HomeBlog
Professoras do curso de Serviço Social do UniFOA participam do maior congresso da área no país 

Professoras do curso de Serviço Social do UniFOA participam do maior congresso da área no país 

serviço social

As professoras do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Daniele do Val e Mônica Barison, participaram do 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), realizado entre os dias 3 e 7 de dezembro, em Salvador (BA). Considerado o maior evento da área no Brasil, o CBAS reuniu milhares de profissionais, pesquisadores e estudantes para debater os principais desafios contemporâneos do Serviço Social. 

Com o tema “A gente sobe a ladeira por liberdade”, o congresso promoveu reflexões sobre racismo, precarização do trabalho, defesa de direitos e o fortalecimento da organização política da categoria. A edição teve significado especial ao marcar os 50 anos do CBAS, evento de periodicidade trienal cuja primeira edição ocorreu em 1974, consolidando-se como um espaço histórico de produção crítica, articulação profissional e mobilização social. 

Durante o congresso, a professora Daniele do Val apresentou dois trabalhos. O primeiro, intitulado “(Re)Construções Metodológicas no Serviço de Abordagem Social: o protagonismo dos Educadores Sociais”, abordou práticas e metodologias no campo da abordagem social, destacando o papel central dos educadores no atendimento a populações em situação de vulnerabilidade. O segundo trabalho, “O Trabalho Infantil Desafia os Trabalhadores do SUAS: compartilhando algumas inquietações”, teve como base a experiência do projeto de extensão “Interlocução entre Famílias, Serviços e Territórios no Enfrentamento do Trabalho Infantil”, desenvolvido pelo UniFOA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Volta Redonda, evidenciando a importância da articulação entre universidade, poder público e território. 

A professora Mônica Barison também levou a produção acadêmica do UniFOA ao evento ao apresentar, juntamente com a egressa do curso Diana Freitas, o trabalho “Intolerância contra as religiões de matriz africana: opressões étnico-raciais e as resistências do povo de santo”. A pesquisa analisou as múltiplas formas de violência e discriminação enfrentadas por comunidades de religiões de matriz africana, ao mesmo tempo em que destacou os processos de resistência e afirmação identitária desses grupos. 

A presença das docentes e da egressa no principal congresso da área evidencia a relevância das pesquisas e projetos desenvolvidos no curso de Serviço Social, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa, extensão e a realidade social brasileira. 

Informações da publicação
Publicado em 19/12/2025
Atualizado em 19/12/2025
Compartilhar em

As últimas publicações

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?