Ao longo desta 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) diversas atividades são oferecidas aos funcionários da FOA/UniFOA. Na quarta-feira, dia 10, foi a vez de falar sobre Segurança no Lar. O bombeiro civil, do grupo Ases do Fogo, Wesley Alves ministrou uma palestra no prédio 18 do Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, e, ao final, convidou todos a uma apresentação participativa de contenção de fogo.
O encontro também foi uma troca de experiência. Wesley mostrou inúmeros detalhes que podem provocar acidente fatais. Sugestões, manobras, gestos e costumes foram abordados de forma explicativa aos presentes. “As misturas de produtos químicos podem intoxicar uma pessoa e ela não notar”.
Wesley brincou com o grupo que estava assistindo, mas não deixou de pontuar que é preciso atenção em simples ações do dia a dia. “Fiquem atentos aos sinais, mesmo na sua folga”, aconselhou. “Em um estalar de dedos, você é pego de surpresa”. O bombeiro também explicou que o excesso de confiança faz com que a pessoa ache que nunca irá acontecer com ela.
- É preciso despertar a atenção. Começar a olhar com outros olhos os detalhes da sua casa - pontuou. Após explanar ações rotineiras de um lar, como a utilização do ferro de passar roupas, a presença de escadas sem corrimão, uso de cadeiras para atingir alturas, fios soltos e aparentes, entre outros, ele fez um alerta: “Casa com criança é atenção redobrada”, lembrou.
Wesley transformou a palestra em uma conversa dinâmica, envolveu os colaboradores e criou um bate-papo agradável, que teve contribuição de relatos e dúvidas sobre diversas ocasiões.
Ao final, o grupo se direcionou ao estacionamento do prédio, onde alguns participantes puderam vivenciar, na prática, o que é preciso ser feito caso haja vazamento de gás com chama no botijão de cozinha.
Encerrando as apresentações, Maria Aparecida Maia, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, realizou o procedimento com fogo. “Eu que nunca troquei um botijão, consegui conter a chama com segurança”, comemorou.
Se sua mente não estiver em paz, seu corpo não estará saudável. Você acredita nisso? O que muita gente não sabe é que se a saúde mental não estiver em dia, seu corpo também não estará. Segundo o palestrante que fez a abertura da 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Sipat, o professor Alessandro Orofino, a saúde mental é a musculação da alma.
Já notou que muitas das aflições do cotidiano refletem no seu comportamento, tanto na sua evolução da vida profissional quanto na pessoal? Durante cerca de 60 minutos, Orofino explanou mais sobre a importância do autoconhecimento. “Vemos a ponta o iceberg, se levantarmos ele, encontraremos uma grande peça que precisa de atenção”, aponta em sua apresentação. “Nossas emoções precisam de gerenciamento, nosso corpo adoece sem cuidado psicológico”.
Com teoria e dinâmica, o professor mostrou em números e dados o quanto a população mundial e principalmente a brasileira está doente. Segundo pesquisas, o Brasil é o campeão da América Latina como o país mais deprimido do continente. “Sem saúde mental, não há saúde”.
- Temos forças e poderes inimagináveis, mas também somos frágeis. Precisamos reconhecer nossos limites, nossas fraquezas. Se conhecermos nossos pontos críticos, e os assumirmos, conseguimos sofrer menos danos – explica. “Os transtornos mentais atingem doenças físicas”.
A palestra foi uma oportunidade de “encontro para se encontrar”. Orofino aplicou duas rápidas dinâmicas individuais, em que os participantes puderam praticar um pouco da inteligência espiritual. “É uma atividade que pode e deve ser feita todos os dias, prática diária”. Em uma das elucidações, Orofino levou o pensamento dos que estavam assistindo, a lugares calmos, encontrando emoções brandas. “É um exercício que você precisa manter o que te pertence, fica dentro de você o que é seu. O que te atinge do outro, você mantém fora, entrega”.
Márcia Pereira, funcionária administrativa de um setor de negociações, o FIES demanda muito de sua atenção. Praticante de meditação há um tempo, participa dos encontros quinzenais que o professor ministra em atividade interna na instituição. “É uma via de mão dupla. Consigo hoje, separar conflitos profissionais que não levo pra casa e vice versa”.
O evento teve a apresentação e encerramento feito pela presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, Maria Aparecida Maia, que entregou um certificado de participação ao professor. A palestra foi transmitida online através da plataforma MS Teams e o material apresentado estará disponível do portal da Cipa.
Para a semana, a Sipat está recheada de atividades que podem ser conferidas no novo portal, também apresentado ao final da palestra pela presidente da comissão, com identidade visual nova e diversas abas interativas. Na próxima quarta-feira, dia 10, será a vez da abordagem sobre “Segurança no lar: da teoria à prática”, uma palestra oferecida pelo grupo Ases do Fogo com o bombeiro civil Wesley dos Santos Alves, da empresa. A palestra acontecerá na sala 110 do prédio 18, às 15h, e contará com dinâmicas e apresentações práticas de contenção de fogo com os próprios funcionários da instituição.
A Sipat acontece entre os dias 8 e 12 de agosto com transmissão on-line das palestras pela plataforma MS Teams. Com permissão da presidência da FOA, todo setor poderá indicar um funcionário a assistir a palestra.
Rotina corrida, dias atarefados e uma casa sem organização. Receita eficaz para cenários de acidentes domésticos que poderiam ser evitados com simples cuidados. A segunda etapa de palestras da 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da FOA/UniFOA apresentará de forma leve inúmeras possibilidades de prevenção de casos corriqueiros que podem ser evitados.
No próximo dia 10, quarta-feira, uma apresentação demonstrativa de atitudes que podem evitar acidentes domésticos será oferecida pelo bombeiro civil Wesley dos Santos Alves, da empresa Ases do Fogo: “Segurança no lar: da teoria à prática”. A palestra acontecerá na sala 110 do prédio 18, às 15h, e contará com dinâmicas e apresentações práticas de contenção de fogo com os próprios funcionários da instituição.
O momento será uma oportunidade de mostrar aos participantes que ter uma boa organização do funcionamento da sua casa trará segurança para o lar. "A moradia é um espaço onde o indivíduo relaxa, e é onde passam despercebidos detalhes que provocam grandes acidentes". A ideia da palestra é instigar o pensamento preventivo, antecipar os riscos quando se tem conhecimento mais aprofundado. "Queremos ampliar a visão, com um olhar mais técnico para atentar aos perigos. Com a prevenção, você pode evitar qualquer ocorrência", explica Roberto Monteiro, administrador da Ases do Fogo.
Para abertura das atividades da Sipat, no dia 8, segunda-feira os funcionários terão a oportunidade de se aprofundar em um tema pouco trabalho nos dias de hoje, principalmente no meio corporativo. O professor Alessandro Orofino ministrará a palestra “Saúde mental e inteligência espiritual: desafios e perspectivas”, no prédio 9 (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), às 15h.
A Sipat acontecerá entre os dias 8 e 12 de agosto com transmissão on-line das palestras pela plataforma MS Teams. Com permissão da presidência da FOA, todo setor poderá indicar um funcionário a assistir a palestra. A organização do evento pede aos interessados que cheguem cedo para permitir lugares a todos, as palestras começarão pontualmente às 15h. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é responsável pelo evento e promove ações anualmente para os funcionários.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha