Carros elétricos são desenvolvidos por estudantes do curso de Engenharia Elétrica

IMG 20211204 085506708 HDR 1

Depois de projetar elevadores e máquinas de lavar, neste ano, cerca de 25 estudantes do 7º e 8º período do curso de Engenharia Elétrica do UniFOA, atuaram no desenvolvimento de carros elétricos como atividade prática na disciplina de Máquinas Elétricas e Conversão Eletromecânica. A apresentação final dos projetos ocorreu no início deste mês, na quadra do curso de Educação Física servindo de base para possíveis Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).  

Segundo o professor da disciplina, Hélio Amorim, a cada semestre é passado uma atividade extra para os alunos a fim de compor a segunda nota em caráter prático, onde os estudantes se dividem em grupos, utilizando da própria imaginação, com a liberdade para produzir a solução ideal do projeto. 

Ainda segundo o professor os recursos para a construção dos carros foram próprios. “Existe uma solução muito utilizada atualmente chamada Arduino – Uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto. Além de extremamente barato, o Arduino pode ser utilizado em diversas aplicações na engenharia elétrica. Os materiais periféricos, como roda, chassis, foram obtidos de forma aleatória, tanto de carros já usados como projetos/design totalmente idealizado pelos alunos”, pontuou. 

Quanto as obrigatoriedades para o desenvolvimento dos carros, o essencial é que estes fossem capazes de serem controlados à distância, tendo o desempenho necessário para atravessarem todo o espaço da quadra do curso de Educação Física, no campus universitário Olézio Galotti. 

Leia também:  Presidente da FOA recebe agradecimento do Rotary em evento

– Sem sombra de dúvidas um trabalho muito interessante para os alunos, principalmente por conta da prática relacionada a programação. Eles saem do mundo teórico e literalmente colocam a mão na massa através da implementação – finalizou o professor Hélio. 

A estudante Katiely Ribeiro relacionou o processo de produção um grande desafio. “Foi uma experiência incrível principalmente quanto a diversidade de ideias e a troca de conhecimento com os colegas, que nos trouxe grandes aprendizados. A maior dificuldade foi a estruturado carrinho e decidir de que forma ele seria programado”, contou.

Jeniffer Marcato – Estagiária 

Núcleo de Jornalismo

 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas