Como aprender tabuada rápido? 4 dicas para ajudar você!

Há vários motivos e desafios para aprender a tabuada rápido. Afinal, o estudo da Matemática leva a interessantes descobertas, mas também gera grandes desafios.

Tomemos como exemplo a multiplicação: uma operação muito utilizada nas provas escolares e também nas contas feitas no dia a dia. Aparentemente simples, as chamadas “contas de vezes”, na prática, deixam muita gente confusa.

Continue a leitura deste artigo e solucione esse problema de uma vez por todas. Assim, você sente mais segurança nas suas multiplicações e, de quebra, melhora o desempenho nas provas do vestibular!

1. Todo número multiplicado por zero é zero

Essa é uma das regras básicas de matemática e que devem estar na ponta da sua língua se alguém perguntar a você. Independentemente de qual for o número, se ele for multiplicado por zero, o resultado será, igualmente, zero.

Essa regra básica é imutável. Então, não precisa titubear caso necessite responder de bate-pronto. Pode dar a resposta rápido, mesmo que você ainda tenha dificuldades em matemática.

2. A ordem dos fatores não altera o produto

Outra regra básica que, se decorada, vai acelerar muito o seu aprendizado é sobre a multiplicação de dois números em diferentes ordens. Por exemplo, saiba que 4 x 5 é a mesma coisa que 5 x 4: ambos resultam em 20.

O mesmo vale para qualquer multiplicação que envolva os mesmos 2 números, alterando a ordem. Pode fazer o teste com a calculadora, você vai ver que é isso mesmo. Portanto, também não precisa ficar em dúvida quanto a isso.

Leia também:  Como estudar para o enem? 5 erros fatais que você não pode cometer

3. A multiplicação é a soma de um mesmo fator várias vezes

Esse fato é um pouco curioso, porém não deixa de ser verdadeiro. Multiplicar um número é o mesmo que somá-lo tantas vezes quanto o número que aparece no multiplicador. Para ficar mais claro, demos um exemplo abaixo:

2 x 5 = 10.

Agora, vamos a soma:

5 + 5 = 10.

E, ainda:

5 x 2 = 10

Assim como:

2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 10

Pode conferir, é isso mesmo. Isso funciona para qualquer outra multiplicação e é uma regra que você pode guardar. Assim, caso esse tipo de pegadinha apareça durante alguma prova de vestibular, ENEM, concurso ou aula, você terá tranquilidade para responder.

4. Na tabuada do cinco os resultados terminam em zero ou cinco

Esse é um truque que pode ser utilizado para facilitar sua vida e agilizar a montagem da tabuada do 5. Comece colocando os números da direita, iniciando pelo 0. Depois, vá intercalando entre 0 e 5.

Depois disso, é só ir complementando os da esquerda, repetindo-os duas vezes seguidas. Por exemplo, 00, 05, 10, 15, 20, 25, 30, 35, e por aí vai. Assim, você completa a tabuada do 5 de maneira simples e rápida.

Essas são nossas dicas para os seus primeiros passos nos estudos da Matemática. Afinal, se o objetivo é descobrir como aprender a tabuada rápido, o melhor é fazer isso com alguns “macetes” fáceis de memorizar.

Leia também:  5 podcasts para estudar que vão ajudar você a arrasar no vestibular

Existem também jogos muito divertidos que vão auxiliar no entendimento de outras regras como as que foram apresentadas aqui. Vale a pena procurar na loja de aplicativos da sua preferência, instalar no celular e começar a se divertir!

Gostou das curiosidades que apresentamos e quer que seus amigos vejam também? Então, compartilhe com eles nas suas redes sociais agora mesmo!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas