Educação Ambiental é tema de curso de extensão

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA – realizou na noite de sexta-feira, dia 06, uma oficina sobre o curso de extensão em Educação Ambiental. O evento foi realizado no Audismart do Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, e contou com a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A atividade foi organizada pela egressa Brisa Marcolan, Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) pelo UniFOA e atualmente professora voluntária no curso de Administração da instituição. O evento também contou com a participação especial de Milena Bento, professora do mestrado, Andrea Gonçalves Costa, mestranda do MECSMA, e Dimitri Alves, coordenador do curso.

A oficina foi o resultado do projeto de mestrado da egressa e envolveu uma experiência de sala de aula que integrou o conteúdo da disciplina de Ecologia e Educação Ambiental, reconhecendo a Educação Ambiental como um tema amplo e interdisciplinar, com o objetivo de estabelecer uma conexão entre o Mestrado e a Graduação. O intuito era ampliar o conhecimento dos alunos do 2º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para que eles compreendessem e se envolvessem em questões ambientais. O evento também contou com a participação remota do professor Ronaldo Figueiró, doutor em Ecologia e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que promoveu uma roda de conversa com os estudantes, abordando análises críticas e contextualizadas dos desafios da Educação Ambiental e da gestão de resíduos sólidos, destacando a importância de práticas de descarte mais responsáveis e sustentáveis em nossa comunidade.