O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) anunciou a abertura das inscrições para a formação de cadastro de reserva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como principal objetivo incentivar a formação de novos docentes para a educação básica, promovendo a integração entre ensino superior e escolas públicas.
A iniciativa busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério oferecendo aos estudantes uma experiência prática e inovadora no ambiente escolar. Além disso, o programa valoriza a docência, proporcionando aos bolsistas a oportunidade de desenvolver e aplicar metodologias pedagógicas interdisciplinares que contribuam para a melhoria do ensino-aprendizagem.
O processo seletivo é voltado para estudantes regularmente matriculados no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) do UniFOA.
Os contemplados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00, paga diretamente pela CAPES por meio de crédito bancário. Durante a participação no PIBID, os bolsistas terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar, criar projetos metodológicos e interagir com professores da educação básica, atuando como futuros docentes em formação.
As inscrições estarão abertas de 16 de setembro a 23 de setembro, e os interessados deverão apresentar a documentação necessária conforme descrito no edital.
O PIBID é uma excelente oportunidade para os alunos das licenciaturas aprimorarem sua prática pedagógica e se prepararem para os desafios da docência. O UniFOA reafirma, por meio dessa iniciativa, seu compromisso com a excelência na formação de professores, contribuindo para a educação básica e para o desenvolvimento do ensino no país.
Confira o edital completo clicando Edital 03-25 PIBID-Iniciação à Docência.
Com o objetivo de democratizar o acesso à informação em saúde, surgiu o MEDNEWS, Podcast em Educação em Saúde, um projeto de extensão idealizado por estudantes do curso de Medicina do UniFOA. A proposta é transformar as principais atualizações do UpToDate – uma das plataformas mais reconhecidas e confiáveis da área médica – em episódios curtos, dinâmicos e acessíveis para estudantes, profissionais da saúde e pessoas interessadas em temas ligados à medicina e ao bem-estar.
Idealizadora do projeto, a estudante Lara Marins explica que a iniciativa nasceu do desejo de criar uma ferramenta moderna, acessível e com potencial de grande alcance:
“Eu estava buscando formas de criar um projeto de extensão que fosse moderno, e que qualquer pessoa com acesso à internet pudesse consumir com facilidade. O podcast surgiu como solução por ser rápido, prático e, muitas vezes, carregado de informações importantes.”
O diferencial do MEDNEWS está na maneira leve e atual com que aborda temas complexos, tornando o conhecimento científico mais acessível:
“A gente traz temas relevantes, como novos protocolos, medicamentos recém-lançados e até alertas sobre o uso de determinados remédios. Além de sermos conteudistas, usamos uma linguagem descontraída, o que ajuda a aproximar o público do conteúdo”, afirma Lara.
Além de enriquecer a formação acadêmica, o projeto também tem provocado uma verdadeira transformação entre os participantes, que estão desenvolvendo competências que vão além do conteúdo técnico:
“Enquanto alunos estamos aprendendo a editar vídeos, criar roteiros, nos comunicar melhor... Estamos nos desafiando e aprendendo muito, especialmente sobre trabalho em equipe. O podcast depende da colaboração de todos”, completa Lara.
A proposta também acompanha uma tendência global: o uso de recursos multimídia e da didática digital como ferramentas de aprendizagem, especialmente em áreas como a saúde, que exige atualização constante. Para Lara, essa abordagem torna o processo de aprendizagem mais interessante e eficaz:
“Com certeza, o aprendizado se torna muito mais dinâmico. O pessoal do roteiro, da apresentação... todos nós estamos absorvendo novos conhecimentos enquanto produzimos. É um processo de ensino aprendizagem em constante movimento.”
A iniciativa reforça o alinhamento entre tecnologia e educação na formação de profissionais atualizados, críticos e preparados para os desafios da área da saúde ao mesmo tempo em que amplia o alcance do conhecimento médico com responsabilidade e inovação. Por meio do MEDNEWS, o saber científico ultrapassa os muros da universidade, alcançando a comunidade e promovendo saúde por meio da informação.
Assista ao episódio:
Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) assistidas pelo Centro de Reabilitação Carmem Vergetti Leite Franco de Pinheiral agora têm acesso a aulas semanais de natação terapêutica no campus Olezio Galotti, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). O projeto, que visa promover o desenvolvimento físico e cognitivo dessas crianças, é fruto de uma parceria entre FOA/UniFOA, MRS Logística e a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A ação atenderá sistematicamente 21 pacientes, divididos em três grupos por faixa etária — de 5 a 8 anos, 9 a 12 anos, e de 13 a 17 anos — com aulas de 40 minutos, sempre às sextas-feiras, na piscina aquecida da instituição. A proposta surge como resposta à baixa adesão de pessoas com TEA a práticas esportivas, causada pelas dificuldades de comunicação e interação social. Esse afastamento das atividades físicas pode acarretar comportamentos sedentários e contribuir para problemas como ansiedade, depressão, distúrbios do sono e outras complicações de saúde.
A natação terapêutica, nesse contexto, torna-se uma aliada poderosa, promovendo não apenas melhorias na saúde física, mas também avanços na socialização, concentração, autoestima e bem-estar emocional. Para o coordenador do curso de Educação Física do UniFOA, professor Silvio Vilela, o projeto é significativo em diversos aspectos: “A gente sabe que está aumentando o número de diagnósticos de autismo e precisamos contribuir com a qualidade de vida dessas crianças. Essa ação retorna para a sociedade como uma ajuda concreta da instituição, mas também potencializa a formação dos nossos estudantes, que ganham uma experiência prática diferenciada”.
O projeto conta com oito discentes do curso de Educação Física atuando como estagiários, sob supervisão e com orientação específica sobre o TEA e o perfil dos pacientes, com a professora Christian Junqueira. A parceria entre as instituições, segundo Silvio, também viabilizou toda a estrutura necessária para a execução do projeto ao longo do ano: “Foi graças à parceria com a prefeitura de Pinheiral e com a MRS Logística que conseguimos realizar o aquecimento da piscina e oferecer o atendimento contínuo. É gratificante ver as crianças chegando ao campus e participando ativamente”.
O Secretário de Saúde de Pinheiral, Everton da Silva Alvim, relembra o início da iniciativa: “Se eu não me engano, numa visita do professor Silvio Vilela ao nosso Centro de Reabilitação, falamos sobre o papel da Educação Física na área da saúde e discutimos possibilidades de terapia voltadas para crianças autistas. A partir daí, a semente foi plantada. A FOA já tinha uma ideia de valor necessário, e a Prefeitura ficou com a missão de buscar um parceiro. Apresentamos a proposta à MRS, e, após alinhamento, conseguimos concretizar essa entrega”.
Flávia Ferreira, supervisora do Centro de Reabilitação Carmen Vergetti Leite Franco, reforça o impacto da atividade na rotina dos pacientes: “Sabemos da importância da atividade física na vida das pessoas, e a natação veio para contribuir com o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos nossos assistidos. Este projeto foi pensado com muito carinho, e é um orgulho vê-lo se tornando realidade”. Segundo Flávia, os alunos do UniFOA receberam orientação prévia sobre o funcionamento do centro e sobre o vínculo essencial no cuidado com o paciente autista: “Expliquei o fluxo de atendimento, a importância das terapias integradas e a necessidade de criar laços para que o tratamento alcance bons resultados”.
O reflexo positivo da ação já é percebido pelas famílias. Pamela Valim, mãe de uma das crianças assistidas, contou emocionada sobre a empolgação da filha com a aula inaugural: “Ela ficou muito ansiosa. Eu criei uma rotina para ela entender que teria esse momento, e ela estava animada desde cedo. Para mim, como mãe, é gratificante ver que ela está se desenvolvendo, e espero que novas parcerias venham para somar”.
Ao unir educação, saúde e responsabilidade social, o projeto de natação terapêutica representa um marco na atenção ao público com TEA em Pinheiral, promovendo inclusão, formação acadêmica qualificada e um cuidado integral às crianças e suas famílias.
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A Reitoria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, torna público o resultado do processo seletivo de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UniFOA) em conformidade com o disposto no Edital PIBEx 2025.
O PIBEx tem o objetivo de selecionar estudantes bolsistas dos cursos de graduação presencial do UniFOA que sejam participantes de projetos de extensão, desde que atendam aos critérios do edital. De forma a dinamizar uma cultura de produção e difusão de conhecimentos relacionados às áreas de formação acadêmica.
A relação completa de projetos aprovados pode ser conferida no link abaixo:
Os estudantes selecionados deverão procurar a secretaria do curso ou o professor responsável pelo Projeto de Extensão para assinatura do Termo de Compromisso – Programa Institucional de Bolsa de Extensão – PIBEX e demais orientações.
O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEx) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) teve as inscrições prorrogadas até dia 9 de março.
O objetivo do programa é selecionar estudantes dos cursos de graduação ou licenciatura presencial do UniFOA que desejem participar dos seguintes projetos de extensão:
O PIBEx priorizará propostas notadamente configuradas como de responsabilidade social e que estejam integradas à missão social do curso, bem como no cotidiano da gestão, de forma sistêmica e global. A inscrição do projeto deve ser realizada pelo professor orientador de acordo com as indicações descritas no edital.
Serão disponibilizadas 40 bolsas para os estudantes participantes dos projetos inscritos e aprovados. O valor mensal da bolsa é de R$ 150,00, e a remuneração será na forma de desconto na mensalidade escolar.
O estudante poderá se inscrever em vários projetos, porém, caso contemplado, terá direito à bolsa em apenas um projeto, sendo que nos demais participará como voluntário.
Todas as informações podem ser conferidas no Edital.
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) é o mais novo membro da United Nations Academic Impact (UNAI), iniciativa das Nações Unidas (ONU) que conecta instituições de ensino superior a um esforço global de pesquisa, educação e compromisso social alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Criada em 2010, a UNAI reúne mais de 1.700 instituições em mais de 150 países, promovendo ações voltadas para direitos humanos, sustentabilidade, inovação e redução das desigualdades. A adesão do UniFOA a essa rede internacional reforça seu compromisso em formar cidadãos globais e impactar positivamente a sociedade por meio da educação, pesquisa e projetos comunitários.
Segundo a Pró-reitora de Extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegario, integrar-se à UNAI coloca a instituição dentro de um circuito global de colaboração, conectando-a com universidades, pesquisadores e profissionais engajados em transformar a sociedade por meio da educação e da inovação.
“Fazer parte da UNAI oferece ao UniFOA uma oportunidade única de se integrar a uma rede global comprometida com o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade. Isso não apenas aumenta a visibilidade e o prestígio da instituição, mas também a capacita a contribuir de forma significativa para a solução de desafios globais, promovendo a cidadania global e o engajamento comunitário”, destaca Ana Carolina.
Além da troca de conhecimento com universidades do mundo inteiro, a participação na UNAI permite ao UniFOA atuar de forma mais estratégica na implementação dos ODS. O alinhamento institucional com a ONU também fortalece as ações de impacto social já realizadas pela universidade, consolidando sua atuação em projetos voltados para inclusão, igualdade e desenvolvimento sustentável.
A entrada do UniFOA na UNAI representa um avanço significativo em sua missão de transformar vidas por meio da educação. Dentre os principais benefícios dessa parceria, destacam-se:
O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEx) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está com inscrições abertas e vão até dia 28 de fevereiro de 2025. O objetivo do programa é selecionar estudantes dos cursos de graduação ou licenciatura presencial do UniFOA que desejem participar dos seguintes projetos de extensão:
O PIBEx priorizará propostas notadamente configuradas como de responsabilidade social e que estejam integradas à missão social do curso, bem como no cotidiano da gestão, de forma sistêmica e global. A inscrição do projeto deve ser realizada pelo professor orientador de acordo com as indicações descritas no edital.
Serão disponibilizadas 40 bolsas para os estudantes participantes dos projetos inscritos e aprovados. O valor mensal da bolsa é de R$ 150,00, e a remuneração será na forma de desconto na mensalidade escolar.
O estudante poderá se inscrever em vários projetos, porém, caso contemplado, terá direito à bolsa em apenas um projeto, sendo que nos demais participará como voluntário.
Todas as informações podem ser conferidas no Edital.
Nos dias 12 e 19 de novembro, o projeto de Aprendizagem Integrada à Comunidade (AIC) teve seu ciclo de atividades de 2024 encerrado. Desenvolvido pelos estudantes de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), o AIC está integrado à extensão curricularizada, conforme determina a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação (MEC). Essa normativa estabelece que as atividades de extensão devem compreender, no mínimo, 10% da carga horária total dos cursos de graduação, de forma interdisciplinar.
No dia 12, foram apresentados sete projetos desenvolvidos ao longo de 2024, marcando o fechamento das atividades anuais. No dia 19, outras 12 iniciativas foram divulgadas, ainda em fase de elaboração, e serão adotadas no próximo semestre, dando continuidade ao programa.
Divididos em oito linhas de extensão, os estudantes realizaram um diagnóstico comunitário aprofundado durante o primeiro semestre. A partir dos problemas identificados, planejam e executam intervenções no semestre seguinte. Essa abordagem tem como objetivo não apenas enriquecer a formação dos futuros médicos, mas também promover impacto direto na saúde e qualidade de vida das comunidades atendidas.
O projeto conta com o apoio de 16 professores, que orientam e acompanham os estudantes em encontros semanais, discutindo e planejando as medidas mais adequadas para cada grupo social.
A professora e orientadora Cláudia Yamada Utagawa destacou a importância da curricularização da extensão para o desenvolvimento de competências essenciais. “A criação dos projetos dentro da curricularização da extensão foi pensada com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias para que os alunos aprendam a resolver problemas que impactam diretamente a comunidade”, explicou.
Segundo Cláudia, o processo é cuidadosamente supervisionado, garantindo que os estudantes desenvolvam habilidades técnicas e compreendam o papel social da medicina. “Isso agrega muito valor à formação desse futuro médico, que precisa entender o cenário da saúde, da educação em saúde e da gestão, resolvendo problemas com ética e dedicação, além de olhar para as pessoas de forma mais humanizada”, enfatizou.
A formação além da sala de aula
Ao longo da AIC, os estudantes vivenciaram desafios reais da prática médica, fortalecendo os laços entre a universidade e a comunidade local. Os projetos abordaram temas como promoção da saúde e estratégias de prevenção, consolidando o curso de Medicina do UniFOA como um agente de transformação social, formando profissionais conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo.
“O diagnóstico que fazemos reverbera na formação deles como profissionais de saúde e como cidadãos. Esses futuros médicos e médicas terão contato com o mundo real da comunidade, aprendendo a atuar com responsabilidade e empatia”, afirmou o professor e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Washington Lemos.
A AIC vai além de um projeto acadêmico: é uma ponte entre o conhecimento técnico e sua aplicação prática, unindo a sala de aula à realidade social. Inserido no processo de curricularização da extensão, o programa capacita os alunos para atuarem de forma consciente, ética e comprometida com as demandas da sociedade.
Essa integração fortalece o compromisso social do UniFOA, demonstrando como a extensão universitária pode transformar a formação acadêmica em uma ferramenta eficaz para atender às necessidades reais da comunidade.
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Com o objetivo de enfrentar a complexa problemática do trabalho infantil de forma intersetorial e interdisciplinar, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou uma ação extensionista com tema “Interlocução entre Famílias, Serviços e Territórios no Enfrentamento do Trabalho Infantil” que fortalecem os serviços de proteção básica e especial. Por meio do Projeto Protegendo a Infância e Adolescência, estudantes, professores e profissionais uniram esforços para transformar a realidade de crianças, adolescentes e suas famílias.
O redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi fundamental para reordenar a oferta de serviços socioeducativos, potencializando o atendimento nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e articulando-o com o Serviço de Atenção Integral às Famílias (PAIF) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). A iniciativa promoveu ações lúdicas, sistemáticas e planejadas, visando prevenir situações de risco social e fortalecer vínculos familiares e comunitários.
A Secretária de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, a Branca, destacou a relevância da parceria para as famílias atendidas:
"É muito importante para nós, que é um trabalho de enfrentamento à questão do trabalho infantil. Em parceria com o UniFOA, através do curso de Serviço Social e das ações extensionistas, conseguimos reunir professoras e alunas para atuar diretamente com as famílias”.
Ainda segundo Branca, essas ações ajudam as famílias a refletirem sobre suas condições de vida e a reconstruírem sua trajetória com mais qualidade e respeito.
“É um trabalho essencial para prevenir e enfrentar o trabalho infantil, fortalecendo a proteção básica e especial, e esperamos dar continuidade a essas iniciativas no próximo ano", finalizou
Para a Pró-Reitora de Extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegario, as ações extensionistas ampliam o impacto social da instituição:
"Essas ações representam a personificação do acesso da comunidade ao que há de melhor dentro de uma instituição de ensino superior. Em parceria com o poder público, conseguimos amplificar esses benefícios, proporcionando um impacto ainda maior na vida das pessoas."
Além do impacto social, o projeto também gera benefícios diretos para os estudantes do UniFOA. Ana Carolina destaca a relevância dessa experiência para a formação acadêmica:
"Os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em atividades práticas, compreendendo a realidade da comunidade e suas necessidades. Isso os torna não apenas profissionais de excelência, mas também mais humanizados e comprometidos com a sociedade."
Segundo a professora do curso de Serviço Social, Daniele Do Val, a iniciativa surgiu de uma demanda da SMAS para apoio técnico no enfrentamento do trabalho infantil. A proposta foi desenvolvida em conjunto com a Secretaria, com foco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes.
"O desafio inicial foi ressignificar a compreensão do trabalho infantil junto às famílias atendidas. Trabalhamos para aproximá-las dos serviços oferecidos e dinamizamos atividades nos CRAS Padre Josimo, Santa Cruz e Três Poços, além do CREAS que já desenvolve esse trabalho. Essa parceria permitiu que reavaliássemos metodologias e contribuíssemos diretamente com a política pública," explica Daniele.
Os estudantes participantes foram alocados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para monitoramento semanal das atividades e participaram mensalmente de grupos temáticos de famílias nos Centros de Referência Especializado (CREAS). Eles também atuaram como mediadores no alinhamento do processo de acompanhamento das famílias.
A assistida Simone da Conceição expressou sua gratidão pela iniciativa:
"Para mim, esse projeto foi uma coisa boa. Eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos."
Além de atender a uma demanda social urgente, o projeto é uma importante estratégia para integrar a academia à comunidade. A professora Daniele Do Val reforça o papel da parceria:
"Essa colaboração entre instituições públicas e de ensino traz um senso de responsabilidade social e de troca de experiências. Além de formar nossos alunos, conseguimos contribuir diretamente com a execução e o aprimoramento das políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes."
Com supervisão acadêmica e encontros regulares de planejamento, o projeto não apenas fortalece os serviços de assistência social, mas também abre portas para novas pesquisas de iniciação científica, motivando a produção de conhecimento e inovação no campo da proteção social.
Ao aproximar o UniFOA da comunidade, o Projeto Protegendo a Infância e Adolescência reafirma o compromisso da instituição com a promoção de direitos e com a formação de profissionais humanizados e preparados para enfrentar os desafios sociais.
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Na tarde de ontem (19), o Centro Histórico-cultural Dauro Aragão foi palco da premiação do 3º Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares (CBCSM), promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Com o tema central “O Combate à Desinformação”, o evento destacou trabalhos em diversas categorias, reforçando a importância da pesquisa acadêmica para o avanço do conhecimento e o impacto positivo na sociedade.
Os vencedores foram agraciados pelos prêmios entregues pelas pró-reitoras do UniFOA, Ana Carolina Dornelas de Pesquisa e Pós-graduação e Ana Carolina Callegario de Extensão, em um momento marcado por celebração e reflexão sobre o papel transformador da pesquisa.
“É uma alegria muito grande celebrar este momento com vocês. Trabalhamos para incentivar cada vez mais a pesquisa de qualidade e recebemos trabalhos incríveis nesta edição. A contribuição de vocês não é apenas para a academia, mas para o desenvolvimento da nossa comunidade e do nosso país”, destacou a professora Ana Carolina Dornelas.
Matheus Diniz, inscreveu seu trabalho pela UERJ e vencedor na categoria Ciências Exatas, Engenharia e Tecnologias, ressaltou a relevância do evento. “Como ex-aluno do UniFOA, é muito gratificante participar deste congresso e apresentar nossa pesquisa sobre o impacto da engenharia na sociedade, especialmente em temas que tocam jovens negros no Brasil.”
Já Maria Vitória Oliveira, estudante do Ensino Médio, celebrou a oportunidade de participar de um congresso acadêmico ainda no início de sua trajetória educacional. “Foi uma experiência incrível que nos ajudou a enxergar caminhos e possibilidades para o futuro, além de nos preparar para os desafios da faculdade e do mercado.”
Os vencedores apresentaram projetos inovadores e de alto impacto em suas respectivas áreas. Confira os destaques:
Com o CBCSM, o UniFOA reafirma seu papel como incentivador da pesquisa, extensão e inovação, conectando diferentes áreas do saber para enfrentar os desafios contemporâneos. O evento não apenas celebra o esforço acadêmico, mas também inspira novos talentos a contribuírem para um futuro mais informado e sustentável.
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