Projeto Alta Feliz: Primeiros 45 Dias de Sucesso

projeto

Após 45 dias desde o lançamento do Projeto Alta Feliz, a pediatra Thais Junqueira Ferraz Villela, egressa do curso de Medicina do UniFOA, e preceptora do internato de pediatria do curso de Medicina e coordenadora médica do alojamento conjunto do Hospital São João Batista, fez uma avaliação do projeto, que visa oferecer apoio e orientação às famílias que recebem alta da maternidade. Em 45 dias de atividade, foram entregues 242 kits até o dia 5 de abril. O lançamento ocorreu em 20 de fevereiro no gabinete da Prefeitura, com a presença do Prefeito Neto, do Diretor do Hospital São João Batista, Sebastião Faria, do Presidente da FOA, Eduardo Prado, e outras autoridades. 

De acordo com Thais, a receptividade tem sido extraordinária. “As famílias estão muito felizes com o kit. É importante ressaltar que não é necessário fazer nenhum cadastro para receber o Kit. Todas as mães de Volta Redonda que tiverem seus filhos na Maternidade do HSJB receberão o kit do Projeto, que conta com o apoio do UniFOA, responsável pelo material educativo, arte e gravações dos vídeos” comentou.

As famílias têm apreciado especialmente a cartilha com a foto revelada no próprio Hospital, escolhida por elas mesmas. Algumas até se emocionam ao recebê-la.

Como idealizadora do projeto junto com a direção do Hospital e alunos do curso de Medicina do UniFOA, a pediatra fica extremamente feliz e grata pelo resultado tão positivo do Projeto Alta Feliz. “Foi uma iniciativa criada com muito carinho para humanizar ainda mais o atendimento da maternidade e fornecer informações úteis para tornar os primeiros dias em casa mais tranquilos”, falou Thais que completou, “É importante ressaltar que a cartilha não substitui a consulta com o Pediatra”. 

Leia também:  Resultado do Edital PIBIC/CNPq 2023-2024 é divulgado

A expectativa é que o Projeto Alta Feliz se expanda, tornando-se um instrumento de informação para as famílias, com atualização da cartilha anualmente. O apoio de toda a equipe de saúde do município será fundamental para assistir às crianças. O HSJB continuará fornecendo o kit, visando sempre o bem-estar e a segurança das famílias de Volta Redonda.

Sobre o projeto

O Projeto Alta Feliz, foi criado para auxiliar nos cuidados do recém-nascido ao receber alta da maternidade do Hospital São João Batista – HSJB, através de cartilha com informações importantes, principalmente para os pais de ‘primeira viagem’.

A cartilha ‘Guia Alta Feliz’, que contém informações importantes, entre elas, como proceder para obtenção da Certidão de Nascimento; qual a relevância da amamentação e as posições corretas para facilitar a mãe e o bebê no ato de amamentar; quais os sintomas apresentados pelo recém-nascido que exigem cuidados pediátricos e como dar o banho e trocar a fralda corretamente. 

A cartilha possui ainda um QR code que, ao ser acessado, apresenta as versões em áudio e em vídeo com interpretação em libras, para que possa ser entendida por todos. Além desse Kit educativo que foi feito pela FOA, a família é presenteada com uma bolsa de maternidade com presentes. Importante destacar que a cartilha não substitui a ida da mãe e do bebê ao pediatra, e é de extrema importância comparecer às consultas de puericultura e manter o cartão de vacinação do seu bebê em dia.  

Leia também:  Mesa redonda marca início de semestre da Escola de Gestão e Negócios no UniFOA

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas