O aluno Caio Robert, do curso de Publicidade e Propaganda, está entre os 10 melhores estudantes do país na Seletiva Adobe Brasil 2024, superando mais de 100 concorrentes. Agora, ele avança para a última fase, na qual serão selecionados apenas os dois melhores para disputar a seletiva mundial.
Nesta etapa decisiva, a escolha dos finalistas será feita por voto popular. É fundamental o apoio de todos para que Caio tenha a oportunidade de representar o UniFOA em nível internacional. O link para votação está disponível no Instagram da seletiva, onde é necessário curtir a página e votar.
O UniFOA apoia e incentiva a participação de seus alunos em competições e oportunidades que contribuam para seu crescimento acadêmico e profissional. Vamos todos nos unir e mostrar o apoio à jornada do Caio nesta importante etapa!
Link para votação: https://www.instagram.com/p/C48BjtGRpcZ/?igsh=NjgxNXEzMTFzcG0=
Lembrando que é necessário curtir o Instagram e votar para validar o voto.
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) reafirma sua posição de protagonismo no cenário educacional brasileiro ao conquistar, pela décima primeira vez consecutiva, um lugar entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
A avaliação, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e referente ao ano de 2022, atribuiu ao UniFOA a nota 4 (em uma escala que vai de 1 a 5). Esse reconhecimento reflete o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a qualidade do ensino oferecido aos seus estudantes.
O IGC é uma importante ferramenta de mensuração da qualidade do ensino superior no Brasil, calculada periodicamente com base na média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio, abrangendo os cursos de graduação avaliados.
Na última avaliação, o UniFOA teve seis de seus cursos submetidos à análise, dos quais quatro alcançaram a nota quatro e dois receberam a nota três.
Serviço Social: nota 4 (o melhor curso entre os Centros Universitários públicos e privados do Brasil);
Ciências Contábeis: nota 4 (o 2º melhor curso do Estado do Rio entre Centro Universitário, Faculdade, Instituto e Universidade);
Publicidade e Propaganda: nota 4 (o 3º melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio);
Direito: nota 4 (o 6º melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio);
Jornalismo: nota 3 (o 5º melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio);
Administração: nota 3 (o 11ª melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio).
Esses resultados demonstram o comprometimento do UniFOA com a qualidade do ensino, a formação acadêmica sólida e a busca contínua pela excelência, consolidando sua posição como uma das principais referências no ensino superior do país.
Os alunos dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) estão prontos para mais uma etapa desafiadora: a Seletiva Adobe Brasil 2024. Pelo segundo ano consecutivo, eles participarão deste concurso que avalia as habilidades de design dos participantes por meio dos softwares Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.
Para garantir a participação na Seletiva Brasil, os estudantes enfrentaram um teste composto por 20 questões teóricas e práticas. A certificação, realizada nesta segunda-feira (18) no Laboratório de Informática do Campus Olezio Galotti, em Três Poços, foi aplicada pelo gerente comercial Giuliano Pallos, da ENG DTP & Multimídia – empresa responsável pela organização da Seletiva Adobe Brasil.
"Essa certificação existe há bastante tempo, e a partir dela os alunos estão aptos a participar da seletiva Brasil. Todo ano, em julho, acontece a seletiva mundial dos Alunos Criativos, e há três anos estamos competindo. Sempre ficamos entre os 5 primeiros. Nossos jovens são muito criativos", afirmou Giuliano.
A coordenadora do curso de Design, Aline Botelho, expressou sua expectativa de que, este ano, os alunos se destaquem ficando entre os 10 melhores do Brasil, e quem sabe chegar a seletiva mundial. "É muito bacana e positivo para eles. Por mais que o mercado não exija uma certificação da Adobe, ter uma autenticação da própria empresa demonstrando proficiência nos softwares faz um diferencial no currículo frente ao mercado", destacou Aline.
Para Caio Robert, estudante do 4º período de Publicidade, participar da certificação é uma oportunidade única de mostrar os conhecimentos adquiridos durante sua jornada acadêmica e profissional. "Esse certificado traz isso. É uma oportunidade incrível que estamos tendo, e agora, podendo participar da Seletiva, a expectativa é ficar entre os 10", compartilhou Caio, que quase não acreditou quando conseguiu a certificação.
Curso de Desing: Maria Eduarda Ramos de Toledo (certificada em Adobe Photoshop)
Curso de Publicidade e Propaganda: Caio Robert (certificado em Adobe Photoshop)
[elementor-template id="11211"]
Na noite da última quinta-feira (14), Victoria Lorrany, estudante do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, foi premiada pela TV Rio Sul, afiliada de Rede Globo, pelo seu trabalho apresentado no Concurso Talentos da Publicidade, criado pela emissora. A premiação é uma vitrine para os estudantes e futuros publicitários que podem mostrar as habilidades e competências que desenvolvem dentro da área de Comunicação, sendo um grande palco para demonstrar seu potencial para todo o mercado publicitário.
Considerada a maior premiação do ramo da publicidade do sul do Estado do Rio de Janeiro, a 22ª edição do evento teve como tema "A Inteligência Artificial a favor da Publicidade".
O Talentos da Publicidade tem como objetivo principal incentivar a criatividade nos comerciais, reconhecendo o trabalho de agências, produtoras e anunciantes. Além das categorias de Valor Social, Institucional, Campanha e Varejo, a premiação também conta com a categoria de estudantes, que visa valorizar discentes da área na região, na qual Victoria foi vencedora.
A cerimônia, recebeu especialistas da área da comunicação, que formaram o júri responsável por avaliar cada filme inscrito previamente. Além da estudante premiada, outros representantes do UniFOA compareceram à ocasião, incluindo alunos, o supervisor de Marketing e Jornalismo, Alexis Aragão, o professor Leonardo Canavez e o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA, Douglas Gonçalves, que expressou seu orgulho em comemorar mais uma conquista do Centro Universitário na área:
“A conquista de mais um prêmio do Talentos da Publicidade mostra que o trabalho dos professores com os alunos, tem um alinhamento ideal com o mercado de trabalho. Para o curso, sempre quando vencemos um prêmio estamos buscando novos métodos de produção audiovisual para estimular a participação dos alunos em concursos assim”.
Douglas ainda valorizou outros filmes de estudantes de Publicidade e Propaganda, que também concorreram ao prêmio.
“Destaco que tivemos outros dois projetos finalistas, sendo que os três comerciais que concorreram tinham potencial para saírem como vencedores. O publicitário sempre está em busca de novas ideias e desafios, e é um orgulho para todos nós do UniFOA que eles estejam explorando cada vez mais seus respectivos potenciais dentro das suas principais qualidades”.
Victoria acredita que o grande diferencial da sua ideia foi a forma que ela abordou o conceito da inteligência artificial. Ela explicou seu conceito como uma ferramenta para auxiliar o processo da criatividade, e não ser a figura central da criação.
Agradecendo a premiação, a estudante declarou que o prêmio é o reconhecimento pelo esforço que tem diariamente no ramo da publicidade, em meio às dificuldades vivenciadas na área:
“A premiação significa reconhecimento para mim! Eu sou de Piraí, uma cidade do interior do Rio de Janeiro, por isso muitas vezes as pessoas não acreditam no nosso potencial pelo fato de sermos do interior. Então, receber um prêmio desses faz a gente acreditar que podemos sim ser reconhecidos e que, além de podermos, somos capazes de chegar longe”.
No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.
No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:
“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.
A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).
Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:
“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.
Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.
Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.
Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:
“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.
[elementor-template id="11211"]
Ter o trabalho de conclusão de curso aprovado com certeza é uma das sensações mais satisfatórias para qualquer acadêmico que está na etapa final de sua graduação. Além do sentimento de dever cumprido, todo o esforço pela elaboração se torna ainda mais recompensador com uma premiação quando o projeto é reconhecido por uma instituição de renome nacional na área do futuro profissional.
Dentro desse contexto, na tarde da última quarta-feira (13), André Monsôres, estudante de Publicidade e Propaganda do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, foi premiado com o 3º lugar no concurso da Associação de Profissionais de Propaganda (APP), em um evento organizado na sede da Rede Globo em São Paulo.
Para promover a premiação, a associação reuniu TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso - de todo o Brasil, que foram avaliados por uma banca constituída por grandes profissionais da área.
O coordenador e docente do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, também compareceu ao evento, como forma de apoio ao aluno. Durante a iniciativa, ambos foram recebidos por Silvio Soledade, Presidente da Associação, que valorizou todo o esforço do deslocamento dos dois até a capital paulista. Muito orgulhoso, o professor destacou o impacto do evento, e de que modo a ocasião pode elevar o nome do Centro Universitário:
“É um evento grandioso, de grandeza nacional, porque avalia projetos de todo o país. Foi muito gratificante ser recebido e reconhecido por toda a associação, que agradeceu todo o esforço da instituição, pois saímos de Volta Redonda em uma viagem até São Paulo. Dessa maneira, pudemos mostrar o potencial do curso, desde o corpo docente, até a capacitação profissional de todos os estudantes”, comentou Douglas.
