Educação Ambiental é tema de curso de extensão

Educação Ambiental é tema de curso de extensão

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA – realizou na noite de sexta-feira, dia 06, uma oficina sobre o curso de extensão em Educação Ambiental. O evento foi realizado no Audismart do Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, e contou com a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A atividade foi organizada pela egressa Brisa Marcolan, Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) pelo UniFOA e atualmente professora voluntária no curso de Administração da instituição. O evento também contou com a participação especial de Milena Bento, professora do mestrado, Andrea Gonçalves Costa, mestranda do MECSMA, e Dimitri Alves, coordenador do curso.

A oficina foi o resultado do projeto de mestrado da egressa e envolveu uma experiência de sala de aula que integrou o conteúdo da disciplina de Ecologia e Educação Ambiental, reconhecendo a Educação Ambiental como um tema amplo e interdisciplinar, com o objetivo de estabelecer uma conexão entre o Mestrado e a Graduação. O intuito era ampliar o conhecimento dos alunos do 2º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para que eles compreendessem e se envolvessem em questões ambientais. O evento também contou com a participação remota do professor Ronaldo Figueiró, doutor em Ecologia e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que promoveu uma roda de conversa com os estudantes, abordando análises críticas e contextualizadas dos desafios da Educação Ambiental e da gestão de resíduos sólidos, destacando a importância de práticas de descarte mais responsáveis e sustentáveis em nossa comunidade.

Leia também:  FOA participa de SIPAT de grande empresa da região   

Além disso, foi ressaltada a importância da Educação Ambiental como uma ferramenta essencial para capacitar os cidadãos a adotar medidas sustentáveis, no intuito de preservar o meio ambiente. O objetivo era sensibilizar e conscientizar os alunos, despertando a necessidade de desenvolver habilidades e atitudes que promovessem ações positivas em prol da natureza. A professora Brisa declarou que a mensagem que eles desejavam transmitir aos estudantes era a importância de cuidar do meio ambiente em qualquer situação, a fim de construir um futuro melhor em harmonia com os ecossistemas do planeta: “Queremos que eles cuidem do planeta, gerenciem seus resíduos com responsabilidade e se tornem parte da solução para um futuro sustentável. Tornem-se agentes de mudança, assumindo a responsabilidade individual por seu comportamento em relação ao meio ambiente em que estão inseridos. Busquem desenvolver habilidades e soluções sustentáveis e compreendam seu papel na sociedade”, concluiu.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas