Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda e Escola de Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tiveram uma grande oportunidade de aprendizado no evento FEST’UP Warming, realizado na última quarta-feira (14), no prédio 9 do campus Olezio Galotti, em Três Poços. Em palestra intitulada "I.A.Gora, José? O impacto da inteligência artificial na comunicação”, os discentes e professores do curso receberam Afonso Abelhão, sócio fundador e CEO da BigBee, uma das agências publicitárias mais respeitadas do Brasil.

O intuito acadêmico da atividade era de colocar os alunos em contato com um profissional renomado do meio, a fim de que todos pudessem se atualizar sobre as funcionalidades da Inteligência Artificial (IA), em alta no âmbito publicitário nacional, além de fazerem um networking.

A iniciativa também foi um aquecimento para o FEST’UP, o Festival Universitário de Publicidade mais tradicional do país e o maior encontro de estudantes de comunicação do mercado. Organizado pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil), o FEST’UP Warming serviu como uma ferramenta de divulgação do evento, que será realizado no dia 14 de setembro, em São Paulo (SP).

Douglas Gonçalves, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, enalteceu os impactos proporcionados pela proposta, que incentivou a participação acadêmica nesse futuro encontro de grandes profissionais e joias do ramo publicitário brasileiro:

“É uma honra para o UniFOA promover esse aquecimento do FEST'UP, maior evento universitário de publicidade do país. Esse tipo de iniciativa é reflexo do compromisso do curso no aspecto de oportunizar grandes experiências de aprendizado aos nossos alunos, tanto no sentido acadêmico, como na possibilidade de participarem desse grande evento”.

Ao final da palestra, ele ainda sorteou um aluno para receber um ingresso do festival.

Caio Nascimento, do 5º período, foi o agraciado para participar dessa iniciativa, que promete transformar a vivência profissional de todo o público. Ele explicou sua experiência esclarecedora com a palestra, além de suas expectativas para o FEST’UP 2024:

“A palestra foi muito enriquecedora, o Afonso trouxe muitos tópicos e exemplos esclarecedores de como o uso correto da IA pode trazer benefícios , e quanto ela também pode ser prejudicial se usada de forma errada. Fiquei muito feliz por ser sorteado, foi um grande privilégio. Estou ansioso, será minha primeira vez no evento e espero um networking interessante, tem vários temas interessantes de palestras, além da ótima estrutura montada para receber cada estudante”.

Durante o encontro, Afonso, que também é diretor de Comunicação, Tecnologia e Inovação da APP Brasil, buscou destacar os resultados que a IA pode trazer para o setor publicitário em todo o Brasil. Com mais de 28 anos de experiência no campo da publicidade, ele evidenciou casos em que a tecnologia foi utilizada de maneira assertiva e gerou produtos inovadores, como também aplicações que não alcançaram a meta final do respectivo planejamento elaborado.

Um dos casos apresentados foi de uma música do Spotify produzida com Inteligência Artificial em tributo a Mauro Mateus dos Santos, conhecido como Sabotage, um dos artistas mais influentes da cultura do hip-hop nacional. A homenagem foi elaborada a partir de algoritmos das letras de músicas do rapper, gerados de maneira certeira pela IA, assim como a sua voz para o lançamento do projeto.

O objetivo era de indagar os estudantes sobre a necessidade da presença do olhar humano ao utilizar a tecnologia. Segundo o publicitário, mesmo a ferramenta seja uma espécie de “robô”, ela ainda é manuseada por um ser humano.

Dessa forma, se torna indispensável a capacitação para o devido manuseamento desse recurso:

“Quis promover um tipo de provocação aos discentes, para que realmente refletíssemos se realmente estamos preparados para usar cada tipo de inteligência artificial. Também trouxe caminhos e metodologias interessantes para que eles pudessem esclarecer qualquer dúvida sobre como, porque e em que situações usar a IA”, enfatizou Afonso, que ainda agradeceu aos alunos, docentes e UniFOA pela recepção e engajamento ao longo da palestra:

“Quero agradecer o convite pelo privilégio de estar aqui hoje disseminando conhecimento. Na verdade, sou em quem aprendo mais nesse tipo de iniciativa, por todo envolvimento ocasionados pelo encontro”.

FEST’UP 2024:

Organizado pela APP Brasil e apoiado por grandes meios de comunicação do Brasil, como a Rede Globo e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a 35ª edição do Festival chega com a missão de proporcionar um contato direto dos acadêmicos dos cursos de comunicação com os principais profissionais do mercado publicitário brasileiro. Com a temática "Conexões Criativas: Da Inspiração ao Resultado", a programação inclui mais de 10 horas de atividades transformadoras para o aprendizado de todo o público, como palestras, workshops, mentorias, apresentações, concursos, performances e oportunidades de networking.

Para se ter ideia da sua dimensão, FEST’UP 2023 teve a participação de 97 universidades e faculdades de comunicação, evidenciando sua abrangência e qualidade dos profissionais envolvidos.

Os estudantes de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Escola de Comunicação interessados em participar já podem se inscrever pelo link.

[elementor-template id="11211"]

Estudantes e professores do 8º período de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) iniciaram o último semestre dos cursos a todo vapor. Em aula realizada no AudiSmart do campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, na última segunda-feira (5), o professor Edilberto Venturelli colocou em prática um jogo de RPG, criado por ele mesmo, para realização das atividades da disciplina de “Aspectos Filosóficos e Éticos da Comunicação.

O intuito é de desenvolver a brincadeira alinhada diretamente ao aprendizado dos estudantes dentro da disciplina com o propósito de motivar e ensinar os acadêmicos de forma lúdica e envolvente.

O jogo será aplicado durante todo o semestre e também será destinado aos alunos da Escola de Comunicação, que terão a disciplina no 1º período do curso. Ela será desenvolvida de forma online e terá o RPG como apoio para diversificar os conteúdos transmitidos durante as aulas, no intuito de envolver mais os estudantes no processo de aprendizado à distância:

“Eu sempre reparei que em disciplinas realizadas remotamente, os estudantes ficavam mais tímidos e retraídos para participarem das aulas. É uma tentativa de diversificar o aprendizado ao proporcionar dinamismo, potencializando as possibilidades de aprendizado do conteúdo ensinado”, explicou Edilberto, ansioso com os frutos a serem colhidos pela proposta durante o semestre.

A dinâmica inovadora é baseada em uma metodologia ativa chamada ‘gameficação’, que pode ser definida como o uso de elementos ou técnicas de jogos em contexto diferentes dos ambientes unicamente competitivos. Basicamente, é definir e aplicar os aspectos 'jogáveis' de uma situação ou problema, levando os jogadores envolvidos a usarem as estratégias e técnicas na busca de um objetivo comum.

Ao trazer esse método inovador para a sala de aula, o professor Edilberto buscou confeccionar e aplicar mecanismos de um jogo RPG, com personagens, formato e metodologia originais. Ele se auto intitulou como o mago do jogo, personagem que representará o professor da matéria. Caso os discentes queiram que o formato elaborado seja feito de maneira diferente, eles podem solicitar que o mago discuta melhorias com os oráculos, que são os coordenadores dos cursos.

Na aula inicial, os estudantes começaram com 10 pontos, nota máxima na disciplina. Porém “gastaram” toda a pontuação para a compra de cartas, que serão utilizadas ao longo do período. Elas possuem poderes que podem ser utilizados como ferramentas de defesa e ataque pelos acadêmicos. Por exemplo, caso um grupo de alunos façam um trabalho e entendam que mereciam mais pontos pelo que foi elaborado, eles podem usar uma carta de feitiço, que aumentaria a nota de todos em 0,5 ponto.

A cada encontro on-line será explicado, primeiramente, os conteúdos teóricos a serem transmitidos no dia, de acordo com o planejamento feito para a disciplina ao longo do semestre. Depois, o docente colocará em prática o jogo RPG, preparado a partir de mapas, que serão explorados após a explicação teórica.

Neles estarão contidos pontos de conhecimento, perguntas e enigmas sobre os conceitos ensinados em relação à matéria. Como método de avaliação semanal, o professor poderá indagar os alunos acerca de tópicos abordados, proporcionando dinamismo e expandindo as possibilidades de transmissão das informações da disciplina:

“Acredito que o método utilizado, a partir da montagem do jogo RPG pelo professor vai entreter mais os alunos, fazendo com que nós tenhamos um envolvimento maior com os assuntos abordados ao longo do período. Tenho convicção que esse método aumenta a nossa curiosidade e interesse durante as aulas on-line”, declarou Matheus Alvarenga, acadêmico do 8º período de Jornalismo.

Além de toda a prática transformadora durante as aulas à distância, os acadêmicos terão todo o suporte da plataforma LXP, onde serão inseridos desafios semanais para incrementar o desenvolvimento da disciplina, além do planejamento do jogo até o final do semestre:

“Tenho certeza que esse diferencial elaborado para os estudantes irá fazer com que eles se interessem mais pelo assunto, independentemente de como ele está sendo transmitido”, finalizou Edilberto.

[elementor-template id="11211"]

O estudante Caio Robert Liberal, do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), foi premiado pelo Grupo ENG e a Adobe Certified Professional com uma mesa digitalizadora. O discente conquistou a premiação por ter ficado em 5º lugar na Seletiva Adobe Brasil 2024, superando mais de 250 participantes em todo o país.

O UniFOA foi a única instituição de ensino superior do estado do Rio de Janeiro com um representante no top 10 do Brasil dos “alunos criativos” na seletiva.

Na presença do pai, Roberto Cândido Liberal, da reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, Caio teve a premiação entregue pelo Gerente Comercial do Grupo ENG na ocasião, Giuliano Pallos, na manhã da última quarta-feira (10), no campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. Além do discente, o UniFOA ganhou um certificado pela conquista, recebido pela reitora Ivanete, que destacou como os acadêmicos do Centro Universitário se tornaram protagonistas da própria formação:

“Quando discutimos os valores que temos na instituição, um deles é o protagonismo do estudante e este momento é uma evidência de como os nossos estudantes de fato se tornaram protagonistas do próprio processo de formação. Essa certificação tem peso internacional e agrega grande valor ao currículo do Caio, mas principalmente a formação que o UniFOA oferece aos seus estudantes, com qualidade, de cuidar das competências dos seus discentes, que são necessárias hoje para o mercado de trabalho”, pontuou.

A Seletiva Brasil é uma competição nacional que testa as habilidades de design dos participantes usando Adobe Illustrator e Adobe Photoshop. Caio comemorou o reconhecimento das organizações, além do certificado que recebeu por ter participado da competição:

“Estava em casa assistindo aos resultados da competição, quando ouvi o meu nome e comecei a gritar e pular de alegria. Dei um susto no meu pai, que veio correndo saber o que tinha acontecido. Estou muito emocionado e feliz demais”, contou o estudante.

Caio precisou passar por alguns obstáculos para a realização da prova da seletiva. Na data do exame, dia 22 de março, havia um alerta de uma forte tempestade em todo o estado do Rio, que fechou o campus Universitário Olezio Galotti, aonde seria realizado, e obrigou o estudante a participar da seletiva em casa.

Dessa forma, o UniFOA precisou solicitar formalmente com os responsáveis pela competição uma licença para ele fazer a prova à distância. Só depois dessa permissão, além de algumas outras exigências, Caio conseguiu ultrapassar essa dificuldade que, no entanto, não abalou as suas determinação e concentração:

“É um momento muito emocionante. Na verdade, estou até um pouco acostumado, porque ele é um caçador de medalhas e já conquistou um prêmio importante, em nível nacional, quando ainda estava no Ensino Médio. Tenho muito orgulho de ver e acompanhar essa caminhada vitoriosa dele”, explicou Roberto, muito feliz por vivenciar a trajetória vitoriosa que o filho está construindo.

Douglas Gonçalves, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA, foi quem incentivou Caio a se inscrever na Seletiva, sendo peça-chave para a sua participação. Ele engradeceu a conquista do aluno, além de valorizar a formação do Centro Universitário:

“Essa conquista é muito importante para o Caio e para a instituição, pois é a prova de que estamos no caminho certo para a capacitação de futuros profissionais na área. O concurso é interessante, por isso incentivamos a participação dos estudantes para que eles cresçam cada vez mais e tenham uma formação ainda melhor”, pontuou.

Caio também foi celebrado por Giuliano, Gerente Comercial do Grupo ENG, que lhe entregou o prêmio:

“É um campeonato de alunos criativos, que tem um reconhecimento nacional e valorizado por grandes empresas que usufruem do pacote Adobe no país. Caio mereceu a premiação, pelos esforços e produção entregues à seletiva”.

[elementor-template id="11211"]

Desde de a criação da Agência de Comunicação Integrada (ACI) da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), em 2010, como espaço de práticas dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), foram atendidas diversas instituições e projetos comunitários, como a Associação para Criança e Adolescente do Bairro Califórnia (ACAC), Projeto Bike Anjo, Projeto Descarte de Lixo Eletroeletrônico, Campanhas contra a Intolerância Religiosa e a Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPP-VR), entre outras contribuindo para o desenvolvimento social. Com o crescimento e desenvolvimento da agência, hoje a ACI é responsável pelos atendimentos e desenvolvimentos de trabalhos internos pertinentes aos cursos e outros setores da instituição.

Como consequência do sucesso proporcionado pela agência, o curso de Publicidade e Propaganda criou o Laboratório de Práticas em Comunicação, localizado no prédio 9 do campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, no intuito de que seus discentes possam ter um espaço para apoiar esses atendimentos, a partir do desenvolvimento de divulgações desses projetos e iniciativas sociais, por exemplo. Através desse novo ambiente de compartilhamento de conhecimentos e saberes, a união a esses programas comunitários se justifica ao proporcionar a todos os estudantes a prática real e o desenvolvimento de valores voltados para ações transformadoras.

Ao longo deste semestre, os estudantes do curso que participam dessas práticas do laboratório estão dando continuidade a divulgação de uma dessas grandes parcerias, o Projeto Bike Anjo. Como parte dessa união, os alunos ajudam na preparação do material publicitário das atividades e objetivos da proposta, como em vídeos explicativos e campanhas para atingir o público alvo e atrair cada vez mais participantes ao programa.

A Bike Anjo é uma rede de pessoas que acredita na bicicleta como uma ferramenta para a transformação das pessoas e das nossas cidades. O projeto surgiu em novembro de 2010, em São Paulo, capital. Vários cicloativistas começaram a acompanhar alguns motoristas no trânsito, com um convite para participarem da bicicletada, uma das práticas do programa que acontece uma vez por mês em muitas cidades do mundo.

Em 2012, é criada, pela Bike Anjo de Recife em parceria com as Pedalinhas de São Paulo, a Escola Bike Anjo (EBA), uma oficina de aprender a pedalar. Graças ao sucesso instantâneo, logo chegou à várias cidades do Brasil, inclusive no munícipio de Volta Redonda, Rio de Janeiro.

A sede está localizada no bairro Ilha São João, em uma parceria com prefeitura da cidade. No primeiro domingo de cada mês ocorrem as atividades das oficinas iniciais da EBA, que recebe públicos de qualquer idade, desde crianças até idosos.

Toda semana os acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda se reúnem para discutir novas maneiras de ampliar a rede de apoio da iniciativa. Uma das formas encontradas por eles e pela professora que lidera o grupo, Clarisse Netto, é de deixar o Instagram do projeto sempre ativo e atualizado com o cronograma de novas atividades e o registro de cada prática realizada, no intuito de aumentar o impacto do programa com o recurso das mídias sociais.

Os encontros ocorrem no Laboratório de Práticas em Comunicação ou no Laboratório de Fotografia, também localizado no prédio 9, onde eles debatem as melhores estratégias e planejamento para o andamento da iniciativa.

Clarisse explicou que todo esse processo é enriquecedor não só à comunidade pelo apoio promovido, como também para cada discente que se dispõe a ajudar em cada uma das etapas:

“Nada melhor que a prática social pra completar a aprendizagem de nossos alunos. Tenho certeza do quanto é importante para que possa formar pessoas melhores pro nosso mundo. Nossa comunidade ganha demais, mas, com toda certeza, nossos alunos crescem como pessoas e profissionais nesses projetos”.

Maria Spolidoro, estudante do 7º período de Publicidade e Propaganda que participa das ações do Laboratório de Práticas em Comunicação, confirmou que a experiência vivenciada ao longo do programa tem sido muito enriquecedora para sua formação como profissional. Ela ainda acrescentou que o contato com propostas reais e o trabalho em grupo promovido durante cada processo potencializa o desenvolvimento de habilidades fundamentais em sua área de atuação:

“Essa experiência me dá a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos que aprendi na sala de aula em questões como planejamento de campanhas, criação de conteúdo e estratégias de marketing digital. Ao trabalhar em projetos reais para clientes reais, desenvolvi habilidades importantes como trabalho em equipe, gestão de tempo e resolução de problemas.  Além disso, o ambiente colaborativo do laboratório permitiu uma troca constante de informações e opiniões entre supervisores e colegas”.

[elementor-template id="11211"]

As artes finais do projeto “EmbalARTE” do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foram apresentadas pelos estudantes do 4º período do curso, como a prática final da disciplina de Gestão de Marketing. Em uma exposição realizada na noite da última segunda-feira (10) no prédio 9 do campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, os acadêmicos exibiram quadros artísticos elaborados por meio da iniciativa realizada ao longo do primeiro semestre, proposta pelo professor Edilberto Venturelli e o coordenador do curso Douglas Gonçalves.

O intuito da atividade era de criar obras artísticas a partir do uso de embalagens e resíduos sólidos recicláveis, com o propósito de fomentar a responsabilidade social e sustentabilidade através de artes recicladas, além de incentivar a conscientização ambiental por meio de conhecimentos aprendidos nas aulas. Cada aluno confeccionou um quadro, totalizando 15 obras, utilizando materiais que, comumente, costumam ser descartados após serem utilizados uma única vez no cotidiano, tal qual plástico, papel e papelão.

As artes continuarão expostas no mesmo local da apresentação, para que todos os docentes, discentes e funcionários do UniFOA e FOA (Fundação Oswaldo Aranha) sejam impactados pelos princípios sociais e conscientizadores dessa prática. Para destacar ainda mais as vantagens da reciclagem e a sustentabilidade, todos os estudantes adicionaram informações claras sobre esses propósitos, estimulando o consumo assertivo desses materiais.

De acordo com a plataforma Central de Custódia, que coleta e analisa dados de logística reversa de embalagens na América Latina, mais de 1,8 milhão de toneladas de embalagens foram reutilizadas no Brasil. Apesar do progresso, o país recicla apenas 4% desses resíduos, índice muito abaixo de outros países da América do Sul, como Chile e Argentina, que apresentam média de 16% de reciclagem, segundo dados da ISWA (International Solid Waste Association).

O desenvolvimento do EmbalARTE visava justamente incentivar a prática de reciclar resíduos e embalagens alinhada à criatividade dos alunos, que utilizaram técnicas adquiridas em sala, como a harmonia da mistura de determinadas cores em um quadro, que podem transmitir sensações de poder e energia, por exemplo. Os acadêmicos elaboraram suas artes como figuras representando animais, plantas, pessoas e personagens fictícios a partir da reciclagem e o acabamento com pincéis, colas, tesouras e outros instrumentos artísticos.

“A elaboração do projeto e a exposição serve como uma plataforma para que os discentes de publicidade apliquem suas habilidades de comunicação e marketing em um contexto real, promovendo a conscientização sobre sustentabilidade”, afirmou Edilberto Venturelli, um dos professores proponentes da iniciativa. Ele ainda expressou sua gratidão em poder proporcionar esses momentos de muito aprendizado e transformação acadêmica aos seus estudantes, garantindo os impactos da conscientização ambiental e social ampla dos participantes:

“Me sinto completando a formação desses alunos de forma abrangente. Observo que todos eles podem potencializar uma informação "trocada", além das quatro paredes da instituição. Acredito que formamos, verdadeiramente, para a vida, por isso sinto-me responsável em proporcionar uma compreensão ampla da caminhada que esse aluno já tem ou terá no mercado e na vida”.

A exposição foi um sucesso por conseguir conscientizar a todos do Centro Universitário acerca da reutilização de materiais em prol da responsabilidade ambiental através de artes criativas produzidas pelos estudantes de Publicidade e Propaganda, estimulando o aprendizado por meio da teoria e a prática sustentável. Matheus Jordão, estudante do curso, que confeccionou um quadro que representa um personagem do jogo LEGO, afirmou que potencializou muito suas habilidades em atividades artesanais, sendo um processo desafiador, mas de muito aprendizado:

“Foi desafiador participar dessa experiência e iniciativa nobre, pois não tenho muitas habilidades com a confecção de artes elaboradas manualmente, por isso tive que me adaptar e superar minhas limitações ao longo desse processo. Mas, sempre gostei muito de LEGO, por isso juntei essa minha paixão ao grande desafio proposto nessa atividade para desenvolver um quadro que achasse interessante”.

[elementor-template id="11211"]

O UniFOA participa do Intercom Sudeste desde 2012, tendo conquistado diversos prêmios naquele que é o maior evento de comunicação da região, reunindo alunos com produções feitas durante sua trajetória acadêmica. A presença da instituição é tão forte que ela sediou a edição de 2017, cumprindo o objetivo de manter o evento dentro dos limites dos campi universitários e potencializando a comunicação nesses espaços.

Os dois trabalhos premiados – das alunas Thaís Fraga, Samile Tavares e Maísa Fontes – representarão o UniFOA no Intercom Nacional, que ocorrerá durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Este evento, que será realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC), é o maior congresso da área no país, reunindo aproximadamente 3,5 mil participantes entre estudantes, pesquisadores e profissionais da comunicação.

“Já ganhamos 17 prêmios pelos melhores trabalhos da região Sudeste, três prêmios como os melhores do país no curso de Publicidade, além de dois regionais e um nacional pelo curso de Jornalismo. Colocar os alunos em evidência com essas premiações mostra a qualidade de ensino dos nossos cursos e agora eles vão à Univali para disputar com os melhores trabalhos do país. Isso coloca o nome do UniFOA em destaque no cenário da comunicação”, enalteceu Douglas Gonçalves.

Vencedoras do UniFOA no Intercom Sudeste

A aluna do 5º período de Publicidade, Thais Juliano Fagundes Fraga, conquistou o prêmio com o trabalho intitulado "Ayrton Senna: Vencer é o que importa", na modalidade Roteiro de Documentário, que destacou a trajetória vitoriosa e inspiradora do piloto brasileiro Ayrton Senna. Esta foi a terceira participação da estudante no Intercom Sudeste.

“O evento trata-se muito mais do que palestras e aprofundamento teórico; temos a oportunidade de contato com centenas de estudantes da mesma área, mas de diferentes partes do país, e essa troca é o que mais me motiva. Estou otimista para a etapa nacional e me sinto realizada. Desde que ingressei na vida acadêmica venho participando de vários eventos, e este prêmio é a confirmação de que estou seguindo o caminho correto, com mais vitórias, mais congressos, mais conhecimento”, disse empolgada.

De acordo com Thaís, o trabalho foi uma proposta de documentário, onde juntou a paixão pessoal pelo automobilismo a uma paixão nacional. Com estrutura simples, o roteiro mostra os acontecimentos na vida do piloto de Fórmula 1, tendo contado com o apoio do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, através de fotos, vídeos e arquivos disponibilizados.

“Gostaria de aproveitar o espaço para expressar meu agradecimento à professora Clarisse Neto, que foi uma orientadora incrível e paciente. Escrevi o trabalho em uma semana em que tive dengue e, mesmo desanimada e pensando em desistir, ela não me deixou desanimar do projeto”, disse.

A aluna do 5º período de Publicidade, Samile de Almeida Tavares, foi premiada pelo seu trabalho "Obra de Amizade", na modalidade Ensaio Fotográfico Artístico, inspirado na obra Dama com Arminho, pintura feita em 1489-1490 por Leonardo da Vinci. A fotografia premiada contou com a coautoria da aluna Maísa Fontes, do mesmo curso.

“Foi com imensa alegria e surpresa que recebi o prêmio. Trazer essa vitória para minha faculdade e cidade não tem preço, é uma imensa felicidade. Meu trabalho, "Obra de Amizade", destaca a importância da adoção de animais e estou muito empolgada em levar essa mensagem para o nacional e continuar a promover o amor pelos animais através do meu trabalho. Quero agradecer mais uma vez a todos que fazem parte desse trabalho junto comigo, principalmente a Maísa”.

Samile afirma que está extremamente empolgada por ter ganhado e por representar o Sudeste: “mas ficaria muito feliz se ganhasse o nacional. Acho que ainda não caiu a ficha de que estou no maior congresso de comunicação da América Latina; provavelmente só vai acontecer quando eu estiver lá, e seria uma honra ganhar”.

Maísa Fontes, coautora do projeto junto a Samile, foi a responsável por fotografar o ensaio e já havia participado do evento no ano passado. “Na minha opinião, o Intercom Sudeste é uma oportunidade incrível não só para o nosso currículo, mas também por ser uma enorme fonte de conhecimento. Além de podermos competir, temos a oportunidade de assistir a diversas palestras, conhecer alunos de diferentes regiões e aprender muito vendo seus trabalhos e como cada um aborda os temas”, enalteceu.

Trabalhos do UniFOA apresentados no Intercom

Além dos premiados, outros projetos do UniFOA se destacaram entre os finalistas do Intercom Sudeste. São eles:

Os prêmios reforçam a qualidade do ensino e a dedicação dos alunos e professores do UniFOA, posicionando a instituição como um destaque no cenário acadêmico regional e nacional. A conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica e um incentivo para que os estudantes continuem a se empenhar e a produzir trabalhos de excelência.

“Com essas vitórias, o UniFOA reafirma seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado de comunicação, celebrando mais uma etapa de sucesso em sua trajetória”, finalizou Douglas Gonçalves.

[elementor-template id="11211"]

Os estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) acompanharam uma palestra transformadora para a expansão de horizontes e conhecimentos acadêmicos. Na apresentação com o tema “Inteligência Artificial: o futuro do e-commerce com Print on Demand”, com Matheus Albuquerque, egresso de Publicidade e Propaganda, ele esclareceu os principais conceitos do print on demand, os impactos nos próximos anos para o e-commerce e como ele pode ser potencializado pelo uso da IA como ferramenta.

Matheus atualmente trabalha como coordenador de Marketing e Aquisição na empresa Montink, cargo diretamente relacionado a experiência do cliente. Ele também tem vasta experiência em fotografia e photoshop, com reconhecimento e premiações recebidas de empresas internacionais, como a Adobe, uma das empresas mais respeitadas do ramo.

O egresso explicou que o print on demand, ou impressão sob demanda, é um modelo de negócios em que os produtos entram para a linha de produção apenas quando há uma demanda do cliente, ou seja, somente depois que é realizada a compra do produto. Quando os pedidos são recebidos, um fornecedor terceirizado organiza e executa a confecção das mercadorias e envia diretamente aos clientes.

Dessa forma, a empresa que optar por esse caminho poderá vender online sem qualquer estoque de produtos personalizados. Essa é uma modalidade de negócio que já está bastante consolidada nos Estados Unidos e na Europa, e nos últimos anos vem crescendo muito, não só no Brasil, como também em vários outros países.

Para se ter ideia da evolução atual e futura desse mercado, segundo dados do relatório da Grand View Research, publicado em 2023, a projeção do valor total dessa indústria no mundo em 2024 é de 9,81 bilhões de dólares. Ainda de acordo com a pesquisa, a expectativa é que, até 2030, o valor desse mercado apresente uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 26,1%, alcançando os US$ 39,4 bilhões:

“Conseguimos transformar milhares de vidas nesse campo do empreendedorismo, por isso é um mercado fantástico. Palestrar aqui nessa noite e transmitir uma gama de conhecimentos sobre uma área que eu tenho prazer de trabalhar e que cresce exponencialmente é gratificante, pois sinto que, dessa forma, consigo inspirar novos profissionais para ascenderem em suas carreiras”, declarou o egresso, expressando satisfação e sentimento de dever cumprido pela palestra.

Matheus também discorreu acerca da inteligência artificial ser uma ferramenta imprescindível na aplicação desse empreendimento. Ele pontuou que a IA é uma aliada em vários processos, sobretudo em fases como na criação de conteúdo da empresa, da elaboração do design e quanto à divulgação dos produtos e promoções de uma loja, por exemplo:

“Nesse caso você pode criar estampas com a inteligência artificial rapidamente, por exemplo. Antigamente, vários empresários ficavam perdidos na hora da criação de arte relacionada ao uso de photoshop e entre outros recursos de montagem. Agora, é possível agilizar essa etapa do processo de divulgação e até mesmo produção dentro do print on demand utilizando a IA”.

Ao longo da palestra ainda acrescentou que, dessa maneira, as empresas também podem criar calendários editoriais para mais organização no planejamento de projetos em vigor e de empreitadas futuras. Nessas situações, a aplicação efetiva dessa tecnologia pode poupar muito tempo e recursos das instituições em etapas da fabricação e propaganda de cada produto.

Além disso, o egresso quis ministrar uma palestra leve e inspiradora. Durante toda ocasião, buscou encorajar cada estudante a sempre participarem de iniciativas acadêmicas, procurar oportunidades em organizações renomadas e sempre se atualizarem sobre as novas tendências do mercado, sobretudo quanto às principais exigências atuais das suas áreas de atuação:

“Com a palestra eu consegui ter mais um feedback interno de como é o mercado e os caminhos que eu posso seguir. Me senti incentivado a buscar novas jornadas e estar sempre com a mente aberta às diversas oportunidades”, relatou Carlos Roblynsson, estudante do 5º período de Publicidade e Propaganda.

[elementor-template id="11211"]

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial do desperdício de comida. O IBGE divulgou em setembro de 2023 que cerca de 30% dos alimentos produzidos no país são perdidos, equivalente a mais de 46 milhões de toneladas de comida.  

Pensando em oportunizar um melhor aproveitamento dos alimentos e conscientizar as crianças sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos, o laboratório de dietética no campus Olezio Galotti, foi palco de uma tarde repleta de aprendizado e diversão, ao receber os alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Marizinha Félix Teixeira de Lima, do município de Volta Redonda.

Acompanhados por seus professores, os estudantes participaram de uma enriquecedora oficina de reaproveitamento de alimentos. O projeto, idealizado pelo curso de Jornalismo do UniFOA, está em sua segunda edição e conta com a parceria do curso de Nutrição desde o ano anterior e esse ano teve apoio do curso de Publicidade e Propaganda. 

Durante a oficina, os próprios alunos colocaram a mão na massa para preparar um bolo de casca de banana, uma torta de talos e cascas de legumes e um patê de talos de couve. Receberam orientações de higiene e técnicas de culinária dos alunos do curso de Nutrição, supervisionados pela professora Thaís Pontes. Antes de iniciar o preparo, foram divididos em três grupos e receberam um folder com o passo a passo das receitas, elaborado pelos estudantes de Publicidade e Propaganda sob supervisão do professor do curso, Edilberto Venturelli. 

"Essa atividade proporciona aos nossos alunos a oportunidade de serem tutores na conscientização sobre a produção e consumo de alimentos", afirmou Edilberto. Ele ressaltou que os impactos da ação também beneficiam os estudantes do UniFOA, participantes cruciais da atividade, e enfatizou o propósito principal da iniciativa: "Além de formar cidadãos mais conscientes, queremos preparar comunicólogos sociais prontos para auxiliar no crescimento de nossa sociedade". 

Angélica Arieira, coordenadora do curso de Jornalismo do UniFOA e professora de Língua Portuguesa do 6º ano da Escola Marizinha, destacou a importância da atividade: "Por meio da conscientização contra o desperdício, a educação é potencializada. Podemos transmitir às crianças que pequenas atitudes podem transformar vidas, como o reaproveitamento completo dos alimentos. É, sem dúvidas, uma oportunidade imensurável". 

Após o cozimento das receitas, os alunos puderam degustar os pratos que prepararam e receberam um folder com as receitas para repetirem em casa, reforçando a luta contra o desperdício. 

"Foi uma tarde muito divertida. Gostei muito de preparar uma das receitas e o bolo estava uma delícia. Com certeza vou tentar fazer em casa novamente", relatou Iago Mendes, estudante da Escola Marizinha, feliz pela acolhida e ansioso para repetir seus aprendizados.

Evite desperdícios!

 

[elementor-template id="11211"]

A estudante do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA, Victória Lorrany, vencedora do concurso "Talentos da Publicidade" na categoria universitária, esteve presente no campus Olezio Galotti, para apresentar seu troféu à reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Ivanete Oliveira, e ao presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado. 

A reitora, Ivanete Oliveira, expressou sua satisfação com a conquista de Victória e destacou a importância desse reconhecimento para a instituição. "A conquista de Victória na categoria universitária do concurso 'Talentos da Publicidade' representa um marco significativo em seu percurso acadêmico, evidenciando não apenas seu talento e dedicação, mas também a qualidade do trabalho dos docentes da nossa Instituição", afirmou Ivanete. 

Ela também enfatizou o papel dos professores em preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho. "Essa conquista reforça a reputação da nossa Instituição como um centro de excelência acadêmica, capaz não só de garantir a empregabilidade de seus egressos, mas também de preparar os estudantes em formação para enfrentar os desafios profissionais", acrescentou. 

Por sua vez, Victória Lorrany expressou sua gratidão e emoção ao receber o prêmio. "Na verdade, eu não sei descrever o que estou sentindo, mas pode ter certeza de que estou muito contente de levar esse prêmio para nossa instituição e principalmente por apresentá-lo a figuras tão grandiosas assim!", compartilhou Victória. 

Sobre as expectativas após essa conquista, Victória demonstrou confiança em seu crescimento profissional. "Espero crescimento profissional, pois as oportunidades já estão batendo em minhas portas e tenho certeza de que muitas outras portas serão destrancadas!", ressaltou a vencedora do concurso. 

Ao ser questionada se esperava um reconhecimento tão grande, Victória enfatizou sua surpresa e gratidão. "Esperava um reconhecimento, mas não tão grande quanto está sendo", concluiu. 

O reconhecimento de Victória no concurso "Talentos da Publicidade" não só honra sua dedicação e talento, mas também destaca o compromisso do UniFOA em preparar seus alunos para o sucesso profissional e pessoal. Com essa conquista, Victória não apenas eleva o nome da instituição, mas também inspira seus colegas a alcançarem seus próprios objetivos e aspirações no mundo da publicidade e propaganda. 

[elementor-template id="11211"]

A cidade de Volta Redonda sediou, na última sexta-feira (12), a Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação com o tema "Ciência e Juventude". O evento, realizado no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda (IFRJ/VR), contou com a participação do UniFOA, representado pela Pró-Reitora de Extensão, Ana Carolina Callegario Pereira, e pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves.

A conferência faz parte do contexto da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá em Brasília entre os dias 4 e 6 de junho, com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido".

O evento em Volta Redonda proporcionou um espaço de diálogo com especialistas nas áreas definidas, refletindo sobre os temas propostos e identificando recomendações e propostas para discussões durante a Conferência Nacional. O objetivo principal foi discutir os desafios e avanços, além de definir um conjunto mínimo de ações que devem estar na agenda brasileira nos próximos anos para o desenvolvimento de uma política de Ciência, Tecnologia e Inovação para todo o país, com foco especial no interior.

Dentre os temas estratégicos abordados estiveram a Economia Solidária e Conservação da Biodiversidade, Diversidade (Raça/Etnia, Gênero e Sexualidade), Tecnologias de Comunicação e Informação, e Educação Técnica e Tecnológica. A participação do UniFOA demonstra o compromisso da instituição com a discussão e o avanço da ciência e tecnologia no nosso município, no estado e no Brasil.

Escrito por: Douglas Gonçalves

[elementor-template id="11211"]

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?