Professores e alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA vivenciaram momentos de aprendizado e orgulho ao participarem da 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira da Pesquisa em Odontologia (SBPqO), realizada de 02 a 05 de setembro, na Expo D. Pedro, em Campinas - São Paulo.
Com a apresentação de 18 trabalhos científicos, a delegação do UniFOA demonstrou seu compromisso com o avanço científico na área odontológica. A página oficial do curso no Instagram destacou: “Estamos honrados em fazer parte desse evento que promete avanços científicos e descobertas que irão revolucionar o campo da Odontologia”.
A presença do principal pesquisador brasileiro no evento adicionou um toque de excelência à experiência dos alunos. Eles tiveram a oportunidade única de assistir à apresentação desse renomado pesquisador, além de participar de outras palestras ministradas por professores internacionalmente reconhecidos e especialistas destacados na Odontologia Brasileira.
Para os alunos de graduação e o curso de Odontologia em geral, essa participação foi motivo de grande orgulho. Nas palavras da coordenadora, Rosiléa Hartung: “Ver os nossos alunos contribuindo com trabalhos de impacto nesse evento é motivo de muito orgulho. Foi uma experiência maravilhosa, com um grande aproveitamento científico, que trouxe visibilidade tanto para o UniFOA quanto para o curso de Odontologia. Foi um ganho significativo para todos nós, professores e alunos”.
A participação do UniFOA na 40º Reunião Anual da SBPqO fortaleceu ainda mais o compromisso da Instituição com a excelência na formação e pesquisa em Odontologia, deixando uma marca permanente no cenário da pesquisa Odontológica Brasileira.
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Segue a lista com o nome dos alunos e seus respectivos trabalhos:
Aluna: Anna Luiza de Oliveira
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Mariana Resende Braga
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Suellen Denise Vieira da Cruz
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Daniela Brandão da Silva
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Bárbara Rezende Silva Andrade
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Gabriella Cunha Cambraia
Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri
Aluna: Laís Gomes Juffo
Orientador: Prof° Cláudio Luís de Melo Silva
Aluna: Tanayla Finoti
Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri
Aluna: Júlia Couto
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Ana Julia Puliti Detoni
Orientador: Prof° Cláudio Luís de Melo Silva
Aluna: Maria Fernanda Gripp Ishimoto
Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri
Aluna: Milena Amorim Silva
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Liz Carneiro Queiroz
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Mariana Duque
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluno: Gustavo Azevedo Novaes
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Renata Gonçalves Ferreira
Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri
Aluno: Davi Damato Bemfeito Barroso
Orientadora: Profª Roberta Mansur
Aluna: Laura Damato Bemfeito Barroso
Orientadora: Profª Tereza Cristina Favieri
Responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (Caip) do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, a professora Bruna Casiraghi, alcançou um feito notável em sua carreira acadêmica com a publicação de um capítulo no livro "Ensino Superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes". Intitulado "Aprendizagem e Rendimento Acadêmico no Ensino Superior: um olhar da Psicologia da Educação", a valiosa contribuição de Bruna no e-book aborda uma ampla gama de aspectos fundamentais relacionados à aprendizagem no ensino superior.
Docente nos cursos de Nutrição e Licenciatura em Ciências Biológicas, ela está expandindo seu escopo de atuação. Ela está voltando para dar aula no curso de Medicina e também integra o corpo docente do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma). Essa busca incessante por aprimoramento e conhecimento aprofundado, Casiraghi reflete seu comprometimento com a excelência no ensino superior e na formação de futuros profissionais de saúde.
Como responsável pelo Caip, ela concentra os esforços em promover melhorias nos processos de aprendizagem, desempenhando um papel crucial na contínua busca pela excelência na qualidade da educação oferecida pelo UniFOA.