O TCC de André teve como principal foco uma pesquisa de estratégia mercadológica sobre o aumento do consumo de mídia física em produtos musicais, essencialmente após a pandemia, por conta dos apreciadores desses recursos e a criação de comunidades online focadas nesse aspecto. A partir disso, o estudante criou um clube de vinil chamado “master”, para um portal que reúne fãs de CDs, fitas k7 e discos de vinil:
“O clube tem como principal objetivo transformar os seguidores em vendas fora da internet. Inicialmente, queria explicar todo o fenômeno do mercado, apresentar os dados, como funciona rede social, fandoms, indústria da música, entre outras informações. E na prática, tive que realizar várias pesquisas, além de criar uma identidade visual única, entre outros materiais.”, declarou André, sobre a preparação do conteúdo de seu projeto.
Não foi um caminho fácil para André. Além da necessidade de conciliar trabalho com seus estudos, ele teve o grande obstáculo de encontrar fornecedores para montagem do material físico, como forma de acrescentar repertório ao seu trabalho. Apesar de todos obstáculos, o discente considera que todo o esforço para aplicar uma didática diferenciada pode ter sido o grande diferencial para ser agraciado na situação:
“Acredito que chamou atenção da banca o meu trabalho ter identificado um fenômeno do mercado, específico e nichado, mas ter transformado em um material inédito, com uma identidade visual nova e um design gráfico estratégico e que atende as necessidades do público-alvo”
A premiação é reflexo da competência e preparação do UniFOA em todo o processo da graduação de todos os seus estudantes. O compromisso do Centro Universitário não está atrelado somente a preparação de profissionais para os desafios do mercado de trabalho, como também para que seus estudantes vivenciem experiências fantásticas, como foi o caso de André:
“Foi uma experiência incrível. Um dia único na minha vida. Ir até a Rede Globo de São Paulo, como finalista e ainda levar um prêmio para casa é emocionante demais. Além disso, assistir às apresentações dos outros trabalhos também foi de grande aprendizado”, destacou o aluno, extremamente satisfeito.
[elementor-template id="11211"]
Estudantes dos cursos de comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA fizeram uma visita técnica ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (16).
A atividade, coordenada pelo professor Heitor Luz, contou com a participação de nove estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Para o docente, proporcionar aos alunos a oportunidade de sair da rotina da sala de aula e vivenciar a realidade das redes de rádio e TV é uma experiência única que contribui significativamente para a formação.
"Observar de perto as transmissões ao vivo e dialogar diretamente com profissionais experientes é algo que traz retornos positivos imediatos. Muitas vezes, os estudantes descobrem interesse em áreas que não haviam considerado anteriormente, estimulando-nos a continuar promovendo esse tipo de visita", destacou o professor.
Durante a visita à Band, os universitários tiveram a oportunidade de assistir à produção de um programa ao vivo, "Os Donos da Bola", proporcionando uma visão detalhada da dinâmica para a veiculação do programa. Maria Eduarda Felicissimo, estudante de Publicidade, expressou o impacto positivo da visita em sua perspectiva profissional.
"As áreas que mais me identifico são a produção e a redação. Ir à Band e observar os bastidores, entender o trabalho dos produtores e redatores com todo cuidado e dedicação foi incrível. Isso me fez perceber que é essa carreira que eu quero, e me ajudou a entender por onde começar para explorar mais essa área", afirmou ela.
Além do setor televisivo, os alunos exploraram a rádio da emissora, responsável pela transmissão da BandFM, testemunhando os profissionais em ação. Diversas áreas foram apresentadas, incluindo digital, redação, ilhas de edição e estúdio de podcast.
Ramona Gusyeva, estudante de Jornalismo, destacou a importância da experiência em sua formação.
"Conhecer a estrutura da BandNews e o cotidiano dos profissionais proporcionou um contato com a ótica estrutural da produção de conteúdo. Os recursos e funções de cada profissional são fundamentais para uma cobertura jornalística eficiente, contribuindo com comentários ao vivo na rádio e na TV", declarou.
Este foi o segundo ano consecutivo em que a instituição levou os acadêmicos à Bandeirantes no Rio de Janeiro, visitando a filial da BandNews e da TV Bandeirantes. Os alunos retornaram entusiasmados e ansiosos pela próxima oportunidade de aprendizado fora da sala de aula.
[elementor-template id="11211"]
No final de setembro, o Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA celebrou uma conquista notável no Suerj (Sistema Unimed do Estado do Rio de Janeiro), um evento que reúne as Unimeds de todo o estado. A Unimed Centro Sul Fluminense conquistou o 3° lugar do Prêmio Melhores Práticas de Comunicação, Digital e Marketing.
