Santander

Foram prorrogadas, até 05 de julho, as inscrições para o Programa Santander Graduação 2023 - apoio financeiro para estudantes do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

Conforme divulgado anteriormente, podem concorrer os alunos que estejam regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, nas modalidades presenciais e de Ensino a Distância (EaD), desde que atendam aos critérios do programa.

Segundo o calendário anterior, os cinco estudantes do UniFOA contemplados começariam a receber o pagamento da bolsa, na quantia de R$ 300 por mês, a partir do segundo semestre de 2023.

Com a mudança do cronograma, pelo Banco Santander, os bolsistas receberão o valor de R$ 900 em setembro, referente ao pagamento retroativo de duas parcelas (julho e agosto), além do próprio mês vigente.

Os detalhes referentes à prorrogação podem ser conferidos no link abaixo:

Prorrogação das inscrições para o Programa de Bolsas do Santander Graduação – Edição 2023

O edital completo, com as demais informações, deve ser conferido aqui:

Edital de Seleção – Programa de Bolsas do Santander Graduação – Edição 2023

coluna reta

O início das aulas começou com força total para o projeto Coluna Reta, do médico ortopedista Juliano Coelho. Na etapa final de inscrição, alunos de todas áreas ainda podem se inscrever para participar do programa, para formação de grupos de voluntários que farão a triagem em crianças e adolescentes de Volta Redonda. 

O programa, de grande impacto social, trabalha a prevenção à escoliose na infância. Estima-se, para esse ano, que sejam atendidas aproximadamente 26 mil crianças de escolas públicas da cidade. Para isso, Juliano abriu vagas para voluntários de todos os cursos do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA e montar uma grande equipe que será treinada em março pelo ortopedista. 

A carga horária pode ser escolhida de acordo com a rotina do estudante voluntário, porém dentro do quadro de vagas e horários criado para atender todas as escolas por seis meses. Serão atividades com cerca de três horas por dia, de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e tarde. O programa valida como carga horária para o Programa de Atividades Complementares (PAC) para todos os inscritos no projeto. 

Os atendimentos duram cerca de três minutos para a avaliação. Com acesso a um aplicativo de celular auxiliar, o universitário avaliará cada caso e lançará para acompanhamento no app, já previamente cadastrados de acordo com os matriculados na rede pública. Todos os avaliados precisarão de ter autorização por escrito do responsável pelo menor. Foram criadas duas “Arenas de Atendimento” para o processo de triagem atender um fluxo maior e padronizado. 

A partir dessa pré-avaliação e encaminhamento, os participantes com alguma tendência a escoliose são encaminhados ao raio-x e posteriormente a uma consulta com o médico responsável, que poderá encaminha-lo ao trabalho com fisioterapia ou cirurgia, a depender de cada caso estudado e tratado um a um. Os atendimentos são realizados às sextas-feiras, no Estádio Raulino de Oliveira, no Aterrado. 

Em um futuro bem próximo, o projeto espera conseguir atender toda a rede de escolas particulares do município também. O Coluna Reta hoje, é um programa realizado com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e, desde meados do ano passado, firmou parceria com a FOA/UniFOA. 

As avaliações são cíclicas. De ano em ano a criança/adolescente deverá ser avaliada para que não ocorram interferências graves no desenvolvimento da coluna. “A ideia do projeto é prevenir e tratar antes de se tornar um caso cirúrgico”, explica Juliano. 

Para alunos do UniFOA interessados em participar do projeto, basta se inscrever pelo formulário. 

Desde o ano passado, alunos de Medicina já estão contribuindo e participando do projeto e inclusive de cirurgias assistidas. 

Conheça mais sobre o projeto:

Projeto Coluna Reta: mais duas cirurgias serão realizadas em Volta Redonda 

Adolescente que aguardava operação há 5 anos é submetida a cirurgia 

 

 

 

 

Intercom Sudeste

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA venceram o Prêmio Expocom em três categorias no 25º Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste (Intercom Sudeste). Realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o evento aconteceu na PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) - Poços de Caldas (MG), de 26 a 28 de maio.

Ao todo, o UniFOA participou do congresso com 10 trabalhos, sendo 9 finalistas no Expocom e um de pesquisa científica, apresentada no Intercom Júnior. E para os vencedores, o próximo destino é João Pessoa (PB), onde acontecerá o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB), de 5 a 9 de setembro, com tema "Ciências da Comunicação contra a Desinformação".

Confira os trabalhos premiados

PP02 - Campanha publicitária (conjunto/série)
Campanha 190 Contra a Intolerância Religiosa – Raíssa Casaño Bernardino (aluna líder)

PP05 - Spot (avulso)
Guaraná Antártica “É do Brasil!” – Iuri Alves da Silva (aluno líder)

RT05 - Produção audiovisual para mídias digitais (avulso ou conjunto/série)
Senta que lá vem História: Um resumo da história do Cinema – Caio Henrique Rodrigues de Oliveira (aluno líder)

Intercom Sudeste

Emoção da conquista

Segundo Clarisse Netto, uma das professoras do curso que acompanhou os estudantes no congresso, a emoção de receber os prêmios foi enorme.

“Nossos alunos realmente se prepararam e mergulharam de cabeça. Mas a grande emoção é vê-los subindo ao palco, comemorando, chorando, confraternizando. Esse é um sinal de que nosso curso está no caminho certo, preparando excelentes profissionais para o mercado e atendendo aos anseios desse mercado que muda de forma cada vez mais dinâmico”, sintetizou a professora de Publicidade e Propaganda.

Incentivo à produção acadêmica

O histórico de conquistas dos cursos de Comunicação do UniFOA gera enorme expectativa para a etapa nacional, pois a instituição já participa do Intercom desde 2012 e coleciona premiações ao longo desses anos. Já são 14 prêmios regionais e três prêmios nacionais conquistados pelo curso de Publicidade e Propaganda, além de um prêmio regional e outro nacional pelo Jornalismo.

Para o coordenador de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, essas conquistas refletem o investimento em desenvolvimento acadêmico da instituição, que agrega também para o perfil do futuro profissional no mercado de trabalho.

“Mostra o trabalho dos professores, do projeto pedagógico do curso. A gente não foca em prêmios, mas sim na participação dos alunos no maior congresso da região Sudeste. Afinal, são trabalhos que eles fazem constantemente, durante a trajetória acadêmica, e o prêmio é o resultado de uma qualidade que os professores e alunos se dedicam e participam”, ressaltou o coordenador, que também acompanhou o grupo no Intercom.

Nesse aspecto, a docente Clarisse Netto também destaca que o aluno é instigado à produção acadêmica quando percebe que o estudo e a pesquisa são fundamentais para trabalhos práticos surpreendentes. “Além disso, a competição e o desafio estimulam o nosso aluno a sair da zona de conforto, a acreditarem em seus potenciais e a descobrirem novos caminhos e possibilidades”, evidenciou.

Trabalhos finalistas - Expocom Sudeste

JO 15 - Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio (avulso)
O perfil profissiográfico do jornalista Ricardo Boechat: uma história contada por meio de um audiodocumentário - Matheus Souza de Azevedo Freitas (aluno líder)

PT 04 - Embalagem (avulso)
Embalagem Descartável Copo "Recicladênho" - Gabriel Marques Motta (aluno líder)

PT 14 - Projetos de extensão (avulso)
Documentário Clube Palmares, da palha ao concreto - Paula Machado de Santana Azeredo (aluna líder)

PP 01 - Agência escola/júnior de publicidade e propaganda (conjunto/série)
ACI - Agência de Comunicação Integrada - UniFOA - Juliana Cândida Moisés Souza Lima (aluna líder)

PP 06 - Produção publicitária audiovisual para TV e cinema (avulso)
Comercial TV Acolher é necessário - Lorena Jim Ferreira Santos (aluna líder)

PP 10 - Outdoor (avulso)
"O seu lixo está aqui" - Matheus da Silva Fernandes (aluno líder)

Trabalho Aprovado - Intercom Júnior

Interfaces Comunicacionais
Propaganda e Luta: Análise da Campanha do Plano Nacional de Plantio do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - Lorena Jim Ferreira Santos (aluna líder)

Considerada uma das profissões mais tradicionais do país, a formação em Administração oferece um leque de atuações, que vão desde a gestão de empresas públicas e privadas até do próprio negócio

No Curso de Administração do UniFOA, você terá disciplinas básicas que vão te preparar para as disciplinas mais específicas, tais como: Teoria Geral de Administração, Matemática, Estatísticas Contabilidade e Economia.  E posteriormente, as disciplinas específicas, que englobam Gestão de Marketing, Gestão Financeira e Orçamentária; Sistema de Informação Gerencial, Direito Empresarial e do Trabalho, Gestão da Produção e Operações; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de Materiais e Patrimônio; Gestão Pública, Logística; Jogos de Empresas, além de Gestão de Projetos.

A professora e coordenadora do curso, Patrícia Reis, explica sobre os diferenciais do curso de Administração do Centro Universitário de Volta Redonda: “são as possibilidades de carreira, tais como Gestão de Pessoas; Planejamento Estratégico; Marketing; Auditoria e Consultoria, e Finanças”. Ou seja, há um universo muito amplo a ser explorado pra quem gosta desta área.

A graduação ainda permite desenvolver diversas habilidades valorizadas no mercado, como as soft skills: resiliência, originalidade, criatividade e conexão com as pessoas e outras, como solução de problemas, liderança, colaboração, avaliação de riscos, otimização de recursos e postura gerencial.

Venha ser um profissional plural!  Faça Administração no UniFOA e garanta um futuro brilhante neste mercado tão concorrido.

Vem fazer Administração com a gente

Agora que você já conhece muitos motivos pra se decidir por esta profissão tão importante no mercado, saiba mais sobre o nosso curso em: https://www.www.unifoa.edu.br/graduacao/administracao/

Vestibular 2022.2

As inscrições para o vestibular do segundo semestre estão abertas e não têm taxa de inscrição*.
*A isenção é válida para todos os cursos, exceto Medicina

 

O curso de Direito completa 20 anos em agosto deste ano e para comemorar o UniFOA promoverá a XXIII edição da Semana Jurídica. A programação acontecerá de 09 a 12 de maio, das 9h às 12h e das 19h às 21h30min, com palestras e oficinas, no Campus Três Poços.

O objetivo é proporcionar aos alunos o aprendizado de conteúdos transversais, interdisciplinares e práticos. A Semana Jurídica é uma das ações de fomento a qualificação dos discentes e formação continuada aos egressos. A professora Daniele do Amaral, coordenadora do curso, conta que várias pesquisas nascem das experiências vivenciadas em eventos como esse.

“O curso de Direito trilhou um caminho de significativa importância nestes 20 anos. Muitos são os egressos do UniFOA com carreiras profissionais de destaque nas mais variadas áreas do mundo jurídico. Há muito o que se comemorar. O curso de Direito, assim como a FOA/UniFOA, está sempre atento ao exercício da cidadania”, afirma.

Segundo a coordenadora, em 2021, mesmo com a pandemia, foram prestados mais de cinco mil atendimentos, por meio de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Faça sua inscrição  aqui.

O evento é aberto ao público externo.

 

Confira a programação completa:

– Palestras

Dia 09 (segunda-feira) – 19h às 21h30min

Lei Maria da Penha: conhecer para se proteger

Dr. Antônio Furtado (Deputado Federal)

Local: Auditório William Monachesi

 

Dia 10 (terça-feira) – 19h às 21h30min

13 de Maio e a Reparação: o parecer do IAB sobre “Aspectos Jurídicos da Reparação da Escravidão Negra”

Dr. Humberto Adami

Local: Auditório William Monachesi

 

Dia 12 (quarta) – 19h às 21h30min

Gestão estratégia de escritórios de Advocacia

Dr. Luiz Fernando Chacon

 

– Oficinas

Dia 10 (terça-feira) – 9h às 12h

Inquérito Policial na prática

Local: Sala 14 – Prédio 10 (100 vagas)

 

Técnicas para atender um cliente

Local: Sala 13 – Prédio 10 (100 vagas)

 

Dia 11 (quarta-feira) – 9h às 12h

Inquérito Policial na prática

Local: Sala 14 – Prédio 10 (100 vagas)

 

Por que e como potencializar sua graduação e seus reflexos na carreira profissional

Local: Sala 13 – Prédio 10 (100 vagas)

 

Dia 11 (quarta-feira) – 19h às 21h30min

Inquérito Policial na prática

Local: Sala 14 – Prédio 10 (100 vagas)

 

Por que e como potencializar sua graduação e seus reflexos na carreira profissional

Local: Sala 13 – Prédio 10 (100 vagas)

 

Técnicas para atender um cliente

Local: Sala 01 – Prédio 10 (50 vagas)

 

Roda de debate: importância da ONU e seu papel sobre a guerra

Local: Sala 02 – Prédio 10 (50 vagas)

 

Dia 12 (quinta-feira) – 9h às 12h

Técnicas para atender um cliente

Local: Sala 01 – Prédio 10 (100 vagas)

Faça sua inscrição  aqui.

Entre via Microsoft Teams neste link.

A turma do 4º ano de Publicidade e Propaganda vivenciou uma experiência com a estratégia de ensino que busca incentivar o trabalho em equipe – Team Based Learning (TBL).

A dinâmica aconteceu na disciplina de Análise do Ambiente de Negócios Digitais, ministrada pelo professor Leonardo Canavez, que exibiu o documentário “O dilema das redes”, da Netflix, para basear a atividade.

O objetivo dessa metodologia ativa, focada no estudante, busca promover a colaboração e a proatividade. Ela é composta de uma fase de preparação prévia e os participantes recebem um conteúdo que pode ser um texto ou um filme.

Segundo o professor, “os resultados foram bastante animadores. Os alunos não somente gostaram da experiência como desejam repeti-la outras vezes”, destacou Canavez.

Dinâmica

O documentário escolhido aborda os bastidores das grandes empresas de tecnologia e discorre sobre os impactos das redes sociais na sociedade atual. Nessa experiência, a turma respondeu a questionários e defendeu pontos de vista, o que promoveu uma discussão ampliada no debate.

Os estudantes preencheram formulário de autoavaliação, acerca da preparação prévia e participação. E também participaram de uma pesquisa para avaliação da atividade ofertada em aula.

Metodologias ativas

As metodologias ativas promovem interação transformadora e são estimuladas pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI) do UniFOA, que capacita os professores com cursos e conteúdos. Portanto, é um importante instrumento de ensino e aprendizagem.

Para saber mais sobre as metodologias ativas, clique aqui.

 

Adriana Marins
Jornalista | Núcleo de Comunicação e Marketing - UniFOA

Aula Publicidade

No início do mês de março, um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda começou dentro do curso de Publicidade e Propaganda. A ideia visa criar um documentário de pontos turísticos e históricos da cidade de Volta Redonda. Os alunos do 3° ano, por meio da disciplina Marketing para o Terceiro Setor receberam a Diretora de Turismo da PMVR, Débora Cândido, para um bate-papo sobre as atividades na região. A visita deu inicio ao projeto que terá continuidade durante todo o ano com a professora Clarisse Resende no comando. "É uma oportunidade única que os alunos têm de vivenciar na prática e terem contato com ambiente cultural, de adquirir conhecimentos que muitas vezes não conhecemos a história da nossa cidade, a nossa história. Criamos um valor cultural neles", explicou a professora. 

 

Juliana Aragão | Jornalista 

Núcleo de Comunicação  

O Centro Acadêmico do Curso de Serviço Social promoveu uma live "Avanços e Desafios no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher", que foi transmitida através do Microsoft Teams, mas também transmitida no curso para os estudantes que optaram por se reunir presencialmente e debater de forma coletiva o assunto.

O assunto foi abordado pela Profa. Dra. Ludmila Fontenele Cavalcanti, Assistente Social, profa. da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão de Prevenção da Violência Sexual.

Para Ludmila a "organização do evento indica a importância que o tema da violência de gênero vem assumindo no campo das políticas públicas em que estudantes e futuros profissionais tem se inserido através da pesquisa, extensão, bem como no ensino da prática nos campos de estágio. Agradeço o momento de trocas e reflexões com os estudantes de graduação, exercitando o intercâmbio entre Universidades comprometidas com um projeto pedagógico de qualidade", disse.

Conforme dados trazidos pela palestrante, no ano de 2020 a Central de Atendimento à Mulher - 180, recebeu um chamado de violência doméstica por minuto, trazendo a importância da prevenção através de campanhas de conscientização.

Live sobre Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Construção interdisciplinar

Além dos alunos do curso de Serviço Social, a live ainda contou com a participação de estudantes do Curso de Direito,  o que viabilizou uma valiosa construção interdisciplinar referente ao tema.

"Foi um prazer enorme receber a Profa. Ludmila nesse espaço para debater os avanços e os desafios no campo da violência contra a mulher, em alusão ao dia 8 de Março, que simboliza a luta histórica das mulheres contra o machismo e a violência, dialogando com o fazer do Assistente Social e seus amplos espaços de atuação na defesa e garantia dos direitos da mulher. Esperamos por mais momentos como esse", disse Yuri Candido, presidente do Centro Acadêmico e estudante de Serviço Social do 3P.

Dando start nas novas turmas de Jornalismo e Administração, o UniFOA realizará a aula inaugural dos cursos com o tema “Construindo o Futuro: Tendências, Desafios e Possibilidades para o Amanhã”. A aula será realizada no dia 07/03, às 19h na sala 6 do prédio 9, no campus Três Poços, e será ministrada pelo Assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Instituição, Alessandro Orofino.

De acordo com o palestrante, o encontro será um excelente ponto de partida para os novos estudantes. “O futuro está em construção. E ele se constrói no presente, no agora. Neste sentido, vamos olhar para cenários e perspectivas do amanhã, criando um ambiente de reflexão e questionamento sobre competências, habilidades, atitudes e valores para a jornada”, afirmou Orofino.

ÚLTIMAS VAGAS

Mesmo com as turmas confirmadas, os interessados em ambos os cursos ainda podem fazer a sua inscrição no vestibular do UniFOA para as últimas vagas até o dia 09/03 e a matrícula até 15/03. Faça sua inscrição no vestibular clicando aqui.

Saiba mais sobre o curso de Jornalismo.

Saiba mais sobre o curso de Administração.

Dúvidas ou informações pelo WhatsApp: (24) 3340-8445.

 

Candidatos indecisos sobre a carreira poderão acompanhar aulas de jornalismoesportivo, radiojornalismo e documentários

A escolha da faculdade pode deixar os estudantes em dúvida e, até mesmo, impedi-los de iniciar a graduação por desconhecer detalhes importantes sobre o curso. Pensando nisso, o UniFOA promove, a partir da próxima semana, aulas experimentais para que o candidato possa vivenciar junto a uma turma do curso de Jornalismo algumas experiências oferecidas pela faculdade.

Três aulas serão abertas para pessoas interessadas no curso e elas poderão, de maneira gratuita, acompanhar junto aos já estudantes das turmas, o conteúdo e as práticas que serão ministradas pelos professores mestres e doutores da instituição. Serão aulas de Jornalismo Esportivo marcadas para a próxima terça-feira (15/02), Radiojornalismo marcadas para quarta-feira (16/02) e Documentários, cujas apresentações serão na quinta-feira (17/02). Todas acontecerão no CampusOlezio Galloti, em Três Poços.

Conforme explicou a coordenadora do Curso, professora Angélica Arieira, a oportunidade permitirá aos interessados conhecer o curso de maneira mais próxima.

- Muitas são as dúvidas dos estudantes e até dos familiares sobre as possibilidades de atuação no jornalismo. Quando abrimos o curso, mostramos os laboratórios, explicamos as diferentes áreas de atuação do jornalismo, o candidato passa a ter segurança sobre sua escolha. Esta, inclusive, será uma primeira experiência de apuração para o futuro jornalista – constatou.

O curso de Jornalismo, assim como os de Publicidade e Propaganda e Serviço Social tiveram alteração de seus campi neste ano. Estão sendo oferecidos em Três Poços, na maior estrutura do centro universitário, o que para o professor dos cursos de comunicação, Douglas Gonçalves, será mais uma vantagem aos estudantes. “O campus situado em Três Poços reúne a maioria dos cursos do UniFOA, além de já possuir estrutura de todos os laboratórios do curso de jornalismo, a exemplo de Rádio e TV. Ao futuro jornalista, a experiência de conviver e conhecer profissionais de diversas áreas de conhecimento é riquíssima e o garante fontes para toda a carreira- analisou.

Para os interessados em assistir as aulas basta acessar este link, responder o formulário e comparecer nos dias pretendidos.
Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?