"Aprendizagem e Rendimento Acadêmico no Ensino Superior: um olhar da Psicologia da Educação"
O capítulo da professora aborda uma variedade de tópicos essenciais para aprimorar a qualidade do ensino superior, incluindo conceitos e teorias de aprendizagem, crenças de autoeficácia, motivação para aprender, estratégias de aprendizado e sucesso acadêmico. Esses elementos são fundamentais para compreender como os estudantes podem alcançar um desempenho acadêmico mais sólido e sucesso em suas jornadas educacionais.
"Eu trabalho no setor preocupado com a aprendizagem dos estudantes e estou escrevendo exatamente sobre isso. E o grande objetivo do professor é promover a aprendizagem, o desenvolvimento dos alunos, e esse capítulo fala sobre coisas essenciais para o professor saber, conhecer, que interferem no processo de aprendizagem dele, como o aluno pode autorregular os processos de aprendizagem, a questão da autoeficácia, da motivação para aprender, das estratégias de aprendizagem, e como esses elementos interferem no sucesso do estudante", compartilha.
Essa paixão e dedicação de Bruna em melhorar a qualidade do ensino superior são claramente visíveis em seu capítulo, que oferece insights valiosos sobre a aprendizagem e ressalta o papel vital do professor na promoção do sucesso acadêmico dos estudantes. Além disso, a colaboração internacional com o professor Leandro Almeida, da Universidade do Minho, em Portugal, e a professora Evely Boruchovitch, da Unicamp, enriquece ainda mais a discussão e demonstra o impacto global das pesquisas em educação superior.
Sobre o livro
Neste livro descrevem-se algumas das dificuldades experenciadas pelos estudantes na sua transição e adaptação ao ES, apontando a responsabilidade das instituições e dos governos na criação de condições para que, uma vez assegurado o acesso, possam os estudantes terem os apoios necessários ao sucesso da sua formação e desenvolvimento psicossocial no decurso da sua formação superior e transição para a vida adulta. Aprendizagem e necessidades educativas, afetividade e regulação emocional, violência e inclusão social, permanência e conclusão do curso ou desenvolvimento da carreira e empregabilidade ilustram temas tratados neste livro, assim como o papel dos serviços de apoio na promoção das competências pessoais ou na prevenção e superação das dificuldades.
A reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, e outros nove docentes da instituição participam nesta semana dos módulos três e quatro do X Programa de Formação de Professores 2023 STHEM Brasil, no Rio de Janeiro.
Composta por oito módulos, que segue até março de 2024, a proposta envolve atividades planejadas e desenvolvidas para proporcionar uma preparação completa e abrangente para os docentes.
Entre a última segunda-feira (14) e quarta-feira (16), os temas trabalhados referem-se à Inteligência Artificial no ensino híbrido e Curricularização da Extensão Universitária e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao total, o programa conta com 166 horas de aprendizado, o que demonstra a seriedade e a profundidade do treinamento oferecido.
Esse evento, que possui destaque nacional e é cotejado pela importância que reveste em seu cerne, está sendo vivenciado pelos professores: André Vargas, Carolina Hartung Habibe, Clarisse Netto, Ítalo Pinto Rodrigues, Koffi Djima Amouzou, Luciano de Azedias Marins, Lucimeire Cordeiro da Silva, Maria das Graças Lima e Washington de Macedo Lemos.
“Nossos professores, de forma colaborativa com docentes de instituições nacionais e internacionais, irão aplicar esses conhecimentos em suas práticas pedagógicas e, primordialmente, irão promover situações de formação continuada para todos docentes da nossa instituição”, explica a professora Ivanete.
Os encontros presenciais aconteceram em um momento de imersão na cidade do Rio de Janeiro, sendo um com o professor Dale Johnson, diretor de Inovação Digital da Arizona State University.
“O objetivo da formação é manter o docente sempre atualizado em relação às transformações na educação por conta das mudanças tecnológicas e comportamentais. Após as formações, os docentes participantes irão disseminar os conteúdos com oficinas no UniFOA para melhorias no processo ensino-aprendizagem”, reforça o professor Luciano Azedias.
Sobre o STHEM
O CONSÓRCIO STHEM BRASIL é uma rede, criada em 21 de novembro de 2013, por meio da iniciativa de 11 IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena (SP), com o apoio integral de LASPAU – afiliado a Universidade de Harvard.
Nasce com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, por meio das tecnologias educacionais.
Tem como missão promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de Instituições de Ensino Superior, para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade, visando sempre que o ensino seja centrado no aluno, buscando uma formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios da sociedade atual.
Hoje, com 10 anos de atuação, reúne mais de 65 Instituições de Ensino Superior (IES), entre universidades, centros universitários, como o UniFOA, e faculdades, de diferentes estados brasileiros e uma em Portugal.
O Consórcio Sthem é a reunião voluntária de instituições, que tem por base a parceria em todas as decisões e ações realizadas, com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através da inovação.
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
A participação do UniFOA na Expo Favela Innovation RJ foi um sucesso. De sábado (29) até segunda-feira (31), três grupos de estudantes de Engenharia tiveram a oportunidade de expor trabalhos em stands na maior feira de inovação e empreendedorismo do 4º setor, que conecta a favela e o asfalto, sediada na Cidade das Artes - Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Além disso, no domingo (30) à tarde, a instituição também se destacou na Arena Universitária. Um espaço dedicado exclusivamente a dez Instituições de Ensino Superior, onde três professores e dois egressos do UniFOA fizeram uma roda de conversa sobre Economia Criativa.
Mediada pela professora Marilia Rios, o bate-papo reuniu grande público, e contou com a participação dos professores Glauter Jannuzzi e Rafael Lima, que com os egressos Márcia Louise, formada em Design, e Oséias Arnaldo, formado em Publicidade e Propaganda, abordaram sobre o assunto. Eles detalharam sobre suas experiências na economia criativa, como empreendedores, no viés do impulsionamento à inovação e transformação.
Todos relataram sobre suas experiências profissionais e além do incentivo ao empreendedorismo e da realização de sonhos, houve ampla explanação acerca da importância de líderes humanizados e do quão desafiador é persistir quando se tem o próprio negócio.
"Acho que todo mundo deveria ser incentivado a empreender. Não é nada fácil, mas vale muito a pena. E quanto ao tema em si, eu trabalho com criatividade e a economia criativa está muito presente na minha empresa. Acredito que ela está aí para mudar o mundo", defendeu Márcia Louise.
Produto de TCC em exposição
Com o projeto "Medidor para gerenciamento de energia elétrica em residências de famílias de baixa renda", Sabrina Gabriele Oliveira da Cruz, Isabelle Dias Gomes e Laryssa Lemos dos Santos expuseram o protótipo que foi o produto do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em Engenharia Elétrica.
Durante o evento, Laryssa expressou a satisfação dessa experiência. "Está sendo incrível poder estar aqui com o nosso projeto de TCC e mostrar a nossa ideia para a população. Essa é uma feira da favela, então, a proposta se encaixa exatamente nessa exposição. Como a gente se formou agora, não tivemos oportunidade ainda de participar de eventos desse tipo, e fechar com chave de ouro, poder estar aqui mostrando o nosso projeto", comemorou.
Já no primeiro dia da Expo Favela, os expositores passaram por uma pré-banca de avaliação, além de a todo momento terem a chance de apresentarem a investidores em potencial. Apesar da tensão, principalmente pela expectativa de seleção para etapa nacional, Laryssa destacou os comentários que receberam: "Foram muitos feedbacks positivos quanto ao projeto, todos falando que a ideia é muito bacana".
Protótipos da Engenharia ABI reforçam eficácia da metodologia baseada em projetos
Os outros dois trabalhos participantes da Expo Favela foram protótipos desenvolvidos por estudantes da Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso). A aprovação para exposição no evento já foi um reforço que valida a eficácia da metodologia baseada em projetos - Project Based Learning (PBL) - adotada no Centro Universitário de Volta Redonda.
A partir dessa aprendizagem, os alunos exploram problemas reais das empresas em busca de soluções únicas e inovadoras, com o desenvolvimento de projetos, para atuação em qualquer cenário. Como foi o caso dessa oportunidade, na capital fluminense, com o "Protótipo de um seguidor solar para placas solares", dos graduandos Arthur Alves Meister, Ingrid Mangia Barros, Nicolas Silva de Paula e Pedro Ronsisvalle Maciel Toledo; e o "Semáforo automatizado para Pessoas com Deficiência", feito pelos estudantes Ellen Cardoso Silva Nascimento, Millena Otogalli de Freitas, Nycolle Schimoncy da Silva, Pedro Felipe e Roger Teixeira Menenguci de Almeida.
"Essa foi uma oportunidade maravilhosa e muito gratificante, uma realização do que a gente não imaginava que poderia acontecer. O projeto que era para passar de período, fez a gente chegar até aqui. Essa feira está abrindo portas e o UniFOA também, porque se a gente não tivesse que fazer esse trabalho, não estaria aqui. Estamos muito felizes e realizados", frisou Ellen.
A aluna expositora contou ainda que muitos investidores se interessaram pela proposta e receberam muitos elogios e ideais de pessoas que necessitam dessa acessibilidade para agregar. "A gente quer mesmo que esse projeto aconteça, cresça e se torne uma realidade. Pensamos em aplicar talvez no nosso campus [Olezio Galotti, em Três Poços], na saída onde tem o semáforo, e em outros lugares de Volta Redonda", revelou.
Troca de experiência
Além de expor, os alunos também puderam fazer networking e conheceram uma diversidade de ideais e negócios dos demais expositores, além de receber sugestões para incrementar o projeto. Como citou o estudante Nicolas Silva de Paula, um dos responsáveis pelo outro projeto da Engenharia ABI: "Protótipo de um seguidor solar para placas solares", com Arthur Alves Meister, Ingrid Mangia Barros e Pedro Ronsisvalle Maciel Toledo.
"É muito maneiro você poder chegar aqui com um protótipo assim, receber ideias de pessoas diferentes sobre como melhorar ele, como você pode talvez investir de uma forma melhor pra você realmente viabilizar esse projeto pra ser desenvolvido melhor. Estou muito feliz e agradeço muito mesmo ao UniFOA por essa oportunidade", celebrou Nicolas, entusiasmado.
Ponte entre Expo Favela e UniFOA
A participação do Centro Universitário de Volta Redonda nesse evento aconteceu por uma conexão feita pela supervisora de Registro Acadêmico, Priscila Dantas. Em conversa com Maira Magalhães, que está trabalhando na Expo Favela, Priscila soube que a feira poderia ser um excelente evento para o UniFOA. E seu papel foi mediar o contato entre ela e a instituição.
"Foi extremamente gratificante presenciar o resultado dessa ponte na materialização da participação do UniFOA nesse evento, que teve repercussão estadual, e ver nossa marca brilhando, num evento de grandes proporções", declarou Priscila, que também foi prestigiar o evento.
Apoio da instituição
A oportunidade foi abraçada pelo presidente da FOA, Eduardo Prado, e pela reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, que apoiaram e viabilizarmos a participação dos alunos, professores e egressos em cada detalhe.
"Em nome da nossa instituição, agradeço imensamente a todos os nossos discentes, docentes e técnico-administrativos que possibilitaram a participação do UniFOA na Expo Favela 2023. A conexão de todo esse coletivo reuniu saberes e compartilhamento de conhecimentos que estão inspirando pessoas", ressaltou a professora Ivanete.
A reitora ainda observou o impacto positivo de mostrar como a educação pode transformar vidas é inestimável. "Juntos, demonstramos que o poder do ensino vai além dos muros da academia, alcançando e empoderando comunidades inteiras. Parabéns por esse brilhante trabalho", finalizou.
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Fotos: Daniel Ramalho
Para quem quiser conferir mais detalhes sobre como foi a participação do UniFOA na Expo Favela Innovation RJ, mais fotos e vídeos podem ser conferidos nas redes sociais da instituição.
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
O UniFOA participará da maior feira de inovação e empreendedorismo do 4º setor que conecta a favela e o asfalto: é a Expo Favela Innovation RJ. Entre os dias 29 e 31 de julho, grupos de estudantes de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda terão a oportunidade de expor os três projetos aprovados por avaliadores do evento.
A feira acontecerá na Cidade das Artes – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, das 9h às 19h no sábado e segunda-feira, e das 10h às 19h no domingo.
O UniFOA participará, ainda, da Arena Universitária, como uma das dez Instituições de Ensino Superior selecionadas pela Expo Favela para compor essa programação, no domingo, dia 30, às 15h15.
Nesse espaço, os professores Marilia Rios, Glauter Jannuzzi e Rafael Lima falarão sobre Economia Criativa, em uma roda de conversa com os egressos Márcia Louise (Design) e Oséias Arnaldo (Publicidade e Propaganda).
Confira os projetos do UniFOA aprovados, que estarão em stands nos três dias de evento, e os respectivos estudantes envolvidos:
Estudantes: Arthur Alves Meister, Ingrid Mangia Barros, Nicolas Silva de Paula e Pedro Ronsisvalle Maciel Toledo
Estudantes: Ellen Cardoso Silva Nascimento, Millena Otogalli de Freitas, Nycolle Schimoncy da Silva, Pedro Felipe e Roger Teixeira Menenguci de Almeida]
Estudantes: Sabrina Gabriele Oliveira da Cruz, Isabelle Dias Gomes e Laryssa Lemos dos Santos
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Sobre o evento
A Expo Favela Innovation Rio de Janeiro terá́ palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas do estado. O evento é organizado pelo Grupo Favela Holding, produzido pela InFavela e com parceria social da Central Única das Favelas (CUFA).
Os ingressos, que variam entre R$ 7,50 e R$ 30, além de taxas, podem ser adquiridos direto no site do evento, onde também podem ser conferidas a programação completa e outras informações sobre o evento: https://rj.expofavela.com.br/.
Professores do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA marcaram presença no lançamento do Programa Centelha, que aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 26, no Vírgula HUB de Inovação de Volta Redonda, localizado no Shopping Park Sul.
A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), visa estimular a criação de companhias inovadoras e disseminar a cultura empreendedora no Brasil.
Os projetos selecionados recebem recursos financeiros, capacitações e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.
O evento contou com palestra ministrada por Guilherme de Oliveira Santos, da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), sobre o Edital Centelha II RJ, lançado no início do mês.
Segundo a professora Clarisse Netto, do curso de Publicidade e Propaganda, a missão agora é formar uma comissão com docentes do UniFOA para ajudar os estudantes a participarem do programa.
- Primeiro, vamos nos juntar para fomentar e orientar os alunos na realização dos sonhos deles. Tanto a partir de projetos já existentes, que a gente possa fazer andar, quanto descobrir novas ideais que com o Centelha possam ser viabilizadas – destacou.
O Edital Centelha II RJ contemplará até 50 empresas com R$ 70 mil cada, para investir na sua ideia de negócio. São R$ 3,5 milhões de investimento no total. Além disso, as empresas beneficiadas também poderão receber R$ 26 mil em bolsas CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Para Márcio Lins, assessor da presidência da FOA, que também esteve presente no lançamento, o Programa Centelha oferece uma oportunidade para que projetos acadêmicos possam se transformar efetivamente num negócio. “É um projeto bem promissor, despertou bastante interesse no público, acho que vai andar pra frente”, disse otimista.
Estiveram presentes também a coordenadora de Enfermagem, Lucrécia Loureiro; o coordenador da Escola de Negócios da modalidade digital, Koffi Djima Amouzou; além dos professores Lana Oliveira, Marcos Kazuiti, e Lizandro Zerbone.
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Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
Fotos: Vinícius Vinci
No Encontro de Docentes 2023.2 do UniFOA, que aconteceu na última segunda-feira, dia 24, o tema central abordou as "Políticas de Valorização da Docência". A condução do evento foi realizada pela professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, que o iniciou com uma instigante pergunta: "Qual foi a maior transformação vivenciada na história da educação?"
Ao longo do encontro, uma dinâmica foi empregada para garantir a participação ativa e o protagonismo dos docentes presentes. Ficou evidente que a maior transformação na história da educação aconteceu através da apropriação dos professores às novas demandas educacionais, especialmente no contexto do uso das mídias digitais e da crescente presença da inteligência artificial, entre outros desafios contemporâneos.
A partir das reflexões apresentadas por Hanna Arendt (2005), a professora Ivanete destacou a importância da construção de uma identidade docente coletiva no UniFOA, denominada como "Um Nós". Essa identidade conjunta baseia-se na colaboração entre os professores, unindo as contribuições individuais de cada pessoa para formar uma identidade coesa e fortalecida.
Outro ponto de destaque foi a análise das políticas de valorização da docência, respaldada por Antônio Nóvoa (2022), que englobam diversos eixos fundamentais. Esses incluem a promoção de formação continuada para os docentes, a criação de condições de trabalho adequadas, o reconhecimento social da importância do papel do professor, a participação ativa na gestão educacional e a promoção de um ambiente de trabalho saudável.
A partir desses eixos, a professora Ivanete Oliveira, com o apoio dos pró-reitores, apresentou as ações concretas que a FOA/UniFOA tem implementado para colocar em prática tais políticas. Essas medidas, que contaram com total apoio da mantenedora, são consideradas pilares fundamentais para o desenvolvimento profissional dos docentes e para garantir uma educação de qualidade, sempre atualizada e alinhada com as constantes inovações pedagógicas e científicas.
O evento foi encerrado de forma especial com uma confraternização, promovendo um ambiente de integração, valorização mútua e de descontração que estreitou os laços entre os docentes, reforçando ainda mais o sentimento de pertencimento e empatia.
A instituição agradece a participação de todos os docentes presentes, que tornaram o evento ainda mais enriquecedor e inspirador.
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Professores e estudantes do UniFOA estavam identificados com as blusas em branco e preto
O final de semana foi marcado por intensas disputas de robótica em Volta Redonda. O tradicional torneio Fira Rio, que reúne alunos de escolas públicas e privadas, foi realizado nos dias 7 e 8 de julho no Shopping Park Sul, e contou com a participação de oitenta equipes de todo o estado. Pela primeira vez, a competição foi sediada na cidade, atraindo mais de 2.500 pessoas nos dois dias de evento.
Um destaque especial foi a participação de estudantes e professores do UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda como juízes da competição. Os alunos do curso de Sistemas de Informação foram: Cayque Siqueira Mantesso, Samuel de Campos Lima, Lucas Ribeiro Goulart, David Azevedo e Uriel Souza Reis Moutinho; de Engenharia Elétrica: Marco Antônio Clélio Oliveira Dias e Caroline dos Reis Rossi Fernandes; Publicidade e Propaganda: Vinícius Gomes Nunes; Direito: Kaike Feijó Ribeiro de Castro; e de Odontologia: Mauro Sérgio Ribeiro de Moraes.
Entre os docentes, estiveram o pró-reitor de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino, Rafael Teixeira; o coordenador de Sistemas de Informação, Carlos Eduardo Vieira; coordenadores de cursos da Graduação Digital, Koffi Djima Amouzou e Osni Silva, além das professoras Lana Oliveira, Lara Prado, Mônica Norris e Glauter Januzzi. Juntos, eles representaram a instituição de ensino e contribuíram para o sucesso do evento, em que também atuaram em atividades de suporte, como organização e pesagem.
O Fira Rio é uma etapa estadual do Fira Brasil, e as equipes competiram em quatro modalidades: cliff hanger (uma espécie de sumô entre robôs), cabo de guerra, DRC-Explorer e missão impossível. Os participantes demonstraram habilidades técnicas e estratégicas, projetando e programando seus robôs para enfrentar os desafios propostos.
Além da competição em si, o Fira Rio também teve um importante papel na seleção das equipes que avançarão para a fase nacional, programada para acontecer em novembro, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Um total de 29 equipes foram classificadas para essa etapa, incluindo alunos de Volta Redonda.
A participação no Fira Brasil proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas, criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas, aspectos fundamentais para o mundo contemporâneo. Os organizadores do evento parabenizaram todos os participantes pelo desempenho e dedicação, e destacaram a importância da robótica educacional como uma ferramenta para estimular o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.
Com a realização da etapa estadual do Fira Rio em Volta Redonda, a cidade se consolida como um polo de incentivo à inovação e à educação tecnológica, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de talentos e o fortalecimento do ensino na área de robótica. A expectativa agora está voltada para a fase nacional, onde as equipes classificadas buscarão representar o estado do Rio de Janeiro com excelência.
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Coordenadora das Engenharias Elétrica e Mecânica do UniFOA, a professora doutora Izabel de Oliveira da Mota recebeu a homenagem “Químico do Ano”, na categoria Educação, pelo Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III), na última quinta-feira (29).
A solenidade aconteceu no Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, onde foi realizada a cerimônia comemorativa em alusão ao Mês do Químico. Graduada e mestra em Engenharia Química, Izabel é doutora em Engenharia Metalúrgica e comentou sobre a satisfação de ter esse reconhecimento.
“Sou muito grata por este grande reconhecimento profissional. Todos que lidam comigo sabem o quanto sou apaixonada pela educação e pela ciência. Recebi essa homenagem ao lado de professores que participaram da minha formação: um momento único e de grande emoção. A química está em tudo!”, destacou.
No evento, estiveram presentes ex-conselheiros, ex-presidentes, funcionários, profissionais e representantes de empresas registrados no CRQ-III, além de representantes de associações, sindicatos e instituições de ensino da área da Química.
O coordenador de Educação Física do UniFOA, professor doutor Silvio Vilela, participou, na manhã desta quarta-feira (21), de uma entrevista ao vivo no Programa Dário de Paula. Na oportunidade, ele abordou diversos temas relacionados à área e compartilhou novidades sobre o curso, que está com vestibular aberto para ingresso no segundo semestre.
No decorrer da conversa, o professor destacou a qualificação do corpo docente, com mestres e doutores de excelência e trouxe insights sobre a importância da Educação Física no contexto acadêmico e sua relevância para a saúde e bem-estar dos indivíduos. Ele destacou o papel da graduação não apenas como um componente curricular, mas também como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. E destacou que o corpo docente é composto por mestres e doutores qualificados
Além disso, Silvio abordou sobre inovação na área de Educação Física, compartilhando avanços recentes e projetos realizados pelo UniFOA. Ele ressaltou a importância de uma abordagem multidisciplinar, que integra conhecimentos teóricos e práticos, para promover uma formação acadêmica sólida aos estudantes.
Durante o bate-papo, o coordenador demonstrou sua expertise na área e sua paixão pelo ensino da Educação Física. Sua participação no Programa Dário de Paula proporcionou uma visão abrangente sobre os desafios e oportunidades da graduação.
Assista à entrevista na íntegra:
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