O motivo da comemoração é que essa vitória teve como membros da equipe uma egressa do UniFOA, Camila, os alunos Isabela e Matheus, e o professor Leonardo Canavez, assessor de Comunicação e Marketing na Unimed Centro Sul Fluminense, localizada em Barra do Piraí.
O Suerj conta com a participação de 18 Unimeds, incluindo algumas de porte considerável. As duas primeiras posições ficaram com Nova Iguaçu e Unimed Volta Redonda, respectivamente.
Essa conquista não apenas ressalta a qualidade do ensino oferecido pelo UniFOA, mas também evidencia a contribuição significativa que a instituição tem dado ao mercado.
A participação expressiva dos alunos do UniFOA também na Unimed de Volta Redonda, uma empresa de grande porte, também ressalta a relevância do curso para o mercado de trabalho. Essa conquista demonstra como o UniFOA tem contribuído efetivamente para o setor de Comunicação e Marketing, preparando seus alunos para enfrentar desafios competitivos e alcançar o sucesso no mercado.
Nos dias 25, 26, 27 e 28 de setembro acontece a 13° Semana da Comunicação no Centro Universitário Volta Redonda, UniFOA, e contará com palestras e oficinas no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. Estarão presentes vários profissionais renomados da área da comunicação para que, junto com todos os interessados, possam debater sobre temas atuais e importantes para aqueles que têm interesse na comunicação.
A Semana da Comunicação acontece todo ano com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de profissionais atuantes no mercado. Nesta 13° edição, serão discutidos nas palestras: psicologia do consumo, marketing empresarial, mercado digital, e também uma oficina sobre “Influência Digital”, livro escrito por Alina Pehtra.
Confira abaixo a programação:
Dia 25 (segunda-feira):
Oficina de “Influência Digital” com Alina Pehtra*
Dia 26 (terça-feira):
Palestra sobre Planejamento e Gestão de Eventos com Edson Filho;
Palestra sobre Marketing Empresarial com Daniele Carvalho;
Palestra sobre Psicologia do Consumo com Flávia Gabriela da Costa Rosa.
Dia 27 (quarta-feira):
Palestra sobre Assessoria de Imprensa e Mercado Publicitário com Davi Tedesco e Lanuza Madruga;
Palestra sobre Inteligência Artificial com Glauter Januzzi;
Palestra sobre Tecnologia Interativa e Audiovisual com Raphael Rema;
Palestra sobre Mercado Digital e Monetização de Áudio com Bruno Pacheco.
Dia 28 (quinta-feira):
Palestra sobre Os Desafios da Comunicação nos Setores Público e Corporativo com Lincoln da Mata;
Palestra Profissão Instagrammer “Um Manual de Influência Digital” com Aline Pehtra;
Palestra Empreendedorismo Feminino em um Mercado Masculino com Patrícia Rodrigues;
Palestra Espaço Vírgula “O que são e como funcionam os Hubs de Inovação” com Camila A. M. da Silveira;
Palestra Mercado Audiovisual e Transmissão ao Vivo com Alexandre Pimenta.
A oficina irá acontecer no AudiSmart na Biblioteca Central e as demais palestras acontecerão no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão, a partir das 19h.

Foto: Professora Stella Aragão
No último domingo, dia 3 de setembro, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) proporcionou uma empolgante oportunidade para 15 alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda: uma visita à renomada Bienal do Livro, na cidade do Rio de Janeiro.
O principal objetivo dessa iniciativa foi permitir que os futuros profissionais da comunicação mergulhassem em uma das maiores celebrações literárias do Brasil. Aluna do 6º período de Publicidade, Anna Júlia, compartilhou suas impressões com entusiasmo: "Nunca tinha ido à Bienal do Livro, e ter essa experiência foi sensacional. Se eu pudesse resumir o evento em uma frase, seria 'Pense fora da caixa'. Ter contato com diversas pessoas importantes no ramo literário e com diversas marcas, e a forma como elas apresentaram seus produtos, foi incrível".
Anna Júlia também destacou uma parte especial de sua visita: "A parte que mais me marcou foi a palestra que estava acontecendo no estande da Amazon sobre Marketing no KDP. A palestra contou com autores que deram dicas de Marketing para autores independentes".
A Bienal do Livro do Rio de Janeiro deste ano celebra seu 40º aniversário e está programada para ocorrer de 01º a 10 de setembro. O evento oferece mais de 200 horas de conteúdo, com participação de mais de 500 marcas e mais de 300 convidados nacionais e internacionais. Uma oportunidade única para os amantes da literatura e os profissionais da comunicação se conectarem com o mundo da escrita e do marketing literário.
--
Por Lucas Brandão
Estudante do 6º período de Jornalismo
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha