Vale a pena fazer faculdade de Medicina no interior?

A concorrência altíssima da Medicina faz com que muitos jovens sejam aprovados em universidades longe de casa. Enquanto isso, há aqueles que anseiam por um ambiente diferente para começar essa nova e importante fase com mais qualidade de vida e tranquilidade. Nesse contexto, surge a dúvida: vale a pena cursar Medicina no interior?

Continue a leitura e veja porque Medicina é uma excelente escolha profissional e quais são os benefícios de estudar no interior!

Por que estudar Medicina

Antes de mais nada, entenda melhor o que torna a Medicina tão recompensadora!

Remuneração elevada

Médicos trabalham longas horas e têm uma rotina puxada e cheia de grandes responsabilidades, e isso resulta em uma remuneração elevada. Ou seja, estudar Medicina é uma maneira de você seguir uma profissão importantíssima e que, além disso, é devidamente reconhecida e remunerada.

Mercado sem crise

Por mais instável que a situação econômica e política se torne, jamais deixamos de precisar de médicos. Sendo assim, seguir carreira em Medicina significa adentrar em um mercado de trabalho seguro. Enquanto isso, as inovações das ciências da saúde trazem novos espaços de atuação, fortalecendo ainda mais o setor.

Salvar vidas

Os médicos compartilham com seus pacientes e respectivas famílias alguns dos momentos mais complicados e frágeis dessas pessoas, impactando-as de uma forma que jamais será esquecida.

Trabalhar salvando vidas é extremamente gratificante e é uma forma de dedicar sua carreira a algo que realmente faz a diferença.

Leia também:  Como estudar mais em menos tempo? Veja 3 melhores dicas!

Retorno emocional

Diretamente conectado ao tópico anterior, o retorno emocional é outro aspecto que atrai os jovens para a Medicina. É claro que não será possível salvar todos os pacientes. Isso faz parte da profissão e, acredite, é algo com que você vai aprender a lidar.

Mesmo assim, os médicos contribuem para uma maior qualidade de vida do paciente antes de ele partir, para que vivam melhor e por mais tempo graças a tratamentos, cirurgias etc. e para que o processo seja mais tranquilo e menos doloroso. Aconteça o que acontecer, você poderá ter a certeza de que fez tudo que estava ao seu alcance.

Por mais rotineiro que seja, dar uma boa notícia a um paciente e à família dele é algo que jamais deixará de trazer satisfação profissional e pessoal. E nos momentos mais difíceis, os médicos também são capazes de providenciar algum conforto e tranquilidade.

As vantagens de cursar Medicina no interior

Agora, vamos conhecer todos os benefícios que escolher uma faculdade de Medicina no interior pode trazer para você!

Tranquilidade

A rotina de um estudante de Medicina é bastante agitada. Afinal, a carga horária do curso é alta e há uma série de atividades extracurriculares a serem realizadas. Estudar no interior possibilita contrabalançar essa correria com a tranquilidade da cidade, fazendo com que você possa aproveitar ao máximo os estudos e as horas de descanso.

Leia também:  Quer trabalhar na área da saúde? Confira 8 carreiras em alta!

Além disso, como as cidades do interior são menores, é possível otimizar a rotina, pois não será necessário passar tanto tempo deslocando-se de um lugar para o outro, seja de casa para a faculdade ou para dar conta de demandas e compromissos pessoais.

Custo de vida mais baixo

Mesmo se você cursar uma universidade pública, os custos da Medicina costumam ser altos. E, por causa da demanda das aulas, é complicado conciliá-las com um estágio remunerado.

Sendo assim, uma das mais atraentes vantagens de estudar Medicina no interior é o custo de vida mais baixo dessas localidades, seja para serviços e produtos básicos quanto para a moradia. Aliás, como várias dessas cidades atraem um grande número de estudantes, há repúblicas e apartamentos pensados especialmente para eles.

Engajamento com a comunidade

No interior, as faculdades movimentam boa parte da economia e dos serviços locais. Então, o engajamento dos estudantes, professores e profissionais com a comunidade local é mais intenso e gratificante.

Todos os dias, você verá diretamente o impacto que a Medicina tem nos moradores locais, além de ter mais apoio para pesquisas e projetos.

Viu só? Ao estudar Medicina no interior, você tem a chance de ter um aproveitamento ainda maior de tudo que essa profissão tem para oferecer.

Tem amigos ou parentes que estudam no interior? Tem outras dúvidas ou experiências sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Leia também:  Saiba como manter o equilíbrio emocional em momentos de incertezas

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas