Na semana de 12 a 16 de maio, o Clube FOA celebrará seus 22 anos de fundação com uma programação especial voltada à comunidade acadêmica. Para marcar a data, os alunos poderão trazer um convidado para participar gratuitamente de qualquer atividade ou aula durante o período comemorativo. A iniciativa visa promover a integração, estimular a prática de exercícios físicos e apresentar o espaço para novos usuários.
Inaugurado em 13 de maio de 2003 no campus Olezio Galotti, em Três Poços, o Clube FOA, surgiu com a missão de oferecer aos alunos, professores e funcionários um espaço qualificado para a prática esportiva, o lazer e o cuidado com a saúde, contribuindo também para a redução do tempo ocioso e do absenteísmo. A estrutura física conta com quadras poliesportivas, pista de atletismo, piscina, salas de dança, lutas e musculação com equipamentos modernos e equipe técnica qualificada.
O local também se destaca por promover ações de saúde integradas à formação dos estudantes, como a Avaliação Funcional, realizada em parceria com o curso de Educação Física, que orienta os participantes com base em indicadores como percentual de gordura, circunferência corporal e flexibilidade.
Responsável pela coordenação do espaço, a nutricionista e educadora física Patrícia Cortez destaca que o impacto do clube vai além da atividade física.
“O Clube FOA foi criado com a ideia de incentivar os funcionários, professores e, principalmente, os alunos a usarem o tempo livre de forma saudável. Com o tempo, o clube cresceu e se tornou muito mais do que um lugar para se exercitar. Virou um espaço de convivência, onde funcionários, professores e alunos passaram a se encontrar, conviver e se ajudar”, explica.
Segundo ela, muitos alunos encontraram no clube o ponto de partida para uma vida mais ativa e saudável. “Foi importante na recuperação de várias pessoas, tanto da comunidade interna quanto de fora da instituição. Também foi cenário de confraternizações, eventos internos e momentos de alegria entre colegas de trabalho e seus familiares, criando laços que extrapolam os limites do campus”, ressalta Patrícia.
Além de beneficiar diretamente os usuários, o Clube FOA também exerce um papel como campo de estágio e de treinamento para ligas acadêmicas, especialmente na formação prática de alunos dos cursos da área da saúde.
“Durante vários anos, o clube foi campo de estágio para os cursos de Educação Física, Nutrição, Medicina e Fisioterapia, sendo um importante apoio na formação dos nossos alunos. A estrutura do clube permite unir teoria e prática de forma viva, em contato direto com a comunidade. Ele também é utilizado pelas ligas acadêmicas, como as do curso de Medicina, como espaço de treinamento e interação, o que fortalece a interdisciplinaridade e a responsabilidade social”, destaca a coordenadora.
Além dos profissionais da Educação Física, quem também vive de perto essa história é o auxiliar de manutenção Nivaldo Joaquim, que trabalha na Fundação Oswaldo Aranha (FOA) há quase três décadas e acompanhou desde o início o surgimento e crescimento do clube.
“Tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória. Estou aqui há 28 anos e é gratificante ver como o clube impacta positivamente a vida de tanta gente. Gosto do que faço e me sinto feliz por contribuir com esse espaço que faz tanta diferença”, afirma.
Com uma programação voltada à integração e ao estímulo da prática de exercícios, a semana de comemoração dos 22 anos reforça o compromisso do Clube FOA com a promoção da saúde e do bem-estar. A iniciativa é um convite para que mais alunos conheçam e aproveitem essa oportunidade de viver a instituição de forma ativa e colaborativa.


