Ciências contábeis vale a pena? Saiba aqui

Se você está em dúvida sobre qual carreira seguir, saiba que você não está sozinho. É normal ficar indeciso. Afinal, essa é uma decisão que vai impactar diretamente em seu futuro. Se você considerou a área de contabilidade, provavelmente já se perguntou se realmente fazer Ciências Contábeis vale a pena.

Para isso, é preciso conhecer melhor as oportunidades de trabalho e conhecer melhor sobre a profissão. Então, acompanhe o post para saber mais sobre a carreira e fazer a escolha certa!

Como é o curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis tem duração média de 4 anos e abrange disciplinas como Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Auditoria, Matemática Financeira, entre outras. Ao longo do curso, você desenvolverá habilidades técnicas e Gerenciais, além de aprender a usar softwares de contabilidade e interpretar dados financeiros.

O que faz um contador?

O profissional da área é responsável por diversas atividades relacionadas à gestão financeira e contábil de empresas. Então, entre suas principais funções estão:

• gerenciar a contabilidade de empresas — registrar e controlar operações contábeis;
  • controlar as finanças — monitorar as receitas e despesas, elaborar orçamentos e controlar o fluxo de caixa;
  • elaborar relatórios contábeis — como balanços patrimoniais, demonstrações de resultados, relatórios gerenciais, entre outros;
  • assessorar na tomada de decisões — fornecendo informações relevantes sobre a situação financeira e contábil da empresa;
  • atuar na área tributária — auxiliando a empresa na elaboração e cumprimento de obrigações fiscais.