
As professoras do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Daniele do Val e Mônica Barison, participaram do 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), realizado entre os dias 3 e 7 de dezembro, em Salvador (BA). Considerado o maior evento da área no Brasil, o CBAS reuniu milhares de profissionais, pesquisadores e estudantes para debater os principais desafios contemporâneos do Serviço Social.
Com o tema “A gente sobe a ladeira por liberdade”, o congresso promoveu reflexões sobre racismo, precarização do trabalho, defesa de direitos e o fortalecimento da organização política da categoria. A edição teve significado especial ao marcar os 50 anos do CBAS, evento de periodicidade trienal cuja primeira edição ocorreu em 1974, consolidando-se como um espaço histórico de produção crítica, articulação profissional e mobilização social.
Durante o congresso, a professora Daniele do Val apresentou dois trabalhos. O primeiro, intitulado “(Re)Construções Metodológicas no Serviço de Abordagem Social: o protagonismo dos Educadores Sociais”, abordou práticas e metodologias no campo da abordagem social, destacando o papel central dos educadores no atendimento a populações em situação de vulnerabilidade. O segundo trabalho, “O Trabalho Infantil Desafia os Trabalhadores do SUAS: compartilhando algumas inquietações”, teve como base a experiência do projeto de extensão “Interlocução entre Famílias, Serviços e Territórios no Enfrentamento do Trabalho Infantil”, desenvolvido pelo UniFOA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Volta Redonda, evidenciando a importância da articulação entre universidade, poder público e território.
A professora Mônica Barison também levou a produção acadêmica do UniFOA ao evento ao apresentar, juntamente com a egressa do curso Diana Freitas, o trabalho “Intolerância contra as religiões de matriz africana: opressões étnico-raciais e as resistências do povo de santo”. A pesquisa analisou as múltiplas formas de violência e discriminação enfrentadas por comunidades de religiões de matriz africana, ao mesmo tempo em que destacou os processos de resistência e afirmação identitária desses grupos.
A presença das docentes e da egressa no principal congresso da área evidencia a relevância das pesquisas e projetos desenvolvidos no curso de Serviço Social, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa, extensão e a realidade social brasileira.

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