5 dicas de como controlar a ansiedade antes do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior. Não é à toa que, a cada ano, milhares de pessoas se preparam para realizar a prova e garantir um bom desempenho nas questões. Em meio a tantas expectativas, fica a pergunta: como controlar a ansiedade às vésperas do ENEM?

A preocupação é comum entre os estudantes, mas é preciso cuidado para que não interfira no aprendizado ou gere frustração no grande dia. Para saber como amenizar esse sentimento, fique de olho nas dicas deste post!

1. Pratique exercícios físicos

Seguir um programa de atividades físicas é uma ação eficiente no combate à ansiedade. Isso porque, quando se movimenta, o organismo produz hormônios que geram sensação de prazer, felicidade e bem-estar. Após a prática vem o cansaço natural, essencial para o processo de descanso e recuperação.

Existem várias modalidades interessantes para você incluir em sua rotina: corrida, luta, musculação, dança, pilates e esportes em grupo. O ideal é testar diferentes opções para encontrar aquela com a qual mais se identifica. Dessa forma, cumprir o programa será mais fácil e trará diversos benefícios.

2. Durma bem todos os dias

Uma noite bem-dormida é fundamental para repor as energias. Por isso, nos dias que antecedem o ENEM, procure se deitar sempre no mesmo horário. O ideal é garantir pelo menos 7 horas de sono sem interrupções.

Leia também:  Como a prática de exercícios físicos pode ajudar nos estudos?

Aliás, é difícil não sentir cansaço após um dia que inclui muito estudo e prática de exercícios. Portanto, nada de ficar protelando o sono com distrações na televisão, celular ou computador. Ficar longe de dispositivos e procurar distrações na forma de músicas relaxantes, por exemplo, são ótimas dicas de como controlar a ansiedade antes de dormir.

3. Organize a rotina de estudos

Cada pessoa tem sua rotina, e é importante considerá-la no momento de definir o cronograma de estudos. Dividir o dia em horários específicos para cada atividade permitirá que você se dedique 100% nas tarefas a serem cumpridas.

Para começar, coloque no papel as obrigações comuns da rotina. Depois, identifique os períodos nos quais poderá focar na revisão dos conteúdos do ENEM. Esses momentos deverão ser aproveitados apenas para os estudos, portanto, converse com as pessoas de seu convívio para que entendam e respeitem a mudança na rotina.

4. Faça refeições balanceadas

Lembra da famosa imagem da pirâmide alimentar? Ela pode ser útil nessa fase de preparo. Isso porque manter uma dieta equilibrada é essencial para obter todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

Ninguém quer se sentir fraco ou adoecer perto do dia da prova, certo? Portanto, inclua variedade de alimentos em todas as suas refeições. Coma frutas, legumes, verduras, proteínas e carboidratos. Também evite exagerar nos doces — são pobres em nutrientes, sem contar que o vício em açúcar pode gerar compulsão.