Ciências contábeis vale a pena? Saiba aqui

Se você está em dúvida sobre qual carreira seguir, saiba que você não está sozinho. É normal ficar indeciso. Afinal, essa é uma decisão que vai impactar diretamente em seu futuro. Se você considerou a área de contabilidade, provavelmente já se perguntou se realmente fazer Ciências Contábeis vale a pena.

Para isso, é preciso conhecer melhor as oportunidades de trabalho e conhecer melhor sobre a profissão. Então, acompanhe o post para saber mais sobre a carreira e fazer a escolha certa!

Como é o curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis tem duração média de 4 anos e abrange disciplinas como Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Auditoria, Matemática Financeira, entre outras. Ao longo do curso, você desenvolverá habilidades técnicas e Gerenciais, além de aprender a usar softwares de contabilidade e interpretar dados financeiros.

O que faz um contador?

O profissional da área é responsável por diversas atividades relacionadas à gestão financeira e contábil de empresas. Então, entre suas principais funções estão:

  • gerenciar a contabilidade de empresas — registrar e controlar operações contábeis;
  • controlar as finanças — monitorar as receitas e despesas, elaborar orçamentos e controlar o fluxo de caixa;
  • elaborar relatórios contábeis — como balanços patrimoniais, demonstrações de resultados, relatórios gerenciais, entre outros;
  • assessorar na tomada de decisões — fornecendo informações relevantes sobre a situação financeira e contábil da empresa;
  • atuar na área tributária — auxiliando a empresa na elaboração e cumprimento de obrigações fiscais.
Leia também:  Simulado de vestibular: por que é uma boa forma de estudar?

Assim, o contador pode atuar em empresas públicas e privadas, escritórios de contabilidade, na área de auditoria, perícia e consultoria, além de ter a possibilidade de lecionar em universidades e demais instituições de ensino.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para o profissional de Ciências Contábeis é bastante promissor, pois a demanda por contadores é crescente e a oferta de profissionais qualificados é insuficiente para suprir essa demanda.

Empresas de todos os tamanhos e segmentos precisam de contadores para ajudar no cumprimento das obrigações fiscais, elaboração de balanços e demonstrações financeiras, entre outras atividades.

Além disso, o contador pode atuar como consultor, auxiliando empresas na tomada de decisões financeiras e na gestão de recursos. O profissional também pode abrir seu próprio escritório de contabilidade, oferecendo serviços contábeis e fiscais tanto para empresas quanto pessoas físicas.

Então, Ciências Contábeis vale a pena?

A carreira oferece ampla área de atuação, desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso no mundo dos negócios, como empreendedorismo e liderança. Como falamos, a demanda por contadores é crescente, enquanto a oferta de profissionais qualificados é insuficiente.

Ou seja, é uma carreira com excelentes oportunidades e boa remuneração. Portanto, é um curso que vale a pena ser feito. No entanto, para isso, é indispensável contar com uma boa faculdade para que você tenha todo o embasamento necessário para se tornar um profissional de destaque no mercado.

Leia também:  Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade? Tire essa e outras dúvidas!

Como você viu, Ciências Contábeis vale a pena, pois é uma carreira promissora. Afinal, a demanda por profissionais na área é crescente e a remuneração é considerada bastante atrativa. Mas, para isso, é preciso contar com uma boa instituição de ensino e se dedicar bastante aos estudos.

Então, conte com a UniFOA para conquistar uma carreira de sucesso. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o curso!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas