Ciências exatas: o que você precisa saber sobre essa área

Se você se sente à vontade para lidar com cálculos e números, as ciências exatas podem ser a sua área. A base desses estudos são as noções da Matemática, Física e Química, e quem decide construir uma carreira de sucesso nessa direção se depara com uma variedade de cursos.

Vai escolher uma graduação, mas ainda está em dúvida se essa área que envolve o raciocínio lógico tem a ver com você? Acompanhe este post e descubra as características das ciências exatas, o perfil desse profissional e algumas das opções de cursos. Boa leitura!

Características das ciências exatas

Uma das ciências mais antigas é a exatas, que sempre acompanhou o homem diante da curiosidade sobre os fenômenos da natureza e na resolução de problemas. Por meio de símbolos e números, essa área propiciou o entendimento do comportamento de materiais, o que deu asas para todo tipo de inovação tecnológica.

As ciências exatas trabalham com observação, pesquisa, experiência, análise científica e o raciocínio preciso para a construção do conhecimento.

Perfil dos profissionais de exatas

Além de gostar de trabalhar com cálculos e números, é importante que o profissional seja curioso, realize planejamentos e enxergue a resolução de problemas como um desafio a ser enfrentado.

Na maioria dos cursos da área de exatas, é fundamental estar sempre atualizado quanto às inovações tecnológicas do setor de atuação, como no caso das Engenharias e Tecnologia da Informação.

Leia também:  Qual curso escolher para seguir uma carreira política?

Cursos em alta nessa área

Você já decidiu fazer uma graduação em ciências exatas, mas não sabe qual escolher? Confira abaixo alguns cursos que oferecem boas oportunidades no mercado de trabalho:

Engenharia Civil

A graduação de Engenharia Civil dura 5 anos e forma o profissional para realizar projetos e acompanhar empreendimentos, como residências, prédios e obras viárias. O engenheiro civil trabalha em todas as etapas de uma construção, incluindo a escolha de materiais e todos os planejamentos. Com o boom imobiliário dos últimos anos, as perspectivas são muito boas para essa carreira.

Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção dura 5 anos e permite ao profissional trabalhar em empresas de portes variados nas áreas de gestão financeira, automação da produção, logística, entre outras.

Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis dura 4 anos e o profissional vai trabalhar com cálculos e fazer planejamento nas áreas financeira, tributária e patrimonial de uma companhia.

O mercado é promissor visto que toda empresa, de qualquer porte, precisa de um contador formado. É possível também ter o próprio escritório, trabalhar com consultoria, auditoria ou até na área pública.

Sistemas de Informação

Quem gosta de tecnologia pode fazer a graduação em Sistemas de Informação, que tem duração de 4 anos. É um segmento em constante evolução, por isso a demanda por esses profissionais é alta.

O profissional pode trabalhar com desenvolvimento de softwares, infraestrutura de redes, auditoria, consultoria, gestão de projetos, além de administração e segurança de sistemas operacionais.

Leia também:  5 segredos que ninguém conta sobre como é fazer faculdade

Agora você já conhece um pouco mais sobre a área de ciências exatas. Se estiver buscando uma carreira que envolva desafios, pesquisa e cálculos, analise os cursos e escolha aquele que mais se encaixe com o seu perfil. Aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdos que vão ajudar você a planejar o seu futuro profissional!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas