Com foco na saúde e na valorização da humanidade dentro do ambiente de trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidente e Assédio (CIPA+A) realizou, na tarde de ontem (19), uma palestra especial no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão. O evento teve como tema o Fevereiro Roxo, campanha dedicada à conscientização sobre o Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.
A ação reuniu funcionários da instituição para um bate-papo com especialistas. O médico geriatra e professor do UniFOA, José Roberto, abordou os desafios e cuidados relacionados ao Mal de Alzheimer no ambiente de trabalho. Já a psicóloga e professora do UniFOA, Sônia Moreira, falou sobre a relação entre Lúpus, Fibromialgia e a saúde emocional, destacando a importância do acolhimento e da conscientização.
Conscientização como pilar da CIPA+A
O presidente da CIPA+A, Fábio Lacerda, ressaltou que a iniciativa está alinhada com o papel fundamental da comissão, que vai além da prevenção de acidentes e abrange o cuidado integral com a saúde dos funcionários.
"Essa ideia surgiu em compatibilidade com o Fevereiro Roxo, que trata exatamente dessas campanhas de conscientização. Muitas pessoas associam a CIPA+A apenas à prevenção de acidentes, mas trabalhamos com a saúde em todos os sentidos. A cada mês, seguiremos abordando diferentes temas de conscientização."
Fábio também destacou a importância da informação acessível para os colaboradores e adiantou que a CIPA+A expandirá suas ações para outros formatos.
"Queremos que todos tenham acesso ao conhecimento necessário para a prevenção. Por isso, além das palestras, vamos investir em podcasts para que aqueles que não puderam estar presentes possam ouvir e se informar sobre esses temas fundamentais."
O impacto da mente na saúde e na qualidade de vida
O professor José Roberto enfatizou a relação direta entre a saúde mental e o bem-estar físico, destacando a relevância da iniciativa da CIPA+A.
"Se a mente não estiver bem cuidada, pode gerar acidentes, depressão, ansiedade e até demência. Essas discussões são essenciais para desenvolver uma melhor qualidade de vida, tanto na prevenção quanto no manejo dessas condições. Além disso, muitos funcionários podem usar esse conhecimento para lidar com familiares que enfrentam essas doenças."
A professora Sônia Moreira reforçou que sua palestra também teve um papel fundamental na desconstrução de estigmas e na promoção de um ambiente mais empático e acolhedor.
"Essa é uma iniciativa fantástica, porque traz à tona temas que muitas vezes não são falados e que precisam ser compreendidos. Doenças autoimunes, como Lúpus e Fibromialgia, podem surgir por diversos fatores, incluindo genéticos, psicológicos e ambientais. Muitas pessoas sofrem sem perceber ou sem receber o devido diagnóstico. Ao trazer essa conversa para o ambiente de trabalho, a CIPA+A possibilita que os funcionários tenham mais percepção sobre si mesmos e busquem ajuda quando necessário."
O compromisso da comissão é continuar promovendo espaços de aprendizado e reflexão, reforçando o papel fundamental da informação na prevenção e no bem-estar de todos.
[elementor-template id="11211"]
Na última segunda-feira (17), o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) sediou mais uma edição do Capacita Coren-RJ, um evento dedicado à capacitação e atualização dos profissionais de enfermagem do Médio Paraíba.
O evento foi dividido em dois momentos, à tarde professores do UniFOA e coordenadores de unidades hospitalares locais participaram de um curso teórico-prático de sutura ministrado por Lilian Bhering, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e Deputada Estadual. O treinamento, pioneiro na região, teve o objetivo de capacitar os profissionais para realizarem o procedimento que foi recentemente regulamentado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da resolução de 2023, que exige a realização de suturas simples por técnicos e enfermeiros.
“O curso de sutura contribui para a melhoria da saúde não só da população de Volta Redonda, mas de todo o Médio Paraíba. Com essa qualificação, os enfermeiros passam a contribuir de forma ainda mais efetiva na assistência à saúde da população”, explicou Miriam Salles, conselheira titular do Coren-RJ. Ela também destacou que, antes dessa regulamentação, muitas suturas eram realizadas apenas por prescritores medicamentosos ou ficavam pendentes devido à alta demanda nas unidades de pronto atendimento.
No período da noite, cerca de 600 profissionais acompanharam uma capacitação sobre classificação de risco, também ministrada por Lilian Bhering. A palestra abordou a importância da identificação rápida de casos graves para garantir um atendimento eficiente nas emergências. “Profissionais qualificados nessa área asseguram um atendimento mais ágil e eficaz, beneficiando não só Volta Redonda, mas toda a região do Médio Paraíba”, ressaltou Lilian.
A escolha do UniFOA como sede do evento reflete uma parceria de mais de 20 anos entre a instituição e o Coren-RJ. “Além de formar excelentes profissionais, o UniFOA está sempre aberto a iniciativas que fortaleçam a área da enfermagem”, afirmou Miriam Salles. A capacitação contou com a participação de egressos do UniFOA, enfermeiros formados por outras instituições, técnicos de enfermagem e estudantes de cursos técnicos da região.
Com essa iniciativa o Coren-RJ junto ao UniFOA, reafirmam a importância de investir na atualização profissional para garantir uma assistência cada vez mais qualificada. Eventos como esse elevam o padrão do atendimento e fortalecem a enfermagem como pilar essencial do sistema de saúde.
[elementor-template id="11211"]
Na noite desta terça-feira, 18, foi oficialmente lançado o Food Truck Solidário, um projeto inovador voltado para o combate à insegurança alimentar e nutricional. A iniciativa é um projeto do curso de Nutrição e do Escritório da Cidadania, apoiado pela Fundação Oswaldo Aranha (FOA), o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, a Fundação Sérgio Loureiro e a Transporte Excelsior.
O Food Truck Solidário é um ônibus completamente equipado, seguindo as normas técnicas de produção de refeições, com mesa para preparo dos alimentos, fogão, chapa, geladeira, pia, etc, para distribuir refeições adequadas e saudáveis de forma gratuita às comunidades.
Para celebrar o lançamento, o ônibus circulou por Volta Redonda antes de estacionar no campus Olezio Galotti, em Três Poços, onde distribuiu cachorros-quentes, tudo preparado pelos estudantes do curso de Nutrição.
Para o presidente da FOA, Eduardo Prado, o projeto representa um passo importante dentro do compromisso social da instituição.
"A gente tem que unir forças em tudo o que faz. Na FOA, buscamos sempre agregar valor, nunca criar projetos isolados. A diversidade é o caminho. Já desenvolvemos diversas iniciativas sociais, e o Escritório da Cidadania tem sido um pilar fundamental nesse processo. Esse novo projeto traz alimentação para a comunidade, combinando educação nutricional e apoio a quem mais precisa. E o mais importante: envolve alunos, professores, empresas e o poder público em uma causa maior."
O Escritório da Cidadania do UniFOA, coordenado por Dario Aragão Neto, tem sido peça-chave para a criação de ações voltadas às minorias e à segurança alimentar. Ele conta que a ideia surgiu a partir do sucesso do Jantar Solidário, que já vinha beneficiando a comunidade de Três Poços.
"Estávamos promovendo o jantar social, quando me perguntei: por que não um Food Truck Solidário? Algo que nos permitisse levar essa ação para além do campus, até os lugares onde a fome está? Assim nasceu a ideia desse laboratório móvel, uma unidade itinerante de combate à fome."
O impacto para a formação dos futuros nutricionistas
A participação do curso de Nutrição do UniFOA é essencial para o sucesso do projeto. O coordenador do curso, Alden dos Santos, destaca que a iniciativa representa um avanço significativo para a formação dos estudantes.
"Já realizamos o Jantar Solidário desde 2023, mas quem tem fome não pode esperar. O Food Truck nos permite levar a ação diretamente para onde as pessoas mais precisam. Essa experiência possibilita que nossos alunos vivenciem na prática o que aprendem em sala de aula, formando nutricionistas críticos e protagonistas, que realmente fazem a diferença na sociedade."
O estudante do 7º período de Nutrição, Gabriel Aquino, reforça que a profissão de nutricionista nasceu para combater a fome e que esse projeto amplia o impacto social da universidade.
"Com o Food Truck Solidário, conseguimos alcançar toda Volta Redonda, levando conscientização e apoio para quem mais precisa. Isso nos faz entender que a nutrição vai além do consultório, é uma ferramenta de transformação social."
Já para Ana Carolina Solano, aluna do 1º período do curso, participar de um projeto tão significativo logo no início da graduação foi uma surpresa positiva.
