Campanha Faxina no Armário coleta materiais de escrita inservíveis e colabora com entidades sociais

Faxina

O UniFOA, juntamente com outras instituições de ensino de Volta Redonda está participando da campanha “Faxina no armário”, que envia pra reciclagem materiais de escrita não recolhidos pela coleta seletiva tradicional.  A campanha, que faz parte do Programa de reciclagem da Faber-Castell em parceria com a empresa TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, possibilita que esses resíduos sejam novamente inseridos na cadeia produtiva, diminuindo a geração de lixo, a extração de novos materiais da natureza e o consumo de energia.

Itens como canetas, canetinhas, apontadores, borrachas de todas as cores, lápis grafite, lápis de cor, marca textos, marcadores permanentes e de quadro branco são alguns dos muitos exemplos que podem ser coletados, promovendo sua logística reversa, independente da marca.

No UniFOA, quatro pontos estão recebendo os materiais: prédio da Reitoria, térreo da Biblioteca e as secretarias das Engenharias e de Biologia, mas há cartazes informativos espalhados em outros pontos da instituição.

Funciona assim: todos os itens coletados pelo grupo de Volta Redonda até 13 de julho, nos pontos de coleta do UniFOA, UFF, Educasol, Clube dos Funcionários e outros, serão enviados para a Faber-Castell, que pesa e contabiliza os valores. O professor Roberto Guião explica sobre a campanha: “Há grupos espalhados por todo o país e o grupo que coletar mais itens vai indicar uma escola pública pra receber material escolar grátis por um ano, além de um bônus de R$1.000,00 (hum mil reais) para uma instituição social.  Mas a ação não para por aí. Após 13 de julho a campanha continua aqui no UniFOA e cada kg de material coletado vai ser recompensado em R$3,00 para doação a instituições sociais locais”. Confira abaixo os pontos de coleta no campus Três Poços: