Medicina do UniFOA conquista selo Saeme-CFM pela 3ª vez consecutiva

O curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA foi certificado, pela terceira vez consecutiva, pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (Saeme-CFM). Conquista que atesta o comprometimento da instituição, uma vez que essa avaliação aponta o padrão adequado e rigoroso de qualidade em ensino médico do UniFOA.

O Saeme-CFM é baseado em um trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadores que elaborou um instrumento e um roteiro para avaliar os cursos de Medicina no Brasil. A partir de aspectos como o seu contexto e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente e ambiente educacional.

Desde a primeira conquista, em 2016, seguida pela revalidação em 2020, o Centro Universitário de Volta Redonda continuou a demonstrar um padrão de qualidade que se renova agora, em 2023, e assegura a vigência do Selo Saeme até 1º de agosto de 2029.

O coordenador de Medicina, Júlio Aragão, explica o que representa essa acreditação e as possibilidades que o selo promove:

– É uma certificação da qualidade do trabalho que a gente tem aqui, da qualidade do ensino que a gente proporciona. Segundo que também é uma forma de facilitar o acesso dos nossos estudantes a postos de estágio, de vivências e de intercâmbio em outros países. Da mesma forma que fomos acreditados pelo Saeme, ele é acreditado em um sistema internacional de acreditadores de ensino médico. Ou seja, o aluno que está numa instituição acreditada tem mais facilidade de conseguir intercâmbio fora, de conseguir reconhecimento de diploma – ressalta.

Como funciona a avaliação

O processo de avaliação utiliza os conceitos de suficiência e insuficiência, não sendo classificatório. O sistema permite ainda identificação de áreas ou aspectos de excelência educacional e de áreas que necessitem de aprimoramento.

O processo compreende uma etapa de preenchimento online de um questionário que abrange cinco domínios (gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional), seguida de análise destes dados por uma Comissão de Avaliação; e visita ao curso de Medicina por uma equipe composta por quatro avaliadores, sendo um avaliador discente.

Após este processo, a Comissão de Avaliação emite uma devolutiva à instituição de ensino e o resultado final, que pode ser classificado em três categorias: Acreditado (como é o caso do UniFOA), Acreditado com Ressalvas e Não Acreditado.

Agradecimento

Para marcar esse reconhecimento, o presidente da FOA, Eduardo Prado, parabeniza e agradece a todas as pessoas envolvidas em mais essa conquista.

Confira na íntegra:

“Temos mais uma conquista para comemorar com você!

O curso de Medicina do UniFOA foi certificado pela 3ª vez consecutiva pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (Saeme-CFM).

Esta conquista ocorreu pela primeira vez em 2016, posteriormente em 2020 e agora, em 2023, com vigência até 1º de agosto de 2029.

O Selo Saeme representa o comprometimento da FOA/UniFOA no padrão adequado e rigoroso de qualidade no ensino médico.

Parabenizamos a todos que de alguma forma contribuem para essa excelência. Ressaltamos o trabalho da reitora, professora Ivanete Oliveira, e sua equipe; da coordenação de Medicina, professores Júlio Aragão e Luiz Antonio Neves; assim como todos os docentes, técnicos dos laboratórios e profissionais que atuam no curso.

Destacamos ainda todo o empenho dos estudantes, que sem a dedicação e aplicação deles, nada seria possível.

Agradecemos especialmente aos representantes do Município de Volta Redonda que prestaram depoimentos, durante a visita da comitiva do Saeme-CFM, sobre o quanto a Medicina do UniFOA contribui para o SUS, por meio da intersecção que há entre o ensino teórico e a prática no Sul Fluminense.

Evidenciamos, assim, a importante e fundamental contribuição do prefeito, Antonio Francisco Neto, acompanhado pelo vice-prefeito, Sebastião Faria, diretor do Hospital São João Batista; pela secretária de Saúde, Conceição Rocha; pela diretora do Hospital Municipal Munir Rafful, Márcia Cury; pela responsável do Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria, da SMS, Sheila Rodrigues Dias Filgueiras.

Essa é uma conquista para ser comemorada por todos da família FOA/UniFOA e pelo Município de Volta Redonda!

Parabéns e muito obrigado!”.

Eduardo Prado
Presidente da Fundação Oswaldo Aranha

Essa excelente notícia foi destaque durante entrevista do prefeito Neto, no Programa Dário de Paula, como pode ser conferido no vídeo abaixo:

Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