"Nunca imaginei que, com apenas uma semana de aula, já estaria dentro da cozinha, participando de uma ação tão importante. Foi uma experiência incrível e muito enriquecedora."
Uma iniciativa que vai além do alimento
Para Serginho Loureiro, gestor da Fundação Sérgio Loureiro, o projeto representa um compromisso com o bem-estar das pessoas, indo além da alimentação.
"O Food Truck Solidário não serve apenas comida. Ele leva acolhimento, conhecimento e esperança. Queremos mostrar que a universidade também trabalha com fraternidade e solidariedade. Alimentamos o corpo, mas também a alma e a mente."
A iniciativa ainda conta com o apoio de figuras importantes, como Pai Denisson D'Angiles, do Céu Estrela Guia, que destacou a relevância da ação para a erradicação da fome no Brasil.
"Essa cozinha itinerante não apenas oferece educação nutricional, mas contribui diretamente para tirarmos o Brasil do mapa da fome."
O projeto não apenas leva comida para quem precisa, mas também promove educação alimentar e nutrição de qualidade, impactando diretamente a vida de muitas pessoas. Além disso, proporciona aos alunos uma formação mais humanizada e próxima da realidade social, preparando profissionais mais conscientes e engajados.
Essa é apenas a primeira de muitas ações que serão realizadas com o Food Truck Solidário, que promete se tornar um marco na luta contra a fome em Volta Redonda e região.
[elementor-template id="11211"]
O último sábado (15) marcou o início de uma nova etapa para muitos estudantes que sonham com a graduação em Direito, mas que, devido à rotina agitada, não conseguiam encaixar os estudos durante a semana. O Curso de Direito aos Sábados teve sua primeira aula no UniFOA, reunindo alunos em busca de qualificação e novas oportunidades profissionais.
Para Alan Pançardes, coordenador do curso de Direito, ver o projeto sair do papel foi um momento de grande realização.
"Foi muito gratificante poder ver concretizada a ideia de levar o ensino superior a quem mais precisa. Nosso público é diverso, com alunos em segunda graduação, trabalhadores que não possuem disponibilidade ao longo da semana, mães e muitos outros que agora têm a chance de realizar esse sonho", comentou Alan.
A iniciativa amplia o acesso à formação jurídica, permitindo que mais pessoas possam se capacitar para o mercado de trabalho. Além da advocacia, o curso de Direito abre portas para diversas carreiras, como concursos públicos e áreas que exigem conhecimento jurídico.
"O curso de Direito é uma grande porta para mudança e transformação de vida. Além das oportunidades profissionais, os conhecimentos adquiridos podem complementar a formação e a atuação de quem já está no mercado. Poder proporcionar essa inclusão e igualdade à população trabalhadora nos dá o sentimento de dever cumprido," destacou Alan Pançardes.
As inscrições para o Curso de Direito aos Sábados seguem abertas, oferecendo uma oportunidade única para quem deseja ingressar no ensino superior sem comprometer sua rotina semanal.
Para mais informações e inscrições, acesse o site do UniFOA ou entre em contato com a instituição pelo WhatsApp (24)33408445.
[elementor-template id="11211"]
O Clube de Benefícios da FOA, agora chamado Cêbe FOA, acaba de ganhar um novo aplicativo que promete mais praticidade e autonomia para seus usuários. O lançamento do app marca um importante passo na modernização do serviço, proporcionando uma experiência mais intuitiva para os participantes e maior facilidade na gestão das empresas parceiras.
Um dos grandes destaques deste projeto é que ele foi desenvolvido por Jader Cardoso, egresso do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), que foi responsável por todo o desenvolvimento do app, incluindo stacks, back end e front end. Já Daniel Ramalho, egresso do curso de Design do UniFOA, contribuiu com a criação da nova identidade visual do aplicativo.
A ideia de criar um aplicativo novo surgiu a partir da insatisfação com o sistema utilizado anteriormente. Segundo Jader, que foi responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, a versão anterior possuía diversas limitações, como a dificuldade de incluir novas empresas e a falta de autonomia para a gestão interna. "As empresas que cadastrávamos acabavam ficando de escanteio, pois a empresa desenvolvedora do antigo aplicativo priorizava seus próprios parceiros. Com isso, propus para a equipe da FOA: 'Que tal criarmos nosso próprio aplicativo?'", explica Jader.
