Com o objetivo de estreitar laços com instituições de referência e impulsionar o ecossistema regional de inovação, uma comitiva do Vírgula Hub realizou uma visita técnica ao Parque Tecnológico da UFRJ, no Rio de Janeiro, um dos ambientes mais consolidados de empreendedorismo e tecnologia do país. A ação buscou ampliar o intercâmbio de boas práticas, mapear oportunidades e projetar novas parcerias estratégicas com centros de pesquisa, incubadoras e empresas de base tecnológica.
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) esteve representado pelo professor Rafael Lima, docente e articulador institucional junto ao Vírgula Hub. Ele participou da agenda em nome da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, reforçando como a instituição compreende e valoriza a inovação e o desenvolvimento regional.
“Representar o UniFOA em uma agenda como essa é reafirmar nosso compromisso com a construção de pontes entre o ensino superior, o ecossistema de inovação e o desenvolvimento regional. O Vírgula é um vetor de conexão, e essa visita amplia ainda mais nosso horizonte de atuação”, destacou o professor Rafael Lima.
Durante a visita, a comitiva conheceu de perto a estrutura do Parque Tecnológico da UFRJ, que abriga universidade, startups, centros de pesquisa e grandes empresas em um ambiente colaborativo voltado à geração de soluções inovadoras. A experiência também serviu como inspiração para novas práticas no próprio Vírgula Hub, que vem se consolidando como um espaço estratégico para fomentar o empreendedorismo, a criatividade e a transformação social, por meio da integração entre academia, mercado e sociedade.
A aproximação entre o Vírgula Hub e o Parque Tecnológico da UFRJ representa um passo importante na consolidação de uma cultura de inovação no interior do estado do Rio de Janeiro. Além disso, fortalece o papel do UniFOA como uma instituição comprometida com o fomento ao desenvolvimento sustentável da região.
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão), uma iniciativa do governo japonês que oferece oportunidades para estrangeiros cursarem graduação, escola técnica ou curso profissionalizante em instituições de ensino no Japão. Os interessados têm até o dia 27 de junho de 2025 para se inscrever.
O programa contempla bolsas integrais para estudantes brasileiros, com início das aulas previsto para abril de 2026. Entre os benefícios oferecidos estão: passagem aérea de ida e volta, isenção total das taxas escolares, curso intensivo de língua japonesa nos seis primeiros meses e auxílio mensal para despesas ao longo de todo o período de estudos.
Para participar, é necessário atender aos seguintes critérios:
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Washington Lemos, destaca a importância de programas como o MEXT para ampliar os horizontes acadêmicos e profissionais dos estudantes:
“Programas como o MEXT não só oferecem uma formação de excelência, como também enriquecem a vivência cultural e acadêmica dos nossos alunos. O UniFOA, por meio do Núcleo de Internacionalização e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, está à disposição para orientar todos os interessados.”
Estudantes e professores que desejarem mais informações ou apoio no processo de candidatura podem procurar o Núcleo de Internacionalização do UniFOA ou entrar em contato diretamente com o professor Washington Lemos (washington.lemos@foa.org.br)
Informações através deste link
Estão abertas, até o dia 15 de junho, as inscrições para o UNIGOU Scientific Training, programa internacional promovido pelo Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica (INCBAC). A iniciativa, divulgada pelo Núcleo de Internacionalização e Cooperação Interinstitucional e pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA, oferece a estudantes brasileiros uma experiência acadêmica internacional totalmente online, sem a necessidade de deslocamento.
Com início previsto para 7 de julho de 2025 e duração aproximada de dois meses, o programa tem uma taxa de €85 Euros e voltado para estudantes de graduação (a partir do segundo ano), mestrado ou doutorado, regularmente matriculados em instituições brasileiras. Todas as atividades são realizadas em inglês, sendo exigido nível de proficiência no idioma.
Focado no desenvolvimento acadêmico e profissional, o UNIGOU Scientific Training insere os participantes em um ambiente científico internacional, contribuindo para a internacionalização do currículo, o aperfeiçoamento de habilidades de pesquisa e o desenvolvimento da carreira acadêmica. Além disso, oferece a oportunidade de produzir e publicar um artigo científico com orientação especializada, dentro dos padrões internacionais.
O UNIGOU Scientific Training é estruturado em dois módulos principais:
Ao final, os participantes recebem certificado com reconhecimento internacional, agregando valor ao currículo acadêmico e profissional.
Para participar, é necessário:
A taxa única de inscrição é de 85 euros. O processo inclui inscrição no site oficial, avaliação de proficiência e, em caso de aprovação, a finalização da matrícula com o pagamento da taxa. Todas as atividades devem ser concluídas até 29 de setembro de 2025.
As informações completas e o formulário de inscrição estão disponíveis em:
👉 www.incbac.org/unigou-training-program
O UniFOA reafirma seu comprometimento com a internacionalização do ensino superior, oferecendo suporte aos alunos por meio do Núcleo de Internacionalização e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento. Estudantes interessados no programa podem buscar orientação com o professor Washington de Macedo Lemos, pró-reitor responsável.
O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica (INCBAC) promove a cooperação científica entre o Brasil e a República Tcheca, incentivando o intercâmbio de experiências acadêmicas, culturais e profissionais em um ambiente multicultural.
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) lançou o Edital nº 04/2025 – Programa HUB RJ STARTUP 2025, que vai destinar R$ 12 milhões para incentivar projetos de inovação em tecnologia digital. A iniciativa tem como objetivo fomentar soluções criativas e tecnológicas em áreas estratégicas, como saúde, educação, turismo, segurança e economia criativa.
O edital é voltado para pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes no Estado do Rio de Janeiro, organizadas em equipes de 2 a 5 membros. Cada projeto poderá receber até R$ 80 mil, divididos em duas etapas: R$ 30 mil na Fase 2 e R$ 50 mil na Fase 3.
Para participar, os interessados devem apresentar uma proposta contendo a descrição do problema que será abordado, a solução proposta, o modelo de negócios e um vídeo explicativo. A seleção priorizará projetos que apresentem potencial de impacto social, viabilidade técnica e relevância para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do estado.
O prazo para submissão das propostas vai de 31 de março a 30 de maio de 2025. O resultado final será divulgado em 24 de junho e os projetos aprovados terão início em 1º de agosto.
A Pró-Ped está com uma equipe pronta para auxiliar professores e estudantes que desejam submeter projetos.
Mais informações estão disponíveis no site da FAPERJ: www.faperj.br ou pelo edital.
Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para a 16ª edição do Programa de Fortalecimento do Serviço Público na América Latina, promovido pela Fundação Botín. A iniciativa busca estudantes universitários com excelente desempenho acadêmico e vocação para atuar no fortalecimento do setor público, oferecendo uma formação internacional de alto nível.
Os participantes selecionados terão a oportunidade de vivenciar etapas do programa em diferentes países, incluindo México, Espanha, Colômbia e Brasil, com todos os custos cobertos pela Fundação Botín. Essa experiência proporciona um amplo contato com políticas públicas inovadoras e o desenvolvimento de competências essenciais para a gestão pública.
Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA, Washington Lemos, a participação dos estudantes nesse programa está diretamente alinhada à política de internacionalização da instituição. “Além de fomentar o protagonismo estudantil e o engajamento cívico, a participação de nossos estudantes nesse programa fortalece nossa presença em redes internacionais de formação de lideranças públicas.”, destaca.
A iniciativa representa uma oportunidade única para os alunos do UniFOA que desejam ampliar sua visão sobre gestão pública, inovação e impacto social. Com essa parceria, a instituição reforça seu compromisso em preparar futuros líderes para transformar o setor público na América Latina.
Havendo dúvida, a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento se coloca a disposição para auxiliar os interessados pelo e-mail: washington.lemos@foa.org.br.
Saiba mais sobre o programa clicando aqui.
Nos dias 12 e 19 de novembro, o projeto de Aprendizagem Integrada à Comunidade (AIC) teve seu ciclo de atividades de 2024 encerrado. Desenvolvido pelos estudantes de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), o AIC está integrado à extensão curricularizada, conforme determina a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação (MEC). Essa normativa estabelece que as atividades de extensão devem compreender, no mínimo, 10% da carga horária total dos cursos de graduação, de forma interdisciplinar.
No dia 12, foram apresentados sete projetos desenvolvidos ao longo de 2024, marcando o fechamento das atividades anuais. No dia 19, outras 12 iniciativas foram divulgadas, ainda em fase de elaboração, e serão adotadas no próximo semestre, dando continuidade ao programa.
Divididos em oito linhas de extensão, os estudantes realizaram um diagnóstico comunitário aprofundado durante o primeiro semestre. A partir dos problemas identificados, planejam e executam intervenções no semestre seguinte. Essa abordagem tem como objetivo não apenas enriquecer a formação dos futuros médicos, mas também promover impacto direto na saúde e qualidade de vida das comunidades atendidas.
O projeto conta com o apoio de 16 professores, que orientam e acompanham os estudantes em encontros semanais, discutindo e planejando as medidas mais adequadas para cada grupo social.
A professora e orientadora Cláudia Yamada Utagawa destacou a importância da curricularização da extensão para o desenvolvimento de competências essenciais. “A criação dos projetos dentro da curricularização da extensão foi pensada com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias para que os alunos aprendam a resolver problemas que impactam diretamente a comunidade”, explicou.
Segundo Cláudia, o processo é cuidadosamente supervisionado, garantindo que os estudantes desenvolvam habilidades técnicas e compreendam o papel social da medicina. “Isso agrega muito valor à formação desse futuro médico, que precisa entender o cenário da saúde, da educação em saúde e da gestão, resolvendo problemas com ética e dedicação, além de olhar para as pessoas de forma mais humanizada”, enfatizou.
A formação além da sala de aula
Ao longo da AIC, os estudantes vivenciaram desafios reais da prática médica, fortalecendo os laços entre a universidade e a comunidade local. Os projetos abordaram temas como promoção da saúde e estratégias de prevenção, consolidando o curso de Medicina do UniFOA como um agente de transformação social, formando profissionais conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo.
“O diagnóstico que fazemos reverbera na formação deles como profissionais de saúde e como cidadãos. Esses futuros médicos e médicas terão contato com o mundo real da comunidade, aprendendo a atuar com responsabilidade e empatia”, afirmou o professor e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Washington Lemos.
A AIC vai além de um projeto acadêmico: é uma ponte entre o conhecimento técnico e sua aplicação prática, unindo a sala de aula à realidade social. Inserido no processo de curricularização da extensão, o programa capacita os alunos para atuarem de forma consciente, ética e comprometida com as demandas da sociedade.
Essa integração fortalece o compromisso social do UniFOA, demonstrando como a extensão universitária pode transformar a formação acadêmica em uma ferramenta eficaz para atender às necessidades reais da comunidade.
[elementor-template id="11211"]
Uma comissão composta pela reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), professora Ivanete Oliveira, e pelos pró-reitores Bruno Gambarato (Acadêmico) e Washington Lemos (Planejamento e Desenvolvimento), além do professor responsável pelo We Future, Rafael Lima, visitou essa semana o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) com o objetivo de estabelecer uma nova parceria estratégica. A colaboração entre as duas instituições promete impulsionar a inovação e a pesquisa no UniFOA, criando novas oportunidades para estudantes e docentes.
A visita teve como foco o conhecimento das operações do Centro de Tecnologia da Mauá, que é referência no desenvolvimento de novos materiais e soluções tecnológicas aplicadas à saúde, especialmente na área de próteses e implantes. Segundo Washington Lemos, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, "um dos principais objetivos é integrar os cursos de Medicina e Engenharia do UniFOA com os laboratórios e FAB Labs da Mauá, para formar grupos de estudo e desenvolvimento de soluções inovadoras." Ele destacou que a sinergia entre essas áreas pode gerar projetos de grande impacto social, sobretudo no desenvolvimento de materiais para a saúde humana.
Bruno Gambarato, pró-reitor Acadêmico, reforçou o valor da parceria ao destacar o potencial que o Instituto Mauá de Tecnologia traz para a comunidade acadêmica do UniFOA: "Com essa colaboração, nossos alunos terão acesso a projetos de inovação em parceria com mais de 260 empresas de renome, incluindo organizações como a NASA. Isso permitirá que nossos estudantes entrem em contato com tecnologias de ponta, ampliando suas competências e preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais exigente."
Além disso, a parceria permitirá que os alunos do UniFOA participem de projetos com acesso a recursos mais robustos, fomentos de grandes empresas e infraestrutura de ponta, consolidando ainda mais a formação prática e científica dos estudantes, que terão a oportunidade de desenvolver competências que vão além da sala de aula, preparando-os para um mundo do trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
A reitora, professora Ivanete Oliveira expressou seu entusiasmo com a nova aliança: "Essa parceria é um marco no compromisso do UniFOA com a inovação e o protagonismo de nossos alunos. Estamos ampliando horizontes, criando mais oportunidades para nossos estudantes desenvolverem competências tecnológicas e científicas que os prepararão para o futuro. A colaboração com o Instituto Mauá de Tecnologia é um grande passo nessa direção, e estamos animados com os frutos que essa união trará."
A iniciativa não só fortalece o relacionamento entre o UniFOA e o IMT, mas também abre portas para futuros projetos acadêmicos e científicos, reafirmando o compromisso de ambas as instituições com a excelência educacional e a formação de profissionais capazes de transformar a sociedade com soluções sustentáveis e inovadoras.
Próximos Passos
A parceria prevê, além do desenvolvimento de novas tecnologias e soluções, o fortalecimento do intercâmbio de conhecimento por meio de eventos, oficinas e projetos colaborativos, integrando diferentes áreas de estudo e potencializando a formação dos estudantes. A colaboração entre UniFOA e IMT promete ser um ponto de partida para a criação de um ambiente ainda mais dinâmico e inovador, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.
[elementor-template id="11211"]
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), representado pela reitora, professora Ivanete Oliveira, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Márcio Lins, recebeu a visita do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Miguel Fernández. Ao longo do encontro, realizado na tarde de ontem (9) no campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, eles conversaram sobre uma aproximação entre a instituição e o conselho, a fim de estreitarem laços, reforçar o compromisso de ambos com a formação profissional e fortalecer a imagem da Engenharia como força motriz de desenvolvimento econômico e social da região Sul Fluminense.
Durante a visita, o presidente do CREA-RJ conheceu algumas das estruturas do campus e ficou encantado com o Centro Universitário. Ele acenou com a possibilidade de uma parceria colaborativa entre o UniFOA e a entidade de classe, pela disponibilização de recursos do conselho e da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do órgão.
Todos os mecanismos a serem discutidos e acertados seriam destinados aos programas de aperfeiçoamento profissional e extensão que a instituição acadêmica possa oferecer ao público de mais de 100 mil profissionais credenciados pelo Conselho em todo o estado - sendo mais de 3 mil no Sul Fluminense.
O objetivo geral da reunião para ações futuras na capacitação técnica e acadêmica de milhares de pessoas é erguer pontes para um relacionamento mais próximo e motivado por propostas relacionadas à formação profissional. Todos os frutos que ainda vão ser gerados pela união entre UniFOA e CREA-RJ são direcionados à sociedade, que ganha profissionais de Engenharia cada vez mais especializados para construir um futuro melhor para todos:
"Existe uma grande afinidade entre o CREA e as Instituições Educacionais que têm o curso de Engenharia em seu portfólio, que está principalmente na necessidade de valorização e crescimento do plantel de profissionais em atividade. O UniFOA tem muito a ganhar se empenhando numa parceria com o conselho nesta missão" salientou Márcio, feliz com os futuros resultados da parceria.
[elementor-template id="11211"]
A Fundação CSN sediou ontem, 5, o 1º Seminário Comercial, Especificação e Produção, um evento estratégico para conectar, integrar e atualizar processos visando conectar, integrar e atualizar para melhorar a imagem dos produtos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no mercado. O seminário contou com a participação de diversos palestrantes, incluindo Alessandro Orofino, assessor da presidência da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), e Márcio Lins, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
Alessandro Orofino trouxe insights valiosos em sua palestra intitulada "Inspiração e Legado". Ele abordou temas cruciais, como o engajamento da equipe para impulsionar a capacidade inovadora, inspirar a crença na execução eficaz e estimular a criação de um legado profissional. Em seu depoimento, Orofino destacou a excelência de participar de eventos que unem as forças da região, promovendo sinergias e fortalecendo parcerias.
Elisangela Ferrari, da Gerência de Gestão da Qualidade Especificação na CSN Siderurgia, enfatizou a importância de parcerias estratégicas, como a colaboração com a Fundação Oswaldo Aranha (FOA), para promover inovação. Ferrari ressaltou que a presença de profissionais externos, incluindo ex-colaboradores da companhia, enriquece a equipe, proporcionando uma visão inovadora e contribuindo para a evolução constante.
“Nós temos um time com uma força, com uma expertise muito grande. mas o que a gente precisa agora, principalmente através dessa palestra, que trouxe gatilhos, trouxe ali todo um direcionamento, é engajar esse time para fazer acontecer. É potencializar o melhor deles nas condições que possuímos. Fazer mais, fazer para sempre, fazer o melhor” disse.
Orofino ainda destacou a relevância de eventos como o seminário para unir conhecimento interno e externo, promovendo o engajamento da equipe e impulsionando a CSN em direção à excelência.
Jorge Luis Santana, Gestor de Atendimento Técnico de Desenvolvimento de Mercado, destacou a relevância das palestras não apenas para o ambiente profissional, mas também para a vida pessoal e a saúde mental. Santana ressaltou como essas experiências proporcionam uma nova perspectiva, contribuindo para uma visão mais completa e integrada das atividades diárias.
“Fica mais fácil, até porque você consegue olhar por uma outra ótica, não só aquela ótica do dia a dia, das ferramentas que você já conhece. Você começa a olhar 360”, ressaltou.
Márcio Lins encerrou as atividades com a palestra "Estruturação dos Projetos Prioritários de Maneira Prática e Objetiva", oferecendo uma abordagem prática para a implementação eficaz de projetos prioritários. A diversidade de temas abordados no seminário refletiu a importância de uma visão abrangente na gestão de processos comerciais e de produção.
[elementor-template id="11211"]
No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.
No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:
“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.
A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).
Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:
“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.
Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.
Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.
Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:
“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.
[elementor-template id="11211"]
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha