A curricularização da extensão no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) consolida um movimento já presente nos cursos da instituição: o reconhecimento da interdisciplinaridade como eixo estruturante da formação acadêmica e do compromisso social da Instituição de Ensino Superior com a comunidade. Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, as ações extensionistas ampliam os repertórios de análise de docentes e discentes, fortalecem o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e materializam o compromisso ético e social da universidade com o desenvolvimento humano, equitativo e sustentável.
Esse compromisso torna-se ainda mais relevante diante do crescimento acelerado da população idosa no Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse cenário, o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003, atualizada pela Lei nº 14.423/2022) representa um importante marco legal na garantia de direitos das pessoas com 60 anos ou mais. Ainda assim, muitos idosos enfrentam dificuldades para exercer plenamente esses direitos, seja pela falta de informação, pela linguagem pouco acessível ou pela ausência de apoio técnico — especialmente no ambiente digital.
Foi a partir dessa realidade que estudantes do curso de Direito desenvolveram, neste semestre, um projeto extensionista voltado à promoção dos direitos da pessoa idosa na era digital, em parceria com a Universidade Aberta à Transformação Intergeracional (Unati). A iniciativa teve como foco a prevenção de golpes virtuais e o estímulo ao uso seguro e consciente da tecnologia por idosos.
Segundo a professora do curso de Direito, Daniele do Amaral, a proposta foi construída de forma prática e personalizada.
“O projeto deste semestre trabalhou especialmente os direitos dos idosos no ambiente digital. Os alunos produziram materiais educativos sobre golpes virtuais e, em uma atividade prática com os idosos da Unati, explicaram passo a passo como utilizar o celular com segurança, desde o uso do WhatsApp até os cuidados com links suspeitos, transações bancárias e pedidos de selfie, frequentemente utilizados em fraudes”, explicou.
Durante a ação, cada estudante acompanhou individualmente um idoso, transformando o encontro em um verdadeiro guia prático.
“Não foi uma palestra expositiva. Cada idoso levou seu próprio celular, e os alunos ensinaram, na prática, como enviar mensagens, gravar áudios, tirar e enviar fotos, baixar arquivos e identificar possíveis golpes. Essa troca individualizada fez toda a diferença”, destacou a professora.
Para Daniele, a experiência é igualmente enriquecedora do ponto de vista formativo.
“A extensão permite que o aluno aplique o conhecimento jurídico à realidade social, desenvolvendo valores éticos, responsabilidade social e empatia. Durante essas ações, eles aprendem tanto quanto ensinam, sendo impactados pelas histórias, vivências e desafios dos idosos.”
O impacto da iniciativa também é reconhecido pela Unati. Para o coordenador do programa, Otávio Mithidiery, a participação dos estudantes do UniFOA potencializa as atividades desenvolvidas com o público idoso.
“Os alunos trazem a expertise adquirida nos cursos de graduação e agregam muito às nossas ações. Os idosos se sentem motivados com a presença dos jovens, e essa relação intergeracional contribui para a formação humana e social de todos”, afirmou.
Otávio ressaltou ainda a importância dessas atividades para a segurança e a autonomia dos idosos.
“O curso de Direito mostrou como utilizar os aplicativos de forma correta, os riscos existentes e os cuidados necessários. Isso faz com que eles se sintam mais seguros e menos vulneráveis a golpes virtuais. São ações que impactam diretamente a qualidade de vida”, pontuou, lembrando também outras iniciativas desenvolvidas em parceria com o UniFOA, como projetos do curso de Enfermagem voltados à saúde mental e ao estímulo cognitivo.
Ao unir teoria e prática, a curricularização da extensão no UniFOA fortalece a formação acadêmica dos estudantes e amplia o alcance social da instituição, promovendo cidadania, inclusão digital e respeito entre gerações. Uma experiência transformadora para quem aprende, para quem ensina e para toda a comunidade envolvida.

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) anunciou a abertura das inscrições para a formação de cadastro de reserva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como principal objetivo incentivar a formação de novos docentes para a educação básica, promovendo a integração entre ensino superior e escolas públicas.
A iniciativa busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério oferecendo aos estudantes uma experiência prática e inovadora no ambiente escolar. Além disso, o programa valoriza a docência, proporcionando aos bolsistas a oportunidade de desenvolver e aplicar metodologias pedagógicas interdisciplinares que contribuam para a melhoria do ensino-aprendizagem.
O processo seletivo é voltado para estudantes regularmente matriculados no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) do UniFOA.
Os contemplados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00, paga diretamente pela CAPES por meio de crédito bancário. Durante a participação no PIBID, os bolsistas terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar, criar projetos metodológicos e interagir com professores da educação básica, atuando como futuros docentes em formação.
As inscrições estarão abertas de 16 de setembro a 23 de setembro, e os interessados deverão apresentar a documentação necessária conforme descrito no edital.
O PIBID é uma excelente oportunidade para os alunos das licenciaturas aprimorarem sua prática pedagógica e se prepararem para os desafios da docência. O UniFOA reafirma, por meio dessa iniciativa, seu compromisso com a excelência na formação de professores, contribuindo para a educação básica e para o desenvolvimento do ensino no país.
Confira o edital completo clicando Edital 03-25 PIBID-Iniciação à Docência.
Com o objetivo de democratizar o acesso à informação em saúde, surgiu o MEDNEWS, Podcast em Educação em Saúde, um projeto de extensão idealizado por estudantes do curso de Medicina do UniFOA. A proposta é transformar as principais atualizações do UpToDate – uma das plataformas mais reconhecidas e confiáveis da área médica – em episódios curtos, dinâmicos e acessíveis para estudantes, profissionais da saúde e pessoas interessadas em temas ligados à medicina e ao bem-estar.
Idealizadora do projeto, a estudante Lara Marins explica que a iniciativa nasceu do desejo de criar uma ferramenta moderna, acessível e com potencial de grande alcance:
“Eu estava buscando formas de criar um projeto de extensão que fosse moderno, e que qualquer pessoa com acesso à internet pudesse consumir com facilidade. O podcast surgiu como solução por ser rápido, prático e, muitas vezes, carregado de informações importantes.”
O diferencial do MEDNEWS está na maneira leve e atual com que aborda temas complexos, tornando o conhecimento científico mais acessível:
“A gente traz temas relevantes, como novos protocolos, medicamentos recém-lançados e até alertas sobre o uso de determinados remédios. Além de sermos conteudistas, usamos uma linguagem descontraída, o que ajuda a aproximar o público do conteúdo”, afirma Lara.
Além de enriquecer a formação acadêmica, o projeto também tem provocado uma verdadeira transformação entre os participantes, que estão desenvolvendo competências que vão além do conteúdo técnico:
“Enquanto alunos estamos aprendendo a editar vídeos, criar roteiros, nos comunicar melhor... Estamos nos desafiando e aprendendo muito, especialmente sobre trabalho em equipe. O podcast depende da colaboração de todos”, completa Lara.
A proposta também acompanha uma tendência global: o uso de recursos multimídia e da didática digital como ferramentas de aprendizagem, especialmente em áreas como a saúde, que exige atualização constante. Para Lara, essa abordagem torna o processo de aprendizagem mais interessante e eficaz:
“Com certeza, o aprendizado se torna muito mais dinâmico. O pessoal do roteiro, da apresentação... todos nós estamos absorvendo novos conhecimentos enquanto produzimos. É um processo de ensino aprendizagem em constante movimento.”
A iniciativa reforça o alinhamento entre tecnologia e educação na formação de profissionais atualizados, críticos e preparados para os desafios da área da saúde ao mesmo tempo em que amplia o alcance do conhecimento médico com responsabilidade e inovação. Por meio do MEDNEWS, o saber científico ultrapassa os muros da universidade, alcançando a comunidade e promovendo saúde por meio da informação.
Assista ao episódio:
Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) assistidas pelo Centro de Reabilitação Carmem Vergetti Leite Franco de Pinheiral agora têm acesso a aulas semanais de natação terapêutica no campus Olezio Galotti, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). O projeto, que visa promover o desenvolvimento físico e cognitivo dessas crianças, é fruto de uma parceria entre FOA/UniFOA, MRS Logística e a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A ação atenderá sistematicamente 21 pacientes, divididos em três grupos por faixa etária — de 5 a 8 anos, 9 a 12 anos, e de 13 a 17 anos — com aulas de 40 minutos, sempre às sextas-feiras, na piscina aquecida da instituição. A proposta surge como resposta à baixa adesão de pessoas com TEA a práticas esportivas, causada pelas dificuldades de comunicação e interação social. Esse afastamento das atividades físicas pode acarretar comportamentos sedentários e contribuir para problemas como ansiedade, depressão, distúrbios do sono e outras complicações de saúde.
A natação terapêutica, nesse contexto, torna-se uma aliada poderosa, promovendo não apenas melhorias na saúde física, mas também avanços na socialização, concentração, autoestima e bem-estar emocional. Para o coordenador do curso de Educação Física do UniFOA, professor Silvio Vilela, o projeto é significativo em diversos aspectos: “A gente sabe que está aumentando o número de diagnósticos de autismo e precisamos contribuir com a qualidade de vida dessas crianças. Essa ação retorna para a sociedade como uma ajuda concreta da instituição, mas também potencializa a formação dos nossos estudantes, que ganham uma experiência prática diferenciada”.
O projeto conta com oito discentes do curso de Educação Física atuando como estagiários, sob supervisão e com orientação específica sobre o TEA e o perfil dos pacientes, com a professora Christian Junqueira. A parceria entre as instituições, segundo Silvio, também viabilizou toda a estrutura necessária para a execução do projeto ao longo do ano: “Foi graças à parceria com a prefeitura de Pinheiral e com a MRS Logística que conseguimos realizar o aquecimento da piscina e oferecer o atendimento contínuo. É gratificante ver as crianças chegando ao campus e participando ativamente”.
O Secretário de Saúde de Pinheiral, Everton da Silva Alvim, relembra o início da iniciativa: “Se eu não me engano, numa visita do professor Silvio Vilela ao nosso Centro de Reabilitação, falamos sobre o papel da Educação Física na área da saúde e discutimos possibilidades de terapia voltadas para crianças autistas. A partir daí, a semente foi plantada. A FOA já tinha uma ideia de valor necessário, e a Prefeitura ficou com a missão de buscar um parceiro. Apresentamos a proposta à MRS, e, após alinhamento, conseguimos concretizar essa entrega”.
Flávia Ferreira, supervisora do Centro de Reabilitação Carmen Vergetti Leite Franco, reforça o impacto da atividade na rotina dos pacientes: “Sabemos da importância da atividade física na vida das pessoas, e a natação veio para contribuir com o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos nossos assistidos. Este projeto foi pensado com muito carinho, e é um orgulho vê-lo se tornando realidade”. Segundo Flávia, os alunos do UniFOA receberam orientação prévia sobre o funcionamento do centro e sobre o vínculo essencial no cuidado com o paciente autista: “Expliquei o fluxo de atendimento, a importância das terapias integradas e a necessidade de criar laços para que o tratamento alcance bons resultados”.
O reflexo positivo da ação já é percebido pelas famílias. Pamela Valim, mãe de uma das crianças assistidas, contou emocionada sobre a empolgação da filha com a aula inaugural: “Ela ficou muito ansiosa. Eu criei uma rotina para ela entender que teria esse momento, e ela estava animada desde cedo. Para mim, como mãe, é gratificante ver que ela está se desenvolvendo, e espero que novas parcerias venham para somar”.
Ao unir educação, saúde e responsabilidade social, o projeto de natação terapêutica representa um marco na atenção ao público com TEA em Pinheiral, promovendo inclusão, formação acadêmica qualificada e um cuidado integral às crianças e suas famílias.
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A Reitoria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, torna público o resultado do processo seletivo de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UniFOA) em conformidade com o disposto no Edital PIBEx 2025.
O PIBEx tem o objetivo de selecionar estudantes bolsistas dos cursos de graduação presencial do UniFOA que sejam participantes de projetos de extensão, desde que atendam aos critérios do edital. De forma a dinamizar uma cultura de produção e difusão de conhecimentos relacionados às áreas de formação acadêmica.
A relação completa de projetos aprovados pode ser conferida no link abaixo:
Os estudantes selecionados deverão procurar a secretaria do curso ou o professor responsável pelo Projeto de Extensão para assinatura do Termo de Compromisso – Programa Institucional de Bolsa de Extensão – PIBEX e demais orientações.
O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEx) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) teve as inscrições prorrogadas até dia 9 de março.
O objetivo do programa é selecionar estudantes dos cursos de graduação ou licenciatura presencial do UniFOA que desejem participar dos seguintes projetos de extensão:
O PIBEx priorizará propostas notadamente configuradas como de responsabilidade social e que estejam integradas à missão social do curso, bem como no cotidiano da gestão, de forma sistêmica e global. A inscrição do projeto deve ser realizada pelo professor orientador de acordo com as indicações descritas no edital.
Serão disponibilizadas 40 bolsas para os estudantes participantes dos projetos inscritos e aprovados. O valor mensal da bolsa é de R$ 150,00, e a remuneração será na forma de desconto na mensalidade escolar.
O estudante poderá se inscrever em vários projetos, porém, caso contemplado, terá direito à bolsa em apenas um projeto, sendo que nos demais participará como voluntário.
Todas as informações podem ser conferidas no Edital.
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) é o mais novo membro da United Nations Academic Impact (UNAI), iniciativa das Nações Unidas (ONU) que conecta instituições de ensino superior a um esforço global de pesquisa, educação e compromisso social alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Criada em 2010, a UNAI reúne mais de 1.700 instituições em mais de 150 países, promovendo ações voltadas para direitos humanos, sustentabilidade, inovação e redução das desigualdades. A adesão do UniFOA a essa rede internacional reforça seu compromisso em formar cidadãos globais e impactar positivamente a sociedade por meio da educação, pesquisa e projetos comunitários.
Segundo a Pró-reitora de Extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegario, integrar-se à UNAI coloca a instituição dentro de um circuito global de colaboração, conectando-a com universidades, pesquisadores e profissionais engajados em transformar a sociedade por meio da educação e da inovação.
“Fazer parte da UNAI oferece ao UniFOA uma oportunidade única de se integrar a uma rede global comprometida com o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade. Isso não apenas aumenta a visibilidade e o prestígio da instituição, mas também a capacita a contribuir de forma significativa para a solução de desafios globais, promovendo a cidadania global e o engajamento comunitário”, destaca Ana Carolina.
Além da troca de conhecimento com universidades do mundo inteiro, a participação na UNAI permite ao UniFOA atuar de forma mais estratégica na implementação dos ODS. O alinhamento institucional com a ONU também fortalece as ações de impacto social já realizadas pela universidade, consolidando sua atuação em projetos voltados para inclusão, igualdade e desenvolvimento sustentável.
A entrada do UniFOA na UNAI representa um avanço significativo em sua missão de transformar vidas por meio da educação. Dentre os principais benefícios dessa parceria, destacam-se:
O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEx) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está com inscrições abertas e vão até dia 28 de fevereiro de 2025. O objetivo do programa é selecionar estudantes dos cursos de graduação ou licenciatura presencial do UniFOA que desejem participar dos seguintes projetos de extensão:
O PIBEx priorizará propostas notadamente configuradas como de responsabilidade social e que estejam integradas à missão social do curso, bem como no cotidiano da gestão, de forma sistêmica e global. A inscrição do projeto deve ser realizada pelo professor orientador de acordo com as indicações descritas no edital.
Serão disponibilizadas 40 bolsas para os estudantes participantes dos projetos inscritos e aprovados. O valor mensal da bolsa é de R$ 150,00, e a remuneração será na forma de desconto na mensalidade escolar.
O estudante poderá se inscrever em vários projetos, porém, caso contemplado, terá direito à bolsa em apenas um projeto, sendo que nos demais participará como voluntário.
Todas as informações podem ser conferidas no Edital.
Nos dias 12 e 19 de novembro, o projeto de Aprendizagem Integrada à Comunidade (AIC) teve seu ciclo de atividades de 2024 encerrado. Desenvolvido pelos estudantes de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), o AIC está integrado à extensão curricularizada, conforme determina a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação (MEC). Essa normativa estabelece que as atividades de extensão devem compreender, no mínimo, 10% da carga horária total dos cursos de graduação, de forma interdisciplinar.
No dia 12, foram apresentados sete projetos desenvolvidos ao longo de 2024, marcando o fechamento das atividades anuais. No dia 19, outras 12 iniciativas foram divulgadas, ainda em fase de elaboração, e serão adotadas no próximo semestre, dando continuidade ao programa.
Divididos em oito linhas de extensão, os estudantes realizaram um diagnóstico comunitário aprofundado durante o primeiro semestre. A partir dos problemas identificados, planejam e executam intervenções no semestre seguinte. Essa abordagem tem como objetivo não apenas enriquecer a formação dos futuros médicos, mas também promover impacto direto na saúde e qualidade de vida das comunidades atendidas.
O projeto conta com o apoio de 16 professores, que orientam e acompanham os estudantes em encontros semanais, discutindo e planejando as medidas mais adequadas para cada grupo social.
A professora e orientadora Cláudia Yamada Utagawa destacou a importância da curricularização da extensão para o desenvolvimento de competências essenciais. “A criação dos projetos dentro da curricularização da extensão foi pensada com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias para que os alunos aprendam a resolver problemas que impactam diretamente a comunidade”, explicou.
Segundo Cláudia, o processo é cuidadosamente supervisionado, garantindo que os estudantes desenvolvam habilidades técnicas e compreendam o papel social da medicina. “Isso agrega muito valor à formação desse futuro médico, que precisa entender o cenário da saúde, da educação em saúde e da gestão, resolvendo problemas com ética e dedicação, além de olhar para as pessoas de forma mais humanizada”, enfatizou.
A formação além da sala de aula
Ao longo da AIC, os estudantes vivenciaram desafios reais da prática médica, fortalecendo os laços entre a universidade e a comunidade local. Os projetos abordaram temas como promoção da saúde e estratégias de prevenção, consolidando o curso de Medicina do UniFOA como um agente de transformação social, formando profissionais conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo.
“O diagnóstico que fazemos reverbera na formação deles como profissionais de saúde e como cidadãos. Esses futuros médicos e médicas terão contato com o mundo real da comunidade, aprendendo a atuar com responsabilidade e empatia”, afirmou o professor e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Washington Lemos.
A AIC vai além de um projeto acadêmico: é uma ponte entre o conhecimento técnico e sua aplicação prática, unindo a sala de aula à realidade social. Inserido no processo de curricularização da extensão, o programa capacita os alunos para atuarem de forma consciente, ética e comprometida com as demandas da sociedade.
Essa integração fortalece o compromisso social do UniFOA, demonstrando como a extensão universitária pode transformar a formação acadêmica em uma ferramenta eficaz para atender às necessidades reais da comunidade.
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Com o objetivo de enfrentar a complexa problemática do trabalho infantil de forma intersetorial e interdisciplinar, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou uma ação extensionista com tema “Interlocução entre Famílias, Serviços e Territórios no Enfrentamento do Trabalho Infantil” que fortalecem os serviços de proteção básica e especial. Por meio do Projeto Protegendo a Infância e Adolescência, estudantes, professores e profissionais uniram esforços para transformar a realidade de crianças, adolescentes e suas famílias.
O redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi fundamental para reordenar a oferta de serviços socioeducativos, potencializando o atendimento nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e articulando-o com o Serviço de Atenção Integral às Famílias (PAIF) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). A iniciativa promoveu ações lúdicas, sistemáticas e planejadas, visando prevenir situações de risco social e fortalecer vínculos familiares e comunitários.
A Secretária de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, a Branca, destacou a relevância da parceria para as famílias atendidas:
"É muito importante para nós, que é um trabalho de enfrentamento à questão do trabalho infantil. Em parceria com o UniFOA, através do curso de Serviço Social e das ações extensionistas, conseguimos reunir professoras e alunas para atuar diretamente com as famílias”.
Ainda segundo Branca, essas ações ajudam as famílias a refletirem sobre suas condições de vida e a reconstruírem sua trajetória com mais qualidade e respeito.
“É um trabalho essencial para prevenir e enfrentar o trabalho infantil, fortalecendo a proteção básica e especial, e esperamos dar continuidade a essas iniciativas no próximo ano", finalizou
Para a Pró-Reitora de Extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegario, as ações extensionistas ampliam o impacto social da instituição:
"Essas ações representam a personificação do acesso da comunidade ao que há de melhor dentro de uma instituição de ensino superior. Em parceria com o poder público, conseguimos amplificar esses benefícios, proporcionando um impacto ainda maior na vida das pessoas."
Além do impacto social, o projeto também gera benefícios diretos para os estudantes do UniFOA. Ana Carolina destaca a relevância dessa experiência para a formação acadêmica:
"Os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em atividades práticas, compreendendo a realidade da comunidade e suas necessidades. Isso os torna não apenas profissionais de excelência, mas também mais humanizados e comprometidos com a sociedade."
Segundo a professora do curso de Serviço Social, Daniele Do Val, a iniciativa surgiu de uma demanda da SMAS para apoio técnico no enfrentamento do trabalho infantil. A proposta foi desenvolvida em conjunto com a Secretaria, com foco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes.
"O desafio inicial foi ressignificar a compreensão do trabalho infantil junto às famílias atendidas. Trabalhamos para aproximá-las dos serviços oferecidos e dinamizamos atividades nos CRAS Padre Josimo, Santa Cruz e Três Poços, além do CREAS que já desenvolve esse trabalho. Essa parceria permitiu que reavaliássemos metodologias e contribuíssemos diretamente com a política pública," explica Daniele.
Os estudantes participantes foram alocados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para monitoramento semanal das atividades e participaram mensalmente de grupos temáticos de famílias nos Centros de Referência Especializado (CREAS). Eles também atuaram como mediadores no alinhamento do processo de acompanhamento das famílias.
A assistida Simone da Conceição expressou sua gratidão pela iniciativa:
"Para mim, esse projeto foi uma coisa boa. Eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos."
Além de atender a uma demanda social urgente, o projeto é uma importante estratégia para integrar a academia à comunidade. A professora Daniele Do Val reforça o papel da parceria:
"Essa colaboração entre instituições públicas e de ensino traz um senso de responsabilidade social e de troca de experiências. Além de formar nossos alunos, conseguimos contribuir diretamente com a execução e o aprimoramento das políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes."
Com supervisão acadêmica e encontros regulares de planejamento, o projeto não apenas fortalece os serviços de assistência social, mas também abre portas para novas pesquisas de iniciação científica, motivando a produção de conhecimento e inovação no campo da proteção social.
Ao aproximar o UniFOA da comunidade, o Projeto Protegendo a Infância e Adolescência reafirma o compromisso da instituição com a promoção de direitos e com a formação de profissionais humanizados e preparados para enfrentar os desafios sociais.
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