O projeto saiu do papel rapidamente. Em outubro de 2024, ele começou o desenvolvimento do app, dedicando horas extras e muito esforço para garantir que a nova plataforma fosse mais funcional e eficiente. "O objetivo era criar um sistema simples, funcional e que desse total autonomia para a equipe administrar as empresas cadastradas, além de facilitar a experiência do usuário", ressalta.
Jader sempre teve um grande interesse por tecnologia. Durante sua graduação no UniFOA, buscou participar de projetos e desafios que o ajudassem a aprimorar suas habilidades. Ele se destacou em disciplinas voltadas para desenvolvimento de software e chegou a participar de iniciativas acadêmicas voltadas para inovação. "Sempre gostei de desafios e sabia que para crescer na área precisava me dedicar além da sala de aula. Fiz estágios, participei de eventos e sempre estive envolvido em projetos que pudessem me preparar para oportunidades como essa", conta.
Para acompanhar essa mudança, Daniel Ramalho, egresso do curso de Design do UniFOA, foi o responsável pela identidade visual do novo Cêbe FOA. "Durante várias reuniões com o setor de Relacionamento e Serviços, percebemos a necessidade de um reposicionamento estratégico para o antigo 'Clube +'. Foi uma grande oportunidade assumir esse desafio e ajudar a redefinir a marca", conta.
O trabalho foi realizado em parceria direta com Jader para garantir que a identidade visual estivesse alinhada com a interface do aplicativo. "Foi uma parceria e tanto! Trabalhamos juntos para que tudo se mantivesse consistente dentro do app. Apresentamos a nova marca e ele implementou tudo com muito cuidado, seguindo à risca as diretrizes definidas", destaca Daniel.
Formação acadêmica como base para o sucesso
Ambos os egressos ressaltaram a importância da formação no UniFOA para que pudessem atingir esse nível de execução profissional. "Tive professores muito bons, que me ensinaram uma base muito sólida. Além disso, estudei muito, fiz cursos e projetos, mas toda essa base eu adquiri na faculdade", afirma Jader. Durante sua trajetória acadêmica, ele também buscou se especializar em desenvolvimento de aplicativos e tecnologias emergentes, sempre acompanhando as tendências do mercado de TI.
Para Daniel, o aprendizado no curso de Design foi essencial. "Como designer, sou treinado para ser um solucionador de problemas. Nesse projeto, unimos metodologia, domínio de softwares de criação e conhecimento em branding. Tudo isso começou na minha fase acadêmica aqui no UniFOA", comenta. Ele também destaca a importância das experiências extracurriculares, como participação em projetos de extensão que o ajudaram a desenvolver um olhar mais estratégico para o mercado.
O lançamento do novo aplicativo do Cêbe FOA não só moderniza a plataforma de benefícios, mas também reforça a qualidade do ensino oferecido pelo UniFOA. A história de Jader Cardoso e Daniel Ramalho é um exemplo de como o conhecimento adquirido na universidade pode ser aplicado na prática para criar soluções inovadoras e relevantes para a comunidade.
Disponibilidade do Aplicativo
O aplicativo Cêbe FOA já está disponível para download nas plataformas Android e iOS. Para acessar os benefícios, basta que alunos, professores e colaboradores realizem o login com seus dados institucionais. Empresas interessadas em participar do clube de benefícios devem entrar em contato diretamente com a Divisão de Relacionamento e Serviços para obter mais informações sobre o cadastro.
[elementor-template id="11211"]
Na última quarta-feira (12), os estudantes de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foram recepcionados no Auditório William Monachesi com um seminário especial de boas-vindas. O evento marcou o início de mais um semestre acadêmico e foi conduzido pelo coordenador do curso, Julio Aragão, junto com o coordenador adjunto, Luiz Antônio Neves.
O momento foi dedicado a acolher os veteranos, proporcionando um espaço de diálogo e integração entre os alunos e a coordenação. Além de apresentar as novidades do semestre, o seminário abordou temas importantes sobre a estrutura do curso, processos acadêmicos e abriu espaço para que os estudantes pudessem tirar dúvidas e compartilhar sugestões.
Diferente do Start dos calouros, voltado para a introdução ao ambiente universitário, o encontro com os veteranos teve um caráter mais participativo e dinâmico. “O Start de Medicina para veteranos é um momento de acolhimento e diálogo entre os discentes e a coordenação. Esse encontro reforça o caráter democrático e participativo da gestão do curso de Medicina, garantindo que as decisões acadêmicas estejam sempre alinhadas com as necessidades dos alunos”, destacou o coordenador Julio Aragão.
A ocasião também proporcionou um clima de reencontro e troca de experiências entre os estudantes, fortalecendo o espírito de comunidade acadêmica. Esse contato próximo com os alunos é fundamental para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem saudável e colaborativo, promovendo a escuta ativa e o acolhimento dentro do curso.
Marcado por momentos de interação e troca de experiências, o evento reforça o sentimento de pertencimento entre os estudantes. Para muitos, o acolhimento no início do semestre representa uma oportunidade de retomar a rotina acadêmica com motivação renovada e um maior entendimento sobre os desafios e conquistas que estão por vir.
Com esse acolhimento especial, o curso de Medicina do UniFOA proporcionou um início de semestre acolhedor e motivador, fortalecendo o relacionamento próximo e transparente com os estudantes, criando um ambiente favorável ao aprendizado e ao crescimento acadêmico.
[elementor-template id="11211"]
Na manhã desta quinta-feira (13), o presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Eduardo Prado, recebeu no Campus Olezio Galotti a visita do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, acompanhado de Nelson Gonçalves e Rogério Loureiro, para oficializar uma parceria com a FOA. A iniciativa visa produzir um livro de registros históricos para homenagear ex-prefeitos e empresários que desempenharam papéis fundamentais na construção e desenvolvimento da cidade.
O projeto, idealizado pela Prefeitura e abraçado pela Fundação, prevê o lançamento anual de um livro no aniversário de Volta Redonda, celebrando a trajetória de figuras de destaque na história região. Para isso, o corpo docente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), sob a coordenação da reitora, Prof.ª Dr.ª Ivanete de Oliveira, ficará responsável pela pesquisa e redação do livro, garantindo um conteúdo rico e detalhado.
Em 2025, os primeiros homenageados serão o ex-prefeito Nelson dos Santos Gonçalves e o empresário Sérgio Loureiro. Durante a reunião, os filhos dos homenageados, Nelson dos Santos Gonçalves Filho e Rogério Loureiro, compartilharam registros históricos e materiais valiosos que enriquecerão o conteúdo das publicações.
Resgatando a história e fortalecendo a cultura local
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a importância de reconhecer as personalidades que contribuíram significativamente para o crescimento de Volta Redonda:
“Estamos começando este ano com a felicidade de homenagear Nelson Gonçalves, um dos maiores prefeitos de Volta Redonda, e Sérgio Loureiro, um empresário que sempre acreditou no nosso município e gerou muitos empregos. Esta é uma forma de agradecer a dedicação e o amor com que ajudaram a construir nossa cidade”, declarou Neto.
O presidente da FOA, Eduardo Prado, ressaltou a relevância cultural do projeto e a honra de o UniFOA ser escolhido como responsável pela condução da obra:
“É um presente que o município está entregando para a FOA e UniFOA. Como universidade, temos o papel de atuar junto ao poder público e, especialmente, de resgatar a memória e apresentá-la às novas gerações, mostrando a importância dessas figuras na construção da cidade que conhecemos hoje”, afirmou Eduardo.
O legado de Nelson Gonçalves e Sérgio Loureiro
Nelson dos Santos Gonçalves, ex-prefeito de Volta Redonda, é lembrado como um dos maiores gestores da história do município, conhecido como o “mestre das grandes obras”. Seu filho, Nelson dos Santos Gonçalves Filho, emocionado, compartilhou seu entusiasmo com o projeto:
“Sempre desejei expor esse acervo para que as pessoas conheçam a história de quem ajudou a construir Volta Redonda. Esse resgate da memória é essencial, não só para a nossa geração, mas para todas as que virão. Sou muito grato ao UniFOA e à Prefeitura por realizarem esse sonho”.
Já Sérgio Loureiro, fundador da Transportadora Excelsior, iniciou sua trajetória profissional dirigindo caminhões e se tornou um dos maiores empresários da região. Seu legado empresarial e familiar será eternizado nas páginas do livro. Seu filho, Rogério Loureiro, agradeceu a homenagem:
“É emocionante ver o legado do meu pai ser reconhecido dessa forma. Ele sempre valorizou a família e trabalhou muito para construir tudo o que temos hoje. Estamos prontos para contribuir com o máximo de documentos e registros para esse projeto”.
Além do vínculo histórico com Volta Redonda, Rogério Loureiro e o prefeito Neto compartilham uma ligação com o esporte local, pois ambos são ex-presidentes de honra do Volta Redonda Futebol Clube. A participação de destaque no clube reforça o impacto positivo e o legado que deixaram na comunidade, não só como líderes empresariais e políticos, mas também como incentivadores do esporte na região.
Lançamento e continuidade do projeto
A primeira edição do livro tem previsão para ser lançada em 17 de julho de 2025, como parte das comemorações do aniversário de Volta Redonda. O evento marcará o início de uma tradição que, anualmente, homenageará personalidades que desempenharam papéis cruciais na história e no desenvolvimento do município.
A parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a FOA/UniFOA representa um importante passo para preservar a memória cultural e histórica da cidade, reforçando o compromisso de ambas as instituições com a valorização das pessoas que ajudaram a moldar o futuro de Volta Redonda.
De acordo com a literatura médica, no Brasil, estima-se que ocorram mais de 200 mil paradas cardiorrespiratórias (PCR) anualmente, sendo que a maioria desses casos ocorre fora do ambiente hospitalar, com baixas taxas de sobrevivência. Aproximadamente 70% dos PCRs acontecem em casa, muitas vezes na presença de familiares e a intervenção imediata por pessoas próximas é crucial para aumentar as chances de sobrevivência. Pensando nisso, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) recebeu, na última segunda-feira (10), o Projeto Samuzinho, que visa capacitar leigos em noções básicas de primeiros socorros, preparando-os para agir corretamente em emergências.
Essa foi a primeira vez que o Samuzinho esteve no UniFOA, e a intenção é que a atividade se torne semestral, ampliando o alcance do conhecimento e promovendo uma cultura de prevenção. Ao todo, 137 alunos dos cursos Publicidade e Propaganda, Design, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas do UniFOA, incluindo estudantes do Técnico em Enfermagem da EtecFOA, participaram do treinamento e receberam certificados.
O Projeto Samuzinho foi criado pelo SAMU 192 do Distrito Federal em 2007 e é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa). O objetivo é ensinar como agir em situações de emergência até a chegada do socorro especializado, além de conscientizar sobre o uso correto do número 192, reduzindo os trotes que dificultam o atendimento real. Embora o foco inicial seja em crianças e adolescentes, o projeto também abrange outros públicos, oferecendo informações para diferentes segmentos da população.
Segundo Letícia Damião, instrutora do Samu, o treinamento não transforma os participantes em profissionais de saúde, mas os capacita a agir de forma adequada em emergências: “Os participantes adquirem conhecimentos básicos de primeiros socorros, como técnicas de massagem cardíaca, manobra de desengasgo e identificação de sinais de acidente vascular cerebral (AVC). Mesmo não se tornando profissionais de saúde, esses conhecimentos são fundamentais para agir de forma correta até a chegada do atendimento.”
A iniciativa de trazer o Samuzinho ao UniFOA partiu da professora Márcia Bastos, da EtecFOA, que conheceu o projeto e buscou viabilizar a atividade na instituição. Para ela, o treinamento vai além da teoria em sala de aula: “Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre primeiros socorros e atendimento emergencial de forma dinâmica, fortalecendo tanto o conhecimento técnico quanto a conscientização sobre a importância de uma atuação rápida e correta em emergências.”
O treinamento impactou significativamente a vida dos alunos. Jenniffer Silva, do curso Técnico de Enfermagem, expressou sua satisfação: “Sempre é mágico participar desses treinamentos. Pude ter a certeza de que essa é realmente a área de atuação que eu almejo no futuro, para conseguir colocar em prática meu desejo de ajudar a salvar vidas!”.
Pablo Abreu, também aluno do Técnico de Enfermagem, destacou o valor da experiência: “Achei o treinamento muito construtivo e adquiri muitas informações que eu não sabia. Foi importante para conhecer melhor as práticas de primeiros socorros e me motivou a trabalhar nessa área.”
Para Letícia, instrutora do Samu, fazer parte do projeto é enriquecedor: “A oportunidade de compartilhar conhecimentos essenciais com a comunidade e observar o interesse do público é extremamente gratificante. O foco principal é promover uma cultura de prevenção e cuidado.”
O Projeto Samuzinho não só capacita a comunidade em noções vitais de primeiros socorros, mas também fortalece o vínculo entre o serviço de emergência e a população. Ao tornar a ação semestral, o UniFOA reforça seu compromisso com a educação prática e a responsabilidade social, preparando seus alunos para situações de emergência e contribuindo para a preservação de vidas.
[elementor-template id="11211"]
No cenário atual, onde a busca por soluções sustentáveis para o meio ambiente é cada vez mais urgente, a pesquisa científica se torna um pilar essencial para o desenvolvimento de novas tecnologias. Foi com esse propósito que Karine de Paula, Giovana Ribeiro e Aryele Azevedo, todas egressas do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), desenvolveram um biossorvente inovador utilizando fibra de coco. O material, criado durante sua pesquisa acadêmica, tem grande potencial para a descontaminação de efluentes industriais, remoção de metais pesados e tratamento de poluentes.
O biossorvente é um material biológico capaz de remover contaminantes de soluções aquosas, como metais pesados e corantes, por meio do processo de biossorção. Essa técnica se apresenta como uma alternativa promissora e sustentável para o tratamento de águas residuais, utilizando materiais de baixo custo, abundantes e de fácil obtenção, como resíduos agroindustriais e biomassa microbiana.
Além de eficiente na remoção de poluentes, os biossorventes oferecem vantagens como sustentabilidade, possibilidade de regeneração e reutilização, além da redução de resíduos sólidos, pois são produzidos a partir de materiais que seriam descartados.
A inspiração para a pesquisa surgiu da necessidade de desenvolver um produto sustentável e reaproveitável, aliado à preocupação com a contaminação de corpos d’água por substâncias químicas nocivas. Assim, surgiu o conceito do biossorvente feito de fibra de coco, um material biodegradável e amplamente disponível no Brasil.
“Nós queríamos criar um produto que pudesse ser reaproveitado a partir de um resíduo agroindustrial. Depois começamos a questionar onde ele poderia ser aplicado e pensamos nos diversos incidentes ambientais causados por contaminação em águas. Juntamos essas ideias e chegamos ao biossorvente, feito de fibra de coco, que absorve substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente”, explica Karine.
O trabalho foi realizado em diversas etapas, exigindo pesquisa aprofundada e experimentação em laboratório. O primeiro passo foi o embasamento teórico, com referências de pesquisas de mestrado e doutorado sobre processos de obtenção de biossorventes. Em seguida, a equipe buscou fontes de matéria-prima: os frutos de coco descartados em estabelecimentos que comercializam água de coco.
Durante dois meses, a equipe se dedicou intensamente à pesquisa, utilizando a estrutura dos laboratórios do Centro Universitário. “Ficamos de segunda a sábado, das 8h às 18h, nos laboratórios, analisando e testando o material. O suporte da professora Cirlene Fourquet, coordenadora dos laboratórios, foi essencial para que pudéssemos avançar com a pesquisa”, destaca Karine.
O coco foi escolhido por ser um fruto versátil, amplamente consumido no Brasil e de fácil obtenção. Além disso, sua fibra possui propriedades que favorecem a adsorção de poluentes, tornando-a um excelente material para a biossorção.
O biossorvente desenvolvido pelas egressas do UniFOA se destaca por ser um produto sustentável e eficaz para o tratamento de águas contaminadas. A pesquisa resultou na patente do material, um marco significativo para a área ambiental e para a trajetória acadêmica de Karine.
“O sentimento de ver esse trabalho patenteado é indescritível. Foram dias e dias de dedicação, pesquisa, escrita e ajustes. Saber que todo esse esforço valeu a pena e que nosso trabalho pode contribuir para a sociedade é o maior e melhor reconhecimento que um pesquisador pode ter”, celebra Karine.
O biossorvente pode ser utilizado em diversas aplicações ambientais, como:
A equipe também estuda formas de comercializar o biossorvente e expandir sua aplicação para indústrias que necessitam de soluções ecológicas no tratamento de resíduos.
O desenvolvimento desse biossorvente reflete o compromisso do UniFOA com a inovação e a sustentabilidade. A infraestrutura dos laboratórios e o apoio dos professores foram fundamentais para que a pesquisa alcançasse esse nível de excelência.
“A estrutura oferecida pelo UniFOA, aliada ao suporte técnico e docente, nos deu todas as condições para transformar essa ideia em realidade. Sou muito grata por essa oportunidade e pelo incentivo que recebemos para desenvolver ciência de qualidade”, afirma Karine.
A conquista da patente e a viabilidade do biossorvente mostram o impacto positivo que a pesquisa acadêmica pode ter na sociedade, trazendo soluções inovadoras e sustentáveis para desafios ambientais.
[elementor-template id="11211"]
A 7ª Semana de Formação Continuada do UniFOA e EtecFOA reuniu professores e professoras em um momento de reflexão e aprimoramento sobre práticas pedagógicas inovadoras. A abertura do evento contou com uma palestra ministrada pela Professora Doutora Cássia Ferri, que abordou o tema "Avaliação em Currículo por Competência" e seus impactos na trajetória acadêmica dos estudantes.
Segundo a palestrante, o modelo baseado em competências é essencial para preparar os alunos para um mundo dinâmico, onde o aprendizado contínuo se tornou indispensável. "Hoje, sabemos que, ao receberem seus diplomas, os estudantes não estão prontos, mas possuem as ferramentas necessárias para continuar aprendendo ao longo da vida", destacou. Para ela, a avaliação não deve ser apenas um instrumento de aprovação ou reprovação, mas um processo contínuo de acompanhamento, que auxilie os estudantes a desenvolverem autonomia e capacidade de autorregulação no aprendizado.
A iniciativa de reunir todos os professores no início do ano letivo foi destacada pela palestrante como fundamental: "Avaliar é monitorar um processo. Pensar na avaliação desde o início do semestre permite que os docentes tenham subsídios para acompanhar o progresso dos estudantes, garantindo um processo de ensino mais eficaz", afirmou Cássia Ferri.
Maria das Graças, responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP), destacou que a 7ª Formação Continuada foi estruturada com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos indicadores da CPA. Neste ano, a formação enfatizou o fortalecimento do currículo em construção, metodologias inovadoras e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. "Nosso foco está no fortalecimento do currículo, na incorporação de metodologias inovadoras e na melhoria das práticas pedagógicas, sempre dialogando com as demandas emergentes do cenário educacional", explicou.
A dedicação de uma semana inteira à capacitação docente, segundo Maria das Graças, tem impacto direto na qualidade do ensino. "Esse momento promove a troca de experiências, amplia repertórios metodológicos e possibilita a experimentação de novas abordagens. Mais do que uma capacitação, é uma oportunidade de fortalecer o senso de pertencimento e o compromisso coletivo com a educação", ressaltou.
O impacto da Formação Continuada ultrapassa os muros da sala de aula, refletindo-se diretamente na formação dos alunos. Professores capacitados aprimoram suas estratégias pedagógicas, tornando o ensino mais dinâmico, interativo e alinhado com as necessidades do mercado de trabalho. "A sala de aula se torna um espaço de maior engajamento e construção do conhecimento, estimulando a autonomia dos estudantes e preparando-os para desafios reais", frisou Maria das Graças.
Para ela, a Formação Continuada é um diferencial da instituição, consolidando a instituição como referência em educação. "A Reitoria investe fortemente na política de valorização da docência, pois acredita que a qualificação contínua dos professores é essencial para garantir a excelência acadêmica".
Durante a semana, os docentes participaram de diversas palestras e debates sobre temas essenciais para a educação superior, como:
Dentro da programação, os professores também participaram do Encontro Docente com a abertura da Profª. Drª e Reitora no Centro Universitário, Ivanete Oliveira e o Prof. Dr. Antônio Flávio Moreira, que abordou a atualidade das discussões sobre currículo.
Os participantes destacaram a importância da iniciativa para sua própria formação e para o aprimoramento da qualidade de ensino.
Para o professor Gleisson Araújo, do curso de Educação Física, “Essa iniciativa é muito positiva, pois proporciona atualização em diversos temas, apresentados por excelentes profissionais. Faz toda a diferença no processo pedagógico”.
O professor Marcos Guimarães, do curso de Medicina, também destacou a relevância do evento: “Participar dessa semana nos permite compreender melhor a dinâmica da instituição e sua evolução, facilitando nossa adaptação e alinhamento com as novas diretrizes”.
[elementor-template id="11211"]
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha