuar, foi incrível” concluiu.

Além disso, o evento buscou transformar o aprendizado dos estudantes quanto ao desenvolvimento de habilidades relacionadas ao networking, que consiste no compartilhamento de informações ou serviços entre um grupo de pessoas do mesmo negócio ou empresa, em busca de melhorias em seus respectivos nichos para os envolvidos.

Segundo Bruno, essas competências são aperfeiçoadas de acordo com as tendências individuais dos alunos, sempre levando em consideração a personalidade de cada um: “Acho que isso é muito individual. Seja cara de pau, humilde e interessado nas pessoas, pergunte com sinceridade e aproveite as chances de aprender com quem sabe mais que você” concluiu.

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