Os novos mestrandos do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma) deram o primeiro passo em sua jornada acadêmica. Reunidos para a aula  inaugural, os estudantes foram calorosamente recebidos para conhecer as diretrizes e a programação do programa. 

Conduzida pelo coordenador do Mecsma, Júlio Aragão, o evento teve como principal objetivo orientar os novos alunos sobre as linhas de pesquisa e as atividades que serão desenvolvidas ao longo do curso. Durante a reunião, os mestrandos puderam ter uma visão geral das disciplinas oferecidas, conheceram os professores responsáveis e tiveram uma visão abrangente da estrutura disponível no Centro Universitário. 

"Para essa turma, espero um grupo comprometido e engajado, disposto a explorar os desafios e oportunidades que surgirão ao longo do curso. Cada turma tem sua própria personalidade, e estamos ansiosos para conhecer as nuances e particularidades desse novo grupo. Juntos, mestrandos e orientadores, vamos estabelecer vínculos importantes e criar um ambiente colaborativo e enriquecedor para todos", comentou Júlio.

Ainda segundo Júlio, as expectativas são de criar um ambiente que permita ensinar e aprender junto com os novos mestrandos, proporcionando oportunidades para que eles se desenvolvam não apenas como pesquisadores, mas também como docentes. "Afinal, o papel do professor vai além de transmitir conhecimento - 'Nós somos o que eles alcançam'", finalizou.

Uma das novas integrantes, Jocarla Soares, compartilhou sua jornada até o ingresso no mestrado: "Descobri o programa por meio de anúncios nas páginas de comunicação do UniFOA. Como já trabalho como preceptora do internato da faculdade, vi a notícia do processo seletivo aberto e decidi fazer algumas pesquisas sobre o funcionamento e os docentes do programa." 

Jocarla falou sobre suas expectativas em relação ao curso, destacando o desejo de se dedicar integralmente à produção da dissertação e dos produtos necessários. "Espero absorver o máximo de conteúdo possível com nossos docentes, pois pude perceber durante a aula inaugural que eles têm muito a nos ensinar", disse ela. 

Além disso, Jocarla revelou sua paixão pela docência e como o mestrado irá contribuir para aprimorar suas habilidades nessa área: "Passei a gostar da docência após uma experiência anterior e saber que agora, com o mestrado, isso irá me aperfeiçoar mais para seguir nesse caminho me deixa muito feliz. É uma área que me motiva bastante, pois ao dar aulas nos sentimos mais motivados a estar aprendendo cada dia mais para repassarmos o melhor para os alunos e tentarmos melhorar cada dia mais a formação acadêmica deles. Tenho um sentimento de alegria em saber que estou caminhando cada vez mais próximo para poder dar aulas." 

Com entusiasmo e determinação, os novos mestrandos do Mecsma estão prontos para iniciar essa importante etapa em suas carreiras acadêmicas, comprometidos com a busca pelo conhecimento e o aprimoramento profissional. 

[elementor-template id="11211"]

A atmosfera literária tomou conta de Volta Redonda com a 5ª edição da Bienal do Livro realizada na Ilha São João, com o tema "Gentileza gera gentileza", não apenas proporcionou uma experiência rica em acessibilidade, cultura e arte, mas também contou com a participação ativa da instituição, reforçando seu compromisso com a educação e a cultura. 

Em parceria com o Instituto Dagaz, a prefeitura e outras entidades, a Bienal do Livro reuniu entusiastas da literatura, contando com a presença de 40 expositores e o envolvimento de 260 profissionais. Mais do que um simples evento literário, a Bienal ofereceu mais de 100 atrações culturais e literárias, transformando quatro dias em uma verdadeira celebração do conhecimento e da diversidade cultural. 

O UniFOA marcou presença no evento com um estande próprio, onde professores e estudantes da graduação e do Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma) apresentaram seus trabalhos acadêmicos e outras iniciativas desenvolvidas pela instituição. Essa participação proporcionou aos visitantes uma oportunidade única de conhecer o talento e a criatividade dos acadêmicos do UniFOA, reforçando o papel da instituição como um centro de excelência acadêmica e cultural na região. 

Com estandes de livrarias e editoras, o pavilhão da Ilha São João se transformará em um verdadeiro oásis literário, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar novos mundos através das páginas dos livros. 

 

Conheça a história do Profeta Gentileza 

Nascido como José Datrino em 11 de abril de 1917, o Profeta Gentileza deixou um legado inspirador baseado na compaixão, solidariedade e respeito ao próximo. Sua mensagem simples, mas poderosa, continua a ecoar nos corações das pessoas, inspirando ações de bondade e generosidade. 

A história do Profeta Gentileza, suas famosas "gentilezas" e seu impressionante legado artístico foram celebrados na Bienal do Livro, prestando uma homenagem merecida a este grande visionário brasileiro. Mais do que uma figura histórica, o Profeta Gentileza representa uma fonte perene de inspiração, convidando-nos a refletir sobre o poder transformador do amor e da gentileza em nossas vidas e em nossa sociedade. 

[elementor-template id="11211"]

Cinco estudantes e dois professores do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (Mecsma), do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizaram uma vista técnica ao Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, localizado na Estrada Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz. A visita foi no último dia 16 e está prevista na disciplina de Fundamentos de Ciências Ambientais.

Os mestrandos puderam conhecer o espaço de Unidade de Conservação (UC), para que compreendessem o seu significado e importância da preservação. De acordo com os professores Francisco Gurgel e André Vargas, o objetivo da visita foi conhecer e demonstrar a relevância de uma UC, que é um espaço especialmente assegurado para a proteção dos recursos ambientais bióticos e abióticos e, em especial, para a preservação da fauna e flora de Mata Atlântica. 

Também foi evidenciada durante a visita técnica, a importância da UC para a realização de pesquisas científicas e de atividades de Educação Ambiental, conforme disposto na Lei Federal nº9.985/00, que rege o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Ao longo da visita, os professores debateram junto com os estudantes os principais benefícios dos cuidados com a natureza e da conexão do ser humano com o meio ambiente 

  

Visita técnica enfatiza a preservação do Meio Ambiente 

Toda a área do parque foi percorrida pelos estudantes e professores, enquanto eram abordados detalhes técnicos sobre a proteção ambiental e dimensão que ele pode ter para a saúde do planeta.  

“Os alunos puderam conhecer com detalhes e, na prática, as particularidades de uma Unidade de Conservação e seus objetivos; as trilhas existentes; o Centro de Monitoramento; o Centro de Doação de Mudas, bem como os serviços ambientais prestados (fornecimento de ar puro, controle de erosão, banco genético, proteção de espécies ameaçadas de extinção, proteção de corpos hídricos, ecoturismo), além de assistir a vídeos institucionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) acerca da criação da mesma e os projetos para o futuro”, contou Gurgel

A servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e estudante do programa de mestrado Adriana Lourdes da Silva, classificou como positiva a visita técnica em diversos aspectos, por ser a maior área verde de Volta Redonda, além de sua importância como unidade de conservação e como patrimônio histórico. “A visita com certeza nos trouxe mais conhecimento e sensações diversas, cheiros, cores e lembranças da infância.  Estar em contato com o meio ambiente é maravilhoso”, enfatizou.  

Ainda de acordo com Adriana, “o curso está superando todas as expectativas. O conteúdo das disciplinas é enriquecedor; os professores estão muito bem preparados e o UniFOA tem um campus bem equipado e extenso, com tudo muito completo e uma biblioteca rica. Além disso, a integração entre as profissões é maravilhosa, pois em sala de aula temos médicos, advogado, enfermeira, nutricionista e fisioterapeuta, que traz uma ótima experiência”, enalteceu. 

A opção do mestrado pelo UniFOA foi porque “tive ótimas referências e porque quero me aprofundar dentro de uma área de atuação e ir além dos conhecimentos adquiridos no período de graduação e pós, de forma que possa adquirir habilidades voltadas para a pesquisa”, garantiu. 

Com uma matriz curricular moderna e atualizada, o Mecsma do UniFOA atende aos profissionais de diferentes áreas que desejam se aprimorar na sua formação e se destacar no mercado de trabalho. Os mestres formados no Mecsma estão aptos a atuar com ensino em diversos níveis, sempre levando as pautas de participação popular, inclusão social, promoção da saúde e do meio ambiente. 

  

Conheça mais sobre o Parque do Ingá 

O parque possui 211 hectares e abriga uma vasta biodiversidade de fauna e flora da Mata Atlântica. Localiza-se na Estrada Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda. O parque tem como propósito a preservação de ecossistemas naturais; a realização de pesquisas científicas; a realização de atividades de educação ambiental; visitações em contato com a natureza, bem como a produção de doação de espécies nativas. 

Uma unidade de conservação, de acordo com a lei 9.985/2000, define como sendo espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público, com objetivo de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.  

Sendo espaços naturais que foram pouco explorados pelo homem, e que hoje são protegidos por lei, tem como importância manter a perpetuação de espécies animais e vegetais, preservando a biodiversidade e conservação de ambiente que guardam tributos ecológico, cênicos, históricos e culturais.  

Em 1955, a prefeitura de Volta Redonda adquiriu o Parque do Ingá com o objetivo de aproveitar os seus recursos hídricos para o abastecimento parcial do núcleo urbano. Em 1962 foi assinado um convênio com o Ministério as Agricultura para a criação do Parque Florestal Municipal, visando evitar a degradação da área ou desvio da sua finalidade.

Em 1988 foi transformada em Área de Proteção Ambiental (APA), através da lei orgânica do município. Em 2005, o local foi transformado em Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, considerado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) como uma Unidade de Proteção Integral.

[elementor-template id="11211"]

Estudantes e professores do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente - MECSMA junto com o curso de Ciências Biológicas se reuniram para uma visita técnica no Parque Nacional de Itatiaia, no último sábado (25). O objetivo do passeio foi proporcionar aos discentes que conhecessem uma das unidades de conservação da Mata Atlântica, para que entendessem os impactos positivos da preservação ambiental por meio da conscientização em abrangência.

Todos fizeram um tour completo pelas instalações do parque, além de realizarem uma trilha pelo Lago Azul do local. Ao longo da visita, os professores debateram junto com os estudantes os principais benefícios dos cuidados com a natureza e da conexão do ser humano com o meio ambiente:

“Abordamos muitos tópicos sobre a proteção ambiental, porque nós fazemos parte da natureza, por isso precisamos ter esse cuidado. Promover esse tipo de atividade é fundamental para o engajamento dos alunos para inseri-los nesse contexto de preservação”, declarou Milena Nascimento, docente do MECSMA e uma das idealizadoras da visita.

O Parque Nacional do Itatiaia é conhecido por sua rica biodiversidade, composta pela vasta vegetação e flora local, que abriga uma variedade de espécies de plantas, animais e microrganismos, muitos dos quais são encontrados somente na região. Após a oportunidade única de observar e vivenciar toda essa diversidade, os estudantes fizeram um relatório geral sobre a visita.

Estudante do programa de mestrado, Amanda Quintela, avaliou positivamente a ida ao Parque como forma de aprendizado: “A natureza nos ensina muito e a visita nos fez enxergar como somos amplamente conectados com ela, formando esse ecossistema que precisa de equilíbrio, e na minha opinião dentro do parque conseguimos nos conectar e equilibrar com o meio ambiente. Houve uma grande troca de conhecimento, para mim de grande valia ainda mais por ter feito meu produto do mestrado embasado no tema de Educação Ambiental”, comentou Amanda.

[elementor-template id="11211"]

Responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (Caip) do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, a professora Bruna Casiraghi, alcançou um feito notável em sua carreira acadêmica com a publicação de um capítulo no livro "Ensino Superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes". Intitulado "Aprendizagem e Rendimento Acadêmico no Ensino Superior: um olhar da Psicologia da Educação", a valiosa contribuição de Bruna no e-book aborda uma ampla gama de aspectos fundamentais relacionados à aprendizagem no ensino superior.

Docente nos cursos de Nutrição e Licenciatura em Ciências Biológicas, ela está expandindo seu escopo de atuação. Ela está voltando para dar aula no curso de Medicina e também integra o corpo docente do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma). Essa busca incessante por aprimoramento e conhecimento aprofundado, Casiraghi reflete seu comprometimento com a excelência no ensino superior e na formação de futuros profissionais de saúde.

Como responsável pelo Caip, ela concentra os esforços em promover melhorias nos processos de aprendizagem, desempenhando um papel crucial na contínua busca pela excelência na qualidade da educação oferecida pelo UniFOA.

"Aprendizagem e Rendimento Acadêmico no Ensino Superior: um olhar da Psicologia da Educação"

O capítulo da professora aborda uma variedade de tópicos essenciais para aprimorar a qualidade do ensino superior, incluindo conceitos e teorias de aprendizagem, crenças de autoeficácia, motivação para aprender, estratégias de aprendizado e sucesso acadêmico. Esses elementos são fundamentais para compreender como os estudantes podem alcançar um desempenho acadêmico mais sólido e sucesso em suas jornadas educacionais.

"Eu trabalho no setor preocupado com a aprendizagem dos estudantes e estou escrevendo exatamente sobre isso. E o grande objetivo do professor é promover a aprendizagem, o desenvolvimento dos alunos, e esse capítulo fala sobre coisas essenciais para o professor saber, conhecer, que interferem no processo de aprendizagem dele, como o aluno pode autorregular os processos de aprendizagem, a questão da autoeficácia, da motivação para aprender, das estratégias de aprendizagem, e como esses elementos interferem no sucesso do estudante", compartilha.

Essa paixão e dedicação de Bruna em melhorar a qualidade do ensino superior são claramente visíveis em seu capítulo, que oferece insights valiosos sobre a aprendizagem e ressalta o papel vital do professor na promoção do sucesso acadêmico dos estudantes. Além disso, a colaboração internacional com o professor Leandro Almeida, da Universidade do Minho, em Portugal, e a professora Evely Boruchovitch, da Unicamp, enriquece ainda mais a discussão e demonstra o impacto global das pesquisas em educação superior.

Sobre o livro

Neste livro descrevem-se algumas das dificuldades experenciadas pelos estudantes na sua transição e adaptação ao ES, apontando a responsabilidade das instituições e dos governos na criação de condições para que, uma vez assegurado o acesso, possam os estudantes terem os apoios necessários ao sucesso da sua formação e desenvolvimento psicossocial no decurso da sua formação superior e transição para a vida adulta. Aprendizagem e necessidades educativas, afetividade e regulação emocional, violência e inclusão social, permanência e conclusão do curso ou desenvolvimento da carreira e empregabilidade ilustram temas tratados neste livro, assim como o papel dos serviços de apoio na promoção das competências pessoais ou na prevenção e superação das dificuldades.

https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/ensino-superior-mudancas-e-desafios-na-perspectiva-dos-estudantes/

 

Professores do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, Luciano de Azedias Marins e Maria Helena Machado receberam recentemente um grande reconhecimento por seu trabalho e inovação na área. Seu projeto, em parceria com a Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão, intitulado "Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas" foi selecionado pela Boeing e STHEM Brasil, para ser aplicado no município de Pinheiral no segundo semestre deste ano.

O projeto foi selecionado entre 66 instituições de ensino superior consorciadas do STHEM, sendo apenas 11 delas aprovadas para a implementação. A proposta apresentada se destacou por sua viabilidade técnica, impacto social e potencial de aplicação prática. A parceria entre a Boeing, uma das maiores empresas do setor aeroespacial, e a STHEM Brasil, uma organização que incentiva a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, demonstra o reconhecimento da importância desse projeto inovador.

A aplicação do projeto será realizada no município de Pinheiral, destinado a alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, onde o sistema de irrigação automatizado será implementado em hortas domésticas. Essa iniciativa pioneira visa promover a produção de alimentos saudáveis, reduzir o consumo de água e aumentar a eficiência na agricultura local, além de estimular a aprendizagem por meio de atividades práticas relacionadas à agricultura sustentável, alimentação saudável, preservação do meio ambiente e tecnologia.

- São quatro etapas: na primeira, ensinar os alunos a montar a horta, fazer compostagem dentro da escola com a parte orgânica; na segunda, montar o canteiro e fazer o plantio das mudas; em um terceiro momento é implantado o projeto de irrigação por meio do Arduino, e com isso conseguimos fazer o aluno aprender sobre tecnologia, saúde, educação alimentar e ambiental. Na última etapa, os alunos precisarão fazer uma exposição dos trabalhos em uma feira fora da escola, para a comunidade poder participar, e será criado um e-book - explicou Luciano.

Ainda de acordo com o docente, na última etapa, os alunos farão a exposição dos trabalhos para os produtores rurais de Pinheiral, na feira local que ocorre aos sábados, para que eles apliquem em seus empreendimentos. E o e-book será desenvolvido pelos estudantes do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) para ensinar as pessoas a montarem o sistema automatizado, com uma linguagem para o público em geral.

O projeto promete revolucionar a agricultura urbana ao proporcionar uma irrigação eficiente e sustentável em hortas domésticas. Além disso, o projeto envolverá professores e estudantes dos cursos de Engenharias, Nutrição, Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente, demonstrando o caráter multidisciplinar e colaborativo da iniciativa.

Professores participantes:

LUCIANO DE AZEDIAS MARINS (ENGENHARIAS – UNIFOA)

MARIA HELENA MACHADO (C.BIOLÓGICAS – UNIFOA)

SAMANTHA GRISOL DA CRUZ NOBRE (ENGENHARIAS - UNIFOA)

IZABEL DE OLIVEIRA DA MOTA (ENGENHARIAS – UNIFOA)

DIMITRI ALVES (C.BIOLÓGICAS – UNIFOA),

LUCRÉCIA HELENA LOUREIRO (ENFERMAGEM – UNIFOA)

ALDEN DOS SANTOS NEVES (NUTRIÇÃO - UNIFOA)

IVANETE DA ROSA SILVA DE OLIVEIRA (MESTRADO EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE)

VALERIA BARBOSA ALMEIDA (E.M.MARIA DO CARMO FADUL – 8º ANO - E.F.)

ISABELLA JULIANO ODORIZI CABRAL (E.M.MARIA DO CARMO FADUL – 8º ANO - E.F.)

Alunos participantes:

NUTRIÇÃO: MARLUCE SHIRLEI CORDEIRO, CAMILA MARTINS KOENIGKAM, LARYSSA MARQUES VASCONCELOS GUEDES, SARA ANDRADE FAGUNDES, VITORIA BRAZ UTAGAWA, FLAVIANE LUCCHESI, LUÍZA PEREIRA FAGUNDES, MYLENA PIRES, WADRIAN ANTONIO OLIVEIRA, MARIA JULIA COUTINHO DE MELO

ENFERMAGEM: NICOLLY BORGES COSTA SILVA, FELLIPE PORTUGAL FONTANEZZI CORSINI,

ENGENHARIAS: MARIA VITORIA ARAUJO GUALBERTO, JOAO PEDRO DE OLIVEIRA HENRIQUES, FELIPE RODRIGUES DE SOUZA FREITAS,

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GABRIELLA MAIA DO NASCIMENTO

MESTRADO EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE: ROBSON PAULINO DA SILVA

Sobre a Boeing e o STHEM

A Boeing é uma empresa multinacional do setor aeroespacial, líder na fabricação de aeronaves comerciais e sistemas de defesa. A empresa possui um forte compromisso com a inovação e sustentabilidade, apoiando projetos que visam aprimorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável em diversas áreas.

O STHEM é um consórcio formado por 66 instituições de ensino superior (IES) no Brasil. Sua missão é promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade.

MECSMA

O Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA marcou presença no 1º Colóquio Internacional do Núcleo Off: Cultura, Educação e Linguagens (CINO). O evento, que aconteceu do dia 16 a 18 de novembro, foi realizado no Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá CEDUC - UNIFEI, na cidade de Itajubá, em Minas Gerais. 

Os professores do UniFOA Júlio César Soares Aragão (Coordenador no MECSMA), Regina Mambeli Barros (Pro-reitora Adjunta de Pesquisa e Graduação) e Ana Paula Cunha Pereira (Docente do MECSMA) participaram de uma mesa mediada por Ana Paula. O trabalho em discussão foi apresentado com o tema “Gestão do conhecimento e produtividade: qual é a sina da Pós-Graduação?”. 

-  A parceria entre MECSMA e o Núcleo OFF,  reafirma o nosso modo de dialogar com a produção do conhecimento, valorizando os percursos inter, multi e transdisciplinar no ensino. O intercâmbio de pesquisas entre IES é condição sine qua non para elevarmos a qualidade da produção dos Programas de Pós-graduação. - explicou Ana Paula, que é membro do grupo de estudos vinculado ao Diretório de Pesquisas do CNPQ. “A importância de fazer parte de um grupo de estudos é uma prática inaugurada nos programas de pós-graduação desde 1993, quando o CNPQ propõe a primeira versão do Diretório de Grupos de Pesquisa. ”.

O evento é um desdobramento de ações desenvolvidas e promovido pelo Núcleo Off, sediado na Universidade Federal de Itajubá e reúne profissionais de diferentes instituições, nacionais e internacionais com o intuito de realizar investigação acadêmica e ações extensionistas de qualidade.  

MECSMA

TEDx

Talk de Sandro Ribeiro foi sobre "Três dicas com neurociência para um 'chega pra lá' no desinteresse". Foto: Douglas Mateus (Startiz Digital)

Mestre, pós-graduado e graduado pelo UniFOA, Sandro Ribeiro, doutorando em Educação pela UFRRJ, viveu “uma experiência ímpar”, segundo ele, como palestrante do TEDx da Faculdade EnsinE. O egresso do Centro Universitário de Volta Redonda participou do maior evento de disseminação de ideias do mundo, em Juiz de Fora (MG), no dia 28 de setembro.

Sandro é professor, formador de professores e especialista em metodologias ativas. Em seu talk, "Três dicas com neurociência para um 'chega pra lá' no desinteresse", ele abordou um dos maiores dilemas da educação: “como um professor pode captar o interesse de seus alunos?”. De acordo com Ribeiro, a chave do sucesso nessa empreitada está no equilíbrio, na captura e na singularização.

Reconhecimento

Em uma rede social, o palestrante publicou uma reflexão sobre esse importante acontecimento para sua carreira, classificando-o como “auge”. No texto, ele declarou o “orgulho e honra enormes, além é claro de muita gratidão pelo reconhecimento pelo meu trabalho na educação pública e privada do nosso Brasil”.

Ter esse retorno à sua dedicação como educador foi uma das grandes satisfações de Sandro nessa vivência, pois foi uma grande oportunidade de inspirar outras pessoas no lugar onde leciona na pós-graduação de Neuropsicopedagogia e MBA em Gestão. E para além do espaço físico, sua contribuição poderá chegar a pessoas do mundo inteiro. Afinal, é o TEDx.

“Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a valorização do nosso trabalho. Já estou formado há 31 anos, minha primeira formação foi no UniFOA. E agora chego nesse ponto de valorização, em ser um dos ‘speakers’ [palestrantes] do TEDx, de uma cidade muito importante, onde o nosso trabalho é muito valorizado. Você é considerado uma pessoa para inspirar outras pessoas, relacionado ao que você já faz. Isso foi uma coisa que me tocou muito”, relatou Sandro à FOA.

TEDx

O encontro reuniu educadores e empreendedores sociais que estão fazendo a diferença na cidade mineira e região. Foram histórias de coragem e resiliência, de quem não tem medo de se renovar, de mudar os rumos, de ajudar o próximo. De empreender. De transformar. Esse é o TEDxFaculdadeEnsinE.

Gratidão pelo UniFOA

Sandro lembra com carinho de suas formações pela instituição, onde se formou em licenciatura plena em Educação Física (1991), fez especialização em Educação Motora (1994) e concluiu o Mestrado Profissional Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (2017).

“É o meu lugar de formação. O UniFOA está 99% no meu sangue de profissional. Meu orientador no mestrado, Marcelo Paraíso, e a professora Ilda Cecília, que faleceu em julho, representam muito bem toda a minha gratidão pela FOA”, destacou o doutorando em Educação.